Tempo de Leitura: 2 minutos

Desenvolvimento de pessoas é um assunto com crescente importância nas empresas. Mesmo em períodos de recessão econômica, os investimentos em ações desse tipo continuam em alta. Pelo menos é o que aponta a 13ª edição da pesquisa Panorama de Treinamento no Brasil.

De acordo com o levantamento, empresas de diferentes segmentos e portes investiram em média R$ 2,21 milhões em ações de treinamento e desenvolvimento em 2018. Entre os principais temas de treinamento empresarial, estão os técnicos, como o treinamento de vendas, e os de desenvolvimento comportamental.

Seja lá qual for o tipo de treinamento, as ações relacionadas geram muitas vantagens para a empresa, como o Tangerino descobriu na prática. A seguir, compartilhamos com você alguns dos aprendizados que uma empresa pode ter ao aplicar um treinamento de equipe para os colaboradores. Confira!

Mais produtividade

Um treinamento de equipe pode preparar os funcionários para executar as atividades da empresa da melhor forma. Além disso, também é possível capacitar os colaboradores sobre a utilização de ferramentas necessárias para o trabalho.

Dessa forma, os colaboradores podem desempenhar melhor suas tarefas em um período menor de tempo, o que é fundamental para responder dúvidas sobre como aumentar a produtividade de uma organização.

Cultura organizacional consolidada

Ações de treinamento e desenvolvimento também são importantes para consolidar a cultura da empresa. Elas podem ter um papel importante na melhora do clima organizacional.

Tudo isso permite que as atividades sejam executadas de forma mais harmônica e que os colaboradores demonstrem mais liderança e motivação no trabalho que desempenham.

Controle de ponto para PME's: é realmente preciso?

Alinhamento entre diferentes setores

O treinamento de equipe também é importante para promover um alinhamento entre colaboradores que pertencem a setores diferentes, mas que são interdependentes.

Esse tipo de atividade pode nivelar as distintas expectativas e necessidades de cada área de modo a tornar as atividades mais eficientes.

Banner escrito kit gestão contábil: 4 ferramentas essenciais para agilizar suas rotinas, baixe o kit gratuito

Aumento da motivação

A soma de capacitação profissional, melhora do clima organizacional e alinhamento entre os funcionários é excelente para promover a motivação dos colaboradores.

Afinal, dessa forma, eles se sentem mais capazes e confiantes para executar suas atividades e sabem que podem contar com os colegas para desempenhar bons trabalhos.

Redução do turnover

Mau desempenho e mau comportamento são os principais motivos de demissões, de acordo com pesquisa da empresa de recrutamento Catho. O treinamento de equipe pode ser uma importante ferramenta para ambos os casos.

Por meio de ações de treinamento, é possível capacitar os funcionários tecnicamente e treiná-los para agir de acordo com o esperado pela empresa.

Dessa forma, os treinamentos também ajudam a reduzir o turnover na empresa, que é responsável por altos custos e prejuízos de desempenho para a equipe que permanece na organização.

Ações de capacitação podem gerar inúmeros benefícios para as empresas. Neste post, apresentamos alguns dos aprendizados da Tangerino com treinamento de equipe.

Aumento de produtividade, consolidação da cultura organizacional, alinhamento entre diferentes setores, maior motivação e retenção de talentos são algumas das vantagens de investir em treinamentos.

Entretanto, para alcançar esses resultados, é fundamental contar com processos de RH bem definidos. Então, saiba como montar uma estrutura de recursos humanos na sua empresa!

Banner branco com o texto: Faça a gestão de férias do seu time em uma só plataforma e acabe com a burocracia no DP. Conheça o gestão de férias; e uma pessoa usando o gestão de férias