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Case da ACCT: Como o Tangerino Facilitou o Controle de Ponto no Home Office

Tempo de Leitura: 5 minutos O Tangerino revolucionou o Departamento Pessoal da ACCT, possibilitando que o foco saísse das operações de lançamento e se voltasse para a estratégia do negócio.

FotoPor: Leonardo Barros 16 junho 2021 20 setembro 2024 5 minutos
Tempo de Leitura: 5 minutos

O controle da jornada de trabalho no regime home office pode ser um verdadeiro desafio sem as ferramentas corretas, especialmente quando o time é descentralizado, estando presente em todo o Brasil, como no case da ACCT.

Mas essa necessidade não fica só para o home office. O Tangerino é uma solução moderna e inovadora para um velho problema, o controle da jornada de trabalho.

Neste case da ACCT, você compreenderá um pouco dos desafios enfrentados pela empresa em relação ao regime de home office e como o Tangerino foi importante em ajudar a superá-los.

Primeiro, vamos entender quem é a ACCT

A ACCT é uma empresa de arquitetura e engenharia de softwares que está há 11 anos no mercado de tecnologia.

Atualmente conta com cerca de 250 colaboradores e atua no Brasil e na Espanha desenvolvendo soluções inteligentes para gigantes no mercado, como Samsung, Carrefour, Motorola, C&A etc.

Um ambiente corporativo moderno e que atenda empresas relevantes no cenário nacional e internacional precisa ser eficiente e contar com ferramentas que realmente ajudem a melhorar a produtividade de toda a equipe.

O Tangerino foi uma das ferramentas selecionadas pela ACCT para melhorar os processos internos, principalmente a gestão da jornada de trabalho em home office.

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Saiba como o Tangerino melhorou o dia a dia da ACCT

Case da ACCT

Antes de contar com o Tangerino, a ACCT utilizava outro software de controle de jornada de trabalho.

Contudo, ele não satisfazia todas as necessidades da empresa, que precisava de algo mais robusto para as tarefas do dia a dia.

Isso fez com que os gestores procurassem diversas soluções para substituir a ferramenta antiga e adotar um software de controle de ponto mais completo e funcional. Foi então que o Tangerino entrou em cena.

Veja, a seguir, quais foram as funcionalidades que fizeram da ACCT um case de sucesso e levaram a empresa a adotar o Tangerino como ferramenta de gestão de jornada de trabalho.

1. O software é confiável e não apresenta instabilidades

Uma das situações que, infelizmente, são comuns em soluções que não levam em consideração a experiência do usuário é a instabilidade no sistema. 

Isso pode fazer com que um dia de trabalho tranquilo nos setores de Departamento Pessoal e Recursos Humanos, por exemplo, se torne um verdadeiro pesadelo.

O Tangerino acabou com os problemas de instabilidade da antiga plataforma utilizada pela ACCT.

Na verdade, para ser bem sincera, tudo melhorou. Havia muito problema de instabilidade no outro sistema até para fazer as marcações no dia a dia. Para o RH, era difícil fazer os acompanhamentos mensais. Então, antes do Tangerino, enfrentávamos problemas desde as operações diárias até a emissão dos relatórios no final do mês. Para nós, foi uma troca da água para o vinho.” Amanda Nascimento, Analista de Recursos Humanos

2. Todo o apoio que a sua empresa precisar

Compreendemos que a implementação ou mudança de uma ferramenta utilizada diariamente pela empresa pode ser um processo delicado.

Por isso, sempre oferecemos toda a assistência necessária à ACCT com o nosso onboarding personalizado, que contempla lives de treinamento diárias para se aprofundar no uso da ferramenta e uma equipe sempre presente!

Assim, quando menos esperavam, os colaboradores da ACCT já estavam marcando o ponto pelo celular.

O processo de implementação foi extremamente tranquilo, a gente até estranhou, porque foi muito simples. Bastou gerar uma planilha, enviar para a equipe do Tangerino que estava nos atendendo na época e eles fizeram o input no sistema. Com aproximadamente 48 horas, os colaboradores receberam os e-mails com o código PIN utilizado para o registro de ponto.” Amanda Nascimento, Analista de Recursos Humanos

3. Acompanhar as métricas do RH e DP ficou muito mais simples

Um problema que a ACCT enfrentava era a perda de tempo ao gerar relatórios e visões específicas. 

Era necessário investir horas de trabalho no tratamento de planilhas para obter as análises desejadas.

