Tempo de Leitura: 14 minutos

Já parou para pensar em como a forma que agimos no dia a dia afeta nossas relações e produtividade no trabalho? Conheça o eneagrama, uma ferramenta com base na personalidade dos colaboradores.

Por meio desse instrumento, é possível enquadrar o colaborador em um dos nove tipos psicológicos básicos que determinam a personalidade de cada um de nós. Mas… como isso pode ser importante para a sua empresa?

Ao identificarmos os padrões de comportamento, determinamos pontos construtivos e destrutivos inerentes à cada personalidade, gerando pontos de atenção objetivos e assertivos. Isso gera valor para os colaboradores e, claro, para a empresa.

E aí, curioso(a) para saber mais sobre o eneagrama e seu impacto no mundo corporativo? Continue conosco e navegue pelo menu a seguir!

O que é eneagrama?

eneagrama

O Eneagrama é uma figura geométrica composta por um círculo, um triângulo e um hexade. Cada uma de suas nove pontas corresponde a um tipo psicológico diferente, uma personalidade específica. Os demais elementos representam uma etapa de processo evolutivo.

É possível pensar que se trata de uma ferramenta moderna, já que vemos uma grande popularização dos testes comportamentais, contudo, é algo muito antigo como notará no tópico seguinte. 

Hoje em dia, o eneagrama é amplamente utilizado em diferentes contextos, incluindo empresas, onde é empregado na gestão de pessoas e na seleção de talentos. Ele oferece insights valiosos sobre as dinâmicas individuais e de equipe, ajudando a identificar pontos fortes e áreas para crescimento pessoal/profissional.

Calendário de RH e DP 2024, datas de pagamento de salário, prazos eSocial e DARF, recolhimento de FGTS e INSS, lembretes de ações de endomarketing e muito mais! Garanta efetividade e organização agora!

Esse teste descreve nove tipos de personalidade interconectados e as pessoas podem explorar suas próprias características e entender melhor seu perfil comportamental e motivações

Embora seja uma ferramenta poderosa, é importante notar que os resultados do teste não devem ser vistos como determinantes, mas sim como uma base para uma análise mais profunda e reflexiva. Em seguida, você pode entender um pouco mais sobre o surgimento e a simbologia do eneagrama.

Leia também:

Quando surgiu o eneagrama?

O eneagrama tem suas raízes em tradições antigas, remontando ao século IV em Alexandria. No entanto, foi o pesquisador boliviano Oscar Ichazo quem deu forma teórica ao eneagrama moderno na década de 1950, desenvolvendo-o como uma ferramenta para o desenvolvimento profissional e pessoal.

Ichazo começou a ensinar e aplicar o teste em workshops no Chile antes de levá-lo para os Estados Unidos. Seu programa de desenvolvimento pessoal incluía não apenas o teste, mas também a exploração de outros símbolos e simbolismos. 

Claudio Naranjo, um psiquiatra chileno, absorveu os ensinamentos de Ichazo e introduziu o eneagrama nos EUA, adaptando-o com suas próprias contribuições e modificações.

É graças a esses esforços que o teste do eneagrama se tornou um modelo reconhecido de autoconhecimento, ajudando a fortalecer aspectos positivos do comportamento pessoal e profissional, promovendo a colaboração entre diferentes estilos e fornecendo orientação para superar fraquezas. 

Qual o significado do símbolo do eneagrama?

eneagrama

O símbolo do eneagrama – composto por um círculo, um triângulo e uma hexade – carrega em si significados profundos que refletem o processo evolutivo da psique humana.

  • O círculo: representando a Lei do Um, simboliza a unidade da realidade, destacando que todos nós fazemos parte de uma única essência. Essa unidade enfatiza a interconexão de todas as coisas e a integridade do universo.
  • O triângulo: que representa a Lei dos Três, revela que todas as coisas se manifestam de três formas: ação, razão e emoção. Essa tríade ilustra a complexidade e a diversidade das experiências humanas, destacando as diferentes dimensões do ser.
  • A hexade: ou Lei do Sete, nos lembra que a vida é um processo dinâmico de transformação e evolução. Nada permanece estático, tudo está em constante movimento, progredindo e se desenvolvendo ao longo do tempo.

