Tempo de Leitura: 11 minutos

O que você faria se tivesse um dia a mais de folga? É o que propõe a semana de 4 dias, que tem conquistado bastante espaço em diversas empresas ao redor do mundo.

O Brasil não está de fora dessa novidade, algumas empresas nacionais têm testado essa nova jornada de trabalho com resultados promissores tanto para a vida pessoal do colaborador quanto para a sua produtividade.

Isso representa um verdadeiro avanço no direito dos trabalhadores que, segundo apontam pesquisas, tendem a melhorar os resultados empresariais. Afinal de contas, temos certeza de que um dia a mais de descanso pode melhorar o humor de qualquer pessoa!

Por isso, nesse artigo, você lerá sobre o conceito dos 4 dias de trabalho, o que as pesquisas têm indicado e como será a implementação no Brasil. Veja abaixo os principais temas que tratamos neste texto e boa leitura!

O que será o teste da semana de 4 dias no Brasil?

semana de 4 dias

Conhecido internacionalmente como four-day workweek ou semana laboral de quatro dias, nada mais é que uma jornada de trabalho de quatro dias ao invés dos cinco padrões de hoje em dia.

Depois do Reino Unido, Islândia e diversos outros países, chegou o momento de as empresas brasileiras testarem em novembro de 2023 essa revolução na relação de trabalho e passar a cobrar de alguns trabalhadores sortudos somente 32 horas semanais.

O estudo será conduzido pela organização 4 Day Week Global em consultoria com as instituições Reconnect Happiness at Work e a Boston College.

A concorrência não chega nem perto: Sólides otimiza + de 50 processos do seu DP

Vale salientar que mesmo diminuindo o tempo de trabalho, o salário continuará o mesmo. O objetivo é analisar os impactos na produtividade e qualidade de vida no trabalho com essa nova rotina.

O que mudará depois da implementação da semana de 4 dias?

Existe uma metodologia empregada para fazer com que a diminuição do tempo de trabalho ainda resulte em uma maior produtividade. Algumas das ações implementadas são:

  • diminuição do tempo de reunião;
  • otimização de processos;
  • automatização e priorização de tarefas etc.

Claro, para que a revisão de todos esses processos dê certo é necessário que seja realizado com a colaboração dos trabalhadores e não somente da liderança.

Em suma, esse experimento visa identificar formas de aumentar a produtividade dos colaboradores a fim de possibilitar que eles tenham mais tempo livre e possam dedicar-se a seus hobbies, outros projetos, enfim, ao que quiserem.

Confira nossos especialistas debatendo o conteúdo no De Frente com o DP:

E não se esqueça de se inscrever no canal da Sólides Tangerino!

Para as empresas que estão interessadas no programa, em junho e julho, serão oferecidas mais informações e para participar basta preencher o formulário disponível no site 4 Day-Week Brazil.

É importante frisar que o modelo implantado é tipo 100-80-100, ou seja, 100% do salário, por 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade.

Tudo isso tende a melhorar o balanço entre vida pessoal e profissional, possibilitando uma maior retenção de talentos, pessoas mais felizes no trabalho e mais produtivas.

Mas, o que é a semana de 4 dias?

A semana de 4 dias, como o próprio nome implica, é uma jornada de trabalho semanal com somente 4 dias úteis. Isso implica que o número de horas trabalhadas por semana cai de 40 horas para 32 horas.

Vale a pena deixar claro que isso não implica em uma renegociação com diminuição proporcional do salário. O que se propõe ao trabalhar 4 dias na semana, é a diminuição das horas trabalhadas pelo mesmo valor.

Muitos empresários olham para essa movimentação com ceticismo, afinal de contas, representaria uma queda do resultado da empresa, não é mesmo?

Bem, não necessariamente, como veremos mais adiante, quando falaremos um pouco mais sobre os resultados dos testes realizados por empresas e governos de alguns países da Europa, Ásia e África.

Aproveitando o gancho, confira o post que fizemos sobre o assunto lá no Instagram da Sólides Tangerino:

Agora, vamos entender um pouco o contexto que nos trouxe até a diminuição da jornada de trabalho de 5 dias.

Como surgiu a jornada de 5 dias e 8 horas?

A rotina de 8 horas de trabalho e 5 dias por semana é um padrão desde o início do século XX. Antes disso, com as cidades se industrializando rapidamente, era comum ter jornadas de trabalho de até 16 horas!

Você consegue imaginar ir para o trabalho às 7 da manhã e chegar em casa por volta das 23 horas? É de se imaginar quantos casos de burnout não diagnosticados existiram, se essa doença ocupacional já fosse falada na época.

Essa discussão começou com o galês Robert Owen, um reformista social cujo slogan defende melhores condições de trabalho: “8 horas de trabalho; 8 horas de recreação; 8 horas de descanso”.

