Tempo de Leitura: 3 minutos

No setor de Recursos Humanos, a seleção de pessoas é uma das atividades mais importantes.

Trata-se de um processo cheio de detalhes, cujo objetivo é trazer para a empresa o melhor profissional possível.

Neste post, elaboramos algumas dicas para que você tenha recursos para escolher a pessoa certa sem perder tempo.

O recrutamento e seleção de candidatos é fundamental para o sucesso de sua empresa!

Faça uma boa descrição da vaga

O processo de seleção de pessoas começa com uma boa divulgação da vaga, com um texto objetivo e que contemple todos os requisitos do cargo.

É assim que você evita receber uma quantidade absurda de currículos para no fim ter poucos candidatos realmente adequados.

Uma descrição detalhada economiza tempo para ambos os lados.

Controle de ponto para PME's: é realmente preciso?

Assim, além do nível de escolaridade ou área de conhecimento, informe também quais atividades são parte da responsabilidade do cargo e explique quais habilidades são necessárias.

Escrever um pouco sobre a cultura da empresa e seu ramo de atuação é interessante, para que o candidato conheça a organização e também avalie se ela condiz com seu perfil.

Use softwares de seleção de pessoas

Usar a tecnologia na seleção de pessoas faz com que seja mais fácil encontrar os profissionais mais adequados aos interesses da empresa e ainda otimiza seu tempo.

Atualmente, existem vários softwares que podem auxiliar na hora da triagem de currículos, na formação de um banco de talentos e na comparação entre os candidatos, com dashboards informativos.

Esse tipo de programa elimina o manuseio de papéis e torna todo o processo mais organizado. É possível separar os candidatos por fase, registrando o desempenho de cada um em cada etapa e assim ter uma visão mais clara de todo o processo de seleção de pessoas.

Utilize o LinkedIn e outras redes sociais

A análise de perfil que ocorre durante a seleção de candidatos fica mais fácil quando é possível conhecê-los através das redes sociais.

O LinkedIn é uma boa ferramenta para compreender questões como postura e interesses profissionais, além de possibilitar indicações.

O perfil dessa rede social é muito mais completo do que um currículo convencional.

Quanto às redes sociais de cunho pessoal, considera-se que quando algo é postado, torna-se informação pública.

Banner com fundo roxo escrito: Masterclass para RH e DP, inovação em gestão de pessoas e liderança, 02 de abril às 12 horas; e um botão escrito garanta sua vaga

Assim, o candidato deve estar preparado para a possibilidade de ter seu perfil visitado pelo recrutador.

A intenção não é fazer um julgamento de valores, e sim avaliar se há algum comportamento que possa ser potencialmente danoso para a empresa.

Aplique testes online

Entre as técnicas de seleção de pessoas existem os testes, cujo objetivo pode ser de avaliar o comportamento ou conhecimentos específicos.

Eles podem ser de caráter eliminatório, especialmente quando tratam de técnicas usadas no trabalho ou de idiomas, por exemplo.

Sendo online, os resultados são imediatos e o profissional de RH poupa tempo. E por falar em testes online, saiba que todo o processo de recrutamento pode ser feito nesse ambiente virtual.

Confira nosso artigo sobre recrutamento online e saiba como inovar e economizar na sua empresa.

Faça entrevistas eficientes

Durante a seleção de pessoas é muito importante manter em mente qual é o perfil da vaga e que competências o profissional deve ter para ocupá-la.

Por isso, faça um roteiro com perguntas sobre softwares e outras ferramentas usadas no trabalho e sobre as experiências anteriores do candidato.

Conduza uma conversa agradável, para que o profissional possa expor opiniões e mostrar seus pontos fracos e fortes, mas não deixe o roteiro de lado.

Aproveite também para solucionar dúvidas do candidato. Essa é uma forma de compreender o que ele espera do emprego.

A atração e seleção de pessoas é um processo delicado, com consequências a longo prazo.

Com essas dicas, você poupa tempo e ainda consegue selecionar os melhores candidatos para o cargo.

Terminado o processo de seleção, inicia-se a etapa de contratação de novo colaborador. Para não ter dúvidas em relação aos documentos exigidos, confira o episódio do RH em Pauta:

Seleção de pessoas é um tema amplo e que desperta o interesse de quem atua na área de RH. 

Se você está curioso por saber mais, não deixe de saber como implementar o recrutamento e seleção por competências na sua empresa!

Quer simplificar seu DP? É Sólides e Ponto!