Tempo de Leitura: 3 minutos

É fato que toda empresa precisa de pessoas mais produtivas para obter melhores resultados. Porém, há momentos em que a perda de performance chega sem avisar. Isso acontece por diversos fatores: insatisfação no trabalho, problemas pessoais, distrações momentâneas, entre outras razões. 

Quando a queda no desempenho se instala, sem vem a pergunta: como aumentar a produtividade dos funcionários?

Continue a leitura e aumente a produtividade da sua equipe com 5 atitudes simples!

1. Defina metas e seja próximo da sua equipe

Como aumentar a produtividade no trabalho se as pessoas não souberem o que fazer e aonde chegar?

O gestor tem o papel de definir as metas e objetivos e, além disso, orientar a equipe para que ela atinja os resultados conforme o esperado.

Comece por alinhar os planos tático e operacional ao planejamento estratégico da organização. Em outras palavras, quais são as ações necessárias para que a equipe conclua suas metas?

Comunique objetivos, metas e prazos de forma assertiva a mantenha a equipe informada sobre o andamento das atividades. Não tem como aumentar a produtividade sem saber de qual ponto se está partindo e como avançar.

Banner de fundo claro, com texto

Esteja disponível para receber feedback da equipe e para orientar as pessoas sempre que necessário. Um bom líder é aquele que caminha lado a lado com seu time e conhece cada barreira a ser superada.

2. Use a tecnologia a seu favor

Outra forma de aumentar a eficiência é adotando ferramentas de automação e outras tecnologias que otimizam processos. Um exemplo de tecnologia que está impactando a gestão de pessoas e a produtividade empresarial é o controle de ponto digitalCom apenas alguns cliques colaboradores e gestores acompanham a jornada de trabalho online, sem complicações.

Os softwares de gestão empresarial, gestão de projetos e gestão de pessoas também facilitam o dia a dia da empresa. Como aumentar a produtividade é resultado de fazer mais atividades em menos tempo, com igual qualidade, a automação é peça fundamental do ganho de performance dos colaboradores.

Planilha de Cálculo do Adicional Noturno

Ao digitalizar processos, a empresa trabalha de forma integrada e a comunicação interna flui de maneira mais rápida e eficaz.

3. Crie um programa de recompensas

Uma equipe produtiva contribui significativamente para o aumento do faturamento da organização. Consequentemente, merece ser recompensada. Nesse sentido, uma das maneiras de aumentar a produtividade na empresa é criando programas de recompensas baseados no atingimento de metas.

Estipule metas individuais e coletivas para todos os setores, deixando claro quais são os indicadores de performance. Crie um placar por meio do qual cada funcionário possa acompanhar seu próprio desempenho.

Estimule o espírito de equipe criando tarefas que devem ser desenvolvidas em grupo, seja por setores ou intersetoriais. A sinergia é um dos principais pilares de uma empresa produtiva.

4. Aposte no feedback

Saiba dar e receber feedback. Essa é a melhor maneira de manter uma comunicação clara e assertiva com todos os profissionais envolvidos com a empresa.

Ao nutrir os demais colaboradores com críticas e sugestões que contribuam para o crescimento profissional, você está estimulando o aprendizado contínuo e reforçando a inteligência emocional das pessoas.

Receber feedbacks, sejam positivos ou negativos, também é um grande aprendizado para qualquer gestor. Afinal, ninguém nasce sendo um expert em relações humanas!

5. Faça da pausa para o cafezinho uma regra

Ninguém consegue trabalhar oito horas seguidas sem parar. Por isso, é importante que a empresa incentive aquelas pausas “estratégicas” para tomar aquele cafezinho e interagir com as pessoas. Você vai ver como elas voltarão mais produtivas e alegres!

Viu como aumentar a produtividade é simples? O segredo está em fazer os seus colaboradores se sentirem bem dentro da empresa! Siga a Tangerino nas redes sociais e obtenha mais dicas de produtividade como essas!

Com a Sólides Ponto o fechamento da folha é: rápido e seguro