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O que vem à sua cabeça quando você pensa em controle de ponto? Longas filas de colaboradores entediados aguardando a sua hora de colocar o dedo no leitor biométrico? Pois saiba que o cenário é bem diferente depois do surgimento do ponto eletrônico via celular.

O smartphone desempenha vários papéis na vida das pessoas, e no cenário empresarial tende a facilitar alguns processos, como a marcação de ponto.

Essa comodidade não beneficia somente com o colaborador. A empresa, especialmente o setor de RH e DP, também aproveita os diversos benefícios, como, por exemplo, nunca mais precisar coletar assinaturas para o fechamento da folha de ponto.

Neste texto, você entenderá como funciona o ponto eletrônico via celular e como essa tecnologia poderá ajudar a sua empresa a entregar melhores resultados. Confira!

Como funciona o ponto eletrônico via celular?

controle de ponto pelo celular

O ponto eletrônico via celular funciona de forma similar a outros sistemas de gestão de jornada de trabalho. Seu grande objetivo é registrar o período que foi realmente trabalhado. Contudo, a marcação é realizada de maneira mais moderna, feita pelo smartphone ou tablet do colaborador.

Ademais, sistemas multiplataforma, como o Tangerino, permitem que a marcação seja feita até mesmo no navegador, facilitando muito a vida do colaborador e servindo como uma barreira para esquecimentos que atormentam sempre o RH.

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Apesar da similaridade das funções, o ponto eletrônico via celular tem algumas diferenças: 

  • é mais prático e seguro tanto para a empresa quanto para o colaborador;
  • o sistema fica totalmente armazenado na nuvem, eliminando a necessidade de contratar ou comprar hardware de registro de ponto para o escritório;
  • os mecanismos de segurança envolvidos evitam fraudes, algo que não pode ser dito das folhas de ponto tradicionais.

Quais as vantagens em utilizar um sistema de ponto via celular?

Por esse método, o funcionário usa o seu próprio smartphone ou tablet, evitando custos com equipamento

Além disso, o app de controle de ponto via celular gera relatórios com alto nível de detalhamento para a empresa. Quando o DP precisa planejar diferentes tipos de escala de trabalho, o processo fica mais simples. 

Os relatórios permitem acesso ágil a todo o histórico de registro de ponto e facilitam a gestão e os cálculos de variações no banco de horas. Esse fator permite avaliar a produtividade de cada colaborador e definir estratégias para melhorar o seu desempenho e de toda equipe.

Agora, é preciso responder à principal dúvida sobre esse assunto: o ponto eletrônico via celular é legal?

O que a lei diz sobre o ponto eletrônico via celular?

Realizar o controle de ponto eletrônico via celular é, sim, legal! 

Essa é, inclusive, uma das perguntas mais comuns que recebemos. Tanto que preparamos um vídeo completo para tirar todas as suas dúvidas, confira:

Com a publicação da Portaria 671 de 2021, o uso desse tipo de ferramenta tecnológica para monitoramento de jornada foi devidamente regulamentado.

Mas, mesmo antes dessa portaria, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) já determinava a obrigatoriedade do controle da jornada de trabalho para empresas com mais de 20 funcionários.

Nesse cenário, toda empresa necessita anotar a hora de entrada e de saída do seu colaborador em registro manual, mecânico ou eletrônico. Ou seja, num dos tipos de controle de ponto.

A Portaria 671 de 2021, que citamos, tem como objetivo regulamentar disposições relativas à: 

Ela possui 401 artigos que reúnem e aprimoram regras que eram previstas em diversas portarias antigas, principalmente as 373 e 1510.

Quer ficar por dentro de outros assuntos? Confira estes artigos:
? Fechamento de Folha de Ponto: Quais os Maiores Erros e Como Evitá-los
? Tudo que Você Precisa Saber Sobre a Gestão de Ponto
? Assinatura Eletrônica de Folha de Ponto: Por Que Implementar Agora Mesmo?
? Tudo que Você Precisa Saber sobre a Tolerância de Atraso no Ponto Digital
? Reforma Trabalhista: Conheça as Mudanças da Nova CLT

Quais as principais funcionalidades do ponto via celular para a gestão de funcionários?

Atualmente existem várias opções para controlar a jornada de trabalho dos seus funcionários. No entanto, o ponto eletrônico pelo celular é, sem dúvidas, a forma mais prática para a sua equipe.

Quer entender todos os benefícios que essa tecnologia pode proporcionar à sua empresa? Então, confira a lista abaixo:

1. Identificação por biometria

O ponto eletrônico via celular é antifraude, porque opera por meio de biometria, que pode ser via:

  • impressão digital;
  • leitura de íris;
  • reconhecimento da retina;
  • identificação por voz;
  • reconhecimento facial ou biometria facial

Assim, não é possível que um funcionário realize a marcação de ponto do outro, por exemplo.

Todos os registros são armazenados online e o empregador tem acesso a eles por meio de um software ou do aplicativo de controle de ponto.

Devido à impossibilidade de fraude, o ponto digital biométrico é amplamente aceito em processos trabalhistas por horas extras. 

2. Reconhecimento facial 

Com o reconhecimento facial do colaborador, o uso de um app de controle de ponto eletrônico via celular simplifica a rotina de marcação de ponto, como já mencionamos. 

É também importante considerar que uma solução de ponto digital elimina erros comuns ao sistema de marcação manual, evitando a perda de tempo e situações de retrabalho para o RH.

