Quais as tendências para o DP em 2024 e como se preparar?

Tempo de Leitura: 16 minutos As tendências para o DP em 2024 incluem Inteligência Artificial, gamificação, trabalho híbrido, diversidade, cultura de desenvolvimento, treinamento personalizado, qualidade de vida, experiência do colaborador, cultura organizacional forte e análise de dados.

12 janeiro 2021 22 novembro 2023 16 minutos FotoPOR: Sara Pereira
Início > Gestão de pessoas > Quais as tendências para o DP em 2024 e como se preparar?
Tempo de Leitura: 16 minutos

No universo dinâmico do Departamento Pessoal, antecipar-se às mudanças é essencial para otimizar processos e impulsionar a gestão de pessoas. Em sintonia com essa visão, neste conteúdo decidimos explorar as tendências para o DP em 2024

As dinâmicas do RH e do DP estão evoluindo rapidamente, e é crucial estar à frente das tendências que redefinirão a gestão de pessoas. Podemos dizer que o futuro do DP envolve integração contínua de tecnologias avançadas para otimização e aprimoramento da experiência do colaborador.

Com um olhar estratégico, vamos mergulhar nas inovações que prometem transformar a rotina do setor, desde a implementação de inteligência artificial e automações até a promoção de uma cultura organizacional voltada para o desenvolvimento dos profissionais e aprimoramento contínuo do time. 

Confira o conteúdo na íntegra e descubra como estar à frente, alinhando seu DP com as demandas do futuro!

Quais são as principais mudanças para a gestão de pessoas em 2024?

tendencias gestao de pessoas

Com o início de um novo ano, inúmeras novidades começam a pautar a área de gestão de pessoas. Entretanto, os líderes precisam se atentar para não confundirem especulações com tendências e correrem o risco de não estarem preparados para os desafios de 2024.

Ao longo dos últimos anos, muito se falou sobre equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores das empresas, a permanência do modelo híbrido de trabalho e do home office, a semana de trabalho de quatro dias e muitos outros tópicos relevantes.

No entanto, o que mais esteve em voga foi a massiva digitalização do setor, com a adoção de mais e mais ferramentas tecnológicas para otimizar as rotinas, potencializar a produtividade e fornecer dados precisos que favoreçam a tomada de decisão.

Banner com uma foto escrito em roxo

As tendências para o DP surgem para facilitar o trabalho e aumentar a eficiência dos gestores e lideranças empresariais

Em resposta aos desafios atuais, as tendências para o Departamento Pessoal em 2024 destacam a prioridade na segurança de dados, alinhando-se à LGPD, e a integração de tecnologias all in one para agilizar operações e facilitar decisões. 

A ascensão da inteligência artificial promete otimizar a gestão e análise de dados, reforçando a confiabilidade das informações. O DP, cada vez mais orientado para dados, assume um papel estratégico, aproveitando melhorias em processos empresariais para reduzir a burocracia. 

Leia também:

A flexibilidade, refletida em regimes de trabalho adaptáveis, permanece central, enquanto a integração eficaz entre DP e outras áreas impulsiona a eficiência operacional, alinhando-se aos objetivos corporativos.

São evoluções que contribuem para as empresas buscarem formas para melhorar processos internos e alcançarem os objetivos no mercado.

Assim, acompanhar todas as novidades em gestão de pessoas e implementar na empresa, de acordo com o planejamento estratégico, é fundamental. Além de otimizar o trabalho da equipe e dos líderes, melhora o clima organizacional e aumenta a competitividade do negócio.

Quais são as tendências para DP em 2024?

Tendências para DP

Gestão de pessoas é uma área em constante transformação. Mudam os cenários sociais, as tecnologias se renovam, as pautas ganham e perdem força a todo momento e cada geração tem suas próprias características

Isso sem falar que cada pessoa é única e não necessariamente se enquadra nos moldes preestabelecidos.

