Tempo de Leitura: 2 minutos

Que o capital intelectual é uma grande vantagem competitiva das empresas, você provavelmente já sabe. 

Organizações que investem na qualidade de vida e no treinamento dos colaboradores, por exemplo, podem ter mais produtividade e até mesmo se recuperar de crises econômicas mais rapidamente.

Se você quer alcançar os benefícios que acabamos de citar, então este post é ideal para você. 

A seguir, apresentamos 5 dicas práticas imperdíveis para melhorar o gerenciamento de pessoas na sua empresa. Fique ligado!

1. Mantenha a comunicação interna clara e assertiva

Um dos passos mais importantes para ter um excelente gerenciamento de pessoas envolve a comunicação interna

É importante definir processos eficientes para que as informações sejam transmitidas de forma clara e assertiva entre todos. Dessa forma, evita-se ruídos que podem gerar erros e desavenças.

2. Dê e receba feedback

Outra ação importante no gerenciamento de pessoas é saber como receber feedback. Essa ferramenta é muito importante para a comunicação e para o desenvolvimento dos líderes, de suas equipes e da empresa como um todo.

Banner de fundo claro, com texto

O feedback pode ser utilizado para diversos objetivos, como motivar uma equipe, para engajar e desenvolver os funcionários, assim como também pode possibilitar o aperfeiçoamento dos processos da empresa e inovações. 

Para tornar esse último possível, é preciso incentivar os colaboradores a dar opiniões e sugestões sobre o andamento das atividades e os produtos e serviços da organização.

3. Crie um programa de cargos e salários

O gerenciamento de pessoas também envolve a criação de ações que tenham como objetivo a retenção de talentos na empresa. O programa de cargos e salários é uma das possibilidades de fazer isso.

Empresas que reconhecem as competências de seus funcionários e oferece oportunidades de crescimento têm muitos benefícios. 

Planilha de Cálculo do Adicional Noturno

Redução do turnover, desenvolvimento de uma cultura empresarial sólida e diferenciação diante dos concorrentes são apenas alguns deles.

4. Implemente programas de treinamento e desenvolvimento

Investir em treinamento e desenvolvimento dos funcionários também é muito importante para a gestão de pessoas. 

Da mesma forma como acontece com o programa de cargos e salários, empresas que adotam essa medida e capacitam seus funcionários têm profissionais mais qualificados e comprometidos com os resultados do negócio.

Além dos conhecimentos específicos de cada setor da empresa, também vale a pena elaborar programas de desenvolvimento de competências transversais, como liderança, planejamento estratégico, inteligência emocional e negociação, entre outros.

5. Comemore com todos

Ter uma boa gestão de pessoas também significa fazer com que todos sintam que fazem parte de um mesmo time. 

Por isso, comemorar cada conquista como um resultado do trabalho em conjunto é tão importante.

Se metas forem alcançadas, novos contratos forem fechados ou projetos forem entregues, entre outras conquistas, reúna-se com os colaboradores e comemorem juntos os feitos

É importante deixar claro como o trabalho de cada um contribui para o resultado maior.

Comunicação clara e eficiente, feedbacks constantes, programas de cargos e salários, desenvolvimento de equipes e comemoração das conquistas são ações essenciais para ter um excelente gerenciamento de pessoas.

Agora que você sabe como melhorar o gerenciamento de colaboradores, conheça 5 tendências de gestão de pessoas para ficar de olho nos próximos anos!

Para modernizar seu DP sem complicações, Sólides Ponto