Os registros de cada marcação feita são armazenados no sistema do aplicativo e permitem o acompanhamento em tempo real

3. Acesso online e offline

A maior vantagem do ponto eletrônico via celular é a possibilidade de marcação de ponto online e offline, que facilita o controle da jornada de trabalho externo.

Por meio do app de ponto, é possível fazer o registro em qualquer lugar e mesmo sem conexão com a internet. 

Nesse caso, os dados ficam armazenados no aparelho e, assim que ele se conecta, são transmitidos à empresa.

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Já com o acesso online, a gestão da empresa pode acompanhar a jornada de trabalho dos funcionários em tempo real

Assim, com a marcação de ponto via celular, o DP consegue: 

  • monitorar o absenteísmo na empresa;
  • saber o saldo do banco de horas de cada um;
  • analisar quais setores estão com maior ou menor demanda de trabalho. 

Esses dados devem ser usados para uma gestão de pessoal mais efetiva.

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4. Geolocalização

A localização exata do trabalhador no momento em que ele marcou o ponto é outra vantagem do ponto eletrônico via celular. 

Por meio do controle de ponto com GPS, o empregador tem a certeza de que o funcionário estava no seu posto de trabalho naquele horário e pode até gerar relatórios que mostram o endereço de cada registro de ponto.

A geolocalização é uma solução inteligente para empresas com serviços de entrega, motoristas ou vendedores externos, por exemplo. O aplicativo pode ainda ser usado para rastrear os funcionários durante o dia de trabalho. 

5. Comprovantes e lembretes

Com o objetivo de minimizar as correções futuras, o ponto eletrônico via celular envia lembretes em horários configurados previamente para que o funcionário registre suas entradas e saídas do trabalho. 

Ele também permite que o empregador envie comunicados por meio do aplicativo, seja para grupos ou para colaboradores específicos.

Como forma de cumprir as determinações legais, o funcionário recebe também um comprovante a cada marcação de ponto

Esse documento é enviado por e-mail e informa o nome do colaborador, dia e horário. Seu valor legal é o mesmo dos comprovantes impressos, permitindo a eliminação de papéis na rotina da empresa.

6. Economia para a empresa

O ponto eletrônico via celular é parte da política Bring Your Own Device (BYOD) — ou “traga seu próprio dispositivo”, em português —, na qual o funcionário utiliza um dispositivo próprio para registrar as entradas e saídas da empresa.

Para ele, é mais confortável, pois o trabalhador lida com uma tecnologia com a qual já está acostumado e carrega consigo o tempo todo. 

Também facilita a rotina, pois ele pode visualizar seu histórico de horários facilmente no aplicativo de ponto.

Já para o empregador, o BYOD é uma economia, pois isenta a empresa da compra de um equipamento para marcação de ponto e da manutenção dele. 

Há ainda a possibilidade de reduzir despesas e contribuir para o controle de custos em gestão de pessoas a partir da gestão mais efetiva de horas extras.

Para as empresas que buscam uma solução eficiente e de baixo custo, o ponto eletrônico via celular é a melhor opção. 

Viu como a tecnologia pode auxiliar muito nos processo de RH e DP? Ouça o episódio do Tangerino Talks a seguir e se aprofunde sobre os impactos da inovação digital!

O empregado é obrigado a bater ponto pelo próprio celular? 

Não há nada no texto da Portaria 671 que determine a obrigação de utilizar o dispositivo do colaborador ou não. Portanto, nesse caso o ideal é que empregado e empregador estejam de acordo sobre essa questão.

Como já mencionamos, é muito comum que algumas empresas adotem o método BYOD. Cabe à empresa educar os funcionários e entrar em acordo sobre essa forma de registro.

Quando o colaborador tem acesso ao registro de ponto diretamente no smartphone e não trabalha presencialmente na sede da empresa, por exemplo, os custos de deslocamento e o tempo gasto para marcação de ponto são reduzidos drasticamente

Isso sem falar na redução de despesas com a manutenção de relógios de ponto biométrico tradicionais e a compra das bobinas de papel para impressão das marcações de ponto.

Conclusão

Falamos muito sobre o que é o controle de ponto eletrônico via celular e as vantagens que essa solução traz para a sua empresa.

Relembre os tópicos sobre os quais falamos neste artigo:

Como funciona o ponto eletrônico via celular?

Permite fazer marcação de ponto em dispositivos móveis como smartphone ou tablet.

O que a lei diz sobre o ponto eletrônico via celular?

O ponto via celular é legal e regulamentado pela Portaria 671.

Quais as principais funcionalidades do ponto via celular para a gestão de funcionários?

1. Identificação por biometria;
2. reconhecimento facial;
3. acesso online e offline;
4. geolocalização;
5. comprovantes e lembretes;
6. economia para a empresa.

O empregado é obrigado a bater ponto pelo próprio celular?

Não, por isso empregado e empregador devem estar de acordo sobre essa questão.

No entanto, é fundamental escolher a melhor ferramenta para que você consiga aproveitar todos esses benefícios.

Com o aplicativo de controle de ponto do Tangerino, você tem:

  • informações centralizadas em um só local e em tempo real;
  • integrações nativas e API Pública Tangerino;
  • suporte personalizado;
  • segurança para a empresa e colaborador;
  • soluções modernas e tecnológicas para a sua empresa.

O que achou de todas as vantagens que um controle de ponto eletrônico via celular oferece a sua organização? 

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