Tempo de Leitura: 7 minutos

Muitas empresas ainda veem a contabilidade como um serviço burocrático e pouco relevante. Mas os tempos mudaram e, com a chegada de novas tecnologias que automatizaram diversos processos, esse segmento hoje é visto como estratégico para as empresas. 

Muito mais do que apenas anotar gastos e receitas, o contador pode contribuir com o crescimento da empresa em diversos aspectos, desde a organização e otimização de documentos nos processos de admissão, até mesmo buscando formas legais de reduzir a carga tributária da empresa. 

Com tanta importância, as empresas já perceberam a importância de contar com um profissional ou empresa qualificada, e muitas buscam no mercado os melhores parceiros. 

Quer entender como a contabilidade pode ser aliada e a importância dela para a sua empresa? Então continue a leitura para saber tudo sobre o assunto. 

Para facilitar a leitura, veja todos os tópicos que serão comentados:

O que é contabilidade?

moedas e caneta em cima de folhas de papel representando o conceito de contabilidade

Banner com fundo claro escrito na esquerda:

Contabilidade é um conjunto de métodos, análises e cálculos que possibilitam gerenciar os recursos financeiros de um negócio, mantendo-os em conformidade com a legislação tributária.

Apesar de estar totalmente relacionada com o dinheiro, na verdade o trabalho do contador não é tão simples. É preciso considerar todas as movimentações financeiras e econômicas, registrar adequadamente e realizar os devidos repasses aos órgãos públicos que fiscalizam os tributos. 

A contabilidade pode ser considerada a linguagem universal dos negócios, já que é ela quem lida com todos os números das empresas e detalha as informações importantes para uma gestão eficiente

O que significa contabilidade?

A contabilidade também pode ser interpretada como uma ciência teórica e prática que estuda, registra e interpreta informações financeiras e as situações que impactam o patrimônio de pessoas físicas ou jurídicas. 

Qual a importância da contabilidade na empresa?

No Brasil, cerca de 60% das empresas fecham as portas com menos de 5 anos de atividade, de acordo com pesquisas do IBGE. E existem 2 principais motivos para essa realidade, a falta de planejamento e a ineficiência ou até mesmo falta de gestão financeira.

A gestão dos recursos financeiros da empresa é essencial para que o negócio prospere, mantendo-se em conformidade com a legislação e evitando a aplicação de multas que, na maioria das vezes, são bem altas.  

Sendo assim, a contabilidade oferece maior precisão e agilidade aos negócios, garantindo também segurança e controle à gestão, contribuindo para a redução de gastos e para a manutenção de todas as obrigações em dia. 

Aproveite a visita e confira também:

Quais as funções de um contador?

O contador possui diferentes funções em uma empresa, tendo papel-chave desde a sua abertura. Veja quais são as principais responsabilidades desse profissional.

Abertura e encerramento de empresa

O processo de abertura de empresa exige diversas verificações em leis e procedimentos específicos que precisam ser certos para que não haja cobrança indevida no futuro. O escritório de contabilidade pode ajudar a definir os códigos CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), a natureza jurídica, regime tributário, porte da empresa e outras questões tributárias importantes. 

E, se o negócio mudar ao longo do tempo, o contador também será o profissional que ajudará a empresa a realizar as alterações corretamente. 

Escrituração contábil e tributária

Registrar movimentações contábeis, preencher demonstrativos, realizar controles e atualizar informações são as principais atividades do contador. O escritório de contabilidade também emite as guias de impostos e manterá a empresa com todas as obrigações em dia. 

Entrega de obrigações acessórias

Alguns documentos são muito importantes para as empresas, como: 

Planilha de Folha de Pagamento Gratuita

E o preenchimento deles é função do contador.  

Emissão de certidões negativas de débito

Existem situações que exigem a apresentação de determinadas certidões negativas de débito, como a solicitação de empréstimos, início de parcerias com fornecedores, participar de processos de licitação, entre outros. 

O contador saberá exatamente onde buscar essas informações e emitir as certidões necessárias.

