Tempo de Leitura: 7 minutos

O controle da jornada de trabalho é um assunto sério, por isso que nós do Tangerino resolvemos falar sobre qual é o melhor relógio de ponto biométrico para sua empresa!

Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre os benefícios de contar com essa tecnologia e algumas das limitações que estão sendo superadas por serviços mais modernos. Confira abaixo os principais tópicos que abordamos e boa leitura:

O que o melhor controle de ponto biométrico precisa ter?

melhor relógio de ponto biométrico

Existem algumas características que um controle de ponto biométrico não pode deixar de ter. Confira agora a lista delas:

  • homologação pelo MTE;
  • suporte personalizado;
  • segurança da informação;
  • garantia antifraude;
  • gerenciamento online;
  • integrações com outros sistemas.

1. Homologação pelo MTE

Todo relógio de ponto biométrico deve ser autorizado pelo Ministério do Trabalho (MTE) para ser considerado válido e seus registros legais.

Para que seja possível aplicar o método de registro de ponto é necessário que ele obedeça a todas as exigências feitas através da Portaria no 671 de 2021 que “regulamenta disposições relativas à legislação trabalhista, à inspeção do trabalho, às políticas públicas e às relações de trabalho”.

Para saber mais sobre a Portaria 671, confira o post que preparamos lá para o Instagram da Sólides Tangerino (e aproveite para segui-lo também!):

Ao corresponder a todos os padrões exigidos por lei, o relógio de ponto garante o registro das informações de forma segura e transparente tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

2. Suporte personalizado

Quando você contrata uma solução de controle de ponto biométrico, precisa de dois itens indispensáveis: 

  • O relógio de ponto biométrico: que é o equipamento no qual as marcações são realizadas, e;
  • O sistema de controle de ponto: que é o software ou aplicação que recebe, organiza e armazena os dados coletados.

Ter um fornecedor que dê todo o suporte para ambas tecnologias pode poupar sua empresa de muitas dores de cabeça, como a falta de um método de controle de ponto legalmente válido em virtude da falta de energia elétrica ou de um problema sistêmico.

Diante disso, antes da contratação de uma ferramenta de ponto biométrico, certifique-se de que o fornecedor possui um SLA – Service Level Agreement (Acordo de Nível de Serviço) e quais as condições para a prestação do suporte adequado.

3. Segurança da informação

A segurança das informações apresentadas pelo sistema de controle de ponto biométrico é importante tanto para a empresa quanto para o seu colaborador, afinal de contas, é através delas que se pode provar o cumprimento ou não das obrigações trabalhistas.

Assim, o relógio deve ser capaz de emitir documentos como o espelho de ponto digital tanto para comprovar as informações para os colaboradores como para entidades de fiscalização.

Ademais, também pergunte como os dados ficam resguardados no caso de desastres naturais e ataques hackers, por exemplo.

Leia também:

4. Garantia antifraude

Por se tratar de uma tecnologia biométrica é praticamente impossível fraudar de maneira prática, algo que era muito comum quando se utilizava o livro de ponto ou mesmo o cartão de ponto.

A solução deve ser capaz de impedir que os colaboradores façam o registro por terceiros, garantindo a idoneidade dos dados e evitando fraudes que podem ter consequências graves.

5. Gerenciamento online

Ter acesso aos dados da folha de ponto em tempo real é algo importante para a sua empresa? É através dessa função que os gestores e analistas de RH podem tomar decisões sem precisar esperar o mês fechar.

Por exemplo, é possível verificar quando há um uso excessivo de horas extras e tomar atitudes a respeito disso, evitando ter colaboradores desmotivados e cansados. 

6. Integrações com outros sistemas

O controle de ponto guarda todas as informações a respeito das horas de entrada, saída e pausas do colaborador, dessa forma, ele é imprescindível para outras áreas da empresa como o financeiro na hora de fechar a folha de pagamento.

Normalmente, diferentes áreas da empresa utilizam diferentes softwares, sendo assim, contar com um relógio de ponto biométrico que permite a integração entre eles é primordial.

Sem isso, todos os dados precisam ser passados manualmente ou através de planilhas, aumentando a probabilidade de erros humanos e o risco da empresa de sofrer processos trabalhistas. 

Mas, o melhor controle de ponto biométrico é a solução para pequenas e médias empresas?

melhor relógio de ponto biométrico

Controle de ponto biométrico é útil para pequenas e médias empresas? À primeira vista pode parecer uma solução prática, afinal de contas, não se tem muitos colaboradores.

Contudo, será que é mesmo a melhor escolha para a sua empresa?

Atualmente, existem inúmeras soluções mais modernas para garantir o registro da jornada de trabalho dos colaboradores da sua empresa, sendo muito mais prático para eles e para os gestores.

Diversas dessas soluções abandonaram a necessidade de ter um relógio de ponto no local de trabalho sem abandonar a segurança da tecnologia biométrica.

Ou seja, não é mais preciso adquirir um equipamento, podendo usar uma tecnologia igualmente confiável para esse registro: o smartphone dos colaboradores.

Quais as desvantagens do controle de ponto biométrico?

