O ano de 2020 trouxe grandes desafios para as empresas de todos os setores. Apesar de tudo, a implantação do home office e do modelo de trabalho híbrido permitiu que as atividades continuassem e grandes resultados fossem alcançados.
Esse é o caso do Tangerino, que registrou grande crescimento no último ano e foi selecionado para o programa de aceleração Scale-Up Endeavor na primeira edição nacional de 2021.
O Tangerino faz parte de um grupo de 63 empresas que mostraram resultados notáveis em 2020. Juntas, elas faturaram mais de R$2 bilhões no último ano, apresentando um crescimento de cerca de 240%.
Como resultado, as organizações e seus empreendedores serão aceleradas por cinco meses pelo programa, a fim de atingir resultados ainda mais ousados no próximo semestre.
O que é o Scale-Up Endeavor?
O Scale-Up é um programa de aceleração desenvolvido pela Endeavor que busca empresas estabelecidas com modelos de negócio escaláveis.
A primeira edição da versão nacional de 2021 foca nas organizações que demonstraram resultados notáveis no ano de 2020 e têm uma trajetória de crescimento promissora.
O programa se organiza em seis setores principais que definem o futuro dos empreendimentos brasileiros:
- Enterprise Softwares & Services;
- Commerce Retail & Consumer Tech;
- Food & Beverage;
- Education;
- Fintech;
- Outros.
Segundo um dos líderes da Endeavor, as empresas escolhidas nesta edição surpreendem pela diversidade apresentada em sua gestão e a taxa de crescimento observada no último ano.
Se quiser conhecer a lista completa de empresas selecionadas e saber mais sobre o programa, você pode acessar a página oficial da Scale-Up Endeavor Nacional 2021.
Os desafios do Tangerino em 2020
O ano de 2020 foi especialmente desafiador para as empresas do mercado SaaS — software as a service, ou software como serviço.
A crise provocada pelo estado mundial de saúde e o isolamento social proposto trouxeram mudanças não somente para o Tangerino, mas também para as empresas que contratam o serviço de controle de ponto e gestão de pessoas.
Segundo o IBGE, mais de 716.000 empresas fecharam as portas no país e, entre aquelas que continuaram abertas, apenas cerca de 13,6% registraram crescimento no último ano.
Como resposta às dificuldades apresentadas, e seguindo o objetivo de fornecer a melhor solução para a gestão de pessoas para todas as empresas, o Tangerino apresentou soluções especializadas com foco em permitir que as organizações continuassem a seguir as leis trabalhistas sem colocar em risco a saúde dos funcionários.
Foram realizadas melhorias estratégicas nos aplicativos e soluções de controle de ponto oferecidos, além de novos lançamentos dedicados a facilitar a transição das empresas para o home office e o modelo de trabalho híbrido. Entre as novidades, destacam-se os recursos a seguir.
Tangerino TOTEM
Para facilitar o controle de horas das empresas que precisam manter atividades presenciais, como as que configuram a categoria essencial, foi apresentada uma solução inovadora.
O Tangerino TOTEM, lançado em julho de 2020, é um novo aplicativo que permite o registro de horas e controle de ponto digital sem a necessidade de toque.
Em um momento em que as superfícies compartilhadas contribuem para a insalubridade do ambiente de trabalho, a solução foi pensada para permitir o controle de ponto de forma saudável, priorizando a saúde dos colaboradores e a simplificação de um processo diário.
Através do novo aplicativo, os colaboradores conseguem registrar seus horários de entrada, saída e intervalos apresentando apenas o QR Code e tirando uma foto.
Assinatura eletrônica de folha de ponto
Outra novidade apresentada pelo Tangerino durante o último ano é a possibilidade de assinatura eletrônica da folha de ponto de forma remota.
Tendo em vista que o deslocamento até a sede da empresa pode representar riscos à saúde, a solução desenvolvida busca facilitar a gestão das equipes externas e aquelas que passaram a realizar suas atividades em home office.
Com a assinatura eletrônica da folha de ponto, as empresas podem solicitar a ação de seus colaboradores remotos, que assinam o documento pela tela do seu próprio dispositivo.
Assim, não há necessidade de ir à sede das empresas apenas para realizar a ação.
Consultoria: a implantação do modelo híbrido de trabalho
Uma vez que o trabalho presencial voltou a ser seguro, o Tangerino publicou um guia com as principais orientações de saúde para a volta dos colaboradores e foi um dos grandes defensores da implantação do modelo de trabalho híbrido.
Para facilitar a aplicação dentro das empresas, foi disponibilizada uma consultoria gratuita focada em ajudar os gestores a enfrentar as principais mudanças deste momento da melhor forma possível.
Tangerino como fonte de informação
Em 2020, o Tangerino também intensificou a publicação de artigos e materiais que ajudam os usuários e visitantes a se manterem atualizados neste novo momento trabalhista.
Foram mais de 170 artigos publicados no blog oficial do Tangerino, onde foram discutidas as principais mudanças trabalhistas — provisórias ou não.
Saiba mais sobre:
? Ferramentas para manter a produtividade no home office
? Entendendo o modelo de trabalho híbrido
? Como fazer a gestão de pessoas durante o isolamento social
A publicação das atualizações continua no ano de 2021, e aqueles visitantes que desejarem podem recebê-las através de uma newsletter semanal.
Além disso, foram publicados quatro novos cursos na Universidade Tangerino e mais de 10h de conteúdo gratuito em vídeo no canal do YouTube, incluindo lives e programas dedicados ao dia a dia do Departamento Pessoal e RH das empresas.
Por fim, o Tangerino criou e disponibilizou gratuitamente novos materiais educativos focados na gestão de pessoas.
Entre eBooks, kits e documentos, a implantação do home office, a gestão remota e o trabalho híbrido foram explorados detalhadamente, a fim de apresentar as melhores soluções para os visitantes.
Entre os principais materiais, estão:
? A segurança na volta ao escritório
? Gestão de pessoas remota
? Contratação durante a quarentena
? Contrato para o home office
Todas essas informações, atualizações e materiais são divulgados também no Instagram, LinkedIn e Facebook oficiais do Tangerino.
Os resultados de 2020
O Tangerino foi uma das empresas que adotaram o home office como modelo de trabalho oficial durante os meses de isolamento social.
Apesar disso, a empresa continuou contratando e atingiu o maior número de funcionários e de clientes.
Mesmo com os desafios, o suporte aos usuários cresceu e seguiu atendendo a todos em multicanais, garantindo que as empresas continuassem em sua trajetória sem grandes dificuldades.
Você pode ver mais sobre os principais resultados do Tangerino em 2020 na retrospectiva abaixo:
Continuando em frente
As conquistas do último ano são resultados diretos do esforço em continuar oferecendo o melhor serviço para todas as empresas.
Apesar dos desafios, o objetivo principal do Tangerino é ser um parceiro confiável para os profissionais de Departamento Pessoal e RH, que são responsáveis pelo maior recurso das organizações: o capital humano.
A intenção é que a trajetória de sucesso siga em 2021 e novas grandes parcerias floresçam para que o empreendedorismo brasileiro continue crescendo.
O Tangerino tem orgulho de ser parte do dia a dia de milhares de empresas em âmbito nacional e mundial e segue com o foco em oferecer o melhor serviço para a gestão de pessoas no mercado.
Quer conhecer nossa solução de controle de ponto na prática? Agende agora uma demonstração gratuita e entenda como o Tangerino pode transformar a gestão de pessoas da sua empresa.
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.