Tempo de Leitura: 11 minutos

Os diferentes tipos de contabilidade desempenham um papel fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Isso porque eles garantem o cumprimento das obrigações legais, a conformidade tributária e auxiliam na maximização dos lucros da empresa.

Os contadores contribuem para esse processo oferecendo assistência especializada, de acordo com sua área de atuação. Um contador especializado em obrigações fiscais, por exemplo, pode auxiliar no planejamento tributário da empresa, buscando estratégias legais para reduzir a carga tributária e minimizar os gastos com impostos.

Por outro lado, há contadores especializados em organizar e controlar os custos internos da empresa. Eles ajudam a identificar gastos desnecessários e a determinar áreas onde não se pode economizar.

Conhecer os principais tipos de contabilidade é muito importante para identificar qual é o mais adequado para a sua empresa. Cada área possui suas próprias demandas e desafios específicos, e contar com um profissional capacitado na área correta pode fazer toda a diferença!

Ao compreender os diferentes tipos de contabilidade, você terá uma visão clara das áreas em que sua empresa pode se beneficiar do suporte de profissionais da área. Isso permitirá que você tome decisões mais informadas e estratégicas, garantindo a eficiência financeira e o crescimento sustentável do negócio.

Neste artigo, você encontrará muitas informações sobre os diversos ramos da contabilidade, quais são eles e como cada um pode contribuir para o sucesso do seu negócio. Continue sua leitura para ficar por dentro do assunto!

Calendário de RH e DP 2024, datas de pagamento de salário, prazos eSocial e DARF, recolhimento de FGTS e INSS, lembretes de ações de endomarketing e muito mais! Garanta efetividade e organização agora!

O que são os tipos de contabilidade?

tipos de contabilidade

Os tipos de contabilidade são as diferentes áreas de especialização dentro das Ciências Contábeis, cada uma com foco em segmentos específicos.

A contabilidade em si, se trata da prestação de serviços financeiros. Mas é necessário classificá-la por tipos porque ela abrange muitas áreas e os contadores não necessariamente fazem o mesmo serviço.

É possível que um contador atue, por exemplo, oferecendo consultoria financeira, realizando perícia ou auditoria contábeis. E estes são apenas alguns exemplos!

É muito importante frisar que a contratação de um serviço de contabilidade é obrigatória para empresas. Assim dispõe o Código Civil, em seu artigo 1179, que diz:

“O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.”

Portanto, você pode encontrar profissionais da contabilidade em diversas especializações. E conhecendo melhor cada uma delas, é possível selecionar aquela que melhor se encaixa nas necessidades do seu negócio. Assim, você consegue cumprir essa obrigação da forma que for mais benéfica para sua empresa.

Leia também:

Por que é importante ter diferentes tipos de contabilidade?

É muito importante fazer essa divisão entre os tipos de contabilidade porque cada um deles se refere à especialização dos profissionais em segmentos específicos.

Dessa forma, é possível que os contadores atendam às necessidades individuais de cada empresa, oferecendo serviços que proporcionam maiores benefícios a cada negócio.

Cada profissional especializado possui um conhecimento aprofundado em uma área específica, levando em consideração as leis e regulamentações pertinentes. Por isso, eles estão mais bem preparados para lidar com as demandas de diferentes tipos de negócios.

Assim, ao contar com contadores especializados, os gestores têm acesso a informações mais relevantes, para a tomada de decisões estratégicas. Por exemplo, contadores com expertise em contabilidade fiscal podem ajudar a otimizar a carga tributária e garantir a conformidade com as obrigações fiscais.

Por sua vez, especialistas em contabilidade gerencial podem auxiliar na análise de custos e no controle financeiro interno da empresa. Assim, é possível promover um crescimento sustentável da empresa e uma gestão eficiente.

Quais são os tipos de contabilidade?

tipos de contabilidade

Os tipos mais comuns de contabilidade são:

  • Contabilidade fiscal
  • Contabilidade financeira
  • Contabilidade bancária
  • Contabilidade gerencial
  • Contabilidade governamental
  • Contabilidade imobiliária
  • Contabilidade internacional
  • Contabilidade rural
  • Contabilidade social
  • Auditoria contábil
  • Contabilidade de custos
  • Contabilidade digital
  • Perícia Contábil

Contabilidade fiscal

A contabilidade fiscal, ou contabilidade tributária, refere-se ao ramo da contabilidade relacionado aos tributos. Um contador especializado nessa área conseguirá garantir que a empresa quite suas obrigações com o Estado, mas também que ela obtenha as melhores condições de pagamento de tributos.

Isso porque através de um planejamento tributário, é possível minimizar os custos da empresa, reduzindo seus impostos, de uma forma totalmente legal.