Ao combinar esses três elementos, o eneagrama oferece um mapa intrigante da psique humana, permitindo uma compreensão mais profunda de nossos padrões comportamentais, motivações e emoções

Ele serve como uma ferramenta poderosa para o autoconhecimento e o crescimento pessoal, capacitando os indivíduos a explorarem e entender melhor a si mesmos e aos outros.

Para que serve o eneagrama?

O eneagrama desempenha várias funções valiosas em diferentes contextos, desde o autoconhecimento individual até a otimização das dinâmicas organizacionais.

Em nível pessoal, serve como um instrumento poderoso para o autoconhecimento, permitindo que as pessoas identifiquem seus padrões de comportamento, motivações e pontos fracos. 

Ao compreenderem melhor suas próprias características psicológicas, os indivíduos podem trabalhar para desenvolver áreas de melhoria e maximizar seus pontos fortes.

No ambiente empresarial, o eneagrama é frequentemente utilizado pelo departamento de RH para melhorar a interação e o trabalho em equipe dentro da organização. 

Ao identificar os diferentes tipos de personalidade e seus traços distintivos, as equipes podem desenvolver uma compreensão mais profunda uns dos outros, reduzindo conflitos e promovendo um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.

O eneagrama é, ainda, uma ferramenta eficaz na delegação de tarefas e na seleção de candidatos. Ao entender as características dos membros da equipe, os gestores podem atribuir responsabilidades conforme as habilidades e preferências de cada um, aumentando a eficiência e a qualidade de vida no trabalho. 

Quais são os 9 tipos de personalidades no eneagrama? 

eneagrama

O teste de eneagrama é uma ferramenta poderosa para compreender os diversos tipos de personalidades e seus padrões de comportamento. São nove tipos distintos, cada um com suas características marcantes e vícios emocionais específicos:

  • Perfeccionista
  • Prestativo
  • Bem-sucedido
  • Romântico
  • Observadores
  • Questionador
  • Sonhador
  • Confrontador
  • Preservacionista

Veja abaixo uma explicação detalhada de cada uma dessas personalidades de acordo com o eneagrama.

Perfeccionista

potencial do marketing BI

O tipo Perfeccionista, também conhecido como Tipo 1 no eneagrama, é caracterizado por um alto senso de responsabilidade, integridade e busca pela perfeição

Essas pessoas são centradas na ação e têm um forte desejo de fazer as coisas da maneira correta. São orientados para os detalhes e têm altos padrões tanto para si mesmos quanto para os outros ao seu redor.

Uma das suas principais características é o vício emocional na forma de raiva. Não significa necessariamente que eles a expressem abertamente, mas internalizam um senso de indignação quando as coisas não estão conforme o planejado ou quando os padrões não são atendidos, seja por eles mesmos ou pelos outros.

Os Perfeccionistas têm uma forte necessidade de controle e se esforçam para corrigir o que percebem como errado no mundo ao seu redor. Por isso, podem se sentir frustrados ou irritados quando as coisas não seguem seu curso ideal.

No entanto, quando estão em um caminho de crescimento saudável, os Perfeccionistas podem desenvolver a virtude da serenidade. Isso envolve aceitar que o mundo nem sempre é perfeito e aprender a lidar com as imperfeições com calma e compaixão.

Os Perfeccionistas, por fim, são muitas vezes apreciados por sua ética de trabalho, atenção aos detalhes e capacidade de organização. 

Prestativo

erros no DP

Os Prestativos, o Tipo 2 no eneagrama, são indivíduos que se destacam por sua natureza generosa, atenciosa e empática. Eles têm uma forte inclinação para ajudar os outros e estão constantemente buscando maneiras de se conectar e servir aos que estão ao seu redor.

