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Muitos se enganam quando pensam que a função do profissional de Recursos Humanos é apenas conduzir entrevistas e selecionar os melhores candidatos para atuarem nas empresas.

Quem trabalha na área sabe que as funções vão mais além, sendo responsável por toda a cadeia logística do quadro de funcionários de uma empresa, de modo que suas obrigações mantém o desempenho harmonizado das equipes. Por esse motivo, essa área é conhecida por demandar estudo e atualização constantes, para que os que atuam nela estejam sempre preparados e em diálogo com as transformações da humanidade.

Assim, com a grande difusão de informações que ocorre hoje em dia, não é uma tarefa tão simples saber o que escolher para estudar ou onde procurar informações seguras e eficientes.

Para facilitar um pouco os estudos de quem busca mais conhecimento, o PocketBook4You  preparou este artigo com cinco sugestões de leitura que podem expandir suas ideias e seu processo criativo, aumentando sua qualificação profissional.

homem sentado no sofá lendo um livro

1. Talking to Humans – Giff Constable

Talking to Humans”, do autor Giff Constable, é um livro chave para todo profissional de Recursos Humanos que procura entender  mais dos processos de recrutamento, entrevista e gestão de pessoas.

No livro é abordada a dificuldade de crescimento que algumas empresas enfrentam por não conhecerem o próprio time ou, muitas vezes, por não saberem como dialogar com as pessoas que compõem a sua equipe.

Dois pilares, citados por Giff, são a base de uma boa gestão de pessoas, sendo eles: o diálogo direto com observação de comportamentos e a criação de situações ou ambientes que façam as pessoas se expressarem por vontade própria.

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Além disso, o conhecimento do mercado no qual está inserido e das pessoas que o integram  têm um papel fundamental para que ocorra um bom desempenho como profissional de RH na sua empresa. Portanto, essa recomendação de leitura pode ser o diferencial para a otimização e criação de um processo de recursos humanos mais eficiente.

2. Mantendo os talentos da sua empresa – Harvard Business School

O maior segredo de uma empresa é o bom gerenciamento do seu time. Nesse sentido, o principal controle a ser exercido é a retenção  dos bons funcionários que já atuam na equipe.

O livro “Mantendo os Talentos da sua Empresa”, da Harvard Business School, ensina técnicas de liderança efetiva para que você aperfeiçoe suas habilidades de comunicação e gestão, faça as pessoas permanecerem por mais tempo na organização.

Com autoria da escola de negócios considerada a mais famosa do mundo, o livro aborda a opinião de 17 diferentes autores sobre o tema, o que gera um leque variado e abrangente de opções de técnicas humanizadas que podem ser aplicáveis a sua empresa. 

Na obra é ressaltada a importância de ter total conhecimento da cultura da sua corporação, para que você possa providenciar um ambiente harmonizado e processos sustentáveis que estejam de acordo com o esperado por aqueles que formam a empresa.

Essa obra tem dicas que podem transformar a essência da sua organização, fazendo com que cada vez mais seus funcionários queiram continuar fazendo parte dela.

3. Obrigado pelo Feedback – Douglas Stone e Sheila Heen

Um ponto que não pode ser esquecido pelo profissional de Recursos Humanos da área é a capacidade de manter a motivação das pessoas para realizarem um bom trabalho. Isso fica ainda mais fácil com a prática recorrente de diálogos sobre desempenho.

Nesse sentido, o livro “Obrigado Pelo Feedback”, ensina tudo que um profissional de Recursos Humanos precisa saber sobre a melhor maneira de abordar a equipe de modo sensível, para comentar sobre a performance de cada um.

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O autor ressalta que os feedbacks tem grande impacto nas emoções humanas, por isso devem ser repassados da forma correta para que esse impacto seja positivo. Além disso, ele explica que certos comentários não são construtivos e por isso não devem ser levados em conta tanto por aqueles responsáveis por dar o feedback, quanto por aqueles que o receberão. 

Esse livro pode se tornar seu aliado na boa gestão e acompanhamento das performances dos colaboradores, mantendo o seu time alinhado e disposto a ter um crescimento contínuo.

4. Descubra seus pontos fortes – Marcus Buckingham, Donald Clifton

Descubra Seus Pontos Fortes”, obra escrita por Marcus Buckingham e Donald Clifton, traz dicas de como crescer pessoal e profissionalmente por meio da descoberta e aprimoramento de seus pontos fortes e das pessoas ao seu redor.

O livro expõe que o essencial é parar de acreditar que o seu foco deve estar em eliminar suas fraquezas e começar a apostar no melhoramento das suas qualidades, pois essas podem te fazer ir cada vez mais longe.

Além disso, o autor destaca que a aplicação dessas táticas em si mesmo te capacita a difundir isso no ambiente em que você vive ou trabalha, fazendo com que quem esteja ao seu redor também se beneficie desse crescimento.

Essa nova maneira de ver a si mesmo e ajudar os outros com o seu próprio desenvolvimento pode se tornar uma maneira eficiente de crescimento em equipe, e essa tática pode ser aplicada dentro da organização a qual você faz parte, para elevar seu time a outro nível de capacidade produtiva.

5. Marketing Motivacional – Edmundo Monteiro de Almeida, Renato Avanzi

Manter o ambiente de trabalho com pessoas motivadas é uma estratégia que traz muitos benefícios para a empresa. O ponto principal dessa técnica é saber como aplicar isso da maneira correta, para que o resultado não seja o contrário do esperado.

O livro “Marketing Motivacional”, escrito por Edmundo Monteiro de Almeida e Renato Avanzi, ensina práticas e conceitos por meio do marketing de relacionamento para realização de uma reciclagem de conhecimento que produza um plano motivacional ideal para o seu ramo.

Assim, é retratado no texto o caminho para a criação de uma campanha de marketing motivacional excepcional, ressaltando as origens, o caminho e os resultados de uma motivação bem produzida. 

De acordo com os autores, devido ao fato de os funcionários verem no trabalho não apenas um local para fonte de renda, mas sim de satisfação pessoal, as campanhas motivacionais são relevantes para mostrar qual a importância de cada um deles dentro do funcionamento da equipe.

Para você começar a apostar no marketing motivacional, o autor diz que quatro elementos são essenciais, sendo eles: comunicação, motivação, avaliação e premiação; sendo a comunicação a principal delas, que deve ser trabalhada antes, durante e após a campanha.

Profissional de Recursos Humanos: mantenha-se sempre atualizado

A chave para o sucesso do profissional de Recursos Humanos é se manter atualizado das novas tendências e formas de trabalho, já que ninguém mais quer participar dos antigos processos quadrados e intimidadores utilizados por empresas e profissionais que não modernizam seus processos. 

Esperamos que as cinco recomendações de leitura despertem boas ideias de projetos que possam fazer parte do seu dia a dia e tenham papel transformador no ambiente da sua empresa.

Este guest post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade e tem a missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários ao redor do Brasil e do mundo!

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