Planilha de Folha de Pagamento Gratuita

O contador também se informa sobre a empresa e auxilia na decisão da escolha do regime tributário, para que ela escolha o que oferecer mais benefícios. Além disso, os profissionais que atuam nessa área trabalham com a gestão fiscal da empresa e, através do conhecimento das leis, conseguem recuperar créditos sobre os impostos já pagos.

Dessa forma, o contador fiscal administra os tributos que a empresa precisa pagar, considerando todos os tributos, contribuições e outras taxas.

Portanto, um profissional da contabilidade fiscal é importante para reduzir gastos desnecessários, ampliando a possibilidade de investimento em questões mais relevantes para o negócio.

A contratação de profissionais dessa área é importante, especialmente, para empresas com ampla variedade de obrigações fiscais. O acompanhamento de um especialista pode evitar multas e outras penalidades decorrentes de erros relacionados aos registros fiscais.

Contabilidade financeira

Dos tipos de contabilidade, é este que avalia as finanças do negócio, considerando todas as movimentações, ativos e passivos (receitas e despesas). Por meio da atuação dos profissionais especialistas nesse nicho contábil, é possível chegar a números precisos e confiáveis nos documentos da empresa, considerando seu desempenho e atividades.

Isso é importante não só para a própria empresa, como para clientes externos. Isso porque credores, investidores e outras partes interessadas podem acessar a essas informações e se relacionar com a empresa com segurança.

Além disso, por meio desses números, é possível traçar estratégias para o crescimento da empresa e otimizar a sua gestão financeira. Esse serviço é ideal para empresas de pequeno ou médio porte, sem departamento financeiro consolidado.

A contratação de profissionais dessa área pode auxiliar com tarefas como a elaboração de demonstrações financeiras, a análise de indicadores financeiros e outras atividades.

Contabilidade bancária

A contabilidade bancária, como o próprio nome entrega, diz respeito àquela exercida para organizações bancárias. Portanto, quem pode se beneficiar dela são bancos e organizações financeiras.

Contadores que atuam nessas áreas lidam com registros de diversas transações financeiras, como empréstimos e financiamentos.

Além disso, eles atuam com o monitoramento de risco e desempenho, preparam demonstrações financeiras (como o balando patrimonial) e garantem que a instituição atue conforme leis, normas e regulamentações vigentes, dentre outras funções.

Aproveite a visita e confira alguns materiais gratuitos que separamos para você!

Contabilidade gerencial

Exerce a contabilidade gerencial, ou contabilidade consultiva, aquele contador que atua para a empresa cuidando de seus serviços financeiros gerais.

Ela também se chama contabilidade consultiva por causa da sua área abrangente, que engloba a análise de desempenho financeiro da empresa, o controle de custos e eficiência operacional, assessoria em questões tributárias e outras.

Dessa forma, esta contabilidade abrange o conhecimento sobre muitos outros segmentos das Ciências Contábeis. Isso porque ele atua na gestão contábil, no gerenciamento das finanças da empresa, nas questões trabalhistas e muitas outras.

Portanto, o profissional especializado nesse nicho atua para descomplicar os mais diversos assuntos para os gestores e auxiliá-los na tomada de decisões relacionadas a diversas áreas.

Se a sua empresa precisa de avaliação com relação a desperdícios e oportunidades de redução de custos, os profissionais que atuam com esse tipo de contabilidade podem ajudar.

Eles são especialmente indicados para empresas que estão passando por reestruturações, aquisições ou outras mudanças significativas.

Contabilidade governamental

Não há mistério sobre a contabilidade governamental, uma vez que seu próprio nome entrega a especialidade a qual ela se refere. É considerada governamental àquela contabilidade referente aos serviços prestados ao Estado.

O contador que atua nessa área lida com o orçamento público, com a prestação de contas sobre a utilização de recursos públicos, faz controle interno e auditoria, dentre outros trabalhos.

A contratação do profissional dessa área da contabilidade pode ser feita pelo Governo Federal, Estados, Municípios e Distrito Federal.

Planilha de Folha de Pagamento Gratuita

Contabilidade imobiliária

Dos tipos de contabilidade existentes, este é o único focado na prestação de serviços para imobiliárias, construtoras, incorporadoras e outras empresas do nicho.

O profissional da contabilidade que atua nessa área, realiza o controle e análise de atividades específicas da empresa, relacionadas ao patrimônio. Ele participa de registro de transações imobiliárias, registrando compra, venda, locação, construção, administração e manutenção de propriedades

Além disso, ele atua controlando os ativos imobiliários e registrando-os, para controlar aquisições, depreciações e reavaliar imóveis.

Em geral, é esse profissional que lida com as receitas e despesas da empresa, considerando impostos, seguros e outras taxas. Portanto, a contratação de um especialista nesse setor é fundamental para empresas que exercem atividades no mercado imobiliário.

