Tempo de Leitura: 9 minutos

Os benefícios corporativos, especialmente os flexíveis, que não são obrigatórios, entram como fator fundamental na hora dessa escolha e oferecer vantagens que realmente impactam a vida do colaborador se tornou essencial. 

Em um mundo cada vez mais competitivo, as empresas precisam se alinhar ao que o mercado deseja e oferece, para garantir que os melhores talentos queiram contribuir com seus resultados. 

E, se até algumas décadas atrás, o que mais importava na hora de escolher uma empresa para trabalhar era um bom salário e a estabilidade, hoje são outros os elementos primordiais e decisivos. 

Se você ainda não sabe o que são benefícios corporativos e quais são os mais desejados para os profissionais, continue acompanhando essa leitura até o final.

Veja tudo o que você descobrir nesse conteúdo:

O que são benefícios corporativos?

documentos com gráficos, cofrinho e calculadora sob uma mesa representando benefícios corporativos

Os benefícios corporativos são recursos oferecidos pela empresa com a finalidade de melhorar a qualidade de vida do colaborador. 

A ideia central é que os funcionários tenham acesso a algo que realmente cause impacto positivo, seja na vida profissional, seja na vida pessoal. Sendo assim, é importante perceber que não basta oferecer qualquer benefício. 

É fundamental que ele tenha valor para o empregado. Para identificar quais são os melhores tipos de benefícios, o ideal é conversar com as equipes, se informar sobre as tendências e estar atento às necessidades do momento.

Por que a empresa deve oferecer benefícios corporativos? 

O mundo está em constante mudança e evolução. As pessoas estão buscando cada vez mais um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, e se preocupam com sua saúde mental, física e emocional. 

Pesquisa de clima organizacional

As empresas fazem parte desse processo e devem contribuir para esse movimento, também buscando oferecer formas de melhorar a qualidade de vida e de simplificar o dia a dia dos seus colaboradores. 

Alguns desses benefícios corporativos são obrigatórios e previstos na CLT, como você verá mais à frente nesse conteúdo. Entretanto, são os benefícios opcionais que mais chamam a atenção dos profissionais. 

Muito mais do que bons salários, os profissionais estão cada vez mais atentos às vantagens que cada empresa oferece, tornando os benefícios flexíveis um poderoso diferencial competitivo. 

Eles são, hoje, um dos principais fatores de atração e retenção de profissionais nas empresas, especialmente os que estão relacionados à saúde. 

Ao oferecer esses benefícios corporativos não obrigatórios, a organização mostra que se importa com seus colaboradores, contribuindo também para uma relação melhor entre empregador e empregados. 

Além disso, garante mais satisfação, bem-estar e felicidade aos funcionários.

Aproveite a visita e confira também: 

Quais os principais benefícios corporativos que uma empresa pode oferecer? 

Os benefícios corporativos funcionam como um acréscimo à remuneração, já que alguns deles representam custos necessários aos colaboradores. Quando são proporcionados pela empresa, evitam que a pessoa precise pagar com o próprio salário. 

A CLT obriga as empresas a oferecer alguns benefícios, por isso, esse grupo é chamado de benefícios obrigatórios. Veja quais são:

Benefícios obrigatórios

Os benefícios obrigatórios existem para garantir proteção social ao trabalhador. Entre eles podemos citar:

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço

O FGTS é uma contribuição mensal realizada pela empresa, e que não pode ser descontada do profissional, correspondente a 8% do salário bruto do colaborador, e tem o objetivo de gerar uma reserva financeira para momentos de dificuldade. 

O valor é depositado em conta específica na Caixa Econômica Federal, em nome do funcionário e poderá ser sacado em condições específicas.  

Vale-transporte

Outro benefício obrigatório, mas que tem algumas regras para que o funcionário tenha direito. 