Assessoria trabalhista

Algumas obrigações trabalhistas, como calcular pró-labore dos sócios, emitir guias do INSS, FGTS e IRRF, gerar relatórios para o Fisco trabalhista, enviar informações e eventos trabalhistas, entre outros, são atribuições do serviço contábil também. 

Planejamento tributário

Nem todos os profissionais oferecem esse serviços, mas é um diferencial interessante. O planejamento tributário é a análise detalhada das operações da empresa e também da legislação tributária com o objetivo de encontrar oportunidades para reduzir a carga de impostos, sem descumprir a lei. 

Gestão financeira

O contador pode ajudar a empresa a tomar decisões estratégicas certeiras, que direcionam a gestão financeira do negócio para o crescimento sustentável. A assessoria nesse segmento pode ser o diferencial para o sucesso. 

Qual a rotina do contador?

Independente da área de atuação do contador, a rotina do é repleta de responsabilidades que, muitas vezes, nem são percebidas pela empresa. 

No Brasil existem mais de 160 obrigações fiscais e tributárias que o contador precisa dominar, para executar da maneira correta em cada empresa. 

Dependendo da forma de trabalho, o contador pode trabalhar na empresa, diretamente com os gestores e/ ou diretores da empresa, ou também em escritórios que prestam serviços terceirizados. 

Contabilidade digital

A contabilidade digital, ou online, é a evolução das atividades contábeis. A tecnologia permitiu o aprimoramento dos recursos, automatizando tarefas repetitivas, e o setor se tornou mais eficiente e inteligente.

Cada vez mais os profissionais da contabilidade se tornam imprescindíveis nos processos de gestão da empresa, e conseguem oferecer serviços de acompanhamento em tempo real para negócios online e físicos.

Além disso, a contabilidade online pode oferecer seus serviços com um valor mais baixo, facilitando o acesso aos pequenos empreendedores.   

Banner escrito kit gestão contábil: 4 ferramentas essenciais para agilizar suas rotinas, baixe o kit gratuito

Quais os principais ramos da contabilidade?

Da mesma forma que observamos em diversos setores do mercado de trabalho, a área da contabilidade também vem sofrendo grandes transformações, com destaque para a transformação digital. Um dos pontos principais dessas mudanças está relacionado à chegada de softwares e sistemas de gestão, que automatizam muitas atividades da rotina do profissional de contabilidade. 

Mas, apesar disso, o contador continua sendo fundamental nas empresas, desempenhando funções mais estratégicas, que podem fazer grande diferença na tomada de decisões financeiras. 

Hoje a área da contabilidade pode ser dividida em 4 setores:

Consultoria

O consultor contábil tem como principal objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da gestão financeira, sendo, portanto, responsável por identificar soluções inteligentes que minimizem os gastos da empresa. 

Tendo um conhecimento amplo, esse profissional consegue perceber oportunidades para a chamada elisão fiscal, que é quando uma empresa consegue diminuir a carga tributária incidente sobre sua atividade de maneira legal, por meio de incentivos fiscais do governo. 

Com as orientações desse profissional, a empresa pode direcionar seus recursos de maneira mais eficiente, como para a quitação de dívidas e para favorecer o crescimento sustentável, facilitando também a administração dos recursos financeiros. 

Assessoria

O assessor contábil estabelece um relacionamento mais duradouro com as empresas com quem trabalha, pois ele tem o objetivo de colocar em prática as medidas fiscais e financeiras definidas. A ação desse profissional é mais prática, mão na massa, do que o do consultor. 

O assessor normalmente trabalha em conjunto com diretores e CEOs, pois suas atribuições são fundamentais para a elaboração e prática de um planejamento estratégico.

Auditoria

O auditor contábil é o profissional que verifica a existência ou não de inconsistência de dados, para isso é preciso ter extrema rapidez na interpretação de registros contábeis, assim como a capacidade de analisar muitos documentos com atenção e acerto. 

As auditorias de contabilidade são muito importantes para empresas de todos os portes, já que demonstram a preocupação do negócio em manter-se em acordo com as regras tributárias e fiscais. 

