Tempo de Leitura: 10 minutos

Da admissão à demissão, o Departamento Pessoal é o setor que cuida dos processos burocráticos de uma empresa, mantendo a documentação dos funcionários e as responsabilidades da organização sempre em dia. Percebe-se a grande importância dessa área para a boa gestão de qualquer negócio.

Com o constante avanço tecnológico e as novidades que surgem diariamente no ecossistema das empresas, é importante estar sempre por dentro de ferramentas e softwares que possam ajudar a modernizar um setor comumente conhecido por suas burocracias. 

Foi pensando nisso que surgiu o Dia do DP Sólides Tangerino, um evento que acontece bimestralmente e cujo objetivo é elencar tudo de novo que está por vir na área de Departamento Pessoal. 

Ainda não conhece esse evento? Fiquei por aqui que vamos te contar tudo sobre o Dia do DP Sólides Tangerino, como foram as edições passadas e o que o próximo encontro promete!

O que é o Dia do DP Sólides Tangerino?

Dia do DP Sólides Tangerino

O Dia do DP Sólides Tangerino é um evento bimestral cujo objetivo é fortalecer os laços entre os profissionais de Departamento Pessoal e construir uma rede de conhecimentos e trocas. 

Para isso, promovemos palestras e conversas sobre o universo do DP, sempre contrapondo as inovações tecnológicas às tarefas já tão conhecidas por quem vive diariamente as rotinas do Departamento Pessoal

As funções DP são voltadas para a burocracia da organização em relação ao seu quadro de colaboradores.

A concorrência não chega nem perto: Sólides otimiza + de 50 processos do seu DP

Em outras palavras, o setor cuida de atividades específicas que acompanham a relação entre empregador e funcionário a todo tempo, garantindo que a legislação trabalhista seja cumprida.

Sendo assim, é o DP que deve manter em ordem as responsabilidades fiscais e legislativas da empresa, seja quando se referem aos seus funcionários ou órgãos como o Ministério do Trabalho, INSS e outros.

Dessa forma, os funcionários do Departamento Pessoal devem estar atentos às principais regras impostas pela CLT, possíveis acordos coletivos e aos contratos celebrados com o quadro de funcionários, bem como com outros prestadores de serviço.

Já deu para perceber que é bastante trabalho, certo? A boa notícia é que existem diversas tecnologias que permitem otimizar essas atividades e torná-las mais acertadas. Para abraçar essas inovações, no entanto, é necessário que a empresa e os profissionais de DP estejam abertos a mudanças.

Uma dessas mudanças — e talvez a mais significativa delas — é o DP online. Essa atualização forçou as equipes a trabalharem com mais ferramentas e softwares online, agilizando o trabalho de todo o setor, automatizando as tarefas e tornando as atividades menos tediosas.

É sobre esse tipo de inovação e muitas outras novidades relacionadas ao setor que conversamos no Dia do DP! 

Quando ocorre o Dia do DP da Sólides Tangerino?

A 6ª edição do Dia do DP da Sólides Tangerino ocorreu no dia 12 de setembro de 2023. O evento será totalmente online e o tema do foi “Conectando Gestão, Estratégia e Pessoas

O tema debateu aspectos que possam tornar o setor mais estratégico para o negócio, por isso, discutiu:

  • Atualizações da Legislação Trabalhista
  • Gestão de benefícios e remuneração
  • KPIs e indicadores do DP

Para quem é destinado o dia do DP da Sólides Tangerino?

O Dia do DP é destinado a todos os profissionais de Departamento Pessoal e Recursos Humanos das empresas. Com temáticas bem variadas, qualquer pessoa pode aproveitar os conteúdos e levar os ensinamentos para suas áreas de atuação.

O tema desta edição, em especial, é interessante para qualquer profissional. No entanto, os palestrantes farão um recorte direcionado aos profissionais de gestão de pessoas e processos. 

Afinal, o profissional de DP é uma espécie de mediador entre empregador e empregado. Isto é, sua função é assegurar um bom relacionamento entre as partes. Pensando nisso, é importante conhecer não só os conceitos dessa área, como as tarefas relacionadas aos trâmites dos colaboradores.

Além disso, ao longo das conversas, são mencionados assuntos como admissão e demissão, cálculo da folha de pagamento, férias, licenças, gestão de benefícios, comissão, jornada de trabalho etc. Por esse motivo, é importante estar por dentro das rotinas do DP.

Vale mencionarmos que o Dia do DP surgiu a partir da necessidade de eventos voltados para esse grupo, como acontece em outras áreas empresariais. Nosso objetivo é mostrar a importância do DP para as organizações.

