Saiba como criar uma política de BYOD na sua empresa

Tempo de Leitura: 3 minutos A política de BYOD pode ser responsável por diminuir gastos dentro da empresa e fazer com que os funcionários se acostumem aos processos de forma mais rápida, possivelmente melhorando a produtividade.

17 agosto 2018 5 abril 2023 3 minutos FotoPOR: Leonardo Barros
Início > Gestão Empresarial > Saiba como criar uma política de BYOD na sua empresa
Tempo de Leitura: 3 minutos

Uma vez entendido porque sua empresa precisa pensar em BYOD, é natural que surja uma segunda dúvida: como criar uma política de BYOD na sua empresa que leve em consideração a mobilidade corporativa, o engajamento dos colaboradores e também a segurança da informação?

Adivinhamos seu pensamento? Então siga com a leitura e saiba como criar uma política de BYOD que funcione!

O que é uma política de BYOD?

Assim como as empresas devem ter uma política de segurança da informação bem estruturada, também precisam pensar em estabelecer as regras para implementar o Bring Your Own Device no ambiente corporativo. A esse conjunto de regras, chamamos política de BYOD.

Ela serve para nortear as ações de todos os funcionários, desde a escolha correta do dispositivo a ser usado até o tipo de conteúdo terminantemente proibido de ser visto no mesmo dispositivo, como sites suspeitos.

O que deve figurar na sua política de BYOD?

A política de BYOD deve ser construída em conjunto pelo setor de TI (Tecnologia da Informação) e o RH (Recursos Humanos). Isso porque envolve tanto questões tecnológicas quanto de gestão do capital intelectual da organização.

Normas de uso

O primeiro item a ficar claro na sua política de BYOD é como o colaborador pode fazer uso do seu dispositivo no ambiente de trabalho.

Quais aplicações podem ser acessadas e quais não; que tipo de informação pode ser trafegada e qual não; bem como o tipo de conteúdo que não pode figurar no dispositivo. Aplicativos para smartphones de concorrentes, por exemplo, não devem ser utilizados, já que os apps coletam informações do usuário.

Banner com o fundo claro, na esquerda está escrito: ontrato com freelancer, utilize esse modelo de documento editável!

Tipo de tecnologia

A tecnologia para dispositivos móveis avança rapidamente, e um dos motivos é a garantia de segurança das informações. Portanto, cabe à empresa que está implementando o Bring Your Own Device determinar quais tecnologias são aceitas.

Esse cuidado é essencial para que seus colaboradores não usem dispositivos com tecnologia ultrapassada e abram brechas para invasões por meio de mensagens de phishing, URLs infectadas, entre outros.

Trabalho Remoto

Níveis de acesso

Rever os acessos de todos os colaboradores e certificar-se de que cada pessoa tem contato apenas com as informações que lhe cabem é fundamental para uma política de BYOD de sucesso.

Isso porque um colaborador que nada tem a ver com a gestão de pessoas da empresa, mas que tem acesso ao software de gestão do setor, pode deixar vazar dados confidenciais e prejudicar os indicadores de desempenho de recursos humanos, por exemplo.

Aplicações de segurança

Também é essencial que figure na sua política de BYOD que tipo de aplicações de segurança cada dispositivo deve levar. Antivírus, antispyware e monitoramento constante da internet são algumas das aplicações que não podem faltar.

Reembolso

Faz-se necessário, ainda, formalizar a política de reembolso ao funcionário caso o dispositivo pessoal venha a ser extraviado em ambiente de trabalho ou durante o trajeto, por exemplo.

Se o dispositivo se faz indispensável para o trabalhador, é de responsabilidade da empresa ressarci-lo em qualquer eventualidade, como furto ou roubo.

Acordo Coletivo de Trabalho

A fim de evitar quaisquer problemas decorrentes da sua política de BYOD, também é recomendado que você celebre um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com todos os colaboradores, especificando todas as regras para o uso de dispositivos pessoais no ambiente corporativo.

Se for possível, faça isso junto ao sindicato da sua categoria, a fim de respaldar-se legalmente para futuros questionamentos.

Com todas as precauções tomadas, uma política de BYOD contribui para o aumento da produtividade da sua equipe e também para a redução de custos, como no caso do uso de um aplicativo de controle de ponto.

E por falar em aplicativo de controle de ponto, você já conhece o Tangerino?

Banner com fundo roxo e o texto
Foto de Leonardo Barros

Leonardo Barros

Leonardo é pós-graduado em Ciências da Computação pela PUC Minas e formou-se em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. Ao longo de sua trajetória, fundou várias empresas de tecnologia e gestão. Diretor de Novos Negócios na Sólides, ele lidera a frente de DP, Benefícios Corporativos e demais iniciativas de expansão. No Blog da Sólides Tangerino, fala sobre empreendedorismo e as soluções que a empresa possui para o mercado de DP.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Artigos Relacionados