Contabilidade internacional

Os profissionais que lidam com a contabilidade internacional entendem não apenas das leis e normas brasileiras, como daquelas de outros países.

Contar com eles é muito importante para empresas que atuam internacionalmente, seja vendendo produtos ou prestando serviços.

É trabalho desses contadores conhecer e seguir normas internacionais adotadas ao redor do mundo, garantindo que as informações da empresa sejam precisas e transparentes.

Além disso, eles devem garantir que documentos e relatórios respeitem essas normas, assegurando a regularidade das atividades da empresa.

Não é preciso ser uma multinacional para necessitar de um profissional da contabilidade que atua nessa área. Se a sua empresa já realiza importação e exportação de produtos, ou faz transações comerciais internacionais regularmente, sua contratação pode ser muito benéfica.

Contabilidade rural

Outro dos tipos de contabilidade, este está relacionado às atividades rurais (agrícolas e agropecuárias), que devem seguir regras próprias, diferentes daquelas que exercem atividades em centros urbanos.

São os profissionais que atuam nesse segmento que cuidam do registro de transações de empresas rurais, do seu controle de estoque e ativos, gestão de custos e receita.

Por meio do trabalho deles é possível acompanhar os custos de produção, realizar inventário dos produtos agrícolas em diferentes estágios de produção, dentre outras atividades.

Portanto, os profissionais que atuam na contabilidade rural fazem serviços bem específicos e garantem que as empresas mantenham o controle econômico de suas atividades. Isso, sem prejuízo do cumprimento de suas obrigações legais e fiscais.

Contabilidade social

tipos de contabilidade

Chamamos de contabilidade social o tipo de contabilidade que se dedica à compreensão da economia e do mercado. Através das ferramentas utilizadas por contadores desse setor, é possível compreender como está (ou estava) a economia de um país em certa época.

Por isso, profissionais dessa área precisam conhecer indicadores e métricas que auxiliam na avaliação do desempenho da economia.

Dessa forma, eles conseguem identificar as tendências do mercado, bem como seus desequilíbrios. E, assim, conseguem oferecer informações precisas sobre os impactos sociais das atividades econômicas. Por exemplo, as alterações na distribuição de renda e na qualidade de vida da população.

Auditoria contábil

O contador que atua com auditoria contábil é aquele responsável por analisar todos os documentos da empresa, relacionados à contabilidade.

Dessa forma, ele avalia a situação financeira da empresa e determina se as informações constantes nos registros estão precisas e em conformidade com os princípios da contabilidade.

Assim, avaliando a confiabilidade das informações, o profissional determinará a sua adequação, se há fraudes ou qualquer tipo de irregularidade.

Além disso, ele também é responsável por identificar questões que influenciam nas demonstrações financeiras e fazer recomendações de melhorias. E a partir disso, é possível otimizar o controle interno e as práticas contábeis da empresa.

Contabilidade de custos

Contabilidade de custos é um dos tipos de contabilidade que ajudam no crescimento do negócio. Isso porque o profissional que atua nesse nicho identifica oportunidades de economia e também gastos desnecessários, auxiliando no aumento dos ganhos da empresa.

É trabalho dele oferecer informações para que a empresa possa determinar o custo dos produtos ou serviços. Assim, ela consegue definir uma boa margem de lucro, de acordo com suas despesas e necessidades.

Além disso, por meio de análise da rentabilidade do negócio, ele consegue auxiliar no estabelecimento de projetos de investimento e de metas para reduzir custos.

Empresas que estão buscando otimizar seus custos de produção e controlar seus gastos de forma mais efetiva, precisam contratar um profissional com essa especialidade.

Contabilidade digital

A contabilidade digital é uma das formas mais atuais de exercer a profissão de contador. Ela é um tipo de contabilidade que engloba qualquer outro que possa ser exercido de forma online.

Ela se caracteriza pela atuação de contadores por vias digitais, ou seja, pela prestação de serviços online. Dessa forma, tudo que um contador conseguir fazer online, ele pode.

Por exemplo, prestar consultoria financeira e assessoria fiscal, processar a folha de pagamentos dos funcionários, orientar sobre obrigações legais e fazer planejamento financeiro. Esses são apenas alguns exemplos.

A contabilidade digital oferece maior praticidade e agilidade na prestação de serviços. Isso porque, através dela, as empresas têm acesso às soluções contábeis sem que seus gestores precisem se deslocar, economizando tempo.

Por isso, esse tipo de contabilidade é ideal para empresas que estão se modernizando e otimizando seus processos, utilizando para isso de tecnologias e ferramentas digitais.

Atualmente, é possível integrar sistemas contábeis a softwares de gestão, como o Tangerino. Ele foi desenvolvido especialmente para otimizar a rotina do Departamento Pessoal e oferece a Central do Contador, para utilização dos profissionais da contabilidade.

