Tempo de Leitura: 3 minutos

O ponto eletrônico digital biométrico é uma ferramenta moderna de controle de jornada, que contribui para uma boa gestão de pessoas.

Ele é a alternativa mais segura contra fraudes e ainda permite que a rotina dos funcionários seja acompanhada durante o mês inteiro.

Leia este post para entender a relevância do sistema de controle de ponto na gestão empresarial!

Quais são as vantagens do ponto biométrico?

Ponto eletrônico digital biométrico

A maior vantagem do controle de ponto biométrico é a segurança contra fraudes e erros, pois ela garante a identificação correta do funcionário e faz um registro automático de suas chegadas e saídas.

Isso elimina a possibilidade de um colaborador fazer o registro de ponto em nome do outro e também de anotações incorretas, como pode ocorrer na folha de ponto manual.

Usando um controle de jornada como esse, a empresa assegura que todos os empregados serão remunerados de acordo com o tempo efetivamente trabalhado.

Além disso, seus registros são provas judiciais no caso de processos trabalhistas por horas extras. A biometria pode ser realizada por meio de impressão digital, reconhecimento facial ou scanner de íris.

Assine a newsletter do Tangerino

O ponto biométrico pode ser apenas eletrônico e não digital, quando são usados relógios de ponto que imprimem comprovantes e exigem que o RH recolha os dados via conexão USB.

Entretanto, a melhor alternativa é o ponto eletrônico biométrico que também é digital, no formato de um aplicativo para smartphone, no qual é utilizado um software online e não há a necessidade de adquirir nenhum equipamento.

Como funciona o registro ponto eletrônico digital biométrico?

A tecnologia usada no sistema de ponto eletrônico digital biométrico é o reconhecimento facial. Cada funcionário utiliza seu próprio celular para marcar o ponto, por meio de um app de ponto instalado no dispositivo.

Planilhas da Jornada do DP

A presença do colaborador é registrada junto à sua localização, verificada pelo GPS integrado ao sistema, assim, a empresa tem a certeza de que ele está no local de trabalho.

Todos os dados são armazenados na nuvem, sem a necessidade de um servidor dentro da empresa ou de coletar os registros manualmente.

Por isso, o empregador tem acesso em tempo real ao ponto de funcionários, podendo assim acompanhar chegadas e saídas e monitorar o banco de horas facilmente ao longo do mês.

Caso o empregado esteja offline, a marcação do ponto é registrada pelo software de maneira segura e será efetivada assim que o aparelho for conectado à internet.

Por que ele contribui na gestão da empresa?

O ponto eletrônico digital biométrico é capaz de promover mudanças internas, tornando o RH mais estratégico.

O motivo é que ele automatiza várias tarefas, como o lançamento de faltas e a contabilização de banco e horas e horas extras, por exemplo.

A partir dessa automatização, é possível antecipar problemas, como o os gastos excessivos com horas extras e o esquecimento do cartão ponto por parte dos funcionários. Com outros tipo de registro de ponto, essas questões só seriam notadas no final do mês.

Outra vantagem é que os gestores da empresa, assim como o RH, têm acesso à diversos relatórios por meio do ponto eletrônico digital biométrico.

Dessa forma, ele deixa de ser apenas uma ferramenta de segurança judicial e torna-se um recurso estratégico, que permite acompanhar com facilidade a jornada de trabalho de todos os empregados.

Quer aprender mais sobre o ponto eletrônico digital biométrico? Peça uma demonstração na Sólides Tangerino!

A concorrência não chega nem perto: Sólides otimiza + de 50 processos do seu DP