Tempo de Leitura: 3 minutos

O relógio de ponto com biometria digital é uma tecnologia que já faz parte do dia a dia de muitas empresas. Com ele, os colaboradores não precisam se preocupar com senhas, tampouco saber ler ou escrever.

Tudo o que eles têm que fazer é registrar a digital de um ou mais dedos da mão ou então tirar fotos que comprovem sua identidade. O resto do trabalho é feito pelo aplicativo de controle de ponto, que reconhece as características únicas de cada funcionário e armazena o registro de ponto com data e horário exatos.

Depois, o RH se preocupa apenas em monitorar a jornada de trabalho dos colaboradores e tratar as exceções de forma personalizada e mais assertiva.

Ficou curioso para saber o que mais o relógio de ponto com biometria digital pode fazer? Confira 5 motivos para investir nessa tecnologia ainda hoje!

1. Impede fraudes e falsificações

Empresas que adotam máquinas leitoras de cartão de ponto ou folha de preenchimento manual estão sujeitas às fraudes e falsificações por parte dos colaboradores. É possível pedir para o colega bater o ponto, marcar presença e logo em seguida sair da empresa ou simplesmente preencher a folha inteira apenas no dia de entregar no RH.

Com um relógio de ponto com biometria digital é possível visualizar, em tempo real, todos os funcionários e localizá-los via controle de ponto com GPS, de forma que fica muito mais difícil burlar as regras.

O ponto é registrado com a leitura facial, tornando impossível a falsificação. Além disso, o empregador precisa autorizar o registro de cada dispositivo, impedindo que um único celular controle dois funcionários.

Para modernizar seu DP sem complicações, Sólides Ponto

Os comprovantes de marcação de ponto são enviados imediatamente via e-mail e têm a mesma validade legal que os comprovantes de papel. Quando o funcionário não tem acesso à rede, ele pode marcar o ponto offline. O sistema armazenará suas informações até que elas possam ser transmitidas para o software de gestão de ponto.

2. Melhora a relação entre empregador e empregados

Usar a máquina de ponto digital é vantajoso tanto para funcionários quanto para empresários porque garante que os horários sejam registrados conforme determina a legislação do controle de ponto. Ou seja, o empregador será obrigado a reconhecer as horas extras e o funcionário será obrigado a arcar com as faltas.

Para o empregado, essa tecnologia assegura que mesmo uma jornada de trabalho flexível seja respeitada. Para o empregador, há a certeza que os funcionários estão recebendo pelo tempo que realmente trabalharam. Sem desconfianças, o ambiente corporativo torna-se mais harmônico e produtivo.

Banner escrito: Planilha de controle de escalas de trabalho, controle folgas, planeje  om mais qualidade e evite absenteísmo e um botão escrito

3. Tem indicadores de desempenho integrados

A emissão de relatórios gráficos de cada funcionário é uma realidade para organizações que adotam o relógio de ponto com biometria digital. A partir desses recursos, é possível analisar o histórico dos colaboradores, verificar rapidamente o banco de horas, ter previsões de horas trabalhadas, registros de faltas, atrasos e muito mais.

Essas informações são preciosas, pois podem ser usadas pelos gestores para modificar a escala de trabalho, identificar padrões de comportamento e propor melhorias em geral.

É muito fácil de usar

O relógio de ponto com biometria digital funciona online e pode ser acessado em smartphones, tablets e computadores. O funcionário pode usar o seu próprio smartphone ou tablet, no qual basta inserir a senha e esperar pela fotografia. A marcação de ponto é muito rápida e sem complicações.

O relógio de ponto com biometria digital também é de fácil utilização para o setor de Recursos Humanos, que coleta as informações do mês em poucos minutos e não precisa perder tempo no controle de horas trabalhadas: o sistema contabiliza tudo sem erros.

Tem o melhor custo-benefício

Quando comparado ao sistema de ponto biométrico ou mecânico, o custo do relógio de ponto com biometria digital é ainda mais baixo. Afinal, não é necessário adquirir nenhum equipamento, não há custos de manutenção e nenhum espaço da empresa é ocupado por ele.

Há, ainda, a economia de tempo do departamento de Recursos Humanos, que tem acesso a relatórios completos de forma imediata.

Adotar o relógio de ponto com biometria digital é uma forma de oferecer segurança e praticidade aos funcionários ao mesmo tempo que traz segurança legal para a empresa.

Quer se garantir perante a lei com um controle de ponto realmente eficaz? Faça download do nosso Manual do controle de ponto!

 

Para modernizar seu DP sem complicações, Sólides Ponto