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Nas últimas décadas temos escutado falar bastante sobre a transformação digital e os impactos dela no mercado de trabalho e nas empresas. Mas, ao longo dos anos, percebemos que não se trata apenas de tecnologia, como imaginávamos no início, mas sim de tecnologia e pessoas, e toda a transformação possível vinda dessa união.

Aos poucos as empresas começam a compreender que é possível usar as ferramentas tecnológicas com o objetivo de fortalecer os relacionamentos com as pessoas

Com isso, o setor de RH e o departamento pessoal têm se inserido cada vez mais no centro das inovações empresariais, pois se tornou um ponto-chave na construção desse relacionamento. E o principal motivo foi a mudança do perfil social dos colaboradores. 

A união entre tecnologia e pessoas revoluciona como a rotina de RH acontece hoje, muitas vezes criando processos ou otimizando os já existentes. E é sobre isso que vamos falar nesse conteúdo.

Continue a leitura até o final para saber tudo sobre os impactos da tecnologia e pessoas no RH e DP das empresas.    

Para facilitar sua leitura, veja tudo o que vamos falar nesse artigo:

Qual é a relação entre tecnologia e pessoas na empresa?

Tecnologia e Pessoas

Muitas empresas buscam soluções tecnológicas para se posicionarem à frente dos concorrentes, entretanto o segredo do crescimento sustentável e do sucesso empresarial vem do fator humano dos processos organizacionais

Banner com uma foto escrito em roxo

Apenas a tecnologia não é suficiente para causar grandes transformações nos negócios. Para isso é essencial que as pessoas desenvolvam modelos e processos, e que incorporem a inovação na empresa. 

Mais do que isso, é fundamental que as pessoas sejam colocadas no centro das ideias, para que encontrem as soluções tecnológicas de acordo com as necessidades de cada negócio. 

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Por que a relação pessoas e tecnologia é importante?

Em qualquer empresa de sucesso existem 3 pilares de sustentação: as pessoas envolvidas, a tecnologia e os processos. 

A tecnologia chega como um meio para facilitar e otimizar os processos, e deve ser utilizada sempre que fizer sentido. Mas o mais importante é treinar e motivar as pessoas para que entendam e integrem os processos, sempre com o objetivo da melhoria contínua.

A evolução acontece quando as empresas oferecem oportunidades para seus empregados e permitem que eles modifiquem e melhorem os processos.

Essa liberdade é vista como uma motivação, um reconhecimento profissional, que impulsiona suas vidas, tanto no aspecto pessoal como no trabalho, e proporciona sensações de confiança e autonomia.  

A tecnologia vem como uma forma de alcançar esse resultado, seja integrando melhor as equipes, otimizando processos ou mesmo substituindo funções mecânicas e abrindo espaço para que a criatividade possa se desenvolver

Quais são os principais impactos da tecnologia nas pessoas da empresa?

A tecnologia permite que as empresas desenvolvam diversas melhorias nos processos e que isso influencie seus resultados. Veja alguns:

1. Aumenta a eficiência da gestão

A tecnologia contribui para a comunicação interna e externa da empresa, e essa melhoria gera impactos em todos os setores, como estoque, gestão financeira, recursos humanos e também na relação com os clientes.

Muitas soluções tecnológicas também facilitam o monitoramento de dados importantes para a tomada de decisões estratégicas e ajudam a controlar de maneira mais assertiva todos os aspectos do funcionamento do negócio. 

2. Reduz os custos

Hoje já existem diversas ferramentas tecnológicas que ajudam a identificar o retorno dos investimentos da empresa, sejam eles realizados em marketing, nas contratações de pessoas e até mesmo financeiros

Esse acompanhamento permite que o gestor perceba rapidamente pontos de melhoria, desperdícios e ainda como pode otimizar cada uma dessas demandas, evitando prejuízos. 

Dependendo do nicho de negócio, a tecnologia também pode realizar tarefas, principalmente as repetitivas e manuais.

Assim, ela abre espaço para o melhor aproveitamento do funcionário, em atividades que geram mais resultados para a empresa. 

3. Melhora a comunicação com o cliente

É inegável o quanto a tecnologia contribuiu para a evolução da comunicação e essa melhora também traz impactos positivos para a relação com os clientes. 

Seja por causa da melhor análise de dados sobre os consumidores, que aumenta o conhecimento sobre as características, dores e desejos deles, ou mesmo pelo aumento dos canais de contato, como e-mail, WhatsApp e redes sociais.

Não importa: a verdade é que hoje as empresas possuem muito mais informações e podem usá-las para manter uma comunicação mais assertiva com os clientes. 

4. Aumenta a agilidade na rotina

A automação contribui para facilitar a rotina nas empresas e a integração agiliza os processos. Empresas que utilizam sistemas de armazenamento em nuvem, por exemplo, conseguem arquivar e compartilhar documentos com muito mais segurança e facilidade. 

Ferramentas de gestão de tarefas permitem que o gestor acompanhe o andamento das atividades e projetos em tempo real.

Planilha de Cálculo do Adicional Noturno

Plataformas de controle de ponto ajudam a tornar mais rápida e assertiva a gestão de pessoas e a folha de pagamento

5. Facilita o acompanhamento de resultados

As empresas só crescem de maneira sustentável com o acompanhamento de perto dos resultados, e a tecnologia oferece diversas ferramentas para facilitar esse controle. 