Eles tendem a ser sensíveis aos sentimentos alheios e estão sempre prontos para oferecer apoio, compreensão e conforto. No entanto, podem se tornar excessivamente focados nas necessidades dos outros, muitas vezes em detrimento de suas próprias necessidades e bem-estar. 

Eles podem se sentir compelidos a ajudar os outros como uma maneira de obter aceitação, amor e validação externa. Esse comportamento pode ser impulsionado por um vício emocional de orgulho, onde buscam reconhecimento e valorização através de suas ações altruístas.

Por vezes, os Prestativos podem ter dificuldade em estabelecer limites saudáveis em seus relacionamentos, o que pode levar à exaustão emocional e física. Eles podem se sentir sobrecarregados pelo peso das expectativas que colocam sobre si mesmos e podem se ressentir se suas boas ações não forem reconhecidas ou apreciadas.

No caminho do crescimento pessoal, os Prestativos são encorajados a desenvolver a virtude da humildade. Isso envolve reconhecer suas próprias necessidades e limitações, aprender a estabelecer limites saudáveis e cultivar um senso de autoestima que não dependa exclusivamente da aprovação dos outros.

Bem-sucedido

demissão por justa causa

O Tipo 3 no eneagrama, “Bem-Sucedido” ou “Realizador”, é caracterizado por uma forte orientação para o sucesso e reconhecimento

Pessoas com esse tipo de personalidade são motivadas a alcançar metas e são altamente focadas em realizar seus objetivos, muitas vezes buscando a excelência em tudo o que fazem.

Os Bem-Sucedidos são frequentemente percebidos como líderes dinâmicos e motivadores. Eles têm uma habilidade natural para inspirar e influenciar os outros, e muitas vezes se destacam em posições de liderança em suas carreiras e comunidades.

Uma das características distintivas dos Bem-Sucedidos é sua capacidade de adaptabilidade e versatilidade, tornando-os eficazes em uma variedade de contextos e ambientes. No entanto, o desejo do Bem-Sucedido pelo sucesso pode levá-lo a se tornar excessivamente preocupado com a imagem e a aparência externa. 

O vício emocional associado aos Bem-Sucedidos é a vaidade, promovendo um esforço pelo reconhecimento muitas vezes em detrimento de suas próprias necessidades internas e relacionamentos significativos.

No caminho do crescimento pessoal, os Bem-Sucedidos são encorajados a desenvolver a virtude da sinceridade. Isso envolve cultivar uma conexão mais profunda consigo mesmos e com os outros, e buscar autenticidade em suas ações e relacionamentos

Romântico

reembolso de despesas para home office

O Tipo 4 no eneagrama, chamado de “Romântico”, é caracterizado por uma profunda sensibilidade emocional e uma intensa busca por autenticidade e significado em suas vidas.

As pessoas com o tipo de personalidade Romântico tendem a ser altamente introspectivas e autoconscientes. Eles têm uma forte conexão com suas próprias emoções e muitas vezes se sentem profundamente afetados pelas experiências emocionais dos outros e pelo ambiente ao seu redor.

Uma das características distintivas dos Românticos é sua propensão para a expressão criativa e originalidade. Eles são frequentemente dotados de uma imaginação vívida e uma capacidade única de ver o mundo de uma maneira diferente. Isso os leva a buscar formas de autoexpressão, seja por arte, música, escrita etc.

Porém, também podem ser propensos a estados de humor oscilantes e sentimentos de melancolia ou tristeza profunda associada a uma desconexão com o mundo ao seu redor.

O vício emocional associado aos Românticos é a inveja, o que significa que eles podem se sentir constantemente insatisfeitos com suas próprias vidas e tendem a idealizar a vida dos outros. Isso pode levar a um ciclo de comparação e autojulgamento negativo.

No caminho do crescimento pessoal, os Românticos são incentivados a desenvolver a virtude da equanimidade. Isso envolve cultivar um maior senso de aceitação e paz interior, aprendendo a valorizar e apreciar a singularidade de sua própria jornada. 

