Tempo de Leitura: 6 minutos

Empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a realizar o controle da jornada de trabalho de seus colaboradores. Mas essa costuma ser uma tarefa que demanda muito tempo do RH, e também exige disciplina e comprometimento dos empregados. 

Até alguns anos atrás, o registro do ponto era feito de maneira manual ou mecânica, que gerava possibilidade para fraudes de ambos os lados, além de uma carga de trabalho grande para fazer o tratamento desses dados, como conferir e contabilizar. 

Felizmente a tecnologia hoje pode ajudar as empresas a minimizar esses problemas. Sistemas que contam com recursos de biometria, como o aplicativo de reconhecimento facial, simplificam essa tarefa tanto para empresas, como para os funcionários. 

Quer saber o que é e como funciona o controle de ponto com aplicativo de reconhecimento facial? Então continue acompanhando esse conteúdo até o final. 

Para facilitar a leitura, veja tudo o que você vai descobrir neste artigo:

O que é um controle de ponto por aplicativo de reconhecimento facial?

homem segurando celular em uma mão. Do celular saem linhas em direção a pontos de seu rosto simulando um aplicativo de reconhecimento facial.

O controle de ponto por aplicativo de reconhecimento facial é um sistema de registro de ponto eletrônico que permite a marcação por meio do reconhecimento das características do rosto de cada pessoa.

Para modernizar seu DP sem complicações, Sólides Ponto

Apesar de ainda parecer algo saído dos filmes, o app de reconhecimento facial é um recurso já disponível para as empresas, que ganhou muita visibilidade durante a pandemia, quando foi exigido o distanciamento social e é uma solução eficiente e segura de controle de ponto. 

Aos poucos, muitas empresas estão percebendo os benefícios e vantagens de contar um uma solução mais eficiente de registro de ponto.  

O que é reconhecimento facial?

O reconhecimento facial é uma maneira de identificação que utiliza os traços e características do rosto como base. Esse recurso pode ser utilizado para reconhecer pessoas em fotos, vídeos e também em tempo real.

Ele é uma das opções de biometria, que também conta com reconhecimento de voz, impressão digital, retina ocular e íris. 

Aproveite a visita e confira também:

O app de reconhecimento facial é legal?

Sim. A CLT estabelece a obrigatoriedade de manter um sistema de registro e controle de ponto em empresas com mais de 20 funcionários e a Portaria 671, publicada em 2021, unificou as normas anteriores sobre o assunto, regulamentando a adoção dos sistemas de controle de ponto eletrônicos e estabelecendo algumas exigências de segurança

A Portaria 671 do ponto eletrônico regulamenta três formas de controle de jornada:

  • manual;
  • mecânica;
  • eletrônica.

Esse terceiro formato engloba todas as soluções do tipo REP ou Registrador Eletrônico de Ponto, definidas pela norma da seguinte forma:

“É o conjunto de equipamentos e programas informatizados destinados à anotação da hora de entrada e de saída dos trabalhadores em registro eletrônico, de que trata o § 2º do art. 74 do Decreto-Lei nº 5.452, de 1943 — CLT”.

A Portaria 671 estabelece uma nova forma de classificação de sistemas de registro de pontos eletrônicos, entre eles o REP-P, que é um software que deve ser registrado no INPI, como um programa de computador feito para registrar o ponto.

Essa é a solução de controle de ponto com mais requisitos específicos, entenda abaixo:

I – cabeçalho contendo o título “Comprovante de Registro de Ponto do Trabalhador”;

II – Número Sequencial de Registro – NSR;

III – identificação do empregador contendo nome, CNPJ/CPF e CEI/CAEPF/CNO, caso exista;

IV – local da prestação do serviço ou endereço do estabelecimento ao qual o empregado esteja vinculado, quando exercer atividade externa ou em instalações de terceiros;

V – identificação do trabalhador contendo nome e CPF;

VI – data e horário do respectivo registro;

VII – modelo e número de fabricação, no caso de REP-C, ou número de registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, no caso de REP-P;

VIII – código hash (SHA-256) da marcação, exclusivamente para o REP-P; e

IX – assinatura eletrônica contemplando todos os dados descritos nos incisos I a VIII, no caso de comprovante impresso.

Essas ferramentas utilizam o melhor da tecnologia para simplificar esses processos, gerando segurança e assertividade no controle da jornada de trabalho. 

Existem muitas opções de controle de ponto eletrônico, mas entre as disponíveis no mercado, uma das mais seguras e eficientes, sem dúvida, é a de reconhecimento facial.   

Como funciona o reconhecimento facial no controle de ponto?

Hoje essa tecnologia já é mais comum, pois muitos equipamentos eletrônicos utilizam. 

Com a Sólides Ponto o fechamento da folha é: rápido e seguro

Alguns celulares, por exemplo, utilizam o reconhecimento facial para desbloquear o acesso, e já existem também sistemas que usam essa tecnologia para reconhecer o usuário e assinar digitalmente documentos. 

Algumas redes sociais também utilizam esse recurso para sugerir marcações de amigos em fotos. Você já deve ter recebido esse tipo de sugestão no Facebook ou no Google Fotos. 

A tecnologia de reconhecimento facial utiliza os chamados pontos nodais, que são pontos específicos e exclusivos de cada pessoa, como o comprimento do nariz e a distância entre os olhos. 

