Tempo de Leitura: 4 minutos

Uma empresa que tem uma equipe à distância ou em trabalho remoto pode enfrentar dificuldades para acompanhar suas rotinas e jornadas de trabalho. A boa notícia, no entanto, é que este é um problema que pode ser resolvido com o uso de uma solução de ponto online.

A marcação de ponto, além de ser obrigatória para todas as empresas com mais de vinte colaboradores, é uma ótima maneira de os empregadores terem conhecimento e controle das horas trabalhadas de seus funcionários.

Porém, antes que o ponto online existisse, dificilmente essa marcação era adequada o suficiente para superar a distância.

Como você vai entender ao longo da leitura, mais do que viabilizar a marcação de ponto, essa tecnologia fornece ao gestor boas condições para acompanhar e orientar sua equipe. Confira!

A importância de gerenciar uma equipe à distância

equipe a distância

De acordo com a CLT, toda empresa com 20 ou mais funcionários deve realizar o controle de ponto. Para aquelas cujos colaboradores estão sempre in loco, não é difícil cumprir com essa obrigação, sendo possível recorrer a diferentes sistemas de ponto.

Para as empresas que têm uma equipe a distância, a tarefa pode parecer inviável sem uma solução de ponto online. Assim, ficam sujeitas ao descumprimento das normas que exigem a marcação, o que pode resultar em autuações do MTE ou em processos trabalhistas.

Além de evitar perdas financeiras, o uso do controle de ponto digital traz outras vantagens. Uma vez que permite acompanhar de perto essa equipe, a empresa passa a ter mais controle da jornada de trabalho, das faltas, ausências e horas extras.

Banner com o fundo branco escrito: Otimize as rotinas do seu Departamento Pessoal com a solução mais completa de DP para PMEs!; e um botão roxo escrito conheça a Sólides Tangerino; ao lado eletrônicos mostrando o software de férias e de ponto Sólides Tangerino

O que diz a reforma trabalhista sobre o trabalho remoto?

Muitas empresas já precisavam gerenciar trabalhadores a distância antes da reforma trabalhista. É o caso, por exemplo, de organizações da construção civil que realizam obras em diferentes locais e empresas que realizam atendimentos nos quais os funcionários precisam viajar, entre outras.

Com a reforma trabalhista, entretanto, a possibilidade de organizações lidarem com esse tipo de trabalho foi regulamentada pela MP do Home Office. Para saber mais sobre ela, confira vídeo a seguir e inscreva-se no canal da Sólides Tangerino:

Seja para o trabalho externo, já regulamentado anteriormente, ou para o home office, regularizado recentemente, o ponto online é a melhor solução para que os empregadores possam monitorar a jornada dos colaboradores que atuam nessas modalidades.

Por que o ponto online é a solução para equipe à distância?

Como você pode imaginar, o ponto online é conectado à internet e, por isso, pode ser usado mesmo a distância, desde que conectado à rede.

A solução funciona por meio do uso de um aplicativo, como o Sólides Tangerino, que é instalado nos dispositivos móveis dos colaboradores da empresa, incluindo os integrantes da equipe em questão.

Uma vez que todos estejam devidamente cadastrados, o ponto mobile passa a ser usado para a marcação de ponto apenas com alguns cliques ou até mesmo por meio do reconhecimento facial.

O uso do ponto online permite que as informações sejam atualizadas frequentemente no sistema acessado pelo gestor. Assim, mesmo longe, a empresa consegue acompanhar de perto cada registro de ponto feito.

Banner com fundo roxo escrito: Masterclass para RH e DP, inovação em gestão de pessoas e liderança, 02 de abril às 12 horas; e um botão escrito garanta sua vaga

Alguns pontos que devem ser observados antes de contratar um controle de ponto online é a possibilidade de realizar integração com o eSocial e com sistemas de folha de pagamento.

Quando os arquivos gerados por um aplicativo de ponto têm o mesmo padrão daqueles que precisam ser inseridos no eSocial, a equipe de recursos humanos perde menos tempo para organizar e conferir as informações.

Da mesma forma, a integração do ponto digital com o sistema de folha de pagamento torna o processo de fechamento mais rápido e alinhado com o formato do eSocial.

Além disso, esse sistema também pode fazer o cálculo das folhas dos funcionários automaticamente, evitando perda de tempo e erros na contabilização das horas e no pagamento dos funcionários.

O ponto online também pode ser econômico, quando permite que a empresa contrate o serviço de acordo com a quantidade de funcionários que possui.

Vale destacar também que esse tipo de sistema de controle de ponto é seguro, pois utiliza sistema de ponto biométrico, com reconhecimento facial e criptografia, uma espécie de codificação de mensagens, para proteger os dados.

É possível, ainda, permitir diferentes níveis de acesso, de modo que colaboradores e equipe de recursos humanos possam ter acesso a informações distintas no aplicativo.

A gestão da equipe à distância com o ponto online

Uma solução como o Tangerino vai além da gestão de ponto para o controle da jornada de trabalho da equipe que está distante. Sua tecnologia também aposta na geolocalização por meio do GPS dos dispositivos.

Por isso, possibilita que o gestor confira onde cada colaborador está e se certifique de que o trabalho está sendo cumprido.

Essa possibilidade de acompanhar a situação de cada colaborador em tempo real permite que o gestor:

  • saiba quem está realizando horas extras, podendo acompanhar essa jornada ou optar por acionar o colaborador para que ele deixe de trabalhar;
  • monitore o saldo atualizado do banco de horas para planejar folgas e escalas sem prejudicar a produtividade dos colaboradores;
  • faça uma comparação entre o tempo trabalhado e o volume de tarefas cumpridas para analisar a produtividade de cada colaborador e da equipe.

Ou seja, o uso de uma solução de ponto online permite que a distância não seja um problema. Graças ao acesso fácil a dados atualizados, o gestor pode orientar mudanças e tomar decisões que favoreçam os resultados da empresa.

O controle de ponto online, portanto, é uma excelente opção para empresas de diferentes portes que precisam gerenciar equipes a distância.

Seguro e eficiente, esse tipo de sistema gera inúmeros benefícios para organizações e trabalhadores, além de ajudar no cumprimento de obrigações trabalhistas, como o eSocial.

Quer entender melhor como o ponto online funciona na prática? Faça um teste gratuito com o Sólides Tangerino e conheça melhor a nossa solução!

A concorrência não chega nem perto: Sólides otimiza + de 50 processos do seu DP