Tempo de Leitura: 2 minutos

O ponto eletrônico portátil existe e é um importante aliado de gestores e gerentes de RH, principalmente em empresas que possuem vendedores externos e colaboradores em regime de home office. Flexibilidade e agilidade são duas de suas principais características.

Por mais que existam relógios de ponto móveis no mercado, seu custo normalmente é muito alto e a manutenção cara. Mas, mais uma vez, a tecnologia surge como um importante diferencial e já é possível controlar a jornada dos funcionários utilizando dispositivos IOs e Android, com um investimento que cabe no seu bolso.

Continue lendo e entenda como funciona o ponto mobile!

O que é o ponto eletrônico portátil?

A legislação trabalhista brasileira prevê em seu texto todas as maneiras como uma empresa pode controlar a jornada de trabalho dos colaboradores. Dentre elas, o relógio de ponto digital se mostra como a melhor alternativa, já que pode ser integrado com softwares de gestão que facilitam o controle de banco de horas, fechamento da folha e muitos outros benefícios.

Já o ponto eletrônico portátil surgiu como uma resposta às evoluções nas relações de trabalho. Atualmente muitas empresas possuem colaboradores que trabalham de casa (home office) ou vendedores externos. Alguns softwares permitem, inclusive, o registro de ponto até em locais sem acesso à internet.

Com a Sólides Ponto você reduz 50% do tempo gasto com planilhas

Como funciona o ponto móvel?

Para entender melhor como funciona o ponto eletrônico portátil podemos imaginar um dia em uma empresa com vendedores externos. Na sede o gerente de RH (ou o funcionário responsável) já fez o cadastro de todos os colaboradores e o sistema está pronto para ser utilizado.

Do ponto de vista do vendedor externo o ponto mobile funciona da seguinte maneira:

Controle de ponto para PME's: é realmente preciso?
  • Quando começa sua jornada de trabalho ele abre o ponto, podendo enviar uma foto pelo sistema para comprovar o local de abertura;
  • Durante o trajeto o sistema acompanha o deslocamento por meio do GPS do dispositivo, seja um celular do próprio vendedor ou um tablet fornecido pela empresa;
  • Quando termina sua jornada, o vendedor encerra o ponto no dispositivo, podendo enviar outra foto para comprovar o local de fechamento do ponto.

Já do ponto de vista da empresa, o ponto eletrônico móvel funciona assim:

  • Sempre que um ponto for aberto ou fechado o responsável será notificado por e-mail;
  • O sistema consolidará em um painel de controle os dados sobre aquele vendedor específico e, também, sobre todo o time. Banco de horas, horas devidas e as imagens enviadas pelos funcionários são apresentadas de forma simples e intuitiva;
  • Ao final do mês, basta gerar um relatório com alguns cliques para fechar a folha de ponto online e consultar possíveis dúvidas dos colaboradores relativas à sua jornada desde que foram contratados pela empresa (e cadastrados no sistema).

Quanto custa o controle de ponto online?

O custo para implementação do ponto eletrônico portátil depende do número de colaboradores que a empresa tem. Mas, independentemente disso, o download dos aplicativos é totalmente gratuito, tanto para os sistemas Android quanto para dispositivos Apple.

Quer entender melhor essa solução? Faça um teste gratuito do Tangerino por 14 dias ou então tire todas as suas dúvidas com nosso time de suporte. Estamos à disposição para atendê-lo!

Com a Sólides Ponto o fechamento da folha é: rápido e seguro