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Será que as máquinas realmente vieram para substituir o trabalho humano? Muitos profissionais ainda têm resistência de implementar novas tecnologias por conta do receio de serem substituídos por robôs. Mas não é bem assim, a inteligência artificial vem para facilitar a vida das empresas e otimizar os processos de RH

Quer entender melhor como funcionam essas tecnologias, em quais atividades elas podem ser aplicadas e quais os impactos que podem causar na rotina do departamento?

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. 

Inteligência Artificial (IA): entendendo o conceito

Inteligência Artificial nos processos de RH

A inteligência artificial é uma área da ciência da computação que visa estudar e desenvolver dispositivos que simulem o raciocínio humano.

Dessa forma, as máquinas são capazes de perceber padrões, tomar decisões e resolver problemas de forma autônoma. 

Nesse sentido, os robôs seriam capazes de “pensar” de modo semelhante aos humanos, fazendo análises e obtendo respostas para diferentes situações por meio da programação, repetição e mapeamento de dados. 

O conceito de inteligência artificial foi criado em 1955, pelo professor americano John McCarthy, da Universidade de Dartmouth, e já vem sendo aplicado em diversos setores, inclusive, nas rotinas de RH

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Inteligência Artificial nos processos de RH

Com a ascensão da tecnologia, muitas empresas passaram a investir em ferramentas e soluções que automatizassem as rotinas de RH para diminuir erros e acelerar processos lentos e burocráticos. 

É nesse contexto que surge a inteligência artificial no setor.

Com a IA aplicada ao RH, é possível encontrar padrões de comportamento dos colaboradores que ajudam a melhorar os resultados da empresa, tomar decisões mais acertadas e entender problemas como baixo desempenho e produtividade

A inteligência artificial cruza dados e ajuda o RH a realizar análises embasadas para garantir mais eficiência em processos como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e engenharia de cargos. 

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Impactos da Inteligência Artificial aplicada ao RH

A adoção da Inteligência Artificial nos processos de RH traz impactos, tanto para o próprio setor quanto para a organização e seus colaboradores no geral. Em relação ao setor, é possível destacar que a IA:

  • automatiza processos operacionais lentos e repetitivos;
  • minimiza a burocracia e permite que os profissionais foquem em uma atuação mais estratégica;
  • facilita a tomada de decisões, trazendo informações reais e confiáveis;
  • agiliza os processos seletivos.

Já em relação à organização como um todo, a inteligência artificial diminui as chances de erros nos processos, possibilitando uma análise prévia de riscos e garantindo mais agilidade e precisão na execução das tarefas. 

O impacto da IA em relação aos colaboradores diz respeito aos feedbacks, que podem ser aplicados com base em informações reais.

Além disso, a ferramenta ajuda o RH a identificar as demandas de treinamento e desenvolvimento, trazendo mais possibilidades de crescimento profissional para os liderados. 

Principais aplicações da Inteligência Artificial no RH

A inteligência artificial pode ser incorporada em diversos processos do RH. Entre as principais aplicações, podemos destacar: 

  • processos de recrutamento e seleção;
  • organização de treinamentos;
  • controle de jornada;
  • acompanhamento de indicadores;
  • engenharia de cargos;
  • análise comportamental;
  • clima organizacional.

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Benefícios da Inteligência Artificial no RH

Como vimos, a inteligência artificial nos processos de RH vem para facilitar diversas rotinas, trazendo inúmeros benefícios para o setor. A seguir, vamos explicar a fundo essas vantagens. 

Facilita a criação de estratégias efetivas

Com a inteligência artificial, o RH trabalha com dados concretos, o que torna a operação mais eficiente, já que ajuda no reconhecimento de padrões e tendências. 

Dessa forma, é possível criar estratégias e planos de ação muito mais efetivos, voltados para a solução de problemas reais, além de desenvolver as áreas que realmente precisam de maiores investimentos. 

Ajuda na tomada de decisões

Os dados fornecidos pela IA também ajudam gestores e líderes a tomarem suas decisões de forma mais ágil e embasada, evitando atitudes precipitadas, com base em achismos e preconceitos. 

Como as informações já chegam aos analistas de maneira organizada, a análise se torna mais simples e eficiente, evitando erros e diferentes interpretações, garantindo melhores resultados. 

Reduz custos

Antes da incorporação da inteligência artificial em processos de RH, muitos profissionais do departamento precisavam fazer horas extras para dar conta de inúmeras tarefas, algumas delas repetitivas, demoradas e burocráticas.

Toda essa demanda gerava custos operacionais altos para a organização. 

Além disso, os erros em processos de contratações e até mesmo na gestão de pessoas também geram custos à organização por conta dos altos índices de turnover e da baixa produtividade e engajamento. 

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Agiliza processos

Os softwares de RH com inteligência artificial tornam os processos muito mais ágeis e dinâmicos, permitindo que os analistas tenham mais tempo para realizar uma gestão de pessoas estratégica. 

