Tempo de Leitura: 8 minutos

A contabilidade é um aspecto fundamental para qualquer negócio de sucesso, contudo, lidar com as suas complexidades é algo bastante desafiador e que demanda muito tempo. Para isso, diversas empresas contam com a consultoria contábil.

Esse valioso suporte faz com que a gestão possa terceirizar uma questão central do seu negócio para profissionais capacitados, formando uma parceria estratégica que permite o foco no crescimento do negócio.

Neste artigo, você entenderá como funciona a consultoria de contabilidade e porque essa pode ser a solução ideal para que o seu negócio cresça saudável.

Confira abaixo os principais tópicos que abordamos neste texto e boa leitura:

O que é consultoria contábil?

consultoria contábil

A consultoria contábil é o serviço perfeito para empresas que enfrentam dificuldades em realizar o planejamento tributário e a gestão financeira do negócio.

Contudo, seus serviços vão muito além do controle de pagamentos, ajuste do fluxo de caixa e pagamento de tributos; em fato, seu principal objetivo é fornecer o suporte estratégico necessário, auxiliando na tomada de decisão.

Esta função é realizada através do levantamento de dados estratégicos cuidadosamente curados para garantir o melhor suporte possível, fazendo com que a empresa possa economizar em suas obrigações fiscais, tributárias, financeiras e trabalhistas.

Não é à toa que a contratação de uma assessoria contábil é uma verdadeira tendência no mercado, através dela, os gestores podem focar seus esforços no centro do negócio e desenvolver seus produtos ou serviços com foco total no cliente final.

Isto, por si só, é responsável por impulsionar a empresa e ajudá-la a conquistar o sucesso. 

Contudo, existe uma confusão comum entre a terminologia consultoria e assessoria. Para saber a diferença entre elas, continue conosco.

Confira também:

Qual a diferença entre consultoria e assessoria contábil?

A principal diferença entre consultoria e assessoria contábil está na atuação: o primeiro é responsável por identificar necessidades e orientar na tomada de decisão, já a assessoria é responsável por realizar as atividades do setor contábil.

Claro, a escolha por alguns desses serviços dependerá das necessidades específicas da sua empresa. 

A consultoria é mais comum para os negócios que já tem um setor estruturado internamente, mas precisa de um diagnóstico completo a fim de otimizar processos internos e corrigir possíveis problemas financeiros.

Através do trabalho dos consultores é possível analisar toda a movimentação contábil da empresa, levantando questões que podem estar fazendo a empresa perder dinheiro e sugerindo possíveis soluções para elas.

A assessoria contábil, por sua vez, é quem coloca a mão na massa, ou seja, há uma terceirização completa do setor.

Ambas as atividades são importantes para o sucesso da empresa, depende somente de quando são contratadas e para quais objetivos. 

Continue lendo este texto e entenda melhor quando e quais os benefícios de contratar uma assessoria contábil.

Qual a função da consultoria contábil?

Agora que você já entende bem o que é a consultoria contábil, chegou a hora de entender o que faz um consultor contábil.

Esse serviço possui alto valor agregado para as empresas, agindo principalmente como uma referência para as principais tomadas de decisão para a empresa.

Planilha de Folha de Pagamento Gratuita

Essa “ação balizadora” é realizada por uma análise minuciosa do negócio, seus ativos e passivos, proporcionando maior assertividade ao escolher os próximos passos da empresa.

Um exemplo bastante comum do uso desse serviço é quando aparece a oportunidade de investimento não planejado. 

A primeira coisa é compreender se a empresa tem disponibilidade no fluxo de caixa para realizar tal investimento, em não havendo essa possibilidade, pode-se investigar outras possibilidades de levantar o montante.

Através dessa investigação entre os ativos e passivos da empresa, o consultor é capaz de dizer com clareza se é ou não uma boa ideia realizar o investimento nesse momento.

Esse tipo de insight sobre a real saúde financeira da empresa ajuda os gestores a compreender quais suas reais limitações ao lidar com os recursos disponíveis e evitar problemas futuros.

Quando uma empresa precisa de uma consultoria contábil?

consultoria contábil

Para muitos gestores, o momento de contar com ajuda especializada é quando a empresa enfrenta uma crise. Nem precisamos enfatizar que esse é um dos principais erros cometidos, não é?

Uma das principais responsabilidades da consultoria é justamente evitar esse tipo de situação e garantir que a empresa permaneça com suas contas em dia.

Tendo isso em vista, confira abaixo alguns dos sinais que a sua empresa precisa de uma consultoria contábil.

