Blog

Case da Impacto Construtora: Confira Como o Tangerino facilitou a Rotina do RH na Empresa!

Tempo de Leitura: 5 minutos A gestão de times descentralizados pode ser um desafio, mas o Tangerino ajudou o time de RH da Impacto Construtora a realizar essa tarefa de forma estratégica, sobrando tempo para outros projetos.

POSTADO EM: 6 setembro 2021 Atualizado em: 11 maio 2022 TEMPO DE LEITURA : 5 minutos FotoPOR: Leonardo Barros
Início > Cases de Sucesso > Case da Impacto Construtora: Confira Como o Tangerino facilitou a Rotina do RH na Empresa!
Tempo de Leitura: 5 minutos

Qual a função do RH dentro da sua empresa? Se a sua resposta foi gerir a folha de ponto, o setor precisa ser repensado para que atinja todo o seu potencial estratégico. É justamente sobre isso que vamos tratar neste case da Impacto Construtora.

Para reinventar a forma com que o RH realiza suas tarefas diárias surgiu o Tangerino, um software de gestão de ponto com todas as soluções que a sua equipe precisa para economizar tempo nas tarefas corriqueiras, podendo, então, desenvolver novos projetos.

Além disso, dividir as tarefas relacionadas à marcação de ponto entre os colaboradores do setor de Recursos Humanos e os gestores da equipe nunca foi tão simples. Tudo em um único local e com dados disponibilizados em tempo real.

Quer conferir o case da Impacto Construtora e entender como ela otimizou o tempo do RH através das soluções inteligentes oferecidas pelo Tangerino? Continue lendo este texto e descubra!

Quem é a Impacto Construtora e o que a levou a adquirir o Tangerino

Case da Impacto Construtora

A Impacto Construtora tem sede localizada no estado de São Paulo e conta com uma missão bastante clara: “proporcionar soluções em construção civil e industrial, dentro dos mais altos padrões de excelência, segurança e tecnologia”.

Para isso, eles dispõem de aproximadamente 250 colaboradores espalhados por diversos estados do Brasil, como Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Paraná e outros.

Assim, um dos desafios enfrentados pela empresa foi a gestão desses colaboradores de forma ágil e em tempo real. 

Especialmente, tendo em vista que a sede administrativa da organização fica em Piracicaba (SP), e a falta de controle do ponto pode resultar em atraso nas entregas.

Case de Sucesso Microcity

Dessa forma, para lidar com tantos projetos descentralizados, foi necessária a atualização do sistema de gestão de ponto arcaico que era utilizado pela empresa por algo moderno, e é aqui que entra o Tangerino.

Entenda agora como o nosso software mudou a rotina do RH, agilizando processos e permitiu uma maior integração entre o time central em Piracicaba e os gestores alocados nas obras.

Personalização do Tangerino como facilitador na integração de times

A interação entre um RH mais estratégico e a gestão de times dentro de uma empresa é primordial para garantir que os projetos andem com o mínimo de imprevistos.

Pensando nisso, o nosso software conta com o aplicativo Tangerino Gestor, permitindo que o time de RH da Impacto Construtora pudesse atribuir responsabilidades que antes ficariam concentradas neles aos gestores in loco.

“Os gestores utilizam o aplicativo Tangerino Gestor, resolvendo questões como marcação de ponto manual caso o funcionário tenha esquecido, lançar atestados, cadastro de pessoal novo etc. Para nós fica somente a liberação, sobrando mais tempo para fazer a parte de RH estratégico e não apenas gerenciar a parte específica da folha.”

Joice Campacci Galdino, analista de RH

Essa colaboração é facilitada pelo aplicativo do Tangerino que permite ao RH personalizar as funcionalidades disponíveis para os colaboradores certos, agilizando a gestão de pessoas e dividindo as responsabilidades.

Essa individualização das funções do aplicativo não ficam limitadas ao nível de gestão. 

É possível também personalizar as informações de segurança que cada colaborador tem acesso. 

Por exemplo, quem trabalha em home office não precisa da geolocalização; já os colaboradores que atuam na obra precisam estar presentes, sendo uma funcionalidade bastante relevante, que nos leva ao próximo tópico.

Aproveite que está por aqui e leia também:
👉 Tudo que você precisa saber sobre a gestão de ponto
👉 Controle de ponto na jornada mista: veja por que adotar!
👉 Controle de ponto para pequenas empresas: veja 6 motivos para investir
👉 Biometria facial: o que é essa tecnologia que revolucionou a marcação do ponto

Segurança para a empresa e confiança nos dados

Outro ponto importante, principalmente para analisarmos o case da Impacto Construtora, que tem funcionários trabalhando em obras espalhadas pelo Brasil, é a confiabilidade nos dados do controle de ponto.

