Tempo de Leitura: 4 minutos

Manter-se atualizado e buscar novos conhecimentos é fundamental para quem quer se destacar na área de RH e atuar de forma mais planejada e estratégica. Para isso, é importante buscar por treinamentos e cursos de gestão de pessoas, investindo um pouco do seu tempo para aprender novas competências.

Para ajudar você nesse processo de desenvolvimento, neste post, listamos 9 opções interessantes de cursos de gestão de pessoas online e gratuitos que podem expandir seus conhecimentos na área e mudar a forma como você atua no RH. Ficou interessado? Então, confira nossas dicas!

Cursos de gestão de pessoas online e gratuitos

1. Gestão de pessoas

Quem deseja aprender estratégias e ferramentas para gerenciar processos de recrutamento e desenvolver talentos pode contar com o curso de gestão de pessoas online oferecido pelo Sebrae.

Ele tem duração de 8 horas e é dividido em 5 módulos:

  • a gestão de pessoas no contexto atual;
  • recrutamento e seleção de pessoas;
  • desenvolvimento de equipes;
  • liderança e motivação;
  • gestão de conflitos em equipe.

Ao concluir a capacitação, o aluno receberá um certificado digital e estará apto a gerenciar os processos com mais eficiência, possibilitando uma melhor atração e retenção de profissionais talentosos para sua equipe.

2. Introdução à Gestão de Equipes

O IPED (Instituto Politécnico de Ensino a Distância) também oferece cursos gratuitos e pagos em diversos campos, incluindo na área de gestão de pessoas. Uma das opções oferecidas é a introdução à gestão de equipe.

Neste curso, o aluno aprenderá um pouco mais sobre o ciclo do desempenho, gestão de equipe X liderança, divisão de papéis e responsabilidades, definição de objetivos da equipe e outros assuntos.

Banner com fundo claro escrito: Kit de planilhas de RH e DP, controle e cálculos efetivos 
de ponto, férias e hora extra, avaliação de desempenho, PDI, pesquisa de clima. e um botão escrito baixe agora.

O curso gratuito tem duração de 10 horas e, caso seja de interesse do aluno, é possível acessar novos módulos adquirindo o plano premium.

3. Motivação nas organizações

Oferecido pela Fundação Getúlio Vargas, este curso analisa e discute os desafios do mundo corporativo e teorias sobre motivação, frustração e mecanismos de defesa dos colaboradores.

Além disso, o programa aborda conceitos relacionados a forças e funções motivadoras, a importância do autodesenvolvimento e desdobra algumas das técnicas motivacionais utilizadas em ambientes corporativos.

O curso tem duração de 5 horas e não é necessário passar por processos seletivos, apenas realizar sua inscrição no site da fundação.

4. Noções básicas de dinâmicas de grupo

Aqui temos mais um curso de gestão de pessoas online que pode ajudar você no dia a dia corporativo. Ele é oferecido pela Abeline (Associação Brasileira de Educação Online).

O programa aborda conceitos básicos em dinâmicas de grupo, os tipos de grupos, além de inúmeras dicas de dinâmicas que podem ajudar no desenvolvimento dos colaboradores e em processos de seleção e recrutamento.

O curso tem 60 horas-aula e é totalmente livre de mensalidades. Ao finalizá-lo, o aluno pode gerar um certificado de participação. O certificado é opcional e, para a emissão, é preciso pagar uma taxa de R$32,00.

5. PDI

Oferecido pela Escola de pessoas da Sólides, este curso aborda a importância do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) e como ele pode ser implantado na prática, aumentando a motivação, o foco, a produtividade e a energia dos profissionais no ambiente corporativo. Entre os tópicos do curso estão:

  • o que é PDI;
  • para quem é o PDI e quais os seus benefícios;
  • a importância do perfil comportamental e das soft skills para realizar um PDI;
  • avaliando forças e fraquezas;
  • como fazer um PDI;
  • metodologia 5W2H;
  • realizando o PDI com o software.

Ao finalizar o curso, é possível realizar uma prova de certificação para testar os conhecimentos adquiridos.

Banner com fundo roxo escrito: Masterclass para RH e DP, inovação em gestão de pessoas e liderança, 02 de abril às 12 horas; e um botão escrito garanta sua vaga

6. Recrutamento e seleção

Quem quer aumentar seus conhecimentos e habilidades para o processo de recrutamento e seleção também pode apostar no curso online gratuito da Escola de pessoas da Sólides.

O programa aborda os processos a partir do viés comportamental, o que proporciona mais agilidade e eficiência desde a contratação até o onboarding dos profissionais.

Além disso, o aluno poderá compreender melhor os perfis comportamentais, quais as características predominantes de cada um e como devem ser realizadas as entrevistas e dinâmicas por perfis.

Confira os conteúdos que separamos para você:
RH 4.0: como se adaptar ao futuro da gestão?
As principais tendências de gestão de pessoas para este ano
RH estratégico: melhorando os processos da gestão de pessoas
Treinamento comportamental: melhores dicas para implementar na empresa

7. Gestão comportamental na prática

A gestão comportamental é uma ferramenta importante para os setores de RH e é sobre ela que o aluno vai aprender neste curso da Escola de Pessoas da Sólides.

Com um programa bastante extenso, o curso auxilia o profissional na aplicação da gestão comportamental no dia a dia corporativo, além de explicar como a estratégia pode ser utilizada em processos de recrutamento e seleção, treinamentos, desenvolvimento de lideranças, gestão de conflitos e feedbacks.

Ao final do programa, o aluno é submetido a uma prova de gestão comportamental na prática e pode testar os conhecimentos que adquiriu.

8. Soft skills e hard skills

A automatização de processos dentro das empresas já é uma realidade sólida, no entanto, existem habilidades humanas que nunca serão replicadas por máquinas, trata-se das chamadas soft skills.

Neste curso da Escola de Pessoas da Sólides, o aluno aprenderá um pouco mais sobre o que são essas soft skills, como elas podem ser desenvolvidas, aproveitadas e quais as diferenças para as hard skills.

Além disso, o curso aborda a relação entre soft skills, perfis comportamentais e como esses dois elementos podem ser utilizados para uma gestão de pessoas mais eficiente.

9. People Analytics

Por fim, mais um curso da Escola de Pessoas da Sólides que pode ajudar na gestão de pessoas é o People Analytics.

Neste programa, será possível desmistificar o conceito e mostrar como essa estratégia pode ser utilizada em qualquer RH, independentemente do porte da empresa.

Entre os pontos abordados no currículo estão:

  • o que é o people analytics;
  • por que precisamos de dados;
  • people analytics na prática;
  • como o people analytics muda a forma de gerir;
  • recrutamento e seleção com people analytics;
  • analisando dados;
  • criando bons formulários;
  • como coletar os dados na prática;
  • estudo de caso.

Investir em cursos de gestão de pessoas online é uma excelente forma de aumentar seus conhecimentos e possibilitar decisões mais estratégicas e planejadas.

Se você não tem como fazer grandes investimentos, a dica é buscar por opções de programas gratuitos, como os oferecidos pela Escola de pessoas da Sólides.

A concorrência não chega nem perto: Sólides otimiza + de 50 processos do seu DP