Como ser um líder: um miniguia para não errar

Tempo de Leitura: 2 minutos Para ser um líder, seja de uma pequena equipe ou de uma empresa inteira, é preciso cultivar valores que ajudam na relação com os colaboradores e auxiliam na gestão de projetos.

25 janeiro 2019 5 abril 2023 2 minutos FotoPOR: Leonardo Barros
Início > Gestão de pessoas > Como ser um líder: um miniguia para não errar
Tempo de Leitura: 2 minutos

Liderança é uma competência indispensável nas organizações. Um bom líder é capaz de unir esforços, romper barreiras e gerar resultados incríveis com sua equipe. Mas, o que nem todo mundo sabe, é como ser um líder.

Há quem pense que essa habilidade é inata, ou seja, nasce com o indivíduo. Porém, já sabemos que é possível aprender a ser um líder. Basta investir no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes que são comuns a esse perfil profissional.

Confira, agora, como se tornar uma liderança disputada pelo mercado!

Qual é ser líder?

Antes de qualquer coisa, para entender como liderar uma é preciso conhecer o conceito de líder. Para tanto, escolhemos uma definição cuja essência é a mesma de outras explicações que você encontrará, caso decida pesquisar a respeito:

“O líder é aquela pessoa que é capaz de inspirar outras pessoas, a fim de que estas possam fazer por si mesmas muito mais do que fariam se estivessem sozinhas. O líder tem de conduzir um grupo de pessoas em direção a um objetivo comum, de forma que todos consigam evoluir como pessoas e como profissionais”.

Assim, o líder é aquele que delega de uma forma não impositiva. Ele busca conhecer as potencialidades de cada colaborador para orientá-los em como utilizar todo o seu potencial a cada dia.

Por que a liderança nas organizações é importante?

O desempenho de uma equipe está diretamente relacionado à atuação de seu líder. Um líder faz o possível para motivar a sua equipe, aproveitando ao máximo o potencial de cada um.

Um banner roxo, na esquerda tem a imagem do livro

Nesse cenário, talentos têm mais espaço para se destacar individual e coletivamente, favorecendo a dinâmica de trabalho, a realização de tarefas e os resultados.

Desenvolvimento de lideranças

Entender como se tornar um com líder é algo que pode desencadear um círculo virtuoso em uma organização. Cria-se uma situação em que uma equipe motivada trabalha melhor e conquista bons resultados que a deixam ainda mais inspirada para seguir atuando em alto nível.

Como ser um líder, afinal?

Agora que você já conhece o que é liderança e entende a importância de um bom líder, podemos partir para as dicas de como exercer a liderança nas organizações. Veja só:

Lembre-se de que ações são tão ou mais importantes do que as palavras

Para entender como ser um bom líder, é preciso considerar os efeitos de inspirar por meio de ações.

Participe com sua equipe e busque soluções para eventuais problemas. Mostre-se presente e responsabilize-se pela criação de um ambiente ideal de trabalho na organização.

Articule ideias e interesses

Fazendo valer sua visão global da equipe, o líder deve mostrar aos colaboradores como cada um deles pode contribuir para alcançar uma meta, evitando conflitos de ideias ou de egos.

Dê abertura para o diálogo com a equipe

Profissionais que já sabem como assumir um papel de liderança entendem que é preciso dar abertura ao diálogo. Dessa forma, estabelece-se uma relação de confiança, a qual contribui para uma maior sintonia no ambiente de trabalho. Dar e receber feedback se tornam um hábito.

Encontre valor também nos “fracassos”

Nem só de comemorar bons desempenhos vive uma equipe ou sua liderança. Entenda que há uma oportunidade de tirar lições de situações de fracasso. Descobrir como levantar o moral de um colaborador ou da equipe após um mau resultado é mais uma importante dica de como ser um líder.

Gostou do post? Conheça os tipos de liderança e identifique qual é o seu!

Banner cinza com o texto
Foto de Leonardo Barros

Leonardo Barros

Leonardo é pós-graduado em Ciências da Computação pela PUC Minas e formou-se em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. Ao longo de sua trajetória, fundou várias empresas de tecnologia e gestão. Diretor de Novos Negócios na Sólides, ele lidera a frente de DP, Benefícios Corporativos e demais iniciativas de expansão. No Blog da Sólides Tangerino, fala sobre empreendedorismo e as soluções que a empresa possui para o mercado de DP.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Artigos Relacionados