Tempo de Leitura: 11 minutos

A contabilidade empresarial é um ramo da contabilidade que garante que a empresa atue em conformidade com as leis e cumpra devidamente suas obrigações fiscais.

O seu papel é importante desde a abertura da empresa, porque ela possibilita o controle das finanças do negócio e a tomada de decisões estratégicas pelos gestores.

Isso porque ela acompanha e registra informações que possibilitam a projeção financeira do negócio a curto, médio e longo prazos.

E assim, é possível saber quais serão gastos e ganhos próximos, bem como investimentos e redução de custos necessários e qual o prazo ideal para que eles aconteçam.

Para entender melhor o que é a contabilidade empresarial e como ela atua na rotina da empresa, continue acompanhando este artigo!

O que é contabilidade empresarial?

Contabilidade empresarial

A contabilidade empresarial é um segmento das Ciências Contábeis, que abrange todos os processos relacionados às atividades financeiras de uma empresa.

Por atuar dessa forma abrangente, ela é uma ferramenta muito importante para a gestão financeira.

Banner com fundo claro escrito: Kit de planilhas de RH e DP, oito planilhas editáveis para otimizar a jornada do colaborador e um botão escrito baixe agora.

Isso porque, através dela, é possível manter o controle das finanças, atuar de acordo com a lei e obter informações importantes para a tomada de decisões.

Essas informações têm relação com o desempenho financeiro da empresa e servem para a manutenção e equilíbrio das finanças do negócio.

Faz parte do trabalho do profissional que atua na área, realizar o registro das transações financeiras e classificá-las corretamente. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar receitas, despesas, ativos e passivos da empresa.

Além disso, o contador empresarial também faz demonstrações financeiras, que possibilitam a avaliação do desempenho operacional do negócio. Por exemplo, balanço patrimonial e fluxo de caixa.

Ainda, é responsabilidade dele analisar e interpretar dados financeiros da empresa, para identificar oportunidades de melhoria e reforçar estratégias que estão funcionando.

A contabilidade empresarial possibilita que a empresa cumpra suas obrigações fiscais, como pagamento de impostos, e legais, atuando conforme as normas vigentes.

É importante ressaltar que a contabilidade não apenas oferece benefícios ao negócio, como é essencial a ele. Isso porque erros contábeis podem interferir diretamente nas finanças da empresa e, em casos graves, levar à falência.

Por que é importante ter uma contabilidade empresarial?

A contabilidade empresarial é fundamental para manter a saúde financeira do negócio. Até porque ela é obrigatória às empresas, segundo o Novo Código Civil (Lei 10.406/2002, em seu art. 1.719, que diz que:

“O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.”

Portanto, para atuar em conformidade com a lei, é preciso que um profissional garanta o cumprimento das exigências legais e demais obrigações da empresa.

Mas, além disso, a contabilidade empresarial é importante porque ela possibilita aos gestores que tomem decisões informadas.

Ela oferece informações financeiras precisas e atualizadas, ajudando a identificar a viabilidade de projetos, oportunidades de melhorias e realizar planejamentos estratégicos, com foco no crescimento do negócio.

Isso é possível porque o contador faz o monitoramento regular das finanças, obtendo dados que permitem identificar tendências negativas na empresa, fraudes ou irregularidades e corrigi-las, evitando o seu agravamento.

Além disso, com essas informações em mãos, é possível fazer projeções financeiras e criar metas a curto, médio e longo prazo, de forma realista e embasada.

Por fim, o controle eficiente das finanças possibilita que a empresa ganhe maior credibilidade, podendo acessar a descontos e condições vantajosas com seus fornecedores.

Ele também proporciona uma melhor capacidade de negociação, uma análise adequada dos investimentos e uma estratégia de gestão sólida.

Leia também:

Quais as vantagens de uma contabilidade empresarial?

As vantagens da contabilidade empresarial são muitas. Aqui, citamos algumas:

  • controle financeiro
  • acesso facilitado a financiamentos e investimentos
  • escolha assertiva do regime tributário
  • estabelecimento de metas realistas
  • minimização de riscos financeiros
  • previsibilidade
  • provas diante de contestações de reclamações trabalhistas
  • redução de custos extras
  • regularização das obrigações fiscais
  • transparência nas operações financeiras

Controle financeiro

O controle financeiro da empresa é facilitado por uma série de razões.

O contador empresarial atua no registro das transações financeiras da empresa como um todo, organizando-os de forma estruturada, facilitando a visualização das atividades empresariais.

Além disso, ele prepara demonstrações financeiras, como o balanço patrimonial, de forma que fica fácil avaliar o desempenho da empresa e seu patrimônio.

Contar com um profissional possibilita uma análise embasada e interpretação financeira acertada, mediante cálculo de indicadores e comparação dos resultados com as metas iniciais, para realização de ajustes necessários.