Por isso, ao lidar com os desafios da área — como atrair, recrutar e reter talentos —, os gestores precisam estar conectados às tendências do mercado e desenvolver novas metodologias. Só assim conseguirão construir equipes sólidas e cada vez mais eficientes. 

Pensando nisso, separamos as principais tendências de DP para 2024 que permeiam a área de gestão de pessoas e que se consolidarão ao longo do ano!

Conheça também 30 estatísticas sobre gestão de pessoas que você precisa saber para complementar com as tendências para 2024!

1. Privacidade de dados

A crescente ênfase na privacidade de dados, particularmente no âmbito da cyber security, emerge como uma tendência crucial para o Departamento Pessoal em 2024, impulsionada pelo contínuo aprimoramento de ataques cibernéticos e pela necessidade de conformidade com regulamentações como a LGPD

Com o aumento dos vazamentos de dados e a sofisticação dos métodos utilizados por cibercriminosos, as organizações estão reconhecendo a urgência de fortalecer suas defesas digitais, especialmente no contexto do DP, que lida com informações sensíveis dos colaboradores. 

A conformidade com regulamentações de privacidade de dados, como a LGPD no RH, torna-se imperativa, exigindo que o DP adote medidas proativas para garantir a máxima proteção na indexação e compartilhamento de informações, resguardando não apenas a segurança da empresa, mas também a confiança dos colaboradores.

Essa tendência é uma resposta direta ao cenário dinâmico e cada vez mais ameaçador do ciberespaço, onde a integridade e confidencialidade dos dados são alvos constantes. No contexto do Departamento Pessoal, a confiança na gestão segura das informações pessoais dos colaboradores é fundamental para manter um ambiente de trabalho saudável. 

Portanto, investir em práticas de cyber security não apenas resguarda contra potenciais prejuízos financeiros e reputacionais decorrentes de violações de dados, mas também fortalece a relação de confiança entre a empresa e sua força de trabalho, refletindo o compromisso com a segurança e privacidade no âmbito das novas regras da LGPD.

Antes de continuarmos, quer saber um pouco mais sobre a LGPD? É só assistir ao vídeo a seguir e, claro, aproveitar a oportunidade para se inscrever no canal da Sólides Tangerino e ter acesso a mais conteúdos como este:

2. Tecnologia all in one

A adoção da tecnologia all in one (tudo em um só lugar) desponta como uma tendência vital para o DP em 2024, refletindo a necessidade premente de otimização, eficiência e centralização de processos

O cenário atual exige que o DP e o RH invistam em soluções tecnológicas capazes de consolidar todas as operações da área em uma única plataforma integrada

A busca por softwares que ofereçam funcionalidades abrangentes, desde a execução de tarefas rotineiras até a gestão estratégica, visa simplificar as atividades diárias do departamento, promovendo ganhos significativos em agilidade e rastreabilidade

A capacidade de realizar todos os processos relacionados ao DP em um único ambiente não apenas simplifica as operações, mas também contribui para a obtenção de dados centralizados, favorecendo tomadas de decisões mais certeiras e promovendo uma visão holística e unificada do capital humano.

Essa tendência para o DP em 2024 reflete a busca constante por eficiência operacional, uma vez que a tecnologia all in one permite uma abordagem mais estratégica para a gestão de pessoas. 

Apenas um sistema significa centralizar os investimentos com tecnologia, melhorando até mesmo a qualidade do atendimento. Essa é a proposta da Sólides, a HRTech líder no Brasil para pequenas e médias empresas. 

A metodologia desenvolvida pela Sólides abraça todos os subsistemas e as atividades do departamento pessoal e do RH com soluções que auxiliam desde a atração até a retenção de talentos, agregando, agora, toda a rotina do departamento pessoal.

Também são otimizados os processos de integração e manipulação de dados. Se antes era necessário exportar e importar os dados e documentos de um software para o outro, agora basta dar os comandos. Tudo já se encontra ali, evitando perdas e erros de processamento. 

Com essa otimização da rotina, sobra muito mais tempo para a análise dos dados e a elaboração de novas estratégias. 