Observadores

impactos do pagamento do décimo terceiro

O Observador ou “Pensador” é o 5º tipo no eneagrama. Conhecido por sua profunda sede de conhecimento e sua tendência a se retirar para o mundo interior em busca de compreensão e clareza.

As pessoas com o tipo de personalidade Observador são altamente intelectuais e analíticas. Elas têm uma mente curiosa e inquisitiva, sempre em busca de novas informações e insights

Os Observadores valorizam a objetividade e a lógica e tendem a se destacar em campos que exigem pensamento crítico e análise profunda.

Banner escrito: Panorama gestão de pessoas Brasil, prepare-se para um mergulho estra'tegico no futuro do mercado com dados e insights do cenário de Gestão de pessoas do Brasil! E um botão escrito: acesse grátis

Uma das características mais distintivas dos Observadores é sua necessidade de espaço pessoal e privacidade. Eles são introvertidos por natureza e muitas vezes preferem passar tempo sozinhos.

Os Observadores gostam de explorar ideias complexas e teorias abstratas e podem se destacar em áreas como ciência, pesquisa, tecnologia e academia.

No entanto, eles também podem ser propensos ao isolamento e à desconexão emocional. Eles tendem a evitar situações que consideram como sobrecarga emocionalmente e podem ter dificuldade em expressar seus próprios sentimentos e necessidades aos outros.

O vício emocional associado aos Observadores é a avareza, que se manifesta como um desejo de conservar seus recursos emocionais e energéticos. Isso pode levá-los a serem excessivamente reservados e distantes em seus relacionamentos interpessoais.

No caminho do crescimento pessoal, os Observadores são encorajados a desenvolver a virtude do desapego da mente. Isso envolve aprender a deixar de lado a necessidade de controle e compreensão total e a abraçar a incerteza e a ambiguidade da vida. 

Questionador

lei sobre ponto

O Tipo 6 no eneagrama, frequentemente chamado de “Questionador” ou “Cético”, é caracterizado por sua busca constante por segurança e sua propensão a antecipar e planejar para possíveis situações de perigo.

As pessoas com esse tipo de personalidade são altamente conscientes dos riscos e das incertezas da vida. Elas tendem a ser vigilantes e cautelosas em suas interações com o mundo, buscando constantemente formas de proteger a si mesmos e aos outros contra possíveis ameaças.

Os Questionadores são conhecidos por sua mente analítica e sua habilidade em antecipar problemas e soluções. Eles são bons em detectar inconsistências e padrões e podem ser bastante perspicazes quando se trata de avaliar a confiabilidade e a integridade das pessoas e das situações ao seu redor.

Uma das características distintivas dos Questionadores é sua tendência a buscar segurança e orientação externas. Eles podem se sentir mais confortáveis quando têm um conjunto claro de regras e diretrizes para seguir. 

Muitas vezes buscam a validação e a aprovação de autoridades e figuras de autoridade, o que pode levar a ansiedade e medo do desconhecido.

O vício emocional associado aos Questionadores é o medo, que se manifesta como uma preocupação constante com o que pode dar errado e uma tendência a se preparar para o pior cenário possível, até mesmo paralisando-os.

No caminho do crescimento pessoal, os Questionadores são encorajados a desenvolver a virtude da coragem. Isso envolve aprender a confiar em si mesmos e em suas próprias habilidades para lidar com os desafios e incertezas da vida, mesmo quando não têm todas as respostas. 

Sonhadores

como calcular a hora de trabalho

Os Sonhadores, o Tipo 7 no eneagrama, são conhecidos por sua energia vibrante, otimismo e imaginação criativa. Eles têm uma visão de mundo repleta de possibilidades e estão constantemente em busca de novas experiências e aventuras.

Uma das características distintivas dos Sonhadores é sua habilidade de encontrar o lado positivo em quase todas as situações. Eles são naturalmente otimistas e têm uma disposição contagiante que muitas vezes inspira e motiva aqueles ao seu redor.

Também são conhecidos por sua capacidade de improvisar e pensar rapidamente nas situações, o que os torna excelentes solucionadores de problemas e inovadores.