Com todas essas informações em mãos, é mais fácil identificar o surgimento de problemas financeiros, para a adoção de medidas corretivas.

Por fim, é possível que a empresa obtenha maior controle sobre suas finanças, porque a contabilidade empresarial visa registro detalhado de despesas operacionais.

Por exemplo, folha de pagamento, aluguel, matéria-prima, dentre outras.

Agora, aproveitando o assunto, que tal conferir o porquê manter a saúde financeira é tão importante para o seu negócio? É só assistir ao webinar produzido lá para o canal da Sólides Tangerino:

Acesso facilitado a financiamentos e investimentos

O controle financeiro possibilita que a empresa tenha em mãos informações confiáveis sobre suas finanças. Assim, ela consegue comprovar sua capacidade de pagamento, o que aumenta a confiança de financiadores e investidores.

Esse controle também fornece ferramentas para análise financeira, de forma que a empresa comprove suas tendências e capacidade de gerar lucro.

A transparência operacional é fundamental para garantir que a empresa está cumprindo com suas obrigações legais e fiscais.

Com projeções otimistas referentes ao fluxo de caixa e retornos financeiros, naturalmente a empresa terá mais oportunidade de aquisição de crédito e maior interesse de investidores.

Por fim, com o registro de todas essas informações a longo prazo, é possível oferecer a fornecedores e investidores o histórico da empresa, de que ela cumpre com suas obrigações e paga seus empréstimos.

Escolha assertiva do regime tributário

O contador empresarial atua analisando as legislações tributárias e os requisitos legais para cada um dos regimes tributários disponíveis. Por exemplo, o seu faturamento anual, atividades desenvolvidas, número de empregados, dentre outros.

Com acesso a essas informações, o profissional avalia os custos e benefícios associados a cada regime tributário, considerando alíquotas, isenções, deduções e incentivos fiscais disponíveis.

Assim, é possível escolher aquele que oferece maior vantagem financeira à empresa. Portanto, a contabilidade empresarial no negócio auxilia no planejamento tributário de forma a reduzir essa carga da empresa.

É muito importante frisar que o acompanhamento regular do contador é fundamental, porque legislações tributárias sofrem mudanças e é necessário que a empresa se ajuste a elas.

Por isso, a avaliação do regime tributário deve ser feita periodicamente, pelo profissional, para identificar se o regime atual ainda é o mais adequado.

Guarde para mais tarde:

Estabelecimento de metas realistas

Já falamos aqui sobre o controle financeiro que o acompanhamento de um contador oferece à empresa.

Mas não falamos que, justamente através dele, é possível identificar tendências e padrões da empresa, para estabelecer metas que considerem o seu cenário atual.

Por meio da avaliação da viabilidade financeira do negócio, a empresa consegue se certificar da sua capacidade de cumprir suas obrigações financeiras e, ainda, investir.

Assim, é possível saber até onde ela pode se comprometer, para que o planejamento aconteça dentro do que é possível e alcançável.

Minimização de riscos financeiros

Através da análise e avaliação de riscos, o contador consegue identificar incertezas que a empresa enfrenta, para minimizá-las.

Isso pode ser feito por meio da implementação de políticas e procedimentos como monitoramento de inventário, verificação de transações, monitoramento do fluxo de caixa, dentre outras ações.

Além disso, por meio da análise da viabilidade de projetos e investimentos, a empresa consegue informações precisas sobre custos, retornos e riscos.

Assim, os gestores podem decisões bem informadas, para não se expor a riscos financeiros.

Por fim, o contador empresarial atua realizando projeções financeiras, de forma a antecipar problemas futuros e traçar planos de contingência, caso seja necessário enfrentar adversidades.

Para modernizar seu DP sem complicações, Sólides Ponto

Previsibilidade 

Quando um profissional está acompanhando as finanças da empresa e obtendo informações precisas sobre o desempenho do negócio, é possível conhecer a realidade da empresa.

Portanto, é possível saber os próximos gastos e economias, possibilidades de investimento, necessidade de negociações e outras medidas fundamentais para a manutenção da saúde financeira empresarial.

Provas diante de contestações de reclamações trabalhistas

O contador reúne registros e documentos importantes, que podem auxiliar a empresa diante de reclamações trabalhistas.

Por exemplo, os registros da folha de pagamento, que podem ser utilizados como provas da remuneração e cumprimento das obrigações legais. Ou mesmo os comprovantes de pagamento, que fazem a mesma função.

Além disso, o profissional reúne registros de direitos e benefícios oferecidos aos colaboradores, como vale-refeição e vale-alimentação, vale-transporte e outros. Assim, a empresa consegue comprovar que os assegura a seus colaboradores.

