Atualmente existem várias opções para controlar a jornada de trabalho dos seus funcionários.
O ponto eletrônico via celular é a mais prática delas, pois cada funcionário usa o seu próprio smartphone ou tablet, evitando custos com equipamento e gerando relatórios com alto nível de detalhamento para a empresa. Leia este post para entender como ele funciona:
Identificação por biometria
O ponto eletrônico via celular é antifraudes porque opera por meio de reconhecimento facial. Assim, não é possível que um funcionário realize a marcação de ponto do outro.
Todos os registros são armazenados online e o empregador tem acesso a eles por meio de um software ou do aplicativo de controle de ponto.
Devido à impossibilidade de fraude, o ponto digital biométrico é amplamente aceito em processos judiciais por horas extras.
Outro motivo para que ponto eletrônico via celular do Tangerino proporcione segurança judicial é o cumprimento das portarias 1510/09 e 373/11 do MTE.
Acesso online e offline
A maior vantagem do ponto eletrônico via celular é a possibilidade de marcação de ponto online e offline, que facilita o controle da jornada de trabalho de funcionários externos.
Por meio do app de ponto, é possível registrar o ponto em qualquer lugar e mesmo sem conexão com a internet.
Nesse caso, os dados ficam armazenados no aparelho e assim que ele se conecta são transmitidos à empresa.
Já com o acesso online, a gestão da empresa pode acompanhar a jornada de trabalho dos funcionários em tempo real.
Assim, durante o mês é possível monitorar o absenteísmo na empresa, saber o saldo do banco de horas de cada um e analisar quais setores estão com maior ou menor demanda de trabalho. Esses dados devem ser usados para uma gestão de pessoal mais efetiva.
Geolocalização
A localização exata do trabalhador no momento em que ele marcou o ponto é outra vantagem do ponto eletrônico via celular.
Por meio do controle de ponto com GPS, o empregador tem a certeza de que o funcionário estava no seu posto de trabalho naquele horário e pode até gerar relatórios que mostram o endereço de cada registro de ponto.
O aplicativo pode ainda ser usado para monitorar a posição dos funcionários durante o dia de trabalho.
É uma solução inteligente para empresas com serviços de entrega, motoristas ou vendedores externos, por exemplo.
Comprovantes e lembretes
Com o objetivo de minimizar as correções futuras, o ponto eletrônico via celular envia lembretes em horários configurados previamente para que o funcionário registre suas entradas e saídas do trabalho.
Ele também permite que o empregador envie comunicados por meio do aplicativo, seja para grupos ou para colaboradores específicos.
Como forma de cumprir com a Portaria 1510 do MTE, o funcionário recebe também um comprovante a cada marcação de ponto.
Esse documento é enviado por e-mail e informa o nome do colaborador, dia e horário. Seu valor legal é o mesmo dos comprovantes impressos.
Economia para a empresa
O ponto eletrônico via celular é parte da política Bring Your Own Device (BYOD), na qual o funcionário utiliza um dispositivo próprio para registrar as entradas e saídas da empresa.
Para ele, é mais confortável, pois lida com uma tecnologia com a qual já está acostumado e carrega consigo o tempo todo.
Também facilita a rotina, pois ele pode visualizar seu histórico de horários facilmente no aplicativo de ponto.
Já para o empregador, o BYOD é uma economia, pois isenta a empresa da compra de um equipamento para marcação de ponto e da manutenção dele.
Há ainda a possibilidade de reduzir despesas e contribuir para o controle de custos em gestão de pessoas a partir da gestão mais efetiva de horas extras.
Para as empresas que buscam uma solução eficiente e de baixo custo, o ponto eletrônico via celular é a melhor opção.
Conheça as funcionalidades do Tangerino e prove a eficácia dessa tecnologia por 14 dias grátis!
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.