À época, essa frase era uma verdadeira utopia, contudo, sindicatos e organizações trabalhistas reivindicaram melhores condições de trabalho. Cada país teve a sua própria história até o desenvolvimento dos direitos trabalhistas, mas aqui no Brasil foi só na metade do século.

Sendo mais preciso, foi somente com a constituição de 1934, durante o governo de Getúlio Vargas, que os direitos trabalhistas começaram a ser uma imposição. Depois desse marco, os trabalhadores passaram a gozar de jornada de 8 horas, férias, salário-mínimo, etc.

Hoje, estamos chegando próximo a um século desde que essas medidas entraram em vigor e fica a pergunta: estamos trabalhando demais? Para alguns lugares do mundo a resposta é sim.

Já já vamos checar quais países adotaram uma jornada reduzida e como foi essa experiência mas, antes, vamos saber como ela funciona?

Confira esses artigos do nosso blog!

Como funciona a semana de 4 dias?

A semana de 4 dias de trabalho representa uma jornada de trabalho de 32 horas ou 4×3, em outras palavras, quatro dias de trabalho e três de descanso.

Vale salientar que a diminuição da carga horária não implica a redução do salário dos colaboradores. A ideia é que ele continue sendo integral, ou seja, o valor da hora trabalhada sobe.

Apesar disso, uma das ideias basilares que permitem que a semana de 4 dias seja possível é que a produtividade da empresa continue a mesma ou melhor.

Esse argumento é verificado por diversas empresas ao redor do mundo. Ao testar essa jornada de trabalho, elas provaram que é possível manter ou até mesmo melhorar os resultados dos colaboradores mesmo retirando um dia inteiro de trabalho. 

Nos próximos tópicos adentrarmos mais sobre o que aconteceu em cada país que adotou a semana de 4 dias.

As orientações específicas para a aplicação dessa jornada nas empresas são diversas, contudo, as mais comuns são:

  • escolher entre trabalhar na segunda pela manhã ou sexta a tarde; além da diminuição de uma hora nas jornadas dos demais dias;
  • acompanhamento de indicadores como bem-estar no trabalho, satisfação, motivação e as próprias entregas.

Quais as vantagens da semana de 4 dias?

semana de 4 dias

As principais vantagens de adotar a semana de quatro dias são:

  • atração de talentos;
  • redução do absenteísmo;
  • aumento da produtividade;
  • diminuição do consumo de energia elétrica.

Mecanismo para atração de talentos

Imagine a possibilidade de trabalhar somente 4 dias na semana! Especialmente em um país como o Brasil, isso é a exceção.

Difícil seria escolher entre a enchente de currículos que o RH iria receber. Não somente, é um ótimo diferencial para realizar o marketing da marca empregadora

Diminuição do absenteísmo

Com menos dias para executar todas as tarefas, diversas empresas notaram uma diminuição significativa do absenteísmo entre os seus colaboradores.

Aumento da produtividade

Um dos grandes objetivos da diminuição da carga horária é aumentar o bem-estar dos colaboradores. Com um maior nível de felicidade e menos tempo para executar suas tarefas, a consequência é um maior foco.

As pesquisas mostraram que a semana de 4 dias tende a aumentar a produtividade dos colaboradores e otimizar seus resultados.

Diminuição do consumo de energia elétrica

Algo bastante interessante que a Microsoft observou durante o seu teste foi o declínio significativo no gasto com energia elétrica em seu escritório.

Isso, associado a uma produtividade semelhante ou maior é um ótimo argumento para empresas que buscam economizar.

Confira esses materiais ricos da Sólides Tangerino!

O que o DP e o RH podem esperar desse teste da semana de 4 dias no Brasil?

semana de 4 dias

Produzir mais em menos tempo é um grande desafio e será necessário envolver os colaboradores nesse processo. Assim, o RH e DP precisarão inovar rapidamente e empregar toda a flexibilidade e criatividade a fim de ajudar os gestores a fazer a semana de 4 dias funcionar.

É necessário encontrar a eficiência no dia a dia e otimizar tudo aquilo que faz os trabalhadores perderem tempo. 

No RH e DP, uma das melhores formas é contar com soluções digitais e tecnológicas que permitem a análise rápida dos indicadores importantes e ainda automatizar processos como o fechamento de folha de ponto, algo completamente mecânico.

Ademais, também vale levar em consideração que essa mudança da jornada é uma ação que coloca as pessoas no centro da tomada de decisão, sendo assim, uma das principais funções do RH nesse momento é averiguar a qualidade de vida no trabalho e o impacto dessas mudanças nos colaboradores.

Para modernizar seu DP sem complicações, Sólides Ponto

Apesar de ser algo novo, diversas empresas estão apontando bons resultados, confira a seguir.