O valor deve ser previamente estabelecido, devendo ser correspondente ao deslocamento para ir e voltar do trabalho para sua residência. A empresa deve arcar com a maior parte do custo desse benefício, podendo haver o desconto de até 6% do salário do trabalhador.

Além disso, é preciso garantir que o valor do vale-transporte seja reajustado sempre que houver defasagem. O ideal é que a organização encontre empresas especializadas para realizar a gestão desse benefício para evitar erros. 

Caso a empresa ofereça transporte integral próprio, não precisa oferecer também o vale-transporte.

 13º salário

Corresponde a um salário adicional, pago de maneira proporcional aos meses em que o colaborador trabalhou no ano. 

O valor pode ser pago em até duas parcelas, preferencialmente nos meses de novembro e dezembro, exceto acordos e convenções coletivas que determinem outras datas. 

O cálculo do valor do 13º salário é baseado no último salário, incluindo horas extras, adicionais noturno, de periculosidade e de insalubridade. 

Adicional noturno e horas extras

É um direito dos trabalhadores com jornadas de trabalho entre 22 horas e 5 horas da manhã (no caso de trabalhadores rurais o horário é entre 20h e 4h da manhã), e quem extrapola o tempo da sua jornada diária de trabalho e não possui acordo de banco de horas

O adicional noturno corresponde a 20% do salário para trabalhadores urbanos e 25% para os colaboradores rurais. 

No caso da hora extra, é direito receber, no mínimo, 50% do valor da hora, podendo ser mais dependendo das condições. 

Auxílio-creche

Empresas que possuem mais de 30 funcionárias com mais de 16 anos têm a obrigação de oferecer um espaço adequado para que as mão deixem seus bebês de 0 a 6 meses enquanto elas trabalham. 

Caso não exista essa possibilidade, é obrigatório pagar o auxílio-creche, para que a mãe possa pagar por esse local. O valor pode variar de acordo com a negociação coletiva. 

Benefícios flexíveis ou opcionais

Esses são alguns dos benefícios que realmente chamam a atenção dos profissionais e que podem se tornar elementos competitivos:

Plano de saúde ou assistência médica

Esse é um dos benefícios mais valorizados e também o mais caro. Mas certamente é o que mais auxilia na retenção e atração de talentos. 

A empresa que oferece assistência médica aos seus funcionários é mais bem vista e mais valiosa para eles, reduzindo as taxas de turnover

Assistência odontológica

Esse é outro serviço que costuma não ser muito acessível às pessoas, então as empresas que oferecem esse benefício corporativo saem na frente e também reforçam os cuidados com os funcionários. 

Incentivo acadêmico

Oferecer ajuda financeira, total ou parcial, para os colaboradores que desejam se capacitar e desenvolver mais a carreira com cursos profissionalizantes, graduação, pós-graduação e também cursos técnicos contribui para a imagem positiva da empresa

Além disso, esse é um benefício corporativo que também traz benefícios para a empresa, já que o aperfeiçoamento do funcionário poderá ser bem aproveitado para gerar mais resultados para o negócio

Home office

O formato de trabalho home office cresceu muito nos últimos anos e tem se tornado cada vez mais valioso para os profissionais. Entre os principais benefícios estão a possibilidade de passar mais tempo com a família, menos estresse no trânsito, aumento de tempo para lazer e cuidados pessoais e a redução de despesas. 

Auxílio previdência

A Reforma da Previdência alterou muitos pontos importantes e provocou preocupação com o futuro de muitos trabalhadores. Por isso, quem pode contar com um plano de previdência privada pode se considerar um sortudo

Dessa maneira, o benefício corporativo de auxílio à previdência privada é um dos destaques também, quando falamos em benefícios opcionais.

Vale-alimentação, vale-refeição e refeição no local

Com o vale-alimentação, o funcionário tem uma economia com os gastos de alimentação, especialmente as realizadas em supermercados e outros estabelecimentos do tipo. 

Já o vale-refeição é utilizado para comprar refeições durante a semana, em restaurantes, padarias e outras lojas parceiras.