Redução de custos extras

Há uma série de fatores pelos quais a contabilidade empresarial auxilia na redução de custos de uma empresa.

Parte do trabalho do contador é fazer uma análise de custos e identificar onde há excessos, para que os gestores busquem reduzi-los. Por exemplo, negociando com fornecedores para redução de juros.

Além disso, por meio do planejamento e acompanhamento financeiro da empresa, reduz-se o uso não planejado de recursos.

Ainda, como já dissemos, o contador consegue realizar um planejamento tributário adequado para a empresa, de forma que ela pague menos tributos ou aproveite de incentivos fiscais.

Que tal conferir os materiais gratuitos que separamos especialmente para você?

Regularização das obrigações fiscais

A contabilidade nos negócios empresariais é fundamental para precisar registros de transações financeiras, para classificá-las de forma correta e para garantir a conformidade fiscal da empresa.

A apuração dos impostos, com base nesses registros contábeis, possibilita o cumprimento das obrigações e evita problemas com o fisco.

Além disso, é a contabilidade empresarial a responsável pela emissão de documentos fiscais, conforme o exigido pela legislação.

A emissão deve ser feita dentro do tempo permitido por lei e ela comprova a legalidade das obrigações, bem como garante o recolhimento correto dos impostos.

Transparência nas operações financeiras

O contador atua para garantir transparência nas operações financeiras, através da precisão de registros, relatórios e demonstrações.

Isso possibilita o fornecimento de informações confiáveis aos órgãos regulatórios, fornecedores, investidores e a qualquer interessado.

Além disso, faz parte da atuação da contabilidade empresarial assegurar o cumprimento de obrigações legais. E estar em conformidade com as leis também é uma forma de manter a transparência financeira na empresa.

Como funciona uma contabilidade empresarial?

Contabilidade empresarial

A contabilidade empresarial funciona como um sistema, cuja finalidade é ordenar as informações financeiras do negócio.

Por isso, é essencial que um contador acompanhe a empresa desde sua abertura, para garantir que sua atuação conforme as leis e o cumprimento de suas obrigações.

O contador atua em diferentes atividades, relacionadas às finanças do negócio. Por exemplo, ele registra transações financeiras de forma correta, para que a empresa tenha mais controle sobre essas informações.

Com elas, ele elabora demonstrações financeiras, como balando patrimonial, fluxo de caixa e a demonstração do resultado do exercício.

Além disso, o profissional também analisa e interpreta esses e demais dados financeiros do negócio, para repassá-los aos gestores

Assim, eles têm base para tomar decisões estratégicas, de acordo com a situação da empresa no momento atual e com os objetivos possíveis de alcançar.

Mas o trabalho do contador empresarial é ainda maior, porque depende dele garantir que as obrigações fiscais e legais da empresa sejam cumpridas.

Para isso, ele calcula e paga impostos, elabora e apresenta declarações fiscais e cuida de prazos, de modo que a empresa não incorra em erros.

No dia a dia, o contador faz o controle de custos, para seguir o planejamento orçamentário do negócio, e identifica variações que fogem ao planejado, possibilitando sua correção rápida.

E falando no assunto, escute o episódio a seguir de Tangerino Talks para saber como gerenciar o custo com pessoal da forma correta:

O profissional também pode atuar como assessor financeiro, oferecendo orientações e suporte aos gestores, avaliando a viabilidade de projetos e investimentos e identificando riscos financeiros.

Assim, ele contribui ativamente para o desempenho financeiro do negócio.

Outro trabalho dele é manter-se atualizado com leis, normas e regulamentações fiscais, de forma que a empresa não sofra penalidades por não acompanhar as mudanças.

Portanto, o desempenho da contabilidade empresarial deve ser feito por contador com profundo conhecimento contábil e financeiro, que consiga contribuir com a gestão financeira de forma positiva para o negócio.

Qual a rotina de uma contabilidade empresarial?

A contabilidade empresarial envolve ações como o registro (segundo normas e princípios contábeis em vigor), organização (contas a receber/pagar, estoques, ativos fixos, etc.) análise e elaboração de relatório.

Além disso, é papel do contator a interpretação dessas informações, de modo a oferecer aos gestores uma visão geral do desempenho da empresa, para que eles possam tomar decisões mais assertivas.

O seu trabalho também é garantir que a empresa cumpra suas obrigações tributárias e registrar o seu cumprimento.

No dia a dia, o profissional atua com as contas a pagar, de modo que prazos não sejam perdidos. O descumprimento de obrigações com fornecedores pode levar a gastos extras, relacionados ao pagamento de multas.

Mas ele também atua com as contas a receber, para que a empresa possa atuar de forma rápida diante da inadimplência.