Quais os países que adotaram a semana de 4 dias?

Os principais países que já adotaram/testaram a semana de 4 dias foram:

  • Bélgica
  • Islândia
  • Nova Zelândia
  • Japão
  • Espanha
  • Reino Unido
  • Brasil

Veja abaixo os principais resultados alcançados nesta experiência por cada um deles.

Bélgica 

A Bélgica é o mais novo país a aderir aos 4 dias de trabalho. Junto a essa novidade, há também uma mudança bastante interessante: a possibilidade de se desconectar completamente dos dispositivos de trabalho sem medo de serem repreendidos.

Essas são medidas de um pacote de reformas com o objetivo de oferecer um melhor equilíbrio entre a vida e o trabalho. 

Apesar disso, o governo belga está fazendo algo diferente dos demais países. O que se propõe é condensar as 38 horas de trabalho semanais nos 4 dias, ou seja, aumentando as horas diárias.

Ademais, também cabe ao trabalhador escolher se deseja condensar o trabalho ou continuar com a jornada normal.

Outra questão interessante da jornada de trabalho na Bélgica é a possibilidade de trabalhar até 45 horas numa semana e deduzir as “horas extras” na semana seguinte.

Islândia

Entre 2015 e 2019, a Islândia realizou um teste com 2.500 trabalhadores. Durante esse período, a jornada de trabalho foi reduzida de 40 horas semanais para 35 ou 36 horas a depender do cargo.

Nesse caso, não houve mudança na remuneração e o estudo foi gerido pela Associação de Sustentabilidade e Democracia (Alda) e pelo think tank britânico Autonomy. Depois de 4 anos de experimentação foram apresentados os resultados.

O primeiro aspecto a se notar é que o bem-estar dos trabalhadores melhorou bastante e não foi só na vida pessoal deles que teve um efeito positivo. Também foi observado uma otimização dos processos da empresa e uma produtividade semelhante ou até mesmo melhor!

Atualmente, 86% dos trabalhadores islandeses podem trabalhar 4 dias na semana. Ademais, sindicatos e associações continuam as negociações para a diminuição permanente da jornada de trabalho.

Nova Zelândia

Na Nova Zelândia, a Unilever e a Perpetual Guardian foram as empresas pioneiras na implementação da semana de 4 dias.

Desde dezembro de 2020, a primeira empresa faz um experimento com 81 funcionários que deve considerar o desempenho e os resultados apresentados para avançar com a implementação do sistema de 4 dias também em outros países.

No caso da Perpetual Guardian, foi criado um projeto-piloto em 2018 que envolveu 240 funcionários.Após os experimentos foi constatado que o nível de estresse diminuiu 7%, a satisfação geral com o trabalho aumentou em 5% e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal aumentou 24%.

Ademais, também foi constatado uma diminuição significativa nas faltas e um aumento do bem-estar geral.

Japão

No Japão, a experiência foi encabeçada pela Microsoft que implementou durante o mês de agosto de 2019 a jornada de quatro dias úteis. Os gestores relatam que a mudança tinha como objetivo trazer um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos trabalhadores.

Os resultados deixaram os gestores bastante chocados, todos os 2.300 funcionários foram liberados todas as sextas e a produtividade no período aumentou 40%.

Eles observaram principalmente uma otimização da forma como eles gastavam o tempo, cortando muitas reuniões desnecessárias e encurtando as demais. Assim, houve um aumento da produtividade dos colaboradores.

Também foram observados alguns dados interessantes:

  • 25,4% menos dias de folga durante o mês;
  • 58,7% menos impressões de páginas; e 
  • 23,1% menos consumo de eletricidade no escritório. 

Ao final do experimento, a semana de 4 dias foi aprovada por 92,1% dos colaboradores. 

Espanha

Já na Espanha, o governo está buscando voluntários em centenas de empresas em um projeto-piloto subsidiando o custo das empresas.

Segundo o secretário regional do emprego, Enric Nomdedéu, o objetivo é o mesmo que os demais países, um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, redução da pegada de carbono e aumento da produtividade.

A Delsol Software foi uma das empresas que adotou o sistema e reportou uma queda de 30% nas faltas e atrasos quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Reino Unido

No Reino Unido, cerca de 60 empresas participaram do teste no qual foi escolhido entre as seguintes jornadas sem alterar os benefícios ou os salários:

  • oito horas por dia durante quatro dias;
  • 32h dividida em cinco dias, resultando numa jornada diária de cerca de 6h e 30 minutos.

Após o teste as empresas chegaram à conclusão que a receita aumentou cerca de 35% e 92% das empresas participantes permaneceram nesse modelo de trabalho.

Outro dado importante é que 39% dos colaboradores reportaram menores níveis de estresse e 54% afirmaram alcançar um melhor balanço entre a vida pessoal e profissional.

