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O setor de RH de uma empresa oferece inúmeras possibilidades de carreira. No topo dela, está o CHRO.  

Esse profissional exerce um cargo de liderança extremamente importante e tem espaço em qualquer porte de empresa.

O CHRO toma decisões que impactam a vida de todos os colaboradores, que devem estar muito bem embasadas. 

Se você não sabe o que é e nem sabe qual é o papel do CHRO nas empresas, continue acompanhando esse conteúdo até o final para tirar todas as suas dúvidas. 

Para facilitar sua leitura, veja o que você vai encontrar nesse conteúdo:

O que é CHRO?

CHRO

A sigla CHRO, vem de Chief Human Resources Officer, que em tradução livre pode ser compreendido como líder (ou diretor) de Recursos Humanos.

Ele é responsável por gerenciar o capital humano de uma organização, assim como os sistemas tecnológicos utilizados pelo RH. 

Top Of Mind de RH

O CHRO é um executivo de gerenciamento de nível superior, assim como outros executivos C-Level, como o Diretor de Informações (CIO), o Diretor Financeiro (CFO) e o Diretor de Marketing (CMO). 

O Diretor de Recursos Humanos é responsável por criar planos de carreira e também ações estratégicas que aumentam a motivação dos colaboradores da empresa. 

Quais as funções de um CHRO?

O CHRO exerce um cargo com muitas funções e responsabilidades, sendo um dos pilares da empresa. Ele coordena os gerentes de RH da empresa e, consequentemente, também todos os funcionários do setor. 

É responsável por:

  • desenvolver plano de cargos e salários
  • desenvolver políticas salariais;
  • coordenar orçamento direcionado ao setor de RH; 
  • prestar contas ao CEO da empresa
  • desenvolver estratégias alinhadas aos objetivos da organização;
  • criar planos para atrair e reter talentos
  • criar planos de remuneração e benefícios, entre outros.

Um ponto essencial do cargo de CHRO é a gestão humanizada, que depende de muita sensibilidade para liderar e apoiar seus colaboradores. 

Em relação à tecnologia, os Diretores de Recursos Humanos normalmente supervisionam o software de gestão de talentos utilizado pela empresa e outros programas de bem-estar e reconhecimento de funcionários. 

Quer saber como o líder na empresa é importante para reter talento? Confira no Tangerino Talks!

Quais as características de um CHRO?

Para se tornar um Diretor de Recursos Humanos, é preciso contar com algumas habilidades e características importantes, já que esse setor é um dos mais estratégicos em uma empresa. 

Veja abaixo alguns desses elementos importantes para se tornar um CHRO de sucesso.

Conhecimento em Recursos Humanos

Sim, esse item parece óbvio, mas nunca é demais lembrar que é indispensável o profissional possuir uma sólida experiência e capacitação nessa área de atuação.

Além da graduação, que pode ser em Psicologia ou Administração, que são as mais comuns, é muito importante que o profissional tenha cursos complementares como em Gestão de Pessoas, recrutamento e seleção, etc. 

Ter amplo conhecimento em Direitos Trabalhistas também é essencial para garantir que todas as decisões serão tomadas em conformidade com a legislação. 

Capacidade de relacionamento

O CHRO está constantemente em contato com os funcionários, por isso, é fundamental que goste de se comunicar e de se relacionar, promovendo a resolução de problemas, a liderança e estimulando sua equipe. 

Foco em inovação

Outra característica importante do CHRO é a capacidade de enxergar o todo de uma situação e de propor soluções criativas, desafiando seus colaboradores e estimulando o crescimento profissional deles. 

Curiosidade e determinação

O perfil ideal de um CHRO é o de uma pessoa interessada, atualizada, proativa e sempre em busca de novas especializações e novos conhecimentos. 

Uma das características do CHRO é acompanhar as KPIs do RH. No Me Explica aí, falamos sobre isso.

As principais hard e soft skills de um CHRO?

O mundo está em plena mudança e os líderes também precisam acompanhar essa evolução. Para isso, algumas habilidades precisam estar presentes ou serem desenvolvidas pelos profissionais, são as chamadas hard e soft skills

Hard skills são competências objetivas, como o conhecimento de metodologias específicas, ou o domínio de ferramentas. 

Para o cargo de CHRO é importante que o profissional tenha graduação, além de cursos complementares em Gestão de Pessoas, recrutamento e seleção, direitos trabalhistas, etc. 