Além disso, o contador empresarial faz o controle do fluxo de caixa, registrando entradas e saídas da empresa. Portanto, é ele o responsável por se atentar a situações que estão fugindo do planejado e gerando prejuízos, para informar aos gestores.

Outra de suas responsabilidades é com relação à folha de pagamento, a qual precisa seguir leis, como a CLT, cumprir prazos e conter os valores corretos.

Aliás, para saber mais sobre as leis trabalhistas, é só dar o play:

Também é preciso que o cálculo dos impostos referentes aos salários esteja correto, para garantir a legalidade da atuação da empresa e os direitos dos trabalhadores.

Ainda, como já dissemos aqui, é trabalho do contador elaborar relatórios e demonstrações com informações pertinentes sobre as finanças da empresa. 

Dessa forma, é possível que os gestores identifiquem tendências e cuidem para tomar decisões que não fujam ao orçamento.

Ainda que pareçam muitas atividades (e, de fato, são) esses foram apenas alguns exemplos de atividades que compõe a rotina da contabilidade empresarial!

Quando uma empresa precisa de uma contabilidade empresarial?

Primeiro, é importante considerar que, por lei, as empresas devem contratar o serviço de contabilidade. E o ideal é que o contador empresarial acompanhe todas as movimentações da empresa, desde sua abertura. 

Isso é importante, especialmente, diante da grande burocracia, necessária tanto para a abertura, como para a manutenção da empresa.

É o contador o profissional capaz de garantir que a empresa cumpra leis e regras dentro do seu ramo de atuação.

É ele, também, que orienta os gestores com relação a planejamento tributário, orçamentário e guia a tomada de decisões estratégicas.

Portanto, qualquer empresa precisa da contabilidade empresarial desde a sua abertura e durante o seu crescimento.

Quais as maiores dúvidas sobre contabilidade empresarial?

Abaixo, nós tiramos as principais dúvidas sobre a contabilidade empresarial de forma rápida e direta. Acompanhe!

O que é contabilidade empresarial?

A contabilidade empresarial abrange os processos financeiros de uma empresa, sendo instrumento auxiliar na sua gestão financeira.

Por meio dela, é possível estabelecer controle das finanças do negócio, cumprir leis, normas e regulamentações e obter informações essenciais para a tomada de decisões estratégicas.

Portanto, ela é fundamental para o equilíbrio financeiro do negócio e para evitar erros que levem a prejuízos, ou mesmo ao seu fechamento.

Para que ela serve?

A contabilidade empresarial serve para manter as finanças do negócio estáveis, garantir o cumprimento das exigências legais e proporcionar informações precisas para tomada de decisões.

Ela auxilia na identificação de viabilidade de projetos, oportunidades de melhorias e no planejamento estratégico.

Além disso, ela proporciona controle financeiro ajudando a evitar tendências negativas, fraudes e irregularidades.

Ainda, ela permite fazer projeções financeiras e estabelecer metas realistas a curto, médio e longo prazos.

Por fim, dada à transparência que ela oferece, ela possibilita ganhar credibilidade junto a fornecedores e investidores, bem como obter vantagens nas negociações e obtenção de crédito.

Quais os benefícios de uma contabilidade empresarial?

Resumidamente, são esses os benefícios de contar com um contador empresarial:

• Controle financeiro, por meio do registro preciso de informações para embasar a tomada de decisões.
• Acesso facilitado a financiamentos e investimentos, devido à transparência financeira, que comprova as capacidades da empresa.
• Escolha assertiva do regime tributário, para que a empresa consiga pagar os menores tributos e se aproveitar de isenções fiscais.
• Estabelecimento de metas realistas, com base em dados e tendências do negócio.
• Minimização de riscos financeiros, através da identificação e correção das vulnerabilidades do negócio.
• Previsibilidade, por meio do conhecimento do desempenho do negócio e da realização de projeções financeiras quanto a ganhos e gastos.
• Provas diante de contestações de reclamações trabalhistas, através da reunião de informações referentes ao pagamento dos colaboradores.
Redução de custos extras, evitando a perda de prazos de pagamento e identificando onde é possível renegociar valores a pagar e a receber.
• Regularização das obrigações fiscais, por meio de registros e classificação correta das transações financeiras, bem como da emissão dos documentos fiscais necessários ao cumprimento das leis, evitando problemas com o fisco.
• Transparência nas operações financeiras, mediante a elaboração de relatórios e demonstrações com informações precisas, que atestam a confiabilidade da empresa.

E agora, quais são os próximos passos?

Agora que você sabe tudo sobre contabilidade empresaria, sugerimos que você prossiga com a leitura de um de nossos artigos para aprender como a rotina de trabalho na contabilidade pode ser otimizada pelo sistema contábil!

Quer simplificar seu DP? É Sólides e Ponto!