Início > RH > Controle de Ponto Online e Segurança do Colaborador: Qual a Relação?

Controle de Ponto Online e Segurança do Colaborador: Qual a Relação?

Tempo de Leitura: 5 minutos Existe uma relação indiscutível entre o controle de ponto online e a segurança do colaborador, principalmente quando o assunto é a garantia de seus direitos e seus dados profissionais.

FotoPor: Leonardo Barros 5 março 2018 5 abril 2023 5 minutos
Tempo de Leitura: 5 minutos

Quando o assunto é controle de ponto online, é muito comum que as atenções se concentrem nas necessidades da empresa.

Muitas das vezes, a conversa gira em torno do cumprimento de obrigações por parte do empregador e dos benefícios que a realização correta da marcação de ponto oferece.

Neste post, vamos ampliar essa abordagem e explicar como o controle de ponto também é importante para o colaborador. 

Em especial, vamos abordar a relação entre o controle de ponto digital e a segurança daqueles que trabalham em sua empresa. Confira!

O que é controle de ponto online

Controle de ponto online grátis

O controle de ponto online é a saída para empresas que desejam economizar tempo e dinheiro no processo de gerenciar a jornada de trabalho dos colaboradores. 

Esse sistema permite que os trabalhadores registrem o ponto, acompanhem as marcações, solicitem ajustes e anexem documentos e atestados usando uma única ferramenta.

O controle de ponto online pode ser feito via web ou por meio de um aplicativo instalado no smartphone do colaborador, facilitando a gestão da jornada em tempo real.

Controle de ponto para PME's: é realmente preciso?

Há, ainda, algumas opções de controle de ponto online grátis, mas esses sistemas costumam apresentar falhas, problemas relacionados a descontinuidade ou limitações por serem gratuitos.

Aproveite que está por aqui e confira também:
Tudo sobre o controle de ponto digital
Controle de ponto na jornada mista: veja por que adotar!
Confira os erros mais comuns no fechamento de folha de ponto
Assinatura eletrônica de folha de ponto: por que implementar agora mesmo

Como funciona o controle de ponto online

Basicamente, o controle de ponto é feito em um software em nuvem que registra as marcações dos funcionários e armazena as informações para, então, gerar a folha de ponto refente ao mês de trabalho.

Ele pode ser configurado de acordo com a escala de trabalho adotada pela empresa e com o regime da jornada ― presencial, home office ou no modelo híbrido.

Além disso, por meio do sistema é possível fazer o acompanhamento geográfico dos colaboradores, emitir ordens de serviço, monitorar a produtividade e fazer a gestão das horas extras e do banco de horas.

E por ser um software tão completo, é evidente que dúvidas surjam em relação à manipulação dos dados dos colaboradores e a própria legalidade do sistema.

Legislação do controle de ponto online

O sistema de controle de ponto online está enquadrado entre os métodos alternativos para monitoramento de jornada, permitidos pela Portaria 373 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Entre as definições contempladas estão:

  • os empregadores poderão adotar sistemas alternativos de controle de ponto;
  • os sistemas alternativos de ponto eletrônico não podem restringir a marcação de ponto de forma alguma;
  • é vedado aos sistemas alternativos de controle de ponto a marcação automática de horários;
  • é proibido exigir autorização prévia para marcação de sobrejornada (horas extras);
  • a empresa não pode, em hipótese alguma, alterar ou eliminar o registro feito pelos colaboradores;
  • o sistema alternativo de controle de jornada deve estar disponível no local de trabalho;
  • ter a identificação do empregador e do empregado, para fins legais;
  • permitir a extração das informações do registro de ponto e a impressão das marcações realizadas pelos trabalhadores de maneira fiel e não adulterável.

Como é possível observar, a flexibilidade na adoção de sistemas alternativos de controle de ponto não deve comprometer sua segurança e legalidade.

É obrigatório que as empresas compreendam outras regras que envolvem o controle de jornada, pois esses sistemas devem seguir as mesmas regras dispostas pela CLT e o MTE.

