Tempo de Leitura: 3 minutos

Ter controle das horas extras trabalhadas pelos colaboradores pode ser desafiador sem o uso de um app ponto eletrônico

O prolongamento da jornada resulta em uma quantia que deve ser acrescida no pagamento mensal de cada colaborador após a devida conferência de seu saldo total de horas.

A questão é que sem um aplicativo de controle de ponto como a Sólides Tangerino, assegurar que não haja fraudes nas marcações e impedir inconsistências nos registros pode ser um problema. 

A consequência dessa situação é o aumento significativo dos gastos da empresa, inclusive em decorrência de eventuais ações trabalhistas pelo pagamento indevido de horas.

O valor das horas extras

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) define que a jornada de trabalho deve ser de, no máximo, 44 horas semanais e 8 horas diárias. 

A hora extra acontece quando a jornada do colaborador ultrapassa esse limite.

O artigo 59 da CLT estabelece que a realização de horas extras deve ser limitada ao total de duas horas por dia e indica que:

Com a Sólides Ponto o fechamento da folha é: rápido e seguro
  • Em situação normal, cada hora extra vale 50% da hora normal de trabalho;
  • Se as horas extras acontecerem durante a noite, é preciso calcular primeiro o que é chamado de adicional noturno, que representa 20% do valor da hora normal. Depois, devem ser acrescidos os 50% relativos à jornada extraordinária;
  • Caso a realização de horas extras se dê aos finais de semana ou em feriados, seu valor passa a ser igual ao da hora normal, ou seja, resultam 100% de acréscimo.

Os problemas da falta de um app de ponto eletrônico

Com tantas regras, o controle de horas extras demanda organização e atenção para evitar erros de cálculo e de um sistema de ponto confiável para evitar adulterações que onerem ainda mais a folha de pagamento.

Diferente de um app de ponto eletrônico, sistemas de marcação com controle de ponto manual ou mecânico tornam a conferência dos registros bastante trabalhosa. 

Planilha de controle da escala de trabalho

Com isso, a empresa nem sempre realiza um bom controle de horas extras capaz de fornecer dados reais quanto aos seus gastos. 

Como consequência, o controle de custos em gestão de pessoas fica mais elevado do que deveria.

Além disso, sem a segurança de um app ponto eletrônico como a Sólides Tangerino, as inconsistências no  controle de horas extras pode  levar a ações trabalhistas que resultem no pagamento de valores determinados pela justiça, além dos gastos inerentes ao processo.

App de ponto eletrônico e a redução de gastos com horas extras

Sua empresa precisa de um bom sistema de ponto eletrônico. De preferência, um que impeça adulterações e facilite a realização de cálculos que considerem as normas para cada situação de hora extra possível. É o que o app ponto eletrônico da Sólides Tangerino oferece.

A marcação por meio do aplicativo de ponto pode ser feita com o auxílio de tecnologias de controle de ponto biométrico ou de reconhecimento facial, além de impedir que os dados sejam adulterados.

Além disso, o aplicativo para bater ponto automatiza o registro de cada marcação, sendo atualizado a cada 15 para oferecer à empresa o acompanhamento em tempo real da jornada de seus colaboradores.

Assim, o app controle de ponto contribui para a redução dos gastos com hora extra porque:

  • permite que o gestor saiba quem está fazendo hora extra a cada momento, podendo solicitar que o colaborador interrompa encerre sua jornada de trabalho;
  • assegura que não haja falhas na marcação de ponto e nem nos cálculos para o pagamento de horas extras, evitando situações de pagamento indevido e suas consequências;
  • possibilita que a empresa identifique a necessidade de desenvolver políticas internas para a redução do volume de horas extras de suas equipes;
  • favorece a análise do desempenho de cada colaborador e da equipe para determinar formas de contribuir para a sua produtividade e reduzir a ocorrência de horas extras.

Em resumo, o app ponto eletrônico a Sólides Tangerino confere segurança e praticidade no controle de ponto de funcionários, criando um ambiente favorável para a redução de gastos com as horas extraordinárias.

Conheça os nossos materiais gratuitos e otimize a gestão de pessoas da sua empresa!

A concorrência não chega nem perto: Sólides otimiza + de 50 processos do seu DP