Não conta com especialistas

O primeiro e mais óbvio dos sinais é não contar com pessoas capacitadas para executar a área financeira da sua empresa.

Isso pode se dar por inúmeros motivos, um dos primeiros é a grande dificuldade de encontrar verdadeiros talentos em um mercado cada vez mais acirrado.

Outro motivo também muito comum é encontrar desafios cada vez mais complexos à medida que o negócio cresce e desbrava novos mercados. Afinal de contas, nem o contador mais experiente já viveu todas as experiências possíveis dentro da sua área.

Dificuldade de tomar decisões relacionadas a dinheiro

Alguma vez você já deixou de tomar uma decisão porque não sabia se era melhor investir ou cortar gastos?

Esse é um cenário mais comum do que você imagina e o financeiro nem precisa estar desorganizado para que isso aconteça. Muitas vezes, o que falta é um olhar clínico para compreender o real estado financeiro do negócio.

Uma boa consultoria pode acabar com essas dúvidas e oferecer suporte para nortear a gestão.

Falta de planejamento

Sua empresa paga multas por atrasos de obrigações fiscais? Não consegue se planejar para alcançar os objetivos?

Bem, essas são somente duas consequências claras da falta de planejamento na contabilidade e existem diversas outras.

Contas bem geridas evita perda de dinheiro, possibilita um plano claro de ação para alcançar uma visão de crescimento e ainda pode evitar processos trabalhistas.

O que uma consultoria contábil pode fazer por uma empresa?

Já falamos bastante sobre o que faz um consultor contábil e seus principais desafios dentro de qualquer empresa. Mas o que exatamente é sua responsabilidade? Confira a seguir:

Planilha de Folha de Pagamento Gratuita
  • planejamento tributário;
  • criação de relatórios de desempenho;
  • diagnósticos detalhados;
  • sugestão de melhorias.

Planejamento tributário

Uma das principais responsabilidades do consultor contábil é auxiliar o empresário da empresa a realizar o planejamento tributário.

Isto é de extrema importância pois permite uma gestão mais eficiente e estratégica do pagamento dos tributos através de uma análise detalhada da legislação fiscal e opções disponíveis para a empresa.

Esse tipo de insight somente é possível com um olhar analítico e experiente, afinal de contas, diversas empresas pagam mais impostos do que precisam porque não contam com esse tipo de auxílio.

Sim, é possível reduzir a carga tributária de maneira completamente legal, contudo, também é necessário conhecer a lei intimamente para evitar problemas com a Receita Federal.

O oposto também é possível, através das análises das contas da empresa, é possível identificar alguma pendência com o Leão, podendo resolvê-la antes que acarrete multas para a empresa.

Ao planejar os impostos de forma adequada, as empresas podem direcionar seus recursos para investimentos, crescimento e geração de lucros, garantindo assim uma saúde financeira sólida e sustentável.

Mas antes, confira alguns materiais ricos gratuitos que separamos especialmente para você:

Criação de relatórios de desempenho

O diagnóstico feito pelo contador é, normalmente, apresentado na forma de relatórios de desempenho. Nele, estão as principais métricas do negócio ou aquelas relevantes para projetos específicos.

Esse é um trabalho de investigação que leva em consideração dados históricos, cenários especulativos e projeções para identificar possíveis fragilidades e as oportunidades de melhoria.

Em outras palavras, é através desses dados que decisões mais embasadas são tomadas.

Sugestão de melhorias

Os relatórios fazem parte do diagnóstico, contudo, eles raramente trazem soluções. Essa parte do trabalho é um dos principais motivos para contratar uma consultoria contábil.

Uma vez que você sabe dos problemas, como superar esses desafios e sair do outro lado melhor? É justamente nisso que a empresa de consultoria irá te ajudar, representando a sua maior contribuição estratégica para o negócio.

Auditorias habituais

Outra atuação extremamente importante da consultoria contábil é verificar as demonstrações contábeis e financeiras a fim de atestar sua veracidade.

Seja por erro humano, em sistemas ou até mesmo fraude, essas informações podem estar incorretas e levar a empresa a tomar decisões que não são aconselháveis.

Ademais, também é importante verificar se todas as obrigações fiscais e legais estão sendo cumpridas.

Qual o valor de uma consultoria contábil?

consultoria contábil

O valor de uma consultoria contábil varia de acordo com a demanda de serviços, o estágio e o tamanho da empresa, bem como a atividade exercida.

Como é de se esperar, cada empresa tem suas particularidades e não é possível prever com exatidão, mas aproximar. Normalmente, microempresas em estágio inicial pagam entre R$ 500 e R$ 1.500,00.

