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A North Star Metric, também chamada de “métrica da estrela norte” ou “métrica estrela-guia”, recebe esse nome por lembrar a forma como os antigos navegantes se orientavam.

Empresas de varejo, tecnologia e redes sociais com grande impacto começaram primeiro a usar uma métrica única, que condensava toda a estratégia da companhia. Podemos dizer que foi aí que surgiu a North Star Metric.

Hoje, essa métrica é bem comum em startups e empresas de alto impacto. Ela é um dos principais instrumentos para orientar negócios que cresceram muito rapidamente e, por isso, apresentam vários desafios de gestão. 

Para quem deseja medir crescimento, impacto e desafios, esse é um grande exercício de compreensão de métricas, dados e resultados.

Continue a leitura e veja por que a North Star Metric é importante e como definir a da sua empresa!

O que é North Star Metric?

North Star Metric

A North Star Metric (NSM), em livre tradução, significa métrica estrela-guia. Ela tem esse nome por carregar consigo o valor mais importante da empresa, que impacta diretamente os clientes.

Por ter tamanha importância, muitas vezes é um grande desafio definir qual será essa métrica dentro da empresa. Contudo, essa definição permite que todos os setores e funcionários caminhem numa direção única em produto, tecnologia, vendas, sucesso do cliente, gestão de pessoas, etc.

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No entanto, como veremos ao longo deste conteúdo, muitas empresas erram ao escolher determinadas métricas para acompanhar, como:

  • métricas focadas simplesmente em aquisição de clientes;
  • métricas de vaidade como crescimento de seguidores, faturamento, métricas SaaS;
  • métricas de resultados, como lucro.

Qual é a importância da métrica estrela-guia?

Muitos dizem que a métrica estrela-guia é a única métrica que importa. Embora seja uma afirmação muito categórica, ela serve para ilustrar a importância de determinar a NSM da empresa.

Startups em fase de scale up (alto crescimento) têm diversos desafios, desde desenvolver uma visão estratégica até entender como realizar o acompanhamento de performance. Ter uma métrica estrela-guia pode ser o segredo para solucionar essas questões.

Os setores de uma empresa têm seus indicadores para acompanhar, como:

  • RH turnover, tempo médio de contratação, etc.;
  • Marketing — taxa de conversão, usuários únicos no site, etc.;
  • Vendas — índice de conversão por vendedor, ticket médio, ciclo de vendas, etc.;
  • Finanças — MRR, ARR, LTV, etc.;
  • Tecnologia — lead time, burndown etc.

Como definir a mais importante dentre as citadas acima? Para o setor de RH, acompanhar o desenvolvimento do talento dentro da empresa é mais importante do que o MRR, concorda? 

É por isso que a North Star Metric deve ser única para todos da empresa, independentemente do setor.

Vale a pena conferir estes conteúdos também:
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Empresas que usam o conceito de North Star Metric

Foi o livro “Good to Great”, do escritor Jim Collins, que impulsionou a adoção do conceito de NSM para grandes empresas ao redor do mundo. Desde então, elas começaram a usar diferentes meios de medir seu crescimento e seu impacto no mercado.

Veja alguns exemplos de empresas que usam a métrica estrela-guia e qual foi a escolha de cada uma:

  • AirBnb — quantidade de noites reservadas;
  • Amazon — vendas únicas por assinante Prime;
  • Facebook — quantidade mensal de usuários ativos / tempo de engajamento no feed;
  • Intercom — número de interações de clientes;
  • Medium — total de tempo de leitura por usuário;
  • Netflix — tempo que o assinante fica na plataforma assistindo a filmes;
  • Salesforce — média de interações por conta ativa;
  • Slack NPS (Net Promoter Score);
  • Uber — total de corridas diárias;
  • Walmart — compras por usuário / sessões visitadas.

Quais são os elementos da NSM?

A North Star Metric engloba um conjunto de fatores primários que atuam coletivamente para impactar a métrica estrela-guia. 

Seja na área de RH, produto ou marketing, por exemplo, todos podem influenciar diretamente esses fatores menores com seus trabalhos diários.

Essa combinação de métrica principal e inputs tem três utilidades: 

  • permite a comunicação interna e o alinhamento da equipe;
  • ajuda a priorizar tarefas e acelerar a tomada de decisões (informada, mas descentralizada);
  • permite que as equipes se concentrem no impacto de suas ações e no crescimento sustentável. 

1. Resultados

Podemos dizer que o primeiro elemento dessa métrica master é o resultado. A North Star Metric é um indicador principal dos resultados de negócios

Por mais que pareça repetitivo, esse conceito precisa ficar claro, pois esse indicador é o que deve trazer crescimento sustentável ​​e valor para o cliente final. 

Conforme a métrica evolui, você pode esperar que os resultados da sua empresa sejam ajustados com o tempo.

2. Inputs

Os inputs são tão importantes quanto a métrica estrela-guia em si. Eles são formados por um conjunto de três a cinco fatores complementares, que influenciam diretamente a North Star Metric.

Os inputs podem variar bastante conforme o setor, modelo de negócios e características únicas de um produto. O segredo é identificar os principais fatores que contribuem para a North Star Metric na sua empresa

A North Star Metric é, portanto, o principal motivo para que os inputs existam. Por isso, eles precisam ser bem descritos e acionáveis.