São 80 deles só no rosto humano e a combinação deles é única, sendo possível, assim, reconhecer cada indivíduo.

O controle de ponto com aplicativo de reconhecimento facial utiliza essa ferramenta para gerar mais segurança e eficiência para o registro da jornada de trabalho. 

Como funciona na prática?

Na prática, o colaborador precisa posicionar o dispositivo móvel em frente ao seu rosto e habilitar a identificação pelo reconhecimento facial. 

O app de reconhecimento facial analisa a imagem e registra uma foto para comparar com as informações cadastradas no seu banco de dados. 

Esse processo é extremamente rápido e preciso. Sendo correspondente, o ponto é registrado no sistema de ponto eletrônico facial. 

É importante ressaltar que essa tecnologia também conta com machine learning, um tipo de aprendizado tecnológico, que permite ao sistema considerar possíveis alterações visuais, como barba, uso de óculos, mudança do ângulo da foto e até mesmo expressões faciais diferentes. 

Quais são as vantagens do Controle de Ponto por app com reconhecimento facial?

O uso de um aplicativo de reconhecimento facial, como o Tangerino, oferece muitas vantagens para a empresa, começando pela facilidade de uso, já que ele consegue simplificar a rotina de marcação de ponto dos colaboradores.

Outra vantagem importante é a eliminação de erros comuns e de retrabalho. Como todo o processo acontece de maneira automática, inclusive o tratamento dos dados registrados, os funcionários do RH responsáveis por fazer esse controle e realizar o pagamento da folha, têm muito mais facilidade, eliminando a perda de tempo e aumentando a produtividade. 

Mais um ponto que pode ajudar muito os gestores é a possibilidade de acompanhar os registros em tempo real, ou seja, o líder pode perceber rapidamente quais colaboradores precisam compensar horas ou podem ser requisitados para fazer horas extras sem comprometer o orçamento da empresa. 

Essa facilidade se estende também para a criação de escalas de trabalho. Todos os cálculos de valores e de banco de horas ficam muito mais simples, além de tornar mais prática a avaliação de produtividade de cada colaborador e também da equipe. 

Por que o Tangerino é uma solução de app de controle de ponto com reconhecimento facial? 

O controle de ponto Tangerino modificou completamente a forma que o registro de ponto é feito, especialmente por juntar aplicativo de reconhecimento facial com o recurso de geolocalização, tornando essa tarefa muito mais simples e segura. 

Entre as principais funcionalidades proporcionadas por essa tecnologia podemos destacar:

  • marcação de ponto online e offline;
  • controle de ponto móvel;
  • assinatura eletrônica da folha de ponto;
  • controle de banco de horas;
  • controle de absenteísmo;
  • controle de horas extras;
  • mais de 20 tipos de relatórios atualizados em tempo real, entre outros. 

Além disso, o Tangerino oferece soluções adicionais integradas que beneficiam ainda mais o Departamento Pessoal. 

Uma dessas soluções é o software de admissão digital, um recurso que otimiza o processo admissional das empresas, tornando-o 100% digital, simples e interativo para todas as partes envolvidas, promovendo uma experiência facilitada para o DP e as pessoas contratadas.

Com a criação de um processo linear, é possível evitar perdas de prazos, etapas puladas ou documentos esquecidos, e o seu DP consegue fazer toda a gestão de novas admissões facilmente, inclusive a comunicação entre a empresa e os candidatos.

Essa comunicação abrange também outros agentes, como o contador e o departamento financeiro, que também se inserem no processo de admissão. Assim, todo o processo é facilitado.

O Admissão Tangerino é uma módulo all in one, ou seja, tem tudo o que seu DP precisa e conta com:

  • integração com o GED;
  • processo admissional online;
  • relatórios admissionais padrões;
  • notifica o colaborador das etapas do processo admissional;
  • integração com a Gestão de Ponto;
  • integração com a Gestão de Férias.

Aliás, esse é outro módulo do Tangerino, o software de Gestão de Férias.

Com esse módulo, todas as etapas do processo de requisição e liberação de férias podem ser realizadas pelo aplicativo.  

O colaborador pode fazer uma solicitação online para o seu período de férias, e assim gerar uma notificação instantânea para o DP.

O gestor analisa a solicitação e, por meio do próprio aplicativo, aprova ou rejeita o pedido feito.

Vale lembrar que essa funcionalidade confere mais transparência ao processo, mais autonomia aos colaboradores e simplifica a rotina do DP. Além do mais, é algo que favorece a gestão de férias de trabalhadores remotos, uma vez que facilita essa interação.

Temos alguns guias relacionados ao assunto. Baixe gratuitamente:

Conclusão

Agora você já sabe o que é um aplicativo de reconhecimento facial e como esse recurso pode ser utilizado para facilitar o registro da jornada de trabalho dos seus funcionários. 

Além disso, também entendeu que essa ferramenta é legalizada, e que oferece diversos benefícios e vantagens para as empresas. 

Agora só falta experimentar essa ferramenta no seu negócio. Agende uma demonstração do Tangerino agora mesmo e comece a aproveitar os benefícios. 

Com a Sólides Ponto o fechamento da folha é: rápido e seguro