No caso de empresas que possuam mais de 300 colaboradores, a lei já estabelece a obrigatoriedade de oferecer refeitório local como programa de alimentação. Mas para empresas menores, não existe essa obrigação. 

Entretanto, esse pode ser um grande benefício para os funcionários que podem economizar nos custos de alimentação mensal, e para a empresa, diminuindo as dispersões nos intervalos.  

Todos esses benefícios corporativos que envolvem um auxílio relacionado à alimentação são importantes e configuram uma boa economia mensal para os colaboradores.   

Vale-combustível

É semelhante ao vale-transporte, tendo a mesma função, entretanto, oferece a opção de conforto ao trabalhador, que pode preferir ir trabalhar com seu próprio veículo e receber um valor para compensar parte ou todo o valor gasto com combustível, dependendo do caso.

Mas é importante saber que é proibido que haja qualquer tipo de desconto na remuneração do empregado. 

Participação nos lucro da empresa

O benefício corporativo da participação nos lucros é o segundo tipo de benefício mais desejado pelos profissionais. 

É um valor pago anualmente aos funcionários como recompensa pelos serviços prestados e pelos resultados alcançados. Essa é mais uma forma da empresa demonstrar reconhecimento aos profissionais da organização.

Ginástica laboral

A empresa pode oferecer a prática de atividades físicas no ambiente de trabalho e assim contribuir para a melhora na qualidade de vida dos seus colaboradores.

Esse benefício evita que eles sofram algum tipo de dano físico que pode ser causado pelo trabalho. 

E o melhor é que esse é um benefício corporativo de baixo custo e alto impacto, já que um único profissional pode atender diversos colaboradores.  

Auxílio-creche

Você já viu que o auxílio-creche é obrigatório em determinadas situações, no caso de crianças com até 6 meses de idade. 

Entretanto, ele pode ser estendido quanto a idade da criança, para que mais mulheres se sintam amparadas pela empresa no momento em que tem um aumento considerável de custos. 

Mais uma vez, as condições e valores devem ser estabelecidas em negociação coletiva. 

Parcerias comerciais

Fazer parcerias com lojas de roupas, lazer, eletrônicos, academias, cultura, entre outros, é uma excelente forma de prestigiar seus colaboradores. A empresa pode estabelecer cupons de desconto exclusivos para os funcionários que garantirão o benefício corporativo. 

Day off

Oferecer o day off no dia de aniversário de folga ao funcionário é uma prática antiga, mas que ainda agrada muitas pessoas. 

Em alguns casos, é possível escolher quando vai tirar o dia de folga, não sendo obrigatoriamente no dia do aniversário. A ideia é garantir que os funcionários possam curtir momentos importantes como esse com quem mais gostam. 

Horários flexíveis

Dar a opção de horário flexível aos funcionários é outro benefício corporativo bastante desejado. Dessa maneira, eles podem escolher os horários que funcionam melhor para suas rotinas familiares, por exemplo, sem deixar de cumprir sua jornada de trabalho.

Salário sobre demanda

É a possibilidade de receber seu salário parcelado ao longo do mês, podendo ser semanal ou mensal. Dessa maneira o colaborador pode controlar melhor seus gastos, evitando os exageros. 

Existem muitos outros tipos de benefícios corporativos que podem ser incorporados pela empresa. É importante perceber, entretanto, quais realmente farão diferença na vida dos funcionários.  

Quais as vantagens em oferecer benefícios corporativos para os colaboradores?

