Tempo de Leitura: 2 minutos

O RH vem se transformando juntamente com outros setores das empresas, especialmente no que tange à valorização do ser humano no ambiente de trabalho e ao uso de tecnologias de gestão de pessoas.

Seja no controle de ponto, na gestão da folha de pagamento ou no acompanhamento da performance dos colaboradores, há muito o que ser explorado em questão de tecnologias que vão impactar a gestão de pessoas.

Confira algumas delas agora mesmo!

1. Softwares de recrutamento

O processo de recrutamento e seleção é um dos mais dispendiosos e cruciais para o sucesso organizacional. Colocar a pessoa certa na posição certa é fundamental para ter resultados mais produtivos.

Porém, conduzir esse processo nem sempre é fácil para um ser humano, certo? Existem diversas variáveis, como a empatia, que podem influenciar na contratação dos melhores profissionais.

É por isso que uma das tecnologias que vão impactar a gestão de pessoas nos próximos anos é o software de recrutamento, que se propõe a tornar os processos seletivos organizacionais totalmente isentos de subjetividade.

2. Gamification

A gamificação nas empresas para promover treinamentos e maior engajamento é outra das tecnologias que vão impactar a gestão de pessoas. Apesar de ser um conceito já bastante difundido, poucas empresas fazem uso dele.

Assine a newsletter do Tangerino

A estratégia consiste em aplicar premiações por metas cumpridas, tal qual nos jogos de videogame, onde o usuário sobe de nível, conquista itens ou passa de fases. O fator motivador é elencado como principal diferencial dessa tecnologia como aliada na gestão de pessoas.

Planilha de Cálculo do Adicional Noturno

3. Assistentes virtuais

Os assistentes virtuais, como Alexa e Siri, também estão revolucionando a forma com que as pessoas são atendidas, o que pode (e será) aproveitado pelo RH.

As dúvidas sobre o cálculo da folha de pagamento, controle de ponto, horas extras, entre outras, poderão ser respondidas por meio de assistentes digitais programados a partir de sistemas de inteligência artificial, poupando tempo e recursos da equipe de RH.

4. Computação em nuvem

A computação em nuvem não é novidade, mas figura entre as tecnologias que vão impactar a gestão de pessoas porque apenas 40% das empresas fazem uso dessa tecnologia como aliada no RH.

Calcular a folha de pagamento online é apenas uma das facilidades que a computação em nuvem oferece. É possível desenvolver trabalhos de forma colaborativa, manter a equipe conectada onde quer que esteja e ainda facilitar a gestão de documentos internos com soluções de armazenamento em nuvem.

Sistemas de controle de presença também fazem parte dessa lista, pois podem ser acessados por meio de dispositivos mobile ou computadores, bastando ter acesso à internet para a transmissão de dados.

5. Redes de análise organizacional

Organizational Network Analysis (ONA) é uma tecnologia de gestão de pessoas que se propõe a oferecer feedbacks em tempo real para que sua equipe aprimore a performance dia a dia.

Maior transparência no ambiente de trabalho e nas relações interpessoais fomenta a motivação dos colaboradores e contribui para o aumento do desempenho da equipe, trazendo melhores resultados para a organização.

Materiais Automação de Processos Gestão de Pessoas

Você conferiu 5 tecnologias que vão impactar a gestão de pessoas nos próximos anos, mas, certamente existem outras que não foram mencionadas neste artigo. Saiba como a automação de processos pode fazer a diferença na sua organização!

Banner branco com o texto: Faça a gestão de férias do seu time em uma só plataforma e acabe com a burocracia no DP. Conheça o gestão de férias; e uma pessoa usando o gestão de férias