Tempo de Leitura: 3 minutos

O custo operacional, isto é, o dinheiro que uma organização precisa para se manter em atividade, é dividido em dois tipos: o custo fixo e o custo variável.

No caso dos custos fixos de uma empresa, a redução de gastos pode aumentar o percentual de lucro e o retorno sobre o investimento.

Saiba, neste post, o que são custos fixos de uma empresa e como eles afetam sua saúde financeira!

O que é custo fixo?

Custos fixos

Os custos fixos de uma empresa são aqueles que não dependem do volume de produção, de serviços prestados ou de vendas.

Estamos falando de valores que podem apresentar pequenas variações ao longo do ano, sofrendo pouca ou nenhuma influência da atividade-fim da organização.

Calcular qual é o valor total dos custos fixos de uma empresa é o mesmo que descobrir o valor mínimo necessário para que ela funcione.

Alguns exemplos de custos fixos são o aluguel do escritório, encargos trabalhistas, material de limpeza, IPTU, custos com segurança ou assessoria jurídica. Ou seja, são pagamentos que não dependem do desempenho de vendas naquele mês.

Banner roxo escuro com o texto

Confira também:

Como reduzir custos fixos de uma empresa

Diminuir os custos fixos de uma empresa significa fazer uma economia permanente. Para isso, é necessário alterar o comportamento dos colaboradores, negociar ou fazer gerenciamento de custos. Explicamos aqui algumas soluções que reduzem gastos e contribuem para a maximização de lucros:

Otimize o tempo dos funcionários

Quanto mais tempo os empregados passam dentro da empresa, mais recursos consomem: água, luz, café e horas extras.

Dessa forma, otimizar o tempo em que estão no trabalho deve fazer parte da política de redução de custos da empresa.

Um banner com fundo rosa, na direita tem a imagem da planilha

Entre as possibilidades estão campanhas que incentivam a redução de horas extras e a valorização do trabalhador.

Investir em treinamentos e em softwares de gestão de ponto eletrônico são maneiras de fazer com que as pessoas se comprometam mais com os resultados.

 Reduza o uso de papel

Na era digital, o uso indiscriminado de papel é também um gasto desnecessário. Para diminuir seu uso, e consequentemente de tinta para impressão e caneta, adote alternativas informatizadas. Digitalize documentos, abuse do armazenamento em nuvem e use sempre os dois lados da folha.

Softwares como o controle de ponto digital eliminam os registros em papel e garantem a segurança da informação online, contribuindo na redução de custos fixos de uma empresa. Já para provocar a mudança de hábito dos funcionários, crie uma campanha de consciência ambiental e dê recompensas pela economia.

Troque o plano de telefone

As companhias telefônicas, que também oferecem serviço de internet, contam com planos diversos, com o objetivo de atender clientes com várias necessidades diferentes.

Assim, para reduzir os custos fixos da empresa, avalie qual é o tipo de ligação mais frequente e qual serviço de telefonia pode atendê-lo melhor.

Compare os serviços e as operadoras, tentando negociar. Muitas vezes há planos corporativos para empresas de todos os tamanhos.

Avalie as propostas e escolha a que oferecer melhor custo-benefício. Principalmente no caso de ligações internacionais esporádicas, pode valer a pena conversar via Skype.

A redução de custos fixos de uma empresa exige investimentos, mas a longo prazo contribui para a saúde financeira da organização.

Quer continuar economizando? Conheça o custo de um funcionário e otimize suas contratações!

A concorrência não chega nem perto: Sólides otimiza + de 50 processos do seu DP