3. Tarefas

A North Star Metric e seus inputs devem ser conectados a todas as atividades da empresa. Isso inclui tarefas de pesquisa, design, desenvolvimento de software, refatoração, prototipagem, teste A/B e outros — tomando como exemplo a rotina do time de produto.

As equipes, então, conectam suas iniciativas ao seu North Star. Tudo deve se alinhar à estratégia orientada pela métrica estrela-guia.

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Por que a empresa precisa de uma North Star Metric?

A maioria das empresas busca definir KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de performance) que façam sentido para acompanhar cada ação e decisão do negócio. 

No caso de organizações que crescem muito rápido, como acontece com startups, ter essa definição é ainda mais desafiador.

Os benefícios de encontrar uma North Star Metric são muitos, mas eles serão sentidos apenas ao longo do processo, conforme a empresa percorre o seu caminho de crescimento.

Alguns benefícios são sentidos no curto prazo, outros no médio e longo. Independentemente da metodologia de gestão que a empresa adote, definir uma métrica estrela-guia pode ocasionar:

  • melhora na comunicação;
  • alinhamento hierárquico entre todas as equipes; 
  • priorização das atividades por parte de todos os funcionários;
  • maior visibilidade e transparência dos números que importam.

Ao definir uma métrica estrela-guia, fica fácil colocar todos os setores da empresa na mesma página. Assim, Marketing, Vendas, Produto, Financeiro, Tecnologia, RH e todas as outras áreas trabalhararão juntas para alcançar a meta proposta.

Exemplos de North Star Metric

Para te ajudar a visualizar como seria uma métrica estrela-guia, trouxemos alguns exemplos pensando em diferentes segmentos de empresas.

Consumer tech:

  • número de usuário ativos diários (DAU – Daily active users);
  • número de mensagens enviadas por dia;
  • retenção de clientes.

Empresas de mídia:

  • número de clientes consumindo notícias por semana;
  • tempo total de consumo (ler, ouvir ou assistir).

E-commerce:

  • número de clientes finalizando a sua primeira compra;
  • valor diário de compra;
  • tempo de vida de um cliente (lifetime value).

Modelos de B2B SaaS:

  • número de contas teste em sua primeira semana de uso;
  • número de usuários ativos diários (DAU – Daily active users).

Como definir uma North Star Metric para a empresa?

Como sabemos, cada empresa é única, com processos e rotinas próprias. Portanto, sua métrica estrela-guia deve ser definida a partir dessas particularidades.

Contudo, há um pequeno roteiro que pode te ajudar a definir qual será a North Star Metric da sua empresa. Porém, antes de trazermos esse pequeno guia, é necessário ter atenção à chamada métrica de vaidade.

A métrica de vaidade, como o próprio nome sugere, não mostra necessariamente o que você precisa ver, mas aquilo que você quer ver

Ela pode te iludir sobre o desempenho do seu produto no curto prazo, enquanto, na verdade, ela não mostra o sucesso no longo. Por isso, tenha muito cuidado na hora de escolher uma métrica estrela-guia. 

Abaixo, veja uma lista de tópicos que a North Star Metric deve atender:

  • gerar valor para os clientes;
  • estar ligada à visão do produto e à estratégia do negócio;
  • prever resultados futuros, em vez de refletir resultados passados;
  • ser acionável; 
  • estar estruturada em uma linguagem simples, para que qualquer pessoa da empresa consiga entender;
  • ser mensurável; 
  • não ser uma métrica de vaidade.

Cultura empresarial e North Star Metric

Antes de definir qual será a métrica estrela-guia da sua empresa, é fundamental rever o código de cultura e entender como a métrica estará alinhada à cultura da empresa. Lembre-se de que é essa definição que mostra o caminho que a organização deve seguir.

Se você tem dúvidas sobre o conceito de cultura organizacional, confira este vídeo da nossa série Explica aí:

Contudo, além de rever o culture code, é fundamental que os diretores revisitem os conceitos de missão, visão e valores. Por mais incrível que possa parecer, a métrica estrela-guia está diretamente conectada a esses conceitos

Como exercício, reúna toda a empresa para discutir os valores, rever o que precisa ser atualizado e manter todos atualizados e na mesma página.

Definida a North Star Metric, lembre-se de deixá-la visível para todos da empresa, como um constante lembrete de como a equipe deve trabalhar para alcançar a meta.

Temos alguns materiais interessantes sobre o assunto, confira:
? Pesquisa de clima organizacional ― planilha e checklist
? Indicadores de RH: dados estratégicos que você precisa acompanhar
? Guia: como engajar colaboradores para diminuir as taxas de absenteísmo e turnover
? Novos modelos de trabalho: como transitar pelas modalidades sem errar na gestão

Conclusão

Ao longo deste artigo, vimos o conceito de North Star Metric (NSM), o que motivou o seu surgimento, como funciona a técnica e demos algumas dicas de como você pode definir a métrica estrela-guia da sua empresa.

Além disso, vimos alguns exemplos de organizações globais que usam essa métrica para manter toda a equipe focada em gerar resultados alinhados à cultura organizacional e missão, visão e valores da empresa.

Por fim, também levantamos a importância de entender o negócio. Empresas maiores — com várias divisões, diferentes departamentos e bases de clientes — podem ter diferentes North Star Metrics, cada uma com suas próprias métricas variáveis.

Conseguiu entender o que é North Star Metric e como ter uma métrica estrela-guia pode conduzir o seu negócio ao sucesso? 

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