Com elas, o gestor consegue avaliar a evolução do trabalho realizado e também implementar melhorias logo que se faça necessário, identificando mais rapidamente quais fatores merecem maior atenção e direcionando recursos, financeiros e humanos, à demanda. 

Quer saber mais sobre a tecnologia na gestão de pessoas? Ouça o ep. 10 do nosso Tangerino Talks:

Quais as vantagens que a integração tecnologia e pessoas pode trazer para a empresa?

1. Melhora o monitoramento de dados

As ferramentas tecnológicas facilitam o acompanhamento e monitoramento de processos e resultados, muitas vezes individualizando os dados.

Esses recursos permitem que a empresa saiba exatamente quais setores ou processos precisam ser otimizados e quais podem ser expandidos para gerar mais resultados.   

2. Descentraliza a informação

A tecnologia permite que as informações sejam acessíveis para as pessoas certas na empresa.

Essa é uma maneira de descentralizar os dados, garantindo que gestores de diferentes áreas possam ter conhecimento sobre fatores relevantes para o trabalho, de acordo com os critérios estabelecidos pela direção. 

3. Aumenta a autonomia

As soluções tecnológicas oferecem mais autonomia aos funcionários, permitindo que eles verifiquem seus próprios dados, façam correções, analisem seus resultados, encontrem respostas para suas dúvidas e se conectem com outros profissionais dentro da empresa. 

4. Promove o desenvolvimento pessoal

As diversas ferramentas trazidas pela tecnologia permitem que o RH das empresas tenham maior conhecimento e gestão sobre as capacidades pessoais e profissionais dos colaboradores.

Tudo isso possibilita o acompanhamento detalhado desde a contratação e oferecendo recursos para desenvolver novas capacidades e habilidades necessárias para o desempenho da função. 

5. Consolida o RH como um setor estratégico

Cada vez mais o setor de RH das grandes empresas é visto como uma área estratégica e não mais apenas operacional como antes.

Muito dessa mudança vem da utilização da tecnologia para automatizar processos e permitir que os profissionais contribuam para a competitividade do negócio. 

Como ter um DP tecnológico? 

Nos últimos anos a sociedade e o mercado de trabalho passaram por diversas transformações e, sem dúvidas, o setor de recursos humanos acompanhou esse processo.

O modelo mais indicado hoje introduz as pessoas no centro das ações e intenções das empresas, o que aumenta sua vantagem competitiva de forma estratégica. 

Com isso surge uma nova visão e orientação para o setor, que é o chamado e-RH, ou RH tecnológico, que utiliza sistemas, mídias digitais e ferramentas para automatizar as atividades burocráticas e oferece recursos para que os profissionais envolvidos desenvolvam habilidades de conexão com outras pessoas e com os negócios.   

Especialmente durante e após a pandemia da Covid-19, o DP das empresas, principalmente, precisou se adequar a esse novo modelo, para gerenciar os profissionais em home office.

Veja alguns recursos que foram utilizados e aprimorados nesse período e que podem continuar facilitando a rotina do RH e do DP nas empresas:

Ferramentas de automação de controle de ponto

As ferramentas de automação de controle de ponto, como o Tangerino, permitem que os gestores acompanhem a jornada de trabalho dos seus funcionários em tempo real, prevenindo problemas com horas extras, períodos de repouso e outras situações que geralmente causam dificuldades no controle manual. 

Além disso, o controle de ponto automatizado também gera benefícios aos funcionários, que podem acompanhar seu extrato de horas mais facilmente. 

Ferramentas de automação da folha de pagamento

Um dos momentos mais críticos do controle manual de folha de pagamento é o fechamento, quando todos os registros precisam ser transferidos para o sistema de folha de pagamento. É comum acontecer erros que podem gerar prejuízos para a empresa. 

As ferramentas de automação de folha de pagamento são integradas ao controle de ponto diário, e para calcular os valores, basta gerar o relatório e transferir automaticamente as informações. Dessa maneira o trabalho ganha agilidade. 

Softwares de aprimoramento de processos de seleção

Ferramentas tecnológicas que auxiliam os processos de seleção comparando informações dos candidatos com os pré-requisitos estabelecidos para as vagas. Além disso, também é possível utilizar softwares para identificar perfis comportamentais e escolher o mais adequado para a função. 

Armazenamento de informações na nuvem

O departamento pessoal lida diariamente com diversos documentos e informações importantes que precisam ficar armazenadas de forma segura e acessível. 

A melhor maneira de fazer isso é com o armazenamento na nuvem, ou seja, em servidores digitais que permitem o acesso aos documentos em qualquer lugar e momento, e os mantêm seguros. 

Conclusão

Não resta mais dúvida de que são as mudanças de processos aliadas às inovações tecnológicas e à criatividade das pessoas são os grandes responsáveis por influenciar e impactar as empresas. 

As ferramentas são apenas uma forma de alcançar resultados, mas a transformação digital envolve um alinhamento geral. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue o aprendizado e baixe o infográfico que preparamos para você. 

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