Perícia Contábil

A perícia contábil é mais um dos tipos de contabilidade que visa investigar e realizar análises de documentos empresariais. Entretanto, nesse caso, o profissional atua para obter informações técnicas e imparciais, a serem apresentadas em disputas que correm judicial ou extrajudicialmente.

O perito apresenta suas conclusões, determinando a veracidade e consistência das informações que ele avaliou previamente. Também é trabalho dele comparecer a audiências como testemunha especializada, se for o caso.

Para exercer essa função, o contador (ou perito) deve conhecer muito de contabilidade, auditoria, normas contábeis e possuir habilidades analíticas e de interpretação expressivas.

A contratação de peritos pode ser feita por instituições financeiras, escritórios de advocacia e outras empresas que precisam de análises técnicas para solucionar litígios, investigações ou processos judiciais.

Portanto, independentemente do tamanho da sua empresa, se ela está passando por disputas legais, essa é a especialidade da contabilidade que você deve contratar.

Alguns exemplos de disputas são ações trabalhistas ou disputas societárias, nas quais o profissional dá parecer imparcial sobre as informações da empresa que ele acessar.

Tire suas dúvidas sobre o tema

Aqui nós abordamos, de forma objetiva, as principais perguntas sobre os tipos de contabilidade. Acompanhe!

Quais são os tipos de contabilidade?

Os tipos de contabilidade mais relevantes são:

• Contabilidade fiscal: relacionada ao cumprimento das obrigações fiscais da empresa.
• Contabilidade financeira: responsável pelo registro de informações financeiras que clientes externos da empresa podem acessar. Por exemplo, como investidores e credores.
• Contabilidade bancária: tem relação com as atividades contábeis específicas do setor bancário.
• Contabilidade gerencial: os profissionais que atuam nesse nicho fornecem informações internas, para auxiliar na tomada de decisões gerenciais e no planejamento estratégico.
• Contabilidade governamental: focada nas informações financeiras de órgãos governamentais, seguindo os princípios contábeis aplicáveis ao setor público.
• Contabilidade imobiliária: ramo da contabilidade que controla transações financeiras relacionadas a propriedades imobiliárias. Por exemplo, compra, venda, aluguel e investimento.
• Contabilidade internacional: ela tem relação com o registro e relato de informações financeiras em conformidade com as normas contábeis internacionais, buscando a harmonização e a comparabilidade das demonstrações financeiras.
• Contabilidade rural: relacionada às atividades financeiras da agricultura, pecuária e demais atividades rurais.
• Contabilidade social: avalia a economia e o mercado em um período de empo, para identificar tendências e desequilíbrios.
• Auditoria contábil: profissionais dessa área realizam revisão e análise das demonstrações financeiras e dos registros contábeis da empresa. Assim, eles asseguram a sua confiabilidade e a conformidade das informações.
• Contabilidade de custos: controla os custos de produção e operacionais de uma empresa, fornecendo informações precisas e estratégicas, para a tomada de decisões.
• Contabilidade digital: um dos tipos de contabilidade mais atuais. Utiliza recursos tecnológicos e digitais para realizar atividades contábeis, como o registro de transações, a emissão de relatórios e a gestão financeira.
• Perícia Contábil: realiza investigações e análises contábeis para fornecer suporte em disputas judiciais, investigações de fraudes ou avaliações de danos financeiros.

Conhecer as áreas nas quais um profissional da contabilidade pode atuar é fundamental para escolher o que melhor atende às necessidades da sua empresa.

Qual é a importância de saber os tipos de contabilidade?

É importante conhecer os diversos tipos de contabilidade porque cada contador possui especialização em segmentos específicos. Assim, cada um deles consegue atender a determinadas demandas de cada empresa.

Contadores especializados possuem conhecimento aprofundado em áreas específicas, considerando as leis e regulamentações relevantes.

Por exemplo, contadores especializados em contabilidade fiscal otimizam a carga tributária, enquanto especialistas em contabilidade gerencial auxiliam na análise de custos e no controle financeiro interno.

Escolhendo o tipo de contabilidade adequado para a empresa, os gestores podem embasar suas decisões com informações precisas, promovendo crescimento sustentável e gestão eficiente.

Próximos passos…

Agora você já conheceu diversos tipos de contabilidade e identificou aquele que mais pode auxiliar o seu negócio. Como dissemos acima, qualquer um deles pode otimizar as atividades da empresa.

Agora, é interessante que você conheça mais sobre esses sistemas, o que eles são, para que servem e como funcionam. E são essas informações que você acessa no nosso conteúdo sobre sistema contábil. Boa leitura!

Quer simplificar seu DP? É Sólides e Ponto!