Brasil

Por aqui, também temos um exemplo de empresa que adotou a jornada reduzida, a gigante de produtos pet Zee.Dog. Neste modelo desde março de 2020, a empresa quer aumentar a qualidade de vida e a produtividade dos funcionários. Segundo a empresa:

“Com a carga reduzida, a qualidade de vida aumenta, o nível de estresse diminui e, consequentemente, a produtividade da equipe aumenta.”

Assim como no caso da Microsoft no Japão, foi observada uma otimização do tempo, como ser mais objetivo nas reuniões, por exemplo.

A empresa afirma que adotar os 4 dias úteis no Brasil pode ser um desafio devido ao número de feriados. Então, para contornar esse obstáculo, nas semanas com feriado a quarta contaria como dia útil.

Como a empresa pode testar a semana de 4 dias em seu time?

Semana de 4 dias

Se você leu até aqui, certamente já tem diversas ideias sobre como implementar a semana de 4 dias em seu time, não é mesmo?

Confira abaixo algumas dicas para aumentar as chances de sucesso dessa nova metodologia em sua empresa:

  • tenha um planejamento semanal;
  • foque nos resultados;
  • otimize as reuniões;
  • automação para todos os lados;
  • inclua os colaboradores.

Tenha um planejamento semanal

Como o tempo de dedicação diminui 20% por semana, a importância de ter um planejamento semanal bem delineado aumenta, afinal de contas, é necessário que haja o mesmo nível de entrega sem essas 8 horas de trabalho.

Assim, a priorização das tarefas deve ser feita com maior critério e nunca perder de vista os objetivos. Outro ponto importante é ser realista, afinal de contas, pode-se levar algum tempo até se adaptar a semana de 4 dias.

Foque nos resultados

Retirar o foco das horas trabalhadas e mirar para os resultados é um ótimo mindset para embasar essa mudança. 

Junto a um planejamento semanal claro, os colaboradores terão uma visão clara do que deve ser entregue.

Otimize as reuniões

Quem nunca ouviu aquela frase “essa reunião poderia ser um e-mail”, não é mesmo? Com 8 horas a menos por semana, é importante utilizar o tempo sabiamente, assim, reuniões improdutivas acabam saindo da agenda e aquelas que sobram são otimizadas para levar menos tempo.

Automação para todos os lados

Contar com soluções tecnológicas e digitais também é uma ótima forma de ganhar tempo no dia a dia. Assim, seus colaboradores passam mais tempo resolvendo questões do que executando tarefas repetitivas.

Inclua os colaboradores

Lembre-se sempre que o objetivo desta ação é colocar as pessoas primeiro, aumentando sua qualidade de vida no trabalho e melhorando seu desempenho.

Dessa forma, é importantíssimo que eles sejam envolvidos a fim de medir a satisfação com a nova jornada de trabalho além de seus impactos mais práticos, como a produtividade.

Tire outras dúvidas sobre a semana de 4 dias!

Confira abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre a semana de 4 dias.

O que é semana de 4 dias?

A semana de 4 dias é uma diminuição da jornada de trabalho convencional de 44 horas, passando para 32 horas semanais. Ou seja, trabalha-se de quatro dias e folga três.

Como será o teste da semana de 4 dias no Brasil?

O estudo será conduzido pela organização 4 Day Week Global com o auxílio das instituições Reconnect Happiness at Work e Boston College. Durante o ano de 2023 eles aceitam inscrições de diversas empresas e irão ajudar a implementar a jornada de trabalho de quatro dias.

A semana de 4 dias é legal?

Sim. Na legislação brasileira não há menção de um número mínimo de horas de trabalho, somente o máximo que é 44 horas semanais.

Quais as vantagens da semana de 4 dias?

Existem inúmeros motivos para aderir a semana de 4 dias em sua empresa, dentre eles:

• mecanismo para atração de talentos;
• diminuição do absenteísmo;
• aumento da produtividade;
• diminuição do consumo de energia elétrica.

Próximos passos…

Neste artigo, você viu que a semana de 4 dias é uma verdadeira febre mundial e agora os testes irão se expandir no Brasil. Durante esse ano, algumas organizações internacionais irão ajudar empresas a implementar essa nova jornada de trabalho e vão analisar os resultados na produtividade e no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Diversas empresas situadas em vários locais do globo já reportaram um cenário positivo ao aderir a semana de 4 dias, será que os testes no Brasil terão o mesmo resultado?

Só nos resta esperar e ver se esse é realmente o futuro do trabalho.

Mas você não precisa parar os seus estudos agora, confira também como funcionam as escalas de trabalho segundo a CLT?

Banner branco com o texto: Faça a gestão de férias do seu time em uma só plataforma e acabe com a burocracia no DP. Conheça o gestão de férias; e uma pessoa usando o gestão de férias