Isso sem falar que basta olhar para um único dashboard para ter a visão geral de como estão os processos da empresa. 

3. Inteligência artificial (uma das maiores tendências para DP)

inteligência artificial no DP

A inteligência artificial é uma área da ciência da computação que visa estudar e desenvolver dispositivos que simulem o raciocínio humano. Dessa forma, as máquinas são capazes de perceber padrões, tomar decisões e resolver problemas de forma autônoma. 

Com a ascensão da tecnologia, muitas empresas passaram a investir em ferramentas e soluções que automatizassem as rotinas de RH para diminuir erros e acelerar processos lentos e burocráticos. É nesse contexto que surge a inteligência artificial no setor de DP e RH.

Com a IA aplicada ao RH, é possível encontrar padrões de comportamento dos colaboradores que ajudam a melhorar os resultados da empresa, tomar decisões mais acertadas e entender problemas como baixo desempenho e produtividade. 

A inteligência artificial cruza dados e ajuda o setor a realizar análises embasadas para garantir mais eficiência em processos como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e engenharia de cargos. 

A adoção da inteligência artificial nos processos de RH traz impactos, tanto para o próprio setor quanto para a organização e seus colaboradores no geral. Em relação ao setor, é possível destacar que a IA:

  • automatiza processos operacionais lentos e repetitivos;
  • reduz custos;
  • aumenta a produtividade;
  • facilita a criação de estratégias efetivas
  • minimiza a burocracia e permite que os profissionais foquem em uma atuação mais estratégica;
  • facilita a tomada de decisões, trazendo informações reais e confiáveis;
  • agiliza os processos seletivos.

Saiba mais sobre os efeitos da tecnologia na gestão de pessoas com os artigos a seguir:

Já em relação à organização em sua totalidade, a inteligência artificial diminui as chances de erros nos processos, possibilitando uma análise prévia de riscos e garantindo mais agilidade e precisão na execução das tarefas. 

O impacto da IA em relação aos colaboradores diz respeito aos feedbacks, que podem ser aplicados com base em informações reais.

Além disso, a ferramenta ajuda o RH a identificar as demandas de treinamento e desenvolvimento, trazendo mais possibilidades de crescimento profissional para os liderados. 

Embora haja um vasto potencial a ser explorado com essa tecnologia, já está evidenciado que sua aplicação no setor de DP pode beneficiar a administração, a coleta e a análise de dados, proporcionando maior confiabilidade nas informações adquiridas.

4. DP orientado a dados

práticas de marketing BI

A tendência de DP orientado a dados em 2024 reflete a crescente importância de uma abordagem mais analítica e voltada para informações estratégicas

No cenário empresarial atual, o volume de dados gerados pelas atividades do DP é vasto, e compreender como utilizar essas informações de maneira eficaz tornou-se crucial.

Empresas estão percebendo que os dados retidos pelo DP não são apenas registros burocráticos, mas uma fonte valiosa para direcionar o negócio

Ao adotar uma abordagem orientada a dados, o DP pode aprimorar a análise de informações relacionadas aos funcionários, desde desempenho até necessidades de treinamento, contribuindo significativamente para as estratégias corporativas.

Além disso, o DP orientado a dados implica em uma mudança cultural, onde a equipe de RH não apenas lida com números e registros, mas também atua como consultora estratégica, utilizando insights derivados da análise de dados para melhorar processos, identificar áreas de melhoria e antecipar tendências. 

Essa abordagem proativa permite que as organizações ajustem suas estratégias de gestão de pessoas de acordo com as demandas do mercado e as necessidades dos colaboradores, promovendo uma gestão mais eficiente e alinhada com os objetivos organizacionais.

Agora, aproveitando o assunto, um convite: que tal saber qual é a importância da análise de dados na gestão de pessoas? É só apertar o play:

5. DP estratégico

A tendência de tornar o DP menos burocrático e mais estratégico em 2024 destaca a evolução do papel tradicional desse setor nas empresas. 