No entanto, essa busca incessante por novas experiências e prazeres pode levá-los a evitar o confronto com emoções difíceis ou desagradáveis. Eles podem ter dificuldade em lidar com o tédio ou a tristeza e podem se sentir inquietos ou insatisfeitos quando confrontados com situações que exigem paciência ou introspecção.

O vício emocional associado aos Sonhadores é a gula, que se manifesta como um desejo insaciável por experiências emocionantes e estimulantes. Eles tendem a buscar constantemente novas fontes de prazer e entretenimento, muitas vezes em detrimento de responsabilidades mais mundanas ou compromissos de longo prazo.

No caminho do crescimento pessoal, os Sonhadores são encorajados a cultivar a virtude da sobriedade. Isso envolve aprender a encontrar contentamento e satisfação nas experiências simples da vida, em vez de buscar constantemente estímulos externos. 

Confrontador

tipos de auditoria

O Confrontador, Tipo 8, é caracterizado por sua determinação, força de vontade e liderança assertiva. Essas pessoas tendem a ser líderes naturais e têm uma forte inclinação para assumir o controle em diversas situações.

Uma das características mais proeminentes dos Confrontadores é sua natureza decidida e direta. Eles não têm medo de expressar suas opiniões e geralmente são muito francos e honestos em suas interações, o que pode ser intimidador para alguns.

Os Confrontadores valorizam a autonomia e a independência, tanto para si mesmos quanto para os outros ao seu redor. Eles têm uma aversão à fraqueza e valorizam a coragem e a determinação em todas as áreas da vida.

No entanto, essa busca incessante por controle e poder pode levar os Confrontadores a serem percebidos como dominadores ou até mesmo autoritários. Eles podem ter dificuldade em delegar tarefas e confiar nos outros, o que pode levar a conflitos interpessoais e tensões em relacionamentos.

O vício emocional associado aos Confrontadores é a luxúria, que se manifesta como um desejo insaciável por intensidade e poder. Eles podem se sentir atraídos por situações desafiadoras e competitivas, e podem buscar constantemente novos desafios e conquistas para alimentar seu apetite pelo sucesso.

No caminho do crescimento pessoal, os Confrontadores são encorajados a cultivar a virtude da inocência. Isso envolve aprender a confiar nos outros, a deixar de lado a necessidade de controle constante e a se abrir para a vulnerabilidade e a compaixão

Preservacionistas

dúvidas sobre piso salarial

Ocupando a nona posição do eneagrama, os Preservacionistas são caracterizados por sua busca pela paz, harmonia e estabilidade. São indivíduos que tendem a evitar conflitos e valorizam a união e a cooperação entre as pessoas.

Uma das principais características dos Preservacionistas é sua habilidade de mediar e encontrar soluções que promovam o entendimento mútuo. Eles são frequentemente percebidos como pacíficos, calmos e tolerantes, buscando criar ambientes onde todos se sintam confortáveis e seguros.

Os Preservacionistas têm uma forte propensão para evitar confrontos diretos e, muitas vezes, podem adotar uma postura passiva em situações de conflito, preferindo ceder a fim de manter a paz. O vício emocional associado aos Preservacionistas é a indolência, que se manifesta como uma tendência a procrastinar e evitar enfrentar questões desconfortáveis. 

No entanto, essa busca constante por harmonia pode levar os Preservacionistas a negligenciar suas próprias necessidades e desejos em favor dos outros, perdendo-se em padrões de comportamento complacentes.

No caminho do crescimento pessoal, os Preservacionistas são encorajados a desenvolver a virtude da ação correta. Isso envolve aprender a se posicionar de forma assertiva e a defender suas próprias necessidades e valores, sem comprometer sua capacidade de manter a paz e a harmonia ao seu redor. 

Cada tipo de personalidade tem suas peculiaridades, desafios e potenciais de crescimento, e o eneagrama oferece uma visão valiosa para o desenvolvimento pessoal e interpessoal.

