5 dicas para melhorar o gerenciamento de pessoas

Tempo de Leitura: 2 minutos A gestão de pessoas é um dos processos principais de uma empresa e deve ser feito com cuidado, afinal, ele é responsável pela relação do empregador com seu quadro de funcionários.

11 dezembro 2018 5 abril 2023 2 minutos FotoPOR: Leonardo Barros
Início > Gestão de pessoas > 5 dicas para melhorar o gerenciamento de pessoas
Tempo de Leitura: 2 minutos

Que o capital intelectual é uma grande vantagem competitiva das empresas, você provavelmente já sabe. 

Organizações que investem na qualidade de vida e no treinamento dos colaboradores, por exemplo, podem ter mais produtividade e até mesmo se recuperar de crises econômicas mais rapidamente.

Se você quer alcançar os benefícios que acabamos de citar, então este post é ideal para você. 

A seguir, apresentamos 5 dicas práticas imperdíveis para melhorar o gerenciamento de pessoas na sua empresa. Fique ligado!

1. Mantenha a comunicação interna clara e assertiva

Um dos passos mais importantes para ter um excelente gerenciamento de pessoas envolve a comunicação interna

É importante definir processos eficientes para que as informações sejam transmitidas de forma clara e assertiva entre todos. Dessa forma, evita-se ruídos que podem gerar erros e desavenças.

2. Dê e receba feedback

Outra ação importante no gerenciamento de pessoas é saber como receber feedback. Essa ferramenta é muito importante para a comunicação e para o desenvolvimento dos líderes, de suas equipes e da empresa como um todo.

Banner com uma foto escrito em roxo

O feedback pode ser utilizado para diversos objetivos, como motivar uma equipe, para engajar e desenvolver os funcionários, assim como também pode possibilitar o aperfeiçoamento dos processos da empresa e inovações. 

Para tornar esse último possível, é preciso incentivar os colaboradores a dar opiniões e sugestões sobre o andamento das atividades e os produtos e serviços da organização.

3. Crie um programa de cargos e salários

O gerenciamento de pessoas também envolve a criação de ações que tenham como objetivo a retenção de talentos na empresa. O programa de cargos e salários é uma das possibilidades de fazer isso.

Empresas que reconhecem as competências de seus funcionários e oferece oportunidades de crescimento têm muitos benefícios. 

Trabalho Remoto

Redução do turnover, desenvolvimento de uma cultura empresarial sólida e diferenciação diante dos concorrentes são apenas alguns deles.

4. Implemente programas de treinamento e desenvolvimento

Investir em treinamento e desenvolvimento dos funcionários também é muito importante para a gestão de pessoas. 

Da mesma forma como acontece com o programa de cargos e salários, empresas que adotam essa medida e capacitam seus funcionários têm profissionais mais qualificados e comprometidos com os resultados do negócio.

Além dos conhecimentos específicos de cada setor da empresa, também vale a pena elaborar programas de desenvolvimento de competências transversais, como liderança, planejamento estratégico, inteligência emocional e negociação, entre outros.

5. Comemore com todos

Ter uma boa gestão de pessoas também significa fazer com que todos sintam que fazem parte de um mesmo time. 

Por isso, comemorar cada conquista como um resultado do trabalho em conjunto é tão importante.

Se metas forem alcançadas, novos contratos forem fechados ou projetos forem entregues, entre outras conquistas, reúna-se com os colaboradores e comemorem juntos os feitos

É importante deixar claro como o trabalho de cada um contribui para o resultado maior.

Comunicação clara e eficiente, feedbacks constantes, programas de cargos e salários, desenvolvimento de equipes e comemoração das conquistas são ações essenciais para ter um excelente gerenciamento de pessoas.

Agora que você sabe como melhorar o gerenciamento de colaboradores, conheça 5 tendências de gestão de pessoas para ficar de olho nos próximos anos!

Banner com fundo roxo e o texto
Foto de Leonardo Barros

Leonardo Barros

Leonardo é pós-graduado em Ciências da Computação pela PUC Minas e formou-se em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. Ao longo de sua trajetória, fundou várias empresas de tecnologia e gestão. Diretor de Novos Negócios na Sólides, ele lidera a frente de DP, Benefícios Corporativos e demais iniciativas de expansão. No Blog da Sólides Tangerino, fala sobre empreendedorismo e as soluções que a empresa possui para o mercado de DP.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Artigos Relacionados