Com melhorias nos processos e sistemas governamentais, o DP ganha a oportunidade de se desvincular de tarefas operacionais excessivamente burocráticas, liberando tempo e recursos para concentrar-se em atividades mais estratégicas e alinhadas aos objetivos organizacionais. 

Essa mudança representa uma transição significativa, onde o DP deixa de ser visto apenas como executor de procedimentos rotineiros para se tornar um parceiro estratégico na gestão de pessoas.

A simplificação de processos burocráticos permite que o DP direcione seus esforços para iniciativas mais estratégicas, como desenvolvimento de talentos, planejamento de sucessão e implementação de políticas que promovam um ambiente de trabalho saudável

Com uma abordagem menos centrada em tarefas administrativas e mais voltada para a estratégia, o DP pode contribuir de maneira mais eficaz para a eficiência operacional da empresa, melhorando a experiência dos colaboradores e alinhando práticas de gestão de pessoas com as demandas do mercado. 

Essa transformação busca integrar o DP de forma mais abrangente às metas organizacionais, proporcionando benefícios tanto para a empresa quanto para os profissionais envolvidos.

6. Integração entre as áreas

Estrutura do Departamento Pessoal

A integração entre áreas com foco no negócio, como Talent Acquisition, People, Finance, Controller, etc., emerge como uma tendência crucial para o Departamento Pessoal em 2024. 

A colaboração estreita entre essas áreas permite uma abordagem mais holística na gestão de pessoas, alinhando estratégias de recrutamento, desenvolvimento de talentos, gestão financeira e controle. 

Esse movimento visa quebrar silos organizacionais, promovendo uma visão integrada das operações, onde as decisões do DP são orientadas pelos objetivos globais da empresa.

Ao integrar essas áreas, o DP pode otimizar processos, como folha de pagamento, benefícios e gestão de desempenho, garantindo uma abordagem coesa e alinhada com as metas organizacionais. 

Desenvolvimento de lideranças

A colaboração estreita com as áreas de Talent Acquisition e People facilita a identificação e retenção de talentos, enquanto a integração com as áreas Finance e Controller contribui para uma gestão mais eficiente dos recursos financeiros e para o cumprimento de regulamentações. 

Essa abordagem integrada não apenas simplifica operações internas, mas também fortalece a capacidade do DP de responder proativamente às demandas do mercado, impulsionando a eficiência e a eficácia no gerenciamento de recursos humanos.

7. Flexibilidade 

A tendência para regime de trabalho, horários e benefícios flexíveis no Departamento Pessoal em 2024 reflete a crescente importância atribuída à flexibilidade e bem-estar dos colaboradores

Em resposta à dinâmica transformação do ambiente de trabalho, as empresas reconhecem a necessidade de adotar políticas mais adaptáveis. A flexibilidade de horários permite que os funcionários ajustem suas jornadas de acordo com as demandas pessoais, promovendo um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.

Além disso, a flexibilidade nos benefícios é uma estratégia eficaz para atrair e reter talentos. Oferecer opções personalizadas de benefícios, como planos de saúde flexíveis, pacotes de bem-estar e programas de desenvolvimento pessoal, demonstra a preocupação da empresa com o bem-estar integral dos colaboradores. 

Essa abordagem não apenas atende às expectativas dos profissionais modernos, mas também fortalece a cultura organizacional, promovendo um ambiente de trabalho mais inclusivo e voltado para o indivíduo.

A flexibilidade no regime de trabalho, incluindo a possibilidade de home office ou modelos híbridos, não apenas responde às demandas dos colaboradores, mas também alinha-se a uma abordagem mais eficiente e adaptável às mudanças no cenário global

A capacidade de oferecer flexibilidade nos três aspectos — regime de trabalho, horários e benefícios — emerge como uma estratégia-chave para impulsionar a satisfação no trabalho e, consequentemente, o sucesso a longo prazo das organizações.

Baixe os guias gratuitos a seguir e ptimize as rotinas do seu DP!

Por que é importante acompanhar as tendências para DP?