Tomemos como exemplo o recrutamento e seleção. Se antes era necessário perder horas para analisar manualmente os currículos de candidatos, hoje, o sistema já faz uma análise prévia e cruza dados e palavras-chave para selecionar os candidatos que mais se encaixam nas posições em aberto. 

Aumenta a produtividade

A inteligência artificial torna o setor de Recursos Humanos muito mais produtivo e eficiente dentro da organização, permitindo uma gestão muito mais estratégica e voltada para resultados. 

Dessa forma, os profissionais da área deixam de assumir apenas tarefas repetitivas e burocráticas, fornecendo ao restante da empresa informações relevantes para o andamento das atividades e ganhando mais protagonismo dentro do negócio.

Áreas do RH em que se pode encontrar a Inteligência Artificial

Até aqui, vimos que a Inteligência Artificial impacta positivamente em toda a empresa. Mas, na prática, em quais processos de RH ela pode ser aplicada para os melhores resultados? 

A seguir, listamos algumas das principais rotinas que podem se beneficiar com a ferramenta, confira!

Recrutamento e seleção

Com uma plataforma de RH inteligente, é possível otimizar e controlar, de forma automática, a triagem de currículos, selecionando apenas aqueles profissionais que realmente se encaixam no perfil buscado pela empresa. 

A Inteligência Artificial pode, ainda, ser utilizada para o mapeamento de perfis comportamentais, ajudando o RH a entender as habilidades e características de cada candidato e se ele supre as necessidades da posição de forma estratégica, tanto em relação às soft skills quanto às hard skills.

Além disso, o software ideal ajuda o RH a automatizar diversas etapas do processo por meio de chatbots, como entrevistas, testes e dinâmicas, garantindo uma pré-seleção mais ágil e eficiente. 

Controle de jornada

Outro processo que pode se beneficiar da inteligência artificial é o controle de jornada.

Essa é uma das tarefas mais burocráticas do RH e que precisa ser trabalhada com cuidado. Isso porque, um pequeno descuido pode fazer com que o analista erre o cálculo da folha de pagamento, horas extras e descontos, por exemplo, o que pode acarretar processos trabalhistas. 

Dessa forma, ferramentas inteligentes são importantes para dar um suporte eficiente e automatizar essa rotina, evitando falhas humanas e trazendo informações precisas sobre o tempo de trabalho, atrasos e faltas dos colaboradores. 

Treinamento e desenvolvimento

A IA também ajuda o RH a entender claramente os pontos fracos e fortes dos colaboradores, auxiliando no planejamento de ações efetivas de treinamento e desenvolvimento

Com os dados levantados pelas plataformas de RH, a empresa consegue agir de forma muito mais efetiva, eliminando gastos que seriam direcionados a treinamentos inadequados e avaliando os resultados obtidos de forma mais eficiente. 

Engenharia de cargos

A inteligência artificial também é uma excelente ferramenta para auxiliar o RH a desenhar as competências necessárias para um bom desempenho em cada cargo da organização. 

Dessa forma, é possível realocar colaboradores e encontrar candidatos que mais se adéquam a cada perfil de vaga. Colocando os profissionais certos nos lugares certos, é possível melhorar a produtividade e o engajamento das equipes, além de garantir a retenção dos talentos

Clima organizacional

Esse tipo de tecnologia na empresa também contribui para o clima organizacional. Isso porque, com as ferramentas certas de inteligência artificial, é possível realizar pesquisas de clima e cruzar informações a partir dos resultados obtidos. 

Assim, com base nas análises de dados, o RH pode mapear as percepções dos colaboradores e pensar em ações mais específicas para garantir o engajamento dos times e melhorar a experiência dos colaboradores dentro da empresa.

Clima e cultura organizacional são temas semelhantes e no Me Explica Aí, falamos melhor sobre esse tema! Confira:

Gestão de pessoas

Por fim, apesar de parecer contraditório, as tecnologias de Inteligência Artificial são excelentes ferramentas para garantir uma gestão de pessoas mais humanizada e com foco na experiência dos funcionários. 

Uma vez que ela permite que o RH conheça profundamente os profissionais e suas necessidades individuais, assegurando uma gestão mais personalizada e priorizando pontos que potencializam o bem-estar e a produtividade dos colaboradores

Conclusão

A Inteligência Artificial vem como uma importante ferramenta para otimizar e tornar os processos de RH muito mais eficientes e direcionados. 

Utilizando softwares de gestão que contam com IA, você não precisa mais perder tempo em tarefas repetitivas e burocráticas que acabam sobrecarregando o departamento. Ainda, garante ao setor uma gestão muito mais estratégica e embasada por dados reais. 

Agora que você já sabe como a inteligência artificial pode ajudar o departamento, acesse o RH Portal e fique por dentro de outros artigos importantes para quem é da área

Este artigo é um guest post produzido pelo RH Portal.

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