No caso de empresas mais estruturadas, é necessário utilizar informações empresariais e também a demanda de serviços para realizar a precificação da consultoria contábil. 

Como escolher uma consultoria contábil? 

Agora que você já sabe quanto custa uma consultoria contábil, é hora de aprender a escolher uma empresa para prestar esse serviço tão importante.

Confira abaixo algumas dicas para te ajudar a acertar na escolha:

  • entender o serviço que sua empresa precisa;
  • foco no segmento da sua empresa;
  • ser uma solução completa;
  • suporte personalizado;
  • uso de ferramentas atuais.

Entender o serviço que sua empresa precisa

O primeiro passo antes mesmo de pesquisar no Google “consultoria contábil” é importante responder a seguinte pergunta: “Eu preciso de alguém para me ajudar a melhorar a contabilidade da minha empresa ou para realizá-la por completo?”

Entendendo isso, você compreenderá melhor se sua necessidade é de uma consultoria ou assessoria de contabilidade.

Foco no segmento da sua empresa

Você atua em um nicho de mercado muito específico? Então, a empresa de consultoria contábil escolhida deve ter experiência neste nicho específico.

Isso é especialmente importante, porque pode haver legislações específicas que mudam toda a forma de tributação da sua empresa, por exemplo.

Não somente, por já terem trabalhado com negócios similares, podem trazer ideias interessantes para otimizar os processos internos e ganhar mais eficiência no dia a dia.

Ser uma solução completa

Não adianta nada contratar uma empresa e depois precisar procurar por outras que prestam serviços complementares.

Dessa forma, é interessante pensar nos serviços que você precisará no futuro, ou seja, mesmo que no momento você só precise de uma auditoria, no futuro pode precisar de um auxílio mais completo.

Sendo assim, prestar atenção nesse detalhe pode te poupar bastante tempo em procurar outra boa consultoria contábil no futuro.

Suporte personalizado

Seja através da contabilidade online ou mesmo por reuniões presenciais, é importante que a empresa de consultoria contábil esteja próxima durante o período da prestação de serviço.

Afinal, uma parte importante dessa relação é compreender de fato como o negócio opera e qual o plano de negócios para oferecer insight sobre como potenciar os lucros da empresa.

Tire outras dúvidas sobre consultoria contábil

Confira abaixo as principais dúvidas a respeito da consultoria contábil. 

O que é consultoria contábil?

A consultoria contábil é um serviço especializado que vai além das rotinas contábeis obrigatórias. Ela oferece suporte estratégico, planejamento tributário, análise financeira e orientações para tomada de decisões. Com o objetivo de otimizar a gestão e garantir resultados, a consultoria contábil é fundamental para o sucesso das empresas.

Para que uma consultoria contábil serve?

Uma consultoria contábil serve para oferecer suporte especializado em gestão financeira, tributária e contábil às empresas. Seu objetivo é auxiliar na tomada de decisões estratégicas, propor melhorias, realizar análises aprofundadas, planejar tributos, otimizar recursos e garantir a conformidade legal. A consultoria contábil contribui para o crescimento, eficiência e sucesso das empresas.

Qual o valor de uma consultoria contábil?

O valor de uma consultoria contábil varia de acordo com a demanda de serviços, o tamanho e a complexidade da empresa, bem como a extensão do trabalho necessário. Não há uma tabela fixa de preços, sendo recomendado solicitar um orçamento personalizado, considerando as necessidades específicas da empresa.

Quando contratar uma consultoria contábil?

Recomenda-se contratar uma consultoria contábil em diferentes momentos, como no início do negócio, para garantir uma estruturação financeira adequada desde o início, durante períodos de crescimento ou expansão, quando as demandas contábeis se tornam mais complexas, e também em situações específicas, como reestruturação financeira, planejamento tributário ou resolução de problemas contábeis.

Próximos passos…

Em resumo, a consultoria contábil é um serviço essencial para empresas que buscam lidar de forma eficiente com as complexidades da contabilidade, indo além do controle de pagamentos e fluxo de caixa, fornecendo suporte estratégico e auxiliando na tomada de decisões.

Ao terceirizar essa área para profissionais capacitados, a gestão pode se concentrar no crescimento do negócio, agregando valor ao negócio, otimizando processos, reduzindo custos e contribuindo para o crescimento sustentável da empresa.

Continue aprendendo mais sobre esse assunto e confira nosso artigo sobre contabilidade digital.

Quer simplificar seu DP? É Sólides e Ponto!