Tempo de Leitura: 2 minutos

O planejamento de RH consiste em estruturar uma série de estratégias e ações que auxiliam na conquista dos objetivos estratégicos da organização. Porém, nem sempre ele vem em primeiro lugar. As tarefas operacionais do dia a dia acabam tomando conta da rotina do departamento e da mente dos profissionais do setor.

A falta de conhecimento sobre métodos de planejamento e operacionalização de ações também compromete a performance da área e acaba por prejudicar os resultados da equipe.

Que tal saber como contornar esses obstáculos e fazer um planejamento de RH eficaz? Siga com a leitura!

Kanban

O Kanban é uma ferramenta de gerenciamento de projetos, sendo uma das mais claras, simples e eficientes. Este sistema permite delegar e controlar tarefas, coordenar equipes de trabalho, acompanhar o andamento de demandas e definir prazos. Ou seja, otimiza e personaliza o planejamento de RH.

Algumas vantagens deste sistema podem ser citadas, como o funcionamento online, que permite dar e receber feedback e sincronização imediata. Ainda, é um sistema visual e intuitivo que pode incluir notificações se necessário, tornando mais positivas as interações com os funcionários no caso de não cumprimento de prazos, por exemplo.

Desenhos de processos e fluxos de trabalho

A eficácia do planejamento de RH está atrelada a um trabalho prévio de desenho de processos e fluxos de trabalho. Essa análise permite identificar como se dão as atividades do setor e, a partir disso, padronizar os processos.

Processos padronizados favorecem a qualidade dos serviços e permitem um planejamento de RH a longo prazo. A visão de futuro dá espaço para que o time pense em ações com resultados mais efetivos, como a retenção de talentos, por exemplo.

Banner com uma foto escrito em roxo

Além disso, o desenho de processos e fluxos de trabalho facilita a integração de novos colaboradores e a oferta de treinamentos internos, à medida que os registros feitos durante a concepção dos processos podem ser consultados por qualquer pessoa.

Banner com fundo roxo escrito: Masterclass para RH e DP, inovação em gestão de pessoas e liderança, 02 de abril às 12 horas; e um botão escrito garanta sua vaga

Scrum

O Scrum traz agilidade para o planejamento de RH na medida em que permite gerenciar projetos de forma mais ágil e eficaz.

Nesse método, os projetos são subdivididos em ciclos, chamados sprints, que representam o tempo em que as atividades devem ser executadas. No início de cada ciclo, organiza-se uma reunião de planejamento, na qual as atividades prioritárias para aquela sprint serão definidas.

Em geral, na manhã de cada dia que compõe a sprint outra reunião acontece, com a finalidade de repassar o que foi realizado no dia anterior, identificar problemas e organizar o trabalho daquele dia. Outra reunião é organizada no último dia da sprint, para realizar uma retrospectiva do que foi feito e planejar o próximo ciclo.

People Analytics

Por fim, o People Analytics é uma tendência mais atual que permite processos de admissão ágeis, objetivos e transparentes, melhorias na performance de equipes, melhores métricas de análise e inúmeras outras vantagens para o RH, levando a gestão de pessoas a outro patamar.

Esta ferramenta realiza a coleta, organização e análise de dados sobre as equipes e repassa estas informações para o RH, que pode tomar decisões certeiras.

Isto é realizado por meio de um software que cruza dados de diversas fontes, incluindo redes sociais, ou seja, é uma forma de implantar o Big Data no seu planejamento de RH.

Como você deve ter notado, a tecnologia faz parte da rotina dos profissionais de RH e é uma grande aliada na hora de planejar, executar e monitorar estratégias de recursos humanos.

Outra maneira com a qual a tecnologia pode contribuir é na otimização do tempo e produtividade da sua equipe. Saiba mais fazendo download do e-book!

Banner cinza com o texto