Tempo de Leitura: 3 minutos

Controlar a jornada de trabalho de todos os funcionários exige tempo e dinheiro: os métodos tradicionais precisam de manutenção e muito tempo para contabilizar tudo.

A alternativa é usar o ponto digital para empresas, que utiliza a biometria para identificar os colaboradores e armazena todos os registros de ponto na nuvem, de forma que é seguro e à prova de fraudes.

Conheça melhor esse sistema e saiba como ele pode poupar recursos para sua organização!

Economia de tempo no departamento pessoal

A adoção do ponto digital para empresas faz com uma série de tarefas, que antes eram realizadas manualmente, tornem-se automatizadas. É o caso do controle de atrasos e faltas, do cálculo do saldo de banco de horas ou horas extras e da organização dos colaboradores em escalas.

Usar um controle de ponto digital elimina os erros e faz com que o setor tenha tempo para outras tarefas.

Por exemplo, muitas organizações ainda contam com planilhas de banco de horas, nas quais os funcionários do departamento de pessoal inserem horários de entrada e saída para calcular o saldo de horas de cada funcionário.

Esse processo leva tempo e está sujeito a erros: basta digitar um algarismo errado para ter problemas no futuro.

Banner com fundo claro escrito: Kit de planilhas de RH e DP, oito planilhas editáveis para otimizar a jornada do colaborador e um botão escrito baixe agora.

Usar o ponto digital para empresas permite contabilizar as horas trabalhadas por cada funcionário rapidamente e fechar a folha de ponto em poucos minutos. A folha de pagamento também é finalizada com maior rapidez, uma vez que ela depende do cálculo de horas.

Para modernizar seu DP sem complicações, Sólides Ponto

Gestão otimizada de funcionários

O ponto digital para empresas permite extrair relatórios com os horários de entrada e saída, saldo de horas e até localização dos colaboradores no momento de registro do ponto. O acesso pode ser concedido ao setor de Recursos Humanos, aos gestores, direção ou coordenação, de acordo com o interesse da empresa.

Para a gestão empresarial, os relatórios podem ser usados como indicadores do desempenho de cada setor ou funcionário, pois mostram claramente quem possui os maiores índices de atrasos, quem costuma chegar mais cedo ou quais departamentos estão sobrecarregados, entre outras questões.

Ainda na gestão otimizada de funcionários, existe a vantagem de o ponto digital para empresas funcionar online, ou seja, apresentar dados em tempo real. Por isso, os líderes de equipe conseguem tomar decisões estratégicas antes do fim do mês, ao contrário do que ocorre em empresas que usam outros sistemas de ponto.

Assim, é possível acompanhar quem ainda não chegou na empresa e fazer substituições com rapidez ou reposicionar colaboradores de acordo com a demanda de cada departamento. Ao monitorar as horas extras, também é possível antecipar o planejamento financeiro da organização.

Redução de gastos da organização

Em comparação com o cartão de ponto manual ou com o ponto eletrônico comum, o ponto digital para empresas é o que apresenta melhor custo benefício. Em primeiro lugar, não existem custos com equipamento ou manutenção, pois cada colaborador usa o seu próprio celular para marcar horários de entrada e saída.

Em segundo lugar, ele traz segurança judicial. Devido à grande dificuldade de fraudar o sistema, tanto por parte do empregado quanto do empregador, os registros do ponto virtual para empresas podem ser usados como provas em eventuais processos trabalhistas. Assim, ações relacionadas à jornada de trabalho são finalizadas com rapidez e poupam custos judiciais.

Por fim, sabemos que o ponto digital auxilia a gestão pessoal, de forma que o setor de Recursos Humanos e os gestores da organização podem ter uma atuação mais estratégica. Isso se reflete na redução de custos com horas extras.

O ponto digital para empresas é mais que um sistema de controle de ponto, ele é também uma ferramenta para a gestão empresarial. Faça um teste gratuito do Tangerino por 14 dias e conheça todas as funcionalidades do nosso ponto digital!

Banner com fundo cinza o texto