5 erros na gestão de pessoas que podem prejudicar a produtividade no trabalho

Tempo de Leitura: 2 minutos A produtividade de uma equipe passa, principalmente, pela área de gestão de pessoas. Neste momento é preciso minimizar erros para que melhores resultados sejam apresentados.

26 dezembro 2018 5 abril 2023 2 minutos FotoPOR: Leonardo Barros
Início > Gestão de pessoas > 5 erros na gestão de pessoas que podem prejudicar a produtividade no trabalho
Tempo de Leitura: 2 minutos

Você com certeza já ouviu aquela famosa frase que diz que as pessoas são o ativo mais valioso de uma empresa. E não é exagero.

Quando um integrante da equipe falta ou não entrega sua tarefa conforme o combinado, isso prejudica a produtividade no trabalho. Consequentemente, os resultados ficam aquém do esperado.

Se sua equipe não está apresentando a performance desejada, pode ser que o problema não seja só dos funcionários, mas também da organização.

Saiba agora quais são os 5 erros mais comuns que afetam a produtividade no trabalho e elimine-os de vez!

1. Falhas de comunicação

Grande parte dos erros cometidos no trabalho são causados por falhas na comunicação interna. Orientações repassadas de forma rápida e processos que não estão registrados comprometem o desempenho da equipe.

A falta de integração entre setores e colegas também afeta a comunicação e prejudica a produtividade no trabalho.

Se o compartilhamento de informações essenciais falha, tudo fica parado até que se resolva fazer a informação fluir adequadamente.

Banner com uma foto escrito em roxo

Gestores que retêm dados e informações também comprometem a comunicação e a produtividade da equipe. Portanto, nada de segurar o conhecimento com você. Faça-o circular!

2. Não ter um controle de ponto digital

A adoção do controle de ponto digital facilita muito a execução dos processos de administração de pessoal, como a folha de pagamento.

Além disso, é importante sistematizar o controle de jornada de trabalho para evitar pagamentos de horas indevidas e até processos trabalhistas.

Desenvolvimento de lideranças

3. Ferramentas de trabalho inadequadas ou com problemas

Se uma pessoa precisa tirar uma cópia de um documento e a fotocopiadora está com defeito, ela não poderá completar a tarefa, mas não é por uma questão de ineficiência dela, e, sim, por uma falha da empresa.

Então, por mais que sejam esporádicos, erros de manutenção atrapalham a execução de tarefas simples, prejudicando a produtividade no trabalho. É dever da administração da empresa manter os equipamentos em ordem para que os colaboradores possam exercer bem suas funções.

O gerente de recursos humanos deve ter consciência das habilidades e competências de cada um e promover treinamentos para qualificá-los diante de alguma necessidade específica.

4. Sobrecarga de trabalho

Esse é um dos problemas que mais impactam a produtividade no trabalho, especialmente em algumas situações em que há necessidade de reduzir o quadro de pessoal.

Ter uma equipe enxuta pode dar muito mais prejuízo do que manter funcionários produtivos, pois quando alguém acumula muitas funções, é impossível fazer tudo bem feito. Além disso, o excesso de trabalho causa descontentamento, estresse e até problemas mais graves de saúde.

Mesmo em um grupo reduzido, deve-se tomar cuidado para não sobrecarregar seus colaboradores, daí a importância do ponto digital para o controle de jornada de trabalho.

5. Falta de capacitação ou plano de carreira

Oferecer treinamento e desenvolvimento profissional é uma das formas mais eficazes de fazer a retenção de talentos e ainda aumentar a produtividade no trabalho.

Não investir nisso significa ter pessoas desmotivadas e, consequentemente, menos produtivas.

Conseguiu identificar um ou mais problemas como esses em sua empresa? Então, é hora de conversar com a sua equipe para descobrir como resolvê-los.

E para não ficar parado na sua jornada de aprendizado com a Tangerino, saiba também quais são as vantagens do RH digital!

Banner com fundo roxo e o texto
Foto de Leonardo Barros

Leonardo Barros

Leonardo é pós-graduado em Ciências da Computação pela PUC Minas e formou-se em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. Ao longo de sua trajetória, fundou várias empresas de tecnologia e gestão. Diretor de Novos Negócios na Sólides, ele lidera a frente de DP, Benefícios Corporativos e demais iniciativas de expansão. No Blog da Sólides Tangerino, fala sobre empreendedorismo e as soluções que a empresa possui para o mercado de DP.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Artigos Relacionados