O departamento pessoal é responsável por processos burocráticos — e tudo que envolve burocracia parece ruim, desinteressante ou até desimportante.

Seguindo esse raciocínio, há quem não compreenda por que levar o Departamento Pessoal a sério e permite que, na própria empresa, o setor seja “empurrado com a barriga”.

Temos consciência de que isso acontece e, por essa razão, fazemos um alerta: o DP é um setor estratégico que dá sustentação para a existência de uma empresa.

O Departamento Pessoal é parte da estrutura organizacional de uma empresa. Se as coisas não funcionam bem, os funcionários não são os únicos prejudicados. Para demarcar sua importância, fizemos um evento focado nesse setor.

Quem já participou do Dia do DP?

Muitos nomes importantes já passaram pelas quatro edições do Dia do DP Sólides Tangerino. Especialistas em DP e gestão de pessoas se uniram à nossa equipe para discutir diversos assuntos, como:

  • Adoção do trabalho remoto;
  • Controle de ponto;
  • e-Social;
  • Tecnologia na gestão de pessoas;
  • Obrigações trabalhistas;
  • Organização de rotinas do DP;
  • Contabilidade e tecnologia;
  • Gestão financeira;
  • Benefícios corporativos; 
  • e muito mais!

Confira, abaixo, a lista de quem já nos presenteou com todo o seu conhecimento e deu uma verdadeira aula de Departamento Pessoal para os participantes: 

Sara Pereira

Sara Pereira é People Operations Coordinator na empresa Digibee desde 2022. Formada em Gestão de Recursos Humanos em 2011 na Unopar, ela se especializou em Consultoria Organizacional na UNA em 2013.

Atua há 12 anos com Departamento Pessoal, legislação trabalhista, relações do trabalho, e auditoria do trabalho e previdenciário em empresas de variados tamanhos e segmentos.

Desde 2016 ela atua em projetos relacionados a folha de pagamento, eSocial, controle da jornada de trabalho, auditorias trabalhistas e previdenciárias, reduções de custos trabalhistas, migração de folha de pagamento para novos softwares, migrações de PJ para CLT e criação do zero da área nas empresas. 

A Sara também realiza análise de custo de funcionário, estudo de redução de custos, gerenciamento da folha de pagamento e encargos, administração de processo, análise de resultados e indicadores, implantação e administração de benefícios, banco de horas e controle de ponto. 

Além disso, ela está sempre aberta a conduzir novos projetos voltados para o planejamento e a organização do setor de Departamento Pessoal das Empresas. 

Vânia Ferrari

Vânia Ferrari é graduada em Marketing e Pós-graduada em Gestão de Pessoas, com especialização em Melhoria Contínua de Processos, título de Green Belt pela GE e Black Belt pela Telefônica.

Sua carreira foi desenvolvida de forma multidisciplinar, com passagens pelas áreas de Marketing, Direto, Publicidade, Relacionamento com Cliente, Qualidade, Processos, Comunicação Interna, Responsabilidade Social, Operações e Finanças. 

Vânia assumiu seu primeiro cargo de gestão aos 25 anos, atuando em marcas como Banco Sudameris, GE, IBM, SEBRAE, Semco, AOL, Vivo e Thymus.

Palestrante há 20 anos, ela traz uma abordagem diferenciada e divertida sobre os temas mais relevantes do século XXI, para contribuir com o desenvolvimento profissional e pessoal do público.

Matur Contábil

A Matur Contábil é uma empresa de contabilidade localizada em Belo Horizonte com mais de 59 anos de atuação no mercado. 

Ao longo de sua história, a empresa construiu uma trajetória de credibilidade, aliando tradição, inovação e tecnologia. Esses, inclusive, são os pilares do negócio: buscar as melhores soluções, unindo-as com um time de especialistas. 

O olhar voltado para o futuro é uma marca registrada da empresa, por isso ela é vista sempre na vanguarda de como se fazer contabilidade.

Entre os serviços de contabilidade oferecidos pela empresa estão: gestão contábil, gestão fiscal tributária, gestão trabalhista, legalização, pessoa física, auditoria fiscal eletrônica, regimes tributários especiais, holding patrimonial, consultoria empresarial, gestão de benefícios e BPO financeiro.

Geiciane Marques

Geiciane Marques é formada em Gestão de Qualidade pelo Centro Universitário Una desde 2014 e pós-graduada em Liderança e Gestão de Pessoas pela Escola Conquer. 

Em 2022, ela adquiriu o certificado no curso de Prevenção a Passivos Trabalhistas pela Milticursos. Há 9 anos trabalha com Departamento Pessoal e há três anos atua como analista com foco em folha de pagamento e encargos trabalhistas.

