Tempo de Leitura: 4 minutos

É fato que o mercado vem evoluindo e se modificando com as transformações digitais. Nesse cenário, uma cultura de inovação é essencial para qualquer organização que deseje se destacar e garantir mais eficiência e melhores resultados. 

Esse tipo de cultura coloca os colaboradores dentro das decisões estratégicas, trazendo mais autonomia e criatividade ao negócio. Além disso, torna a tecnologia aliada de todos os setores. 

A grande vantagem dessa nova visão é a possibilidade de criar setores mais estratégicos, como é o caso do RH e do DP. Mas como mudar os hábitos e técnicas de trabalho dentro do seu negócio? 

Neste post, você vai entender melhor o que é essa nova cultura e como implementá-la. Confira tudo na leitura! 

O que é cultura de inovação?

Cultura de inovação

Trata-se de uma mentalidade que incentiva e favorece o compartilhamento de novas ideias, estratégias, ferramentas e hipóteses dentro de uma empresa. O objetivo é otimizar e facilitar a operação, dando um impulso de criatividade e autonomia aos colaboradores. 

Leia também:

Empresas que são adeptas da cultura de inovação são mais abertas à implementação de mudanças e novas tecnologias. Desse modo, essa mentalidade permite que o time esteja sempre atualizado, trabalhando de forma estratégica e fazendo com que a organização esteja à frente de seus concorrentes no mercado. 

Banner escrito: Panorama gestão de pessoas Brasil, prepare-se para um mergulho estra'tegico no futuro do mercado com dados e insights do cenário de Gestão de pessoas do Brasil! E um botão escrito: acesse grátis

O que é um RH estratégico?

O RH estratégico é um formato de gestão de pessoas baseado na análise de dados e na otimização de tarefas do dia a dia. Ser estratégia consiste em saber ajustar o tempo dedicado a cada atividade e entender quais táticas podem tornar os processos mais ágeis, eficientes e inteligentes. 

A tecnologia e a transformação digital são elementos-chave para esse modelo. Com elas, é possível automatizar processos burocráticos, como o recrutamento e seleção, a criação de documentos e a avaliação de desempenho. Assim, você permite que o setor tenha mais tempo para analisar as informações dos colaboradores e para tomar decisões mais embasadas. 

Importância do RH estratégico para sua empresa

Em um mercado cada dia mais competitivo, a cultura de inovação e estratégia pode ser essencial para que sua empresa se destaque. O RH estratégico permite que as decisões sejam tomadas com embasamento, minimizando os erros e garantindo resultados consistentes. 

Esse tipo de visão também é primordial para melhorar a gestão de pessoas como um todo, tornando o negócio mais atrativo para os profissionais qualificados, proporcionando engajamento, produtividade e retenção

O que é um DP estratégico?

O Departamento Pessoal também pode se tornar mais estratégico com o auxílio de ferramentas de inovação. Hoje, os softwares de DP auxiliam os trabalhadores do setor a otimizarem diversas tarefas, ganhando tempo e minimizando erros que poderiam trazer prejuízos. 

Nós temos, inclusive, um episódio do Tangerino Talks que fala exatamente disso! Confira:

Assim como o RH, o Departamento Pessoal também dispõe de muitos dados importantes para auxiliar nas tomadas de decisões de um negócio. Nesse sentido, informações como tempo de contratação, taxas de absenteísmo, índice de turnover e horas extras podem ser utilizadas de forma estratégica para melhorar a gestão de pessoas e garantir resultados positivos ao negócio.  

Banner com fundo roxo e o texto

Importância do DP estratégico para sua empresa

Um Departamento Pessoal estratégico e munido de dados e informações é muito benéfico para qualquer instituição. Implementando ferramentas tecnológicas, esse setor consegue realizar uma análise de dados concisa, identificando, por exemplo, quais fatores levam os colaboradores a pedir demissão ou a se ausentar com frequência. 

Para proporcionar ainda mais resultados, é essencial que RH e DP trabalhem juntos, cruzando informações para garantir profissionais capacitados, criativos, satisfeitos e produtivos.

Como aplicar a cultura de inovação a um RH e DP estratégicos?

Ter um RH e um DP estratégico é uma forma de fortalecer a cultura de inovação dentro das empresas. Mas não basta apenas utilizar ferramentas tecnológicas, é necessário mudar todo o mindset da organização, estimulando a participação dos colaboradores. 

Ademais, é importante favorecer o intraempreendedorismo, criando espaços seguros, onde os profissionais consigam compartilhar ideias e sugerir mudanças em suas áreas. Os colaboradores de RH e DP devem ter liberdade e autonomia para testar novos métodos, compartilhar dados e buscar ajuda em outros setores. 

É praticamente impossível ter uma cultura de inovação em empresas que engessam a atuação de seus colaboradores em um ambiente de microgerenciamento e hierarquia vertical.

Dessa forma, é importante que a cultura de inovação envolva todos os colaboradores, sem se restringir apenas às lideranças.  

Dicas para implementação

cultura de inovação

O primeiro passo para implementar a cultura de inovação na empresa é criar squads, ou seja, equipes multidisciplinares que se reúnem para promover um objetivo comum. 

Nesse sentido, é válido unir profissionais de diversas áreas para criar um squad voltado à capacitação. Assim, o RH estratégico pode incentivar os participantes a pensar em formas de promover a cultura de inovação em cada um dos departamentos. 

Para divulgar essas mudanças aos times, é possível contar com a equipe de endomarketing, que pode pensar em ações de engajamento e comunicação. 

O ideal é que o setor de RH esteja no centro da estratégia, mas que as lideranças sejam rotacionais de acordo com a fase do projeto. O time de marketing, por exemplo, pode pensar em campanhas internas de treinamento, enquanto o setor financeiro verifica a viabilidade da contratação de ferramentas. 

Ainda, adotar uma metodologia ágil também é importante para auxiliar na gestão de projetos, uma vez que os processos sofrerão mudanças e evoluções conforme a cultura for implementada. Esse tipo de metodologia favorece a experimentação e a atualização, permitindo que os profissionais não fiquem presos a burocracias e consigam atuar de forma estratégica. 

Concluindo, adotar uma cultura de inovação é um passo importante para o DP e o RH do futuro. Esse modelo de posicionamento permite que a empresa explore o melhor de cada funcionário, incentivando-os a colaborar não só nas atividades, mas também nas ideias e métodos.

Agora que você já conhece esse conceito e sabe como aplicá-lo na sua empresa, visite o RH Portal e fique por dentro de todas as atualizações e novidades do universo da gestão de pessoas. 

Para modernizar seu DP sem complicações, Sólides Ponto