Compreenda a seguir as principais desvantagens de contar com um ponto de controle biométrico tradicional:

Planilhas da Jornada do DP
  • falta de mobilidade;
  • não acompanha as horas em tempo real sem integração;
  • é caro.

Falta de mobilidade

Atualmente, é cada vez mais comum que as empresas adotem o home office ou mesmo um regime híbrido no qual os colaboradores passam parte da sua jornada semanal trabalhando de casa.

Nessas situações, seria praticamente impossível realizar o controle de ponto através de um relógio biométrico que fica no escritório.

Ademais, os trabalhos flexíveis têm ganhado cada vez mais preferência entre os talentos do mercado, sendo um forte argumento para que sua empresa invista em um método de controle de ponto que permita isso. 

Não acompanha as horas em tempo real sem integração

Outro ponto que coloca em xeque a atuação dos gestores e equipe de RH é ter o acesso a folha de ponto em tempo real. 

Esse tipo de monitoramento permite a tomar uma ação para corrigir situações que ainda não são, mas podem facilmente se tornar um problema.

Um dos exemplos mais clássicos disso é o excesso de horas extras que pode acontecer tanto por uma desorganização do colaborador quanto de um excesso de demandas da empresa.

É caro 

Adquirir e manter equipamentos é sempre mais caro que contar com um software que pode ser acessado de um computador ou smartphone.

Ao utilizar um sistema de controle de jornada de trabalho inteligente, é possível abandonar esses gastos e investir em algo que traz inúmeros benefícios para a gestão de pessoas em sua empresa.

Qual a melhor opção ao controle de ponto biométrico?

melhor relógio de ponto biométrico

Agora que já falamos sobre alguns malefícios de adotar o ponto tradicional para a sua empresa, fica a pergunta: qual o melhor controle de ponto biométrico?

A resposta para essa pergunta é muito simples: o controle de ponto biométrico online.

Além de não precisar adquirir produtos ou mesmo pagar por manutenções, existem uma série de outros benefícios. Confira abaixo.

  • marcar o ponto quando e onde quiser;
  • maior transparência;
  • online, mas seguro;
  • proteção legal.

Marcar o ponto quando e onde quiser

Um dos maiores benefícios de contar com um ponto digital biométrico é poder registrar o horário de saída, entrada e pausas onde e quando quiser.

Isso faz com que os colaboradores tenham uma maior flexibilidade com o seu local de trabalho e evita aquelas filas gigantes no fim do dia para utilizar o relógio de ponto.

Maior transparência

Todos os dados referentes ao ponto dos colaboradores ficam disponíveis em tempo real, ou seja, eles podem ter acesso ao seu banco de horas a qualquer momento.

Isso facilita e muito a relação trabalhista, já que promove um maior nível de transparência para com os dados da jornada de trabalho.

Além disso, é uma ação que empodera os colaboradores já que permite que vejam se tem horas extras ou estão devendo para tomar as atitudes cabíveis. 

Online, mas seguro

Ao pensar que o registro de ponto é feito pelo celular, o empregador logo pode pensar que estará mais sujeito a fraudes, mas é aí que ele se engana.

Existem diversas formas de identificação biométrica, incluindo a possibilidade de reconhecimento fácil para bater o ponto. Não somente, também é possível ativar funcionalidades como registro da localização.

Por sua vez, é possível verificar se um colaborador que trabalha alocado, por exemplo, está batendo o ponto no local correto.

Essas e outras medidas de segurança fazem com que os dados registrados no sistema representem a realidade e até mesmo tenha validade legal.

O registro online pode ser utilizado para comprovar ou não que a empresa está cumprindo suas responsabilidades trabalhistas, como o pagamento de horas extras, o respeito pelo horário de descanso e muito mais.

Esses sistemas permitem um maior controle sobre os dados, registrando qualquer alteração realizada, protegendo a empresa contra prejuízos financeiros e judiciais.

Tire suas dúvidas sobre o melhor controle de ponto biométrico?

Confira agora as respostas para as principais dúvidas a respeito do melhor controle de ponto biométrico.

Como saber qual o melhor controle de ponto biométrico?

O melhor controle de ponto biométrico é aquele que se adapta a qualquer situação em sua empresa, ou seja, o ponto digital biométrico. Com ele é possível não só garantir a segurança dos dados, mas também oferecer uma maior flexibilidade sobre onde e quando bater o ponto aos colaboradores.

Controle de ponto biométrico é a melhor maneira de controlar a jornada?

O controle de ponto biométrico é uma das melhores tecnologias para realizar o registro da jornada de trabalho, uma vez que usa uma característica do trabalhador (como impressão digital ou sua face), é impossível de ser fraudado.

Próximos passos…

Ainda tem dúvidas a respeito sobre a melhor maneira de fazer o controle da jornada de trabalho? Aprenda a escolher o ponto eletrônico ideal para a sua empresa!

Banner branco com o texto: Faça a gestão de férias do seu time em uma só plataforma e acabe com a burocracia no DP. Conheça o gestão de férias; e uma pessoa usando o gestão de férias