Atualmente, Geiciane é Analista de Departamento Pessoal na BHS e especialista em rotina completa da folha de pagamento e emissão de encargos, gestão de férias, admissão e rescisão, além de administração de benefícios.

Banner com o fundo claro, na esquerda está escrito

Gêmeas do DP

Catiana Batista e Tatiana Batista, mais conhecidas como Cati e Tati, são irmãs gêmeas formadas em Recursos Humanos, especialistas em direito do trabalho, direito previdenciário e gestão de Departamento Pessoal, Sócias da CTD Consultoria e Treinamentos, Professoras Universitárias, mentoras e consultoras. 

As Gêmeas do DP estão há dez anos vivenciando a rotina do DP com amor e leveza, produzindo conteúdos — principalmente no Instagram — e ministrando cursos e palestras sobre as principais atividades do setor de Departamento Pessoal.

Leonardo Barros

Leonardo Barros é fundador e presidente da Framework e Argos, além de Diretor de Novos Negócios na Sólides. Formou-se em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford e é pós-graduado pela PUC Minas em Ciências da Computação.

Ao longo de sua vida, fundou diversas empresas de tecnologia e gestão, com destaque para a Sólides Tangerino, recentemente vendida para a Sólides, maior e mais completa RHTech do Brasil.

Leandro Cazeiro

Leandro Cazeiro é gerente jurídico da Sólides Tangerino, formado em Direito desde 2009 e mestre em Desenvolvimento, Regulação, Concorrência, ambos pela Universidade Cândido Mendes RJ desde 2017.

Leandro é sócio-fundador da CCSJ — Soluções Jurídicas. Há 6 anos atua e é especialista em direito trabalhista, empresarial e digital (LGPD), lidando com as rotinas legais do Departamento Pessoal e de Recursos Humanos, sobretudo aquelas que envolvem controle de ponto eletrônico, jornada de trabalho, tecnologia e proteção de dados.

Como Legal Manager da Sólides Tangerino, o Leandro é responsável por toda a gestão de demandas contratuais, suporte às áreas e aos clientes, supervisão de todas as áreas que envolvam temas jurídicos, relações governamentais, trabalhistas e registro de marcas da empresa. 

Além disso, atua com temas de Direito e Tecnologia, trabalhista, propriedade intelectual e empresarial. Devido ao crescimento acelerado da Sólides Tangerino, também é responsável pela área de proteção de dados. 

Isabella Furbino

Isabella Furbino é graduada em Psicologia pela UFMG e Especialista em Gestão de Negócios pelo IBMEC, além de possuir sete anos de experiência na área de Recursos Humanos. 

Atualmente, ela é responsável pela área de Gente e Gestão na Sólides Tangerino, e nos últimos cinco anos tem atuado ativamente na estruturação de operações de RH no mercado de Tecnologia. 

Começou sua carreira atendendo a profissionais de RH e DP, como Customer Success na Sólides e, pouco tempo depois, fez a migração para a área de Gente, passando por importantes subsistemas como T&D, People Analytics e Business Partner. 

Atua dando mentorias para profissionais de RH e também para empresas do terceiro setor.

Jader Bastos

Jader Bastos é analista de Departamento Pessoal na Sólides Tangerino. Tem forte atuação em áreas contábeis e rotinas de Departamento Pessoal, sobretudo admissões, férias, rescisões, benefícios e consultoria de dúvidas trabalhistas. 

Representante em homologações sindicais e em clientes da contabilidade, já esteve envolvido em ações e eventos de bem-estar de colaboradores e interações de RH. Além disso, é especialista em sistemas de ponto, como a Sólides Tangerino.

Quais foram as edições do Dia do DP

Para quem ainda não conhece o Dia do DP, é interessante saber um pouco mais sobre os temas que já foram tratados nas edições anteriores. Afinal, é uma maneira de se familiarizar antes da próxima edição, que já está a caminho. 

Confira, a seguir, como foram os eventos anteriores e quais assuntos discutimos com os profissionais convidados:

Dia do DP — Primeira Edição

Antes da primeira edição do Dia do DP, percebemos que os profissionais dessa área não tinham tantos eventos direcionados para ele — diferentemente do que ocorre com a área de RH, por exemplo. 

Por isso, o evento serviu para levar conteúdos relevantes para esse público e, ainda, mostrar de que forma a Sólides Tangerino é uma empresa empenhada em desenvolver e digitalizar o DP.