Tecnologia all in one

Conhecer as principais tendências para o DP em 2024 é positivo para aprimorar a atuação da empresa nesse setor e fortalecer o capital humano.

Como você sabe, investir na motivação, produtividade e desenvolvimento da equipe é essencial para o sucesso de qualquer negócio. A gestão de pessoas deve acompanhar a evolução do mercado de trabalho, e com a chegada das novas gerações isso se torna ainda mais significativo.

A empresa deve entender o perfil, as necessidades e as expectativas de seus colaboradores para aplicar as melhores estratégias e garantir um bom clima organizacional. 

Além disso, conhecer e implementar tendências para DP e RH pode ser positivo para:

  • melhorar o desempenho da equipe;
  • aumentar a motivação;
  • atrair e reter talentos;
  • qualificar a equipe.

Portanto, para que o negócio se mantenha competitivo, é fundamental analisar o cenário interno e externo e se atualizar sobre as principais tendências na gestão de pessoas.

Como as mudanças não acontecem de um dia para ou outro, é preciso avaliar quais práticas fazem sentido com a realidade do negócio e começar a inseri-las na rotina corporativa para que gradualmente elas se tornem parte da cultura da empresa.

Para ler mais tarde:

Como preparar o DP para as tendências de 2024?

Como foi possível perceber até aqui, conhecer as tendências para o DP em 2024 é apenas o primeiro passo para o aprimoramento da gestão empresarial. 

Para realmente aproveitar os benefícios que elas podem trazer, é preciso saber como implementá-las dentro da realidade da sua organização

Como nem sempre esse trabalho é fácil, muitos gestores acabam desistindo e abrindo mão dessa evolução.

Para ajudar você a dar o primeiro passo, selecionamos as melhores dicas para você colocar o futuro do RH em prática na sua empresa. Confira:

Cuide dos dados coletados

Para ter certeza de que as mudanças estão gerando resultados de qualidade, você precisa de dados. Então, tendo em mente as suas necessidades constatadas no início, é necessário fazer comparações que mostrem o que melhorou ou piorou após essas transformações.

Em caso positivo, o próximo passo é continuar aprimorando a sua abordagem. Se os resultados não forem bons, não desfaça todo o seu esforço: analise cuidadosamente o que deu errado e encontre uma solução que mantenha a sua empresa no caminho da inovação.

Antes de continuarmos: quer saber como orientar a sua gestão de pessoas para os dados? É só assistir ao Tangerino Talks que fizemos sobre o tema:

Engaje os líderes

Nenhuma mudança real acontece sem o apoio das lideranças. Essa ajuda permitirá que cada setor possa aproveitar toda a inovação trazida pelas tendências observadas, evitando que cada área atue em um ritmo diferente.

Além disso, trazer as lideranças para dentro desse movimento é fundamental para que cada uma possa contribuir com pontos de vistas distintos sobre cada ideia proposta. Ou seja, esse é um processo que pode e deve ser coletivo.

Identifique os gargalos

Para que as tendências da gestão de pessoas façam a diferença no DP e no RH, é importante ter em mente quais aspectos do trabalho precisam de atenção.  É nesse momento em que você deve se basear nos dados disponíveis para constatar as suas principais necessidades.

Isso é importante porque servirá como ponto de partida para as melhorias captadas a partir das movimentações que acontecem hoje no segmento. Dessa forma, será possível ter objetividade e não cair em modismos.

Amplie seu ponto de vista e se atualizem sobre as tendências para DP

Nem sempre é fácil mudar a forma de trabalhar, especialmente quando as mesmas atividades são realizadas da mesma maneira há muito tempo. Ao colocar o futuro da gestão de pessoas em pauta, é preciso lidar com colaboradores que tenham mente aberta para tais mudanças.

Para que isso possa fluir com harmonia, vale a pena investir tempo para interagir diretamente com as equipes e apresentar as ideias de forma contextualizada

Trace novas rotas quando necessário

Quase sempre será necessário adaptar o que você viu de tendência no mercado para a realidade da sua empresa. Afinal, cada negócio é diferente, sem contar que a personalização é o caminho para contar com uma abordagem certeira.