É importante também que o controle de ponto alternativo adotado pela empresa evite fraudes e contribua para a assertividade dessa tarefa.

A origem da preocupação com a segurança

Por que contratar uma empresa especialista em controle de ponto online

Por muitos anos, os sistemas de marcação autorizados pela legislação do controle de ponto ― a Lei 7.855, criada em 1989 ― eram apenas o manual e o mecânico.

Planilhas da Jornada do DP

As ferramentas utilizadas para o controle de ponto de funcionários eram o papel, o Excel e equipamentos cartográficos. Todos passíveis de fraudes.

Uma fragilidade que, muitas vezes, é vista como danosa apenas para o empregador, que corre o risco de ter funcionários que adulterem suas marcações do controle de horas extras para receber pagamentos adicionais, por exemplo.

A questão é que a possibilidade de fraude gera, na verdade, um cenário de desconfiança mútua porque também pode ocorrer de modo a prejudicar o controle do banco de horas dos funcionários.

Se, ao final do mês, os registros da empresa e de um colaborador apresentam incoerências, esse pode ser levado a crer que seu empregador burlou o sistema para não lhe pagar a quantia devida.

Por isso, o avanço da tecnologia foi capaz de evoluir o sistema de ponto, deixando-o mais transparente e impossível de ser adulterado, como é o caso do controle de ponto online.

Como o controle de ponto online favorece a segurança do colaborador

O sistema de ponto eletrônico online é uma evolução dos sistemas eletrônicos que foram regulamentados pela Portaria 1510 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), com o objetivo de eliminar brechas de segurança na marcação.

Um controle de ponto online é uma solução alternativa que funciona por meio da internet. É o caso do Tangerino, um aplicativo de controle de ponto que pode ser usado até na gestão de equipes externas, além de conferir mais praticidade na rotina do registro de ponto da empresa.

Esse tipo de tecnologia, que é regulamentada pela Portaria 373 do MTE, faz registro automático das marcações de ponto e não permite qualquer adulteração. 

Assim, os colaboradores não têm motivos para desconfiar da empresa quanto aos valores e eventuais informações referentes à sua jornada de trabalho.

Vale ressaltar que, se as tecnologias mais antigas criavam um cenário de descrédito mútuo, o controle de ponto online reverte essa situação para ambas as partes. 

A segurança do sistema também garante ao empregador que nenhum colaborador seja capaz de burlar o registro do banco de horas em benefício próprio.

Confira nossos materiais ricos sobre controle de ponto:
Manual completo do controle de ponto
Kit Gestão de Pessoas: principais tendências e estratégias
Ponto eletrônico: aprenda a escolher o ideal para a sua empresa
As melhores técnicas para melhorar gestão de pessoas nas organizações

Por que é importante se preocupar com a segurança do colaborador

O uso de um sistema de controle de ponto online como o Tangerino torna a relação entre o empregador e seus colaboradores mais transparente. 

Sem a possibilidade de qualquer alteração nas marcações, os colaboradores se sentem confiantes de que não serão lesados de alguma forma.

Como consequência, seu envolvimento com a empresa se intensifica e a motivação para fazer o seu trabalho também. 

Nesse cenário, não só os resultados do negócio, como o retorno sobre o investimento no ponto eletrônico, tendem a melhorar, como a ocorrência de ações decorrentes processos trabalhistas diminui.

Em suma, a relação entre o controle de ponto online e a segurança do colaborador resulta em vantagens significativas para a empresa, sendo um diferencial a favor do sucesso.

Quer conhecer na prática os benefícios dessa tecnologia? Entre em contato conosco e solicite um teste gratuito do Tangerino!

Quer simplificar seu DP? É Sólides e Ponto!

Leonardo é COO na Sólides. Pós-graduado em Ciências da Computação pela PUC Minas e formou-se em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. Ao longo de sua trajetória, fundou várias empresas de tecnologia e gestão. No Blog da Sólides DP, fala sobre empreendedorismo e as soluções que a empresa possui para o mercado de DP.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Artigos Relacionados