“Para nós do RH, não tem a questão de um colaborador bater ponto por outro, que é o principal problema que eu tinha em outra empresa com os cartões. E a geolocalização impede que o colaborador consiga enganar a gente, porque tem a informação de onde ele marcou o ponto.”

Joice Campacci Galdino, analista de RH

Essas e outras características do Tangerino, como o reconhecimento facial, a geolocalização e a assinatura eletrônica, são fundamentais na hora de garantir que aquilo que está registrado na folha de ponto é fidedigno à realidade.

Isso também evita questões legais relacionadas ao pagamento de horas extras, por exemplo, resguardando a empresa financeira e legalmente através do Tangerino.

Agilidade para a rotina do RH com dados em tempo real

A segurança e disponibilização dos dados em tempo real faz com que a rotina do RH seja mais simples.

Não é mais necessário gastar horas de trabalho preenchendo planilhas, já que diversos relatórios estão disponíveis a alguns cliques de distância, possibilitando uma tomada de decisão rápida e precisa.

Isso é particularmente importante para a Impacto Construtora já que a assiduidade de profissionais impacta diretamente na capacidade de a empresa cumprir os seus prazos.

“Utilizamos muito o Tangerino para acompanhar a rotina. Como a obra tem prazo para entrega, sempre monitoramos os colaboradores que estão presentes ou não. Já aconteceu de faltar funcionário e eu precisar parar uma frente de obra. Então, precisamos sempre estar acompanhando quem está ali e como está a entrega.”

Joice Campacci Galdino, analista de RH

O Tangerino Totem nas obras: facilidade e segurança para os colaboradores

O Tangerino pode ser utilizado nos smartphones, contudo, existem também alternativas como o Totem, particularmente importantes em tempos de risco sanitário.

Isso porque ela permite que o colaborador bata o ponto sem precisar tocar em nada. O Totem reconhece o QR Code no crachá e logo em seguida registra também uma foto do colaborador.

Assim, ele não precisa digitar o seu PIN em um sistema comunitário. Ademais, por ser feito no local de trabalho, garante que o colaborador esteve presente para o ato de bater o ponto.

Essa solução foi particularmente útil para constituir o case da Impacto Construtora, que lida com dezenas de colaboradores em suas obras.

“O Tangerino facilita bastante, porque deixamos um tablet fixo na obra e os colaboradores utilizam o Totem. Daqui de Piracicaba nós fazemos o acompanhamento e mandamos os relatórios para os administrativos das obras.”

Joice Campacci Galdino, analista de RH

Apoio incondicional da equipe Tangerino

Seja para resolver problemas pontuais ou realizar integrações com os principais softwares de gestão de pessoas do mercado, a equipe do Tangerino está sempre à disposição para resolver essas questões.

Além da facilidade de sempre ter um especialista à sua disposição, também oferecemos diversos meios de contato, assim garantimos que você sempre terá uma forma de falar conosco.

“Nós tínhamos o contato de um suporte onde conversávamos, mas ultimamente descobrimos o chat no próprio site. Agora, quando temos alguma dúvida ou aconteceu alguma inconsistência que não estamos conseguindo resolver, chamamos e sempre somos atendidos.”

Joice Campacci Galdino, analista de RH
 

Conclusão

O Tangerino é uma ferramenta inteligente e prática tanto para os colaboradores que precisam bater o ponto diariamente quanto para o time de RH e gestores que necessitam de dados para tomar decisões.

Neste case da Impacto Construtora, o nosso software agiliza a rotina do time de RH, permitindo que ele colabore sem atrito com outras áreas da gestão de pessoas.

Desse modo, o time tem mais tempo para focar em outras tarefas e projetos, realmente atuando de forma estratégica na organização.

Quer garantir essas e outras vantagens para a sua empresa? Descubra como o Tangerino pode dar superpoderes à sua equipe de RH! 

Faça o teste grátis da ferramenta por 14 dias e seja o nosso próximo case de sucesso!

Conheça o novo Módulo Gestão de Férias

Foto: Leonardo Barros
Leonardo Barros

Leonardo é pós-graduado pela PUC Minas em Ciências da Computação. Formou-se em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. Ao longo de sua vida, fundou empresas de tecnologia e gestão, como as startups Tangerino, Argos e Columbus. É CEO do Tangerino, empresa de inovação tecnológica nos processos de Departamento Pessoal e recentemente vendida para a Sólides, maior e mais completa RHTech do Brasil, da qual também se tornou sócio.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Artigos Relacionados

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[EBOOK]
[EBOOK]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[GUIA]
[GUIA]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[Guia]
[Guia]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]