Portanto, tendo em mente as suas necessidades e os movimentos de mercado mais interessantes, é preciso identificar os encaixes com a sua empresa.

No entanto, tome cuidado para não se prender demais à zona de conforto: o caminho da inovação é raramente indolor.

Qual a importância de softwares como a Sólides Tangerino para o futuro do DP?

Softwares como o Sólides Tangerino desempenham um papel fundamental no futuro do Departamento Pessoal, oferecendo soluções tecnológicas avançadas que impulsionam a eficiência, a precisão e a agilidade das operações. Confira:

Essa plataforma integra uma variedade de funcionalidades, desde controle de ponto e folha de pagamento até gestão de talentos e conformidade regulatória, proporcionando uma abordagem abrangente para as demandas complexas do DP.

A automação de processos fornecida pela Sólides Tangerino reduz significativamente a carga de trabalho manual, minimizando erros e otimizando o tempo dedicado a tarefas rotineiras. 

Além disso, essa ferramenta é projetada para estar consoante as regulamentações em constante mudança, como a LGPD, garantindo a segurança e a privacidade das informações pessoais dos colaboradores.

Confira, abaixo, alguns dos motivos pelo qual a solução da Sólides Tangerino está alinhada às tendências para o DP em 2024:

Integração completa da jornada do DP

A Sólides Tangerino se destaca ao oferecer uma integração completa da jornada do Departamento Pessoal, consolidando diversas etapas do ciclo de vida do colaborador em uma plataforma abrangente e eficiente. 

Desde o recrutamento até a gestão de talentos, passando pelo controle de ponto e folha de pagamento, o software proporciona uma experiência integrada que simplifica e otimiza todas as operações relacionadas ao DP.

Ao centralizar informações cruciais, como dados cadastrais, registros de ponto, histórico profissional e informações fiscais, a plataforma permite que os profissionais de DP acessem facilmente dados essenciais para a tomada de decisões estratégicas. 

Além disso, a integração com sistemas externos assegura a conformidade regulatória e facilita a troca eficiente de informações.

Automatização da operação

Automatização das rotinas de DP

A automação proporcionada pela plataforma abrange diversas áreas, como a publicação de vagas, triagem de currículos, gestão de processos seletivos, controle de ponto e elaboração de folhas de pagamento. 

Isso não apenas aumenta a eficiência operacional, economizando tempo e recursos, mas também assegura a conformidade com normas regulatórias, minimizando riscos legais.

Além disso, a automação não se restringe apenas às operações rotineiras. A Sólides Tangerino incorpora inteligência artificial e análise de dados para oferecer insights valiosos sobre o desempenho do capital humano, contribuindo para decisões estratégicas informadas. 

Ao simplificar e aprimorar a gestão de pessoas, a automação proporcionada pela ferramenta não apenas aumenta a eficiência, mas também impulsiona o desenvolvimento e o alinhamento estratégico do Departamento Pessoal com os objetivos organizacionais.

Benefícios flexíveis

A Sólides Tangerino se destaca ao proporcionar um pacote completo de benefícios corporativos flexíveis, alinhado com as tendências contemporâneas. 

Com a crescente importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho, a plataforma oferece soluções personalizadas que atendem às necessidades individuais dos colaboradores.

A flexibilidade é a palavra-chave, permitindo que as empresas ofereçam benefícios adaptados aos diferentes perfis de seus colaboradores. Desde opções de plano de saúde até benefícios mais personalizados, como vale-cultura ou auxílio home office, a Sólides Tangerino possibilita uma gestão integrada e dinâmica desses benefícios.

Ao proporcionar essa flexibilidade, a plataforma contribui não apenas para a satisfação dos colaboradores, mas também para a atração e retenção de talentos

Além disso, a transparência e a facilidade na administração dos benefícios garantem que as empresas estejam alinhadas com as expectativas do mercado e com as crescentes demandas por ambientes de trabalho mais adaptáveis e centrados nas necessidades individuais de seus colaboradores.