Na ocasião, a programação do evento trouxe os seguintes temas:

  • Tudo Novo. Denovo! — com Vânia Ferrari;
  • Os desafios do home office e do híbrido para os profissionais de DP — com Jader Bastos e Geiciane Marques;
  • E-social e boas práticas de Departamento Pessoal — com Leandro Cazeiro e Sara Pereira;
  • Estratégias adotadas para colaboradores lembrarem de bater ponto — com Isabella Furbino e Jader/
  • Pessoas, Processos e Tecnologia — com Leonardo Barros.

Dia do DP — Segunda Edição

A segunda edição do Dia do DP trouxe o “Jornada do DP na Contabilidade”, com um panorama da rotina dos profissionais que atuam em contabilidade executando atividades de Departamento Pessoal.

Como novidade, trouxemos a empresa Matur Contábil para ser nossa parceira nesse evento, além das influenciadoras Natália Santos e Mônica Porto.

Os temas dessa edição foram pensados de acordo com a jornada do trabalhador na empresa — que também é a jornada do profissional de DP. 

Confira, abaixo, a programação:

  • Admissão — com Jader Bastos, Natália Santos e Kênia Dutra Morais;
  • Gestão de benefícios — com Jader Bastos e Drielle Magalhães;
  • Obrigações trabalhistas — com Jader Bastos, Ana Carolina Ribeiro e Mônica Porto.

Além de conteúdos muito ricos, promovemos um quiz interativo e os ganhadores receberam em suas casas um headphone JBL.

Dia do DP — Terceira Edição

A terceira edição do Dia do DP, ocorrida em 10 de novembro de 2022, teve como objetivo compartilhar dicas para que os profissionais de DP e de contabilidade pudessem organizar, de forma mais estratégica, suas demandas de final de ano.

Com o tema “Jornada do DP no fim do ano”, o evento foi dividido em dois blocos com os seguintes assuntos e convidados:

  • Contabilidade e Tecnologia — com Leandro Cazeiro e Vitória Oliveira;
  • Jornada do DP no fim de ano — com Leonardo Barros e as Gêmeas do DP.

Para entreter os participantes, fizemos uma brincadeira intitulada “Não diga alô, diga Jornada do DP Sólides Tangerino”. Ao responderem corretamente, dois ganhadores receberam uma caixa de som portátil JBL em suas casas.

Dia do DP — Quarta Edição

A quarta edição do Dia do DP aconteceu no dia 9 de fevereiro de 2023, trazendo como tema central “Departamento Pessoal Ágil: Táticas para um 2023 mais estratégico”

Afinal, como é possível ter um Departamento Pessoal trabalhando de forma estratégica? A virada de ano é o momento de planejar os objetivos da empresa e definir metas para crescer no mercado. 

Nesse contexto, a agilidade aplicada ao Departamento Pessoal é um fator importante para transformar a jornada dos profissionais da área.

Com a ajuda do SENAC, montamos uma programação recheada de dicas e papos relevantes sobre gestão de pessoas e DP ágil, gestão financeira e gestão de documentos. 

Além disso, trouxemos convidados referência no assunto: Daniel Fecci — Diretor Financeiro na Sólides — e Carla Kirilos — professora da Faculdade Senac.

O evento foi dividido em dois blocos com os seguintes assuntos:

  • Gestão de Pessoas e DP Ágil — com Carla Kirilos;
  • Gestão Financeira e Gestão de Documentos — com Daniel Fecci.

Dia do DP – 5ª Edição!

A 5ª edição do Dia do DP aconteceu em abril, no dia 11, em um evento online no YouTube da Sólides Tangerino.

Para esta edição, falamos sobre o universo feminino nas empresas, como liderança, representatividade, diversidade nas empresas, equidade de gênero e inclusão.

Foram discutidos os já conhecidos layoffs e como eles afetam grupos identitários de forma diferente.

Para os três blocos do evento, convidamos mulheres especialistas no assunto:

Dia do DP – 6ª Edição!

A sexta edição do Dia do DP teve como tema “Conectando Gestão, Estratégia e Pessoas” e abordou atualizações trabalhistas, benefícios corporativos e KPIs do DP.

Em três blocos, contamos com a presença de profissionais como:

Quando é o próximo Dia do DP Sólides Tangerino?

A sétima edição do Dia do DP será dia 30 de janeiro e está repleta de novidades: ela será totalmente híbrida, com participantes no local e transmitida online gratuitamente.

Quer ficar por dentro não só do próximo Dia do DP, mas também de todo universo do Departamento Pessoa? Se inscreva agora mesmo na newslatter da Sólides Tangerino e não perca nada!

A concorrência não chega nem perto: Sólides otimiza + de 50 processos do seu DP