Tempo de Leitura: 2 minutos

O sistema de ponto biométrico é uma opção para o controle de ponto que pode ser utilizado por meio de soluções eletrônicas ou digitais. 

Em ambos os casos, há respaldo legal para o uso dessa tecnologia, que vem das portarias 1510/09 e 373/11 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Soluções de biometria para o controle de horas trabalhadas e da jornada são relativamente recentes e, por isso, ainda muitos empregadores desconhecem as suas vantagens para a empresa e seus colaboradores. 

Esse é o seu caso? Continue a leitura do post e entenda o que o sistema de ponto biométrico tem a oferecer!

1) Agilidade e praticidade na marcação do ponto

A biometria é um processo de reconhecimento das características físicas de uma pessoa e está sendo cada vez mais utilizada como mecanismo de segurança. 

No dia a dia de uma empresa, um sistema de ponto biométrico faz a identificação dos colaboradores por meio da leitura de suas impressões digitais ou mesmo faciais.

Assim, com apenas um toque na tela do relógio de ponto eletrônico ou digital, cada colaborador é prontamente reconhecido pelo sistema de ponto que, automaticamente, faz o registro de suas marcações.

Com a Sólides Ponto o fechamento da folha é: rápido e seguro

Quando a empresa opta por um relógio de ponto biométrico, é possível ainda que essas marcações sejam feitas por meio de um aplicativo de controle de ponto, como o Tangerino.

O app fica instalado no dispositivo móvel dos colaboradores, o que tende a tornar o processo ainda mais rápido, já que os smartphones estão constantemente ao alcance das mãos.

2) Mais flexibilidade e melhor controle da jornada de trabalho

Já que mencionamos a possibilidade de uso de um software de controle de horas trabalhadas, é interessante destacar a flexibilidade que a solução oferece. 

Com o app Tangerino, a empresa e seus colaboradores passam a contar com o ponto móvel, que pode atender bem a equipes externas ou de teletrabalho.

Mesmo a distância, colaboradores podem usar seus dispositivos móveis para registrar sua jornada de trabalho. 

Planilha de controle da escala de trabalho

Essas informações ficam atualizadas no sistema de ponto biométrico e podem ser acompanhadas em tempo real pelo gestor.

Combinadas, a praticidade e flexibilidade na marcação favorecem o controle da jornada de trabalho, bem como a gestão de ponto eletrônico de cada colaborador. 

Algo que serve para o devido acompanhamento do banco de horas, das horas extras e também no momento de pensar em como fazer escala de trabalho.

3) Mais segurança e transparência na marcação de ponto

Como já ressaltamos, o sistema de ponto biométrico é bastante seguro porque nenhuma pessoa do mundo tem impressões digitais iguais às de outra pessoa. 

Isso significa que não há como burlar o sistema no momento de cada marcação de ponto.

As tecnologias eletrônicas e digitais contam com mecanismos de segurança da informação que impedem qualquer alteração nos registros. 

Algo que favorece a transparência e aumenta a confiança entre empregadores e colaboradores.

4) Redução do número de ações trabalhistas

Quando a marcação é feita por meio de sistemas de cartão de ponto manual e mecânicos, fica passível de fraudes. 

Essa situação pode levar a inconsistências nos registros e, consequentemente, a ações trabalhistas por pagamento indevido de horas.

Assim sendo, outra vantagem que decorre da segurança do sistema de ponto biométrico é a eliminação dessas possíveis inconsistências e, então, de situações em que o colaborador aciona a empresa na justiça.

Gostou do post? Leia também nosso artigo sobre ponto digital biométrico e faça a melhor escolha para a sua empresa!

Quer simplificar seu DP? É Sólides e Ponto!