Integração de dados

A Sólides Tangerino vai além do aspecto operacional, incorporando recursos avançados de coleta e análise de dados. Essa capacidade analítica fornece insights valiosos sobre o desempenho do capital humano, permitindo ajustes rápidos e informados nas estratégias de gestão de pessoas. 

Os relatórios personalizáveis permitem que as empresas obtenham informações específicas conforme suas necessidades, contribuindo para uma tomada de decisão mais informada e estratégica

Seja monitorando o engajamento dos colaboradores, avaliando a eficácia de programas de treinamento ou analisando dados relacionados à produtividade, a Sólides Tangerino oferece uma gama variada de relatórios que auxiliam na compreensão do cenário organizacional e na implementação de ações direcionadas para o aprimoramento contínuo do DP.

A abordagem holística da plataforma também contribui para a construção de uma cultura organizacional forte, alinhando as práticas de DP com os objetivos mais amplos da empresa.

Recapitulando sobre tendências para DP

Confira as principais informações que abordamos neste artigo:

Quais as tendências para o DP em 2024?

Em 2024, as tendências para o Departamento Pessoal destacam-se na segurança de dados, integração de tecnologias all in one, ascensão da inteligência artificial, DP estratégico e orientado a dados, integração entre diferentes áreas da empresa e flexibilidade nos regimes de trabalho e benefícios.

Como preparar o DP para as mudanças de 2024?

Preparar o DP para 2024 demanda foco em segurança de dados, tecnologias all in one, integração eficaz e uso de inteligência artificial, além de flexibilidade nos regimes de trabalho, redução de burocracia, adaptação contínua e engajamento dos líderes. A implementação dessas estratégias otimiza operações e fortalece a competitividade empresarial.

O que achou das tendências para DP em 2024?

Como você viu, são muitas as ferramentas para facilitar a rotina do departamento pessoal na próxima década, e, felizmente, as tendências para gestão de pessoas para 2024 já vêm sendo desenhadas há algum tempo.

Observe quais são os processos utilizados pela sua empresa que já se aproximam da nova realidade do mercado e invista em recursos que possam aprimorar a rotina. O importante é não ficar para trás! 

Com este guia completo sobre tendências para o DP em 2024, você tem tudo para superar os desafios que estão por vir.

Quer ficar por dentro de outras tendências e novidades sobre o setor? Assine a nossa newsletter e torne o DP da sua empresa cada vez mais estratégico! 

Banner cinza com o texto
Foto de Sara Pereira

Sara Pereira

Sara Pereira é People Operations Coordinator na empresa Digibee desde 2022. Atua há 12 anos com Departamento Pessoal, Legislação Trabalhista, Relações do Trabalho, Justiça do Trabalho e Auditoria do Trabalho e Previdenciário em médias, grandes, startups e multinacionais. Possui atuação desde 2016 em projetos relacionados com a folha de pagamento, eSocial, controle da jornada de trabalho, auditorias trabalhistas e previdenciárias, reduções de custos trabalhistas, migração de folha de pagamento para novos softwares, migrações de PJ para CLT e criação do zero da área nas empresas. Também realiza análise de custo de funcionário, estudo de redução de custos, gerenciamento da folha de pagamento e encargos, administração de processo, análise de resultados e indicadores, implantação e administração de benefícios, banco de horas e controle de ponto, condução de novos programas/projetos, planejamento e organização, eSocial. Sara formou-se em Gestão de Recursos Humanos em 2011 na Unopar. Se especializou em Consultoria Organizacional na UNA em 2013.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Um comentário"

  1. A gestão de pessoas é um dos setores da administração que mais influenciam no crescimento de um empreendimento.
    Foi possível analisar que este foi o pilar da administração que mais apresentou mudanças ao decorrer do tempo, pois se trata de pessoas, e pessoas estão em constante mudança.
    O artigo nos oferece dicas enriquecedoras para prevermos as possíveis mudança no setor e nos preparar para as mesmas.

Artigos Relacionados