Assim, em vez de analisar os números e compreender seus significados, o tempo era gasto conduzindo planilhas e outras ferramentas arcaicas. 

Foi dessa forma que a transformação digital promovida pelo Tangerino deu mais agilidade para tarefas simples, automatizando processos e economizando o valioso tempo dos colaboradores para tarefas criativas.

Como temos acompanhamentos semanais e mensais, não gastamos muito tempo na emissão dos relatórios. Antes era preciso fazer todo o tratamento da planilha, e com o Tangerino não, nós conseguimos importar a planilha do sistema exatamente da forma como precisamos. Com isso, ganhamos mais tempo para a elaboração e análise do documento, que é o que realmente importa.” Amanda Nascimento, Analista de Recursos Humanos

4. Relatórios e mais relatórios para compreender o seu negócio

O time deve sempre ter um acesso simplificado aos relatórios necessários para a operação diária. 

É através da inteligência gerada por esses relatórios que o RH se torna verdadeiramente estratégico dentro de qualquer negócio. 

Assim, não ter um acesso facilitado a esses dados é extremamente contraprodutivo.

Tomar decisões fica mais complicado, é necessário contar com outras soluções dentre diversos outros problemas.

O Departamento Pessoal da ACCT também pensa isso:

Utilizamos semanalmente os relatórios sintéticos de bancos de horas e horas extras, assim como o próprio relatório de horas extras, porque ele mostra todos os detalhes das marcações do colaborador. Para o fechamento do mês, temos o relatório de absenteísmo, o espelho de ponto do colaborador, relatórios de saldo acumulado de bancos de horas etc.” Amanda Nascimento, Analista de Recursos Humanos

 

 

5. A equipe do DP passou a tomar decisões com dados em tempo real

A gestão com base em dados é importantíssima para qualquer empresa que deseje desenvolver um negócio saudável e escalonar sua operação.

Os gestores agora conseguem tomar decisões com base nos dados gerados em tempo real. 

Não é preciso fazer uma solicitação especial ao DP para saber sobre carga horária ou horas extras, já que tudo está disponível com alguns toques para que os processos sejam mais eficientes e rápidos.

“Basicamente os dados que mais utilizamos hoje correspondem ao acompanhamento de banco de horas. Inclusive, já passamos por um fechamento de quadrimestre dentro do Tangerino e foi excelente, houve um resultado muito visível em relação ao último, tanto do ponto de vista de controle quanto da transparência para o colaborador, que tem a opção de acompanhar tudo em tempo real.” Amanda Nascimento, Analista de Recursos Humanos

6. Simplicidade para a gestão e colaboradores

O Tangerino se propõe a ser uma solução simples e completa para controle de ponto digital e gestão da jornada de trabalho, e este case da ACCT prova que a empresa percebeu isso em seu dia a dia.

Desenvolvemos um sistema intuitivo para que gestores e colaboradores em geral tenham uma excelente experiência em algo tão rotineiro como bater o ponto.

Um ponto muito importante é garantir que o colaborador se sinta empoderado para gerir o próprio ponto, podendo fazer ajustes em suas marcações e até mesmo anexar atestados médicos.

Assim, RH e DP ficam mais livres para exercer suas funções estratégicas, sabendo que o Tangerino registra todas as informações importantes por eles.

O sistema é autoexplicativo, o que facilita muito para os usuários e para nós que temos o papel de administradores dentro do sistema. Mas acho que uma das funções de maior valor é o funcionário ter a liberdade de editar as suas próprias marcações. Para nós no DP, isso reduz muito o fluxo de ajuste. Ele também pode fazer o lançamento do atestado médico, reduzindo o fluxo de qualquer tipo de ajuste ou lançamento, fazendo com que tenhamos um olhar mais crítico e voltado para a análise.” Amanda Nascimento, Analista de Recursos Humanos

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Leonardo Barros construiu sua carreira com uma abordagem estratégica e empreendedora. Ele criou vários produtos digitais e soluções tecnológicas, e fundou empresas de tecnologia e gestão como a Framework Digital, Argos e Tangerino. Atualmente, ele é COO e sócio na Sólides. Leonardo é pós-graduado em Ciências da Computação pela PUC Minas e também estudou Inovação e Empreendedorismo na Universidade de Stanford. No Blog da Sólides DP, ele compartilha insights sobre empreendedorismo e as soluções que a empresa oferece para o mercado de Departamento Pessoal (DP).

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