O oferta de benefícios corporativos pode gerar muitas vantagens para a empresa. Além da melhora da imagem, tornando a organização bem vista e desejada pelos candidatos, outros fatores são impactados:

  • Redução de turnover: Os colaboradores se sentem mais satisfeitos e não buscam outras empresas para trabalhar;
  • Aumenta a produtividade: Com o sentimento de valorização, os colaboradores se tornam mais motivados e engajados, fazendo melhor e mais rápido o trabalho;
  • Redução das taxas de absenteísmo: Também passa pelo sentimento de valorização e reconhecimento. Além  disso, se tiverem acesso a um plano de saúde, por exemplo, eles podem marcar exames e consultas fora do expediente.  
  • Otimização de custos: Pode ser que a sua empresa esteja oferecendo um benefício que não é do interesse dos funcionários, e pagando por isso, enquanto não oferece algo que realmente vai impactar a vida dos seus colaboradores. 
  • Melhora do clima organizacional: Quando os colaboradores se sentem valorizados, melhora o relacionamento deles entre si e também com os gestores, contribuindo para um clima organizacional mais saudável. 
  • Aumenta a qualidade de vida: Os benefícios oferecem a oportunidade de cuidar mais de si mesmo e de melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores. 

Como escolher os melhores benefícios corporativos para a empresa?

A escolha desses benefícios corporativos nem sempre é fácil, já que são muitos funcionários, cada um com uma história e necessidade diferente. Mas é importante que a empresa consiga montar um pacote de benefícios corporativos que realmente sejam competitivos e impactem a vida dos colaboradores, para atrair e fidelizar seus talentos.

Veja algumas dicas para ajudar a escolher:

Analise o perfil da empresa

É importante que a escolha dos benefícios corporativos leve em consideração a cultura organizacional da empresa e também os planos de futuro. Se usados estrategicamente, eles podem facilitar o caminho para alcançar esses objetivos. 

Faça uma pesquisa com as equipes

O segundo passo é identificar as necessidades e os desejos dos funcionários para perceber quais benefícios corporativos serão realmente úteis. 

O RH pode promover uma pesquisa interna e também analisar os índices de satisfação dos benefícios já oferecidos. 

Descubra quais benefícios corporativos são mais praticados no mercado

Para garantir a competitividade do seu pacote de benefícios corporativos é importante ter atenção ao que os concorrentes oferecem. 

Uma dica é ficar de olho ao que as grandes empresas que são referências mundiais em satisfação no trabalho, como o Google, Unilever e Netflix, estão praticando. 

Analise a viabilidade financeira

É fundamental que a empresa possa incluir os custos desses benefícios no seu orçamento, sem causar déficits. Para isso é importante que o setor financeiro atue junto ao RH. 

Temos alguns materiais relacionados ao assunto, confira:

Relembre os tópicos deste conteúdo

O que são benefícios corporativos?

São recursos oferecidos pela empresa com a finalidade de melhorar a qualidade de vida do colaborador.

Por que a empresa deve oferecer benefícios corporativos?

Para melhorar a qualidade de vida e simplificar o dia a dia dos seus colaboradores e assim colaborar para atração e retenção de profissionais nas empresas.

Quais os principais benefícios corporativos que uma empresa pode oferecer?

Há os benefícios obrigatórios, previstos na CLT, e os flexíveis ou opcionais, que servem como diferencial competitivo.

Quais as vantagens em oferecer benefícios corporativos para os colaboradores?

Reduz o turnover, aumenta a produtividade, reduz o absenteísmo, otimização de custos, melhora do clima organizacional e aumento da qualidade de vida do colaborador.

Como escolher os melhores benefícios corporativos para a empresa?

Analise o perfil da empresa, faça uma pesquisa com as equipes, descubra quais benefícios corporativos são mais praticados no mercado e analise a viabilidade financeira.

Depois de ler todo esse conteúdo, você deve estar pensando em reformular e incluir novos tipos de benefícios corporativos na sua empresa. 

Isso é ótimo! Certamente vai trazer vantagens e competitividade para o negócio. Mas é importante também saber como lidar com a manutenção desses benefícios, e para isso é preciso fazer a gestão de benefícios corporativos. 

Se você quer saber o que é e como funciona, leia também o artigo gestão de benefícios e os impactos na relação com os funcionários e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Banner com fundo cinza o texto