Controladoria

Essa área é responsável por controlar aspectos relacionados à gestão tributária e financeira da empresa e é desempenhada pelo Controller, um profissional com conhecimentos e títulos específicos de Ciências Contábeis. 

Essa área possui muita responsabilidade e exige conhecimento técnico detalhado do profissional, além de experiência no setor de atuação da empresa para conseguir contribuir com o aprimoramento financeiro, fiscal e contábil do negócio. 

Baixe os materiais gratuitos a seguir!

Porque um departamento pessoal precisa de contabilidade?

O Departamento Pessoal tem como responsabilidade gerenciar diversos documentos importantes relacionados aos seus funcionários, além de gerenciar informações de folha de ponto, folha de pagamento, atestados médicos, entre muitas outras atividades. 

Podemos dizer que essa área é o coração da gestão de pessoas e precisa garantir que suas atividades sejam realizadas com eficiência, rapidez e segurança. 

E o profissional de contabilidade pode ajudar muito o DP a realizar esse objetivo. Na verdade, os dois setores devem trabalhar juntos. 

O contador pode ajudar o DP em processos de contratação e demissão de funcionários, cálculo de horas extras, benefícios e outros tipos de acertos entre o colaborador e a empresa. 

Também pode contribuir para a organização das informações, otimização de tempo e redução de burocracias. 

Com o comprometimento dos gestores e o uso da tecnologia, é possível integrar os setores para que trabalhem complementando um ao outro.  

Como escolher uma empresa de contabilidade?

A escolha de uma empresa de contabilidade exige muita atenção e cuidado, afinal, erros cometidos nesse segmento podem causar grandes prejuízos para o negócio. 

Além disso, assumindo cada vez mais uma posição estratégica, é importante que o escritório tenha experiência e gere os resultados desejados. 

Quando podemos contar um o parceiro certo, as preocupações diminuem e os problemas também. Por isso, veja algumas dicas sobre o que você deve considerar na hora de escolher um parceiro de contabilidade para o seu negócio. 

Confiança na marca

É importante conhecer a história da empresa e a atuação dela no mercado, assim como sua visão, missão e valores. Mesmo não devendo ser usado como fator de avaliação isolado, se a empresa possui anos de atendimento, provavelmente significa que presta um bom serviço. 

Estrutura do escritório

É importante descobrir como funciona a estrutura do escritório e também como é a comunicação deles com os clientes. 

Especialização no segmento

Muitos escritórios de contabilidade acabam se especializando em determinados segmentos de mercado, e assim conseguem oferecer um serviço com maior qualidade, por causa dessa experiência.

Correspondência com as necessidades da empresa

É fundamental analisar se o escritório de contabilidade oferece todos os serviços que a empresa precisa no momento. O contador pode contribuir de diversas maneiras com o crescimento da empresa, e impactar positivamente os resultados, mas para isso deve estar apto a realizar aquilo que a empresa demanda. 

Custos de honorários

Obviamente a questão orçamentária não pode ser deixada de lado. O custo de honorários do escritório de contabilidade não pode comprometer a saúde financeira da empresa. É importante comparar esse custo de diversos escritórios, assim como os serviços e benefícios oferecidos, para decidir o melhor custo-benefício. 

Conclusão

Agora você já sabe a importância da contabilidade para a empresa e como esses profissionais podem contribuir para o crescimento da empresa. 

Mas é importante estar atento às exigências do mercado para esse segmento de atuação, mantendo-se sempre atualizado quando as novidades, especialmente as tecnológicas, que podem facilitar bastante alguns processos. 

A tecnologia, quando  bem utilizada, se torna uma grande aliada dos escritórios de contabilidade e, consequentemente, ajudam também as empresas de todos os setores.

Quer saber mais sobre como manter a competitividade e alcançar o sucesso no escritório de contabilidade? Então baixe nosso material gratuito sobre o que você precisa saber sobre tecnologia na contabilidade agora mesmo.   

Quer simplificar seu DP? É Sólides e Ponto!