Top Of Mind de RH

Conhecer profundamente as ferramentas utilizadas, sejam elas tecnológicas ou metodologias, também é fundamental. 

Já as soft skills são competências relacionadas à inteligência emocional. No caso do profissional que lidera um setor de RH, é importante contar com empatia, motivação, comunicação ativa, atitudes positivas, proatividade, foco em processos e liderança. 

Os CHROs precisam ter larga experiência em gestão de equipes e também é ser capazes de analisar negócios. Também devem ser treinados em práticas de ética e liderança, consciência global e cultural.  

Tanto as soft quanto as hard skills podem ser aprendidas, desde que o profissional busque esse conhecimento ao longo da carreira.

Soft skills podem ser desenvolvidas por meio de aulas online, palestras, workshops e da criação de uma plano de desenvolvimento individual

É importante também estar sempre atento aos seus próprios pontos fracos e desenvolvê-los. 

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Como se tornar um CRHO?

A posição de CHRO é de extrema responsabilidade, por isso o candidato deve ter essa consciência e entender que precisará se esforçar bastante. 

Hoje essa posição não é ocupada apenas por quem tem mais experiência. As mudanças no mercado de trabalho exigem novos requisitos para se tornar um CHRO de sucesso. Veja quais são. 

Faça mais do que as funções e RH

Como você já viu, a função do CHRO está se tornando cada vez mais estratégica e agrupando outras habilidades. Muitos dos Líderes de RH que atuam nessa posição não começaram suas carreiras como RH, mas desenvolveram habilidades muito necessárias para a função. 

Sendo assim, não restrinja sua carreira e seus aprendizados apenas ao que diz respeito ao RH, desenvolva habilidades analíticas, financeiras e negociais também. 

Entenda a estratégia do negócio

O CHRO deve ter um claro entendimento sobre o mercado em que o negócio está inserido e deve conseguir responder às exigências também. Por isso, o líder de RH precisa entender como os fatores externos influenciam a empresa. 

Desenvolva autoconfiança e credibilidade

Por ser um cargo determinante nas empresas a confiança pessoal e a credibilidade profissional são muito importante para ser escolhido. 

O CHRO muitas vezes precisa representar o negócio em mercado internacional, sendo assim suas habilidades de influenciar pessoais e os atributos pessoais contam muitos pontos. É preciso construir credibilidade dentro e fora da empresa

Tenha uma comunicação versátil

A comunicação interpessoal eficiente é imprescindível para qualquer profissional que deseja desenvolver sua carreira, ainda mais para quem quer se tornar um CHRO. É é importante que ela seja bastante versátil, já que o líder se RH precisará se comunicar com diferentes estilos de pessoais. 

Na medida que o tempo passa, novas gerações entram no mercado, e também em uma empresa possivelmente existirão pessoas de todos os níveis. O CHRO deve conseguir se comunicar bem todos, indiscriminadamente. 

As conversas precisarão fluir desde o conhecimento prático e a execução das atividades, até mesmo visões globais e estratégicas. E é preciso se comunicar bem em todos esses estilos, mantendo sempre o comportamento profissional. 

Aqui também entra outras habilidades que envolvem relacionamentos interpessoais e gestão de conflitos. A forma de lidar com um conflito no chão da fábrica é diferente da utilizada em uma reunião com altos executivos, mas os dois são necessários. 

A prática é a melhor maneira de aprender isso, e é preciso lembrar sempre que o respeito é a chave para uma comunicação bem-sucedida. 

Uma figura importante e que pode ser grande aliada ao CHRO é o Business partner, um profissional contratado para ser um elo entre os colaboradores e os gestores, alinhando o que a empresa precisa às ações dos profissionais. 

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Desenvolva sua liderança

É muito importante demonstrar sua capacidade de liderança ao almejar um cargo de CHRO. RH é um setor de lida diretamente com pessoas, portanto os líderes devem sempre buscar apoiar a jornada dos profissionais da empresa

Para isso, devem incentivar comportamentos de responsabilidade, compreensão, empatia, mediação e compaixão com os outros. 

Uma das grandes características dos líderes é a humildade sobre o que não sabem e o desejo de sempre continuar aprendendo. 

Agora você já sabe o que é CHRO, qual é o papel dele na empresa e como se tornar um profissional de sucesso. Quer continuar seu aprendizado sobre esse tema? Confira tudo sobre Business Partner e o seu papel dentro do RH.

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