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A adoção do ponto eletrônico para funcionários traz diversos benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores. 

Além da transparência no controle da jornada, questões relativas aos direitos trabalhistas e à gestão eficiente do banco de horas (e das horas extras), são resolvidas com muito mais facilidade.

Mas, apesar de trazer tantos benefícios, ainda existem colaboradores que não conseguem enxergar os pontos positivos dessa tecnologia em suas rotinas de trabalho. 

Nesses casos, é papel do gestor conscientizá-los e demonstrar que as vantagens não são apenas para a empresa, pelo contrário!

Continue lendo e veja como comunicar esses benefícios com assertividade para que seus funcionários aceitem e abracem o sistema de ponto eletrônico!

Ajuste o discurso de acordo com o público

Ponto eletrônico

O primeiro ponto que você deve considerar na hora de se comunicar com seu público interno, seja sobre como funciona o relógio de ponto biométrico, as vantagens do sistema de ponto eletrônico ou qualquer outro assunto, é formatar seu discurso de acordo com o perfil dos interlocutores.

Toda empresa possui diferentes perfis de trabalhadores, os quais recebem a informação de uma maneira distinta. 

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Enquanto alguns são ágeis no entendimento de termos mais rebuscados, outros têm dificuldades de interpretar termos técnicos ou muito específicos.

Diante disso, escolha palavras mais simples, explique questões técnicas mais diretamente (sem entrar em tantos detalhes) e utilize diferentes formatos para o conteúdo. 

Um infográfico, por exemplo, pode ser muito mais eficaz do que um grande bloco de texto.

Abra um canal de comunicação para dúvidas

Alguns colaboradores têm receio de fazer perguntas na frente de todos, seja por timidez ou por desconhecer o assunto. 

Por isso é importante que a empresa tenha um canal direto para que eles possam tirar todas as dúvidas — principalmente relativas às questões trabalhistas.

Trabalhe essa questão junto ao setor de Recursos Humanos. Existem soluções na internet, como fóruns de discussão, que podem ser utilizadas no ambiente interno da empresa para consolidar as informações. 

Dessa forma não será preciso responder às mesmas questões diversas vezes.

Já para locais onde a comunicação digital não chega com tanta facilidade, uma boa opção são os murais de avisos e as correspondências individuais. 

Uma boa estratégia de TV Corporativa, com monitores localizados em pontos estratégicos, também pode atender muito bem a comunicação interna.

Questões mais complexas, como a obrigatoriedade do ponto eletrônico e como funciona o relógio de ponto biométrico podem ser tratadas individualmente com cada funcionário ou em treinamentos.

Temas importantes sobre o sistema de ponto eletrônico

Agora que você já entendeu a importância de ajustar seu discurso e utilizar diferentes formatos de conteúdo, vamos explicar alguns pontos importantes sobre o controle de ponto de funcionários que devem estar bem claros para todos os setores da empresa:

Legislação e obrigatoriedade do ponto

De acordo com o artigo 74 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) toda empresa com mais de 20 funcionários deve realizar o controle de ponto, seja ele manual, eletrônico ou digital. A organização é responsável por determinar qual a melhor maneira de fazer essa gestão.

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Explicar a obrigatoriedade do ponto eletrônico para os colaboradores é fundamental para que entendam que a empresa está apenas cumprindo a lei ao adotar essa medida. Sobre o controle eletrônico, é importante deixar claro os benefícios da adoção da tecnologia.

Mais segurança para o trabalhador

O primeiro aspecto que você pode explorar é a segurança que o sistema de ponto eletrônico oferece para os trabalhadores. 

A justiça brasileira muitas vezes condena o controle manual de ponto por não oferecer segurança nos dados consolidados, nem para a empresa, nem para os trabalhadores.

Esse cenário faz com que as questões trabalhistas discutidas na justiça se tornem ainda mais complexas e demoradas. 

Além disso, colaboradores e a organização poderão utilizar as informações com mais agilidade. 

Os funcionários não precisarão, por exemplo, esperar o fechamento da folha de ponto para negociar uma folga ou, pelo contrário, pedir mais horas de trabalho.

Segurança para a empresa

Todo colaborador sabe que qualquer empresa tem em mente aumentar seus ganhos e diminuir seus custos. 

Por isso, não menospreze a inteligência de seus funcionários e seja sincero nas vantagens da adoção do controle de ponto eletrônico também para a empresa.

Você pode abordar, por exemplo, questões relativas a possíveis erros no controle de ponto manual, legitimidade do relógio de ponto biométrico e o quão custosas e demoradas são as discussões relativas a esses temas na justiça, quando nem o funcionário nem a empresa possuem um controle efetivo de jornada.

Rapidez nos processos de RH

Outro ponto vantajoso tanto para a empresa quanto para os trabalhadores é a agilidade que o ponto eletrônico para funcionários oferece no que tange aos processos do setor de RH. 

Pedidos de folga, alterações na jornada de trabalho e a gestão das horas extras serão feitos com muito mais facilidade e rapidez.

Dessa forma, além de contribuir para um setor mais produtivo, o controle de ponto eletrônico melhora a relação com os colaboradores, oferecendo dados precisos e relatórios personalizados. Deixe esses benefícios bem claros para todos os setores da empresa!

Menos tempo para entrar e sair da empresa

Por fim, vamos falar sobre uma questão prática que atrapalha e irrita tanto os trabalhadores quanto os gestores: a fila para bater ponto. 

Esse é um problema muito comum em empresas que utilizam o controle de ponto manual, uma vez que os processos são mais lentos e menos tecnológicos.

Com a adoção do controle eletrônico ou digital, o começo e o fim da jornada de trabalho — e os períodos de folga — são abertos e finalizados com apenas um toque no aparelho. 

Uma boa maneira de demonstrar essa vantagem é explicando para eles como funciona o relógio de ponto biométrico.

Cada um dos benefícios da adoção do sistema de ponto eletrônico deve ser amplamente divulgado para todos os colaboradores da empresa. 

Lembre-se que oferecer informações corretas é a melhor arma contra fofocas e dados imprecisos, por isso, invista tempo e esforço nessa missão!

Gostou do conteúdo? Continue com a gente e descubra 10 maneiras de incentivar o registro de ponto corretamente!

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