Como aplicar o teste do eneagrama na empresa?

eneagrama

Aplicar o teste na empresa não é complexo, mas requer comunicação por parte da equipe de RH, que deve explicar o porquê de ele estar sendo aplicado e qual a sua funcionalidade. Para isso, existem uma série de ferramentas online que podem ser utilizadas, basta encontrar aquela que melhor se aplica à realidade da sua empresa

Quais os tipos de eneagrama se combinam mais?

Quando se trata de combinações no Eneagrama, a dinâmica entre os diferentes tipos pode ser crucial para construir equipes eficazes e relações harmoniosas. Embora não haja uma combinação “perfeita”, algumas interações mostram-se particularmente promissoras.

Perfeccionista (Tipo 1) e o Doador (Tipo 2)

A parceria entre o Perfeccionista (Tipo 1) e o Doador (Tipo 2) pode ser altamente produtiva. Enquanto o Perfeccionista estabelece direção e altos padrões, o Doador oferece apoio emocional e fortalece os laços interpessoais, criando uma atmosfera de colaboração e comprometimento.

Realizador (Tipo 3) e o Desafiador (Tipo 8)

Da mesma forma, a combinação entre o Realizador (Tipo 3) e o Desafiador (Tipo 8) tende a ser poderosa. Ambos são orientados para metas ambiciosas e podem formar uma equipe dinâmica, capaz de liderar e motivar outros para alcançar objetivos desafiadores.

Individualista (Tipo 4) e o Pacificador (Tipo 9)

Já a interação entre o Individualista (Tipo 4) e o Pacificador (Tipo 9) traz uma dinâmica única. Enquanto o Individualista traz criatividade e originalidade, o Pacificador promove a harmonia e estabilidade do grupo, criando um equilíbrio entre expressão individual e coesão grupal.

Observador (Tipo 5) e o Cético (Tipo 6)

Outra combinação interessante é entre o Observador (Tipo 5) e o Cético (Tipo 6). Esses tipos oferecem uma abordagem equilibrada entre análise intelectual e gerenciamento de riscos, resultando em tomadas de decisão ponderadas e estratégicas.

Entusiasta (Tipo 7) e Pacificador (Tipo 9)

Por fim, a energia do Entusiasta (Tipo 7) pode ser complementada pela tranquilidade do Pacificador (Tipo 9), criando uma atmosfera positiva e relaxada. Enquanto a combinação do Doador (Tipo 2) com o Cético (Tipo 6) promove uma equipe solidária e focada em objetivos, equilibrando compaixão e responsabilidade.

Qual a importância do eneagrama para as empresas?

Aplicar o teste do eneagrama na empresa pode ser altamente benéfico para compreender melhor a dinâmica da equipe, promover um ambiente de trabalho mais harmonioso e potencializar o desempenho de todos os colaboradores.

Ao conhecer a personalidade dos membros da equipe, os gestores podem identificar seus pontos fortes e fracos, facilitando a distribuição de tarefas e o desenvolvimento individual. Isso contribui para evitar conflitos internos e promover uma maior colaboração entre os times.

Além disso, oferecer aos funcionários a oportunidade de se conhecerem melhor promove o desenvolvimento pessoal e aprimora suas habilidades técnicas e emocionais. 

Com um maior entendimento sobre si mesmos e seus colegas, os colaboradores podem trabalhar de forma mais integrada e eficaz.

O eneagrama também auxilia os líderes a identificarem as necessidades individuais de cada membro da equipe e a oferecer o suporte necessário para seu crescimento profissional.

Tire mais dúvidas sobre eneagrama

Confira abaixo as respostas simplificadas para as principais dúvidas sobre o eneagrama. 

O que é eneagrama?

O Eneagrama é um sistema de classificação de personalidades que identifica nove tipos principais.

Como o eneagrama pode ajudar a empresa?

Ele ajuda empresas a compreenderem as dinâmicas internas, promover o autoconhecimento e melhorar a comunicação entre equipes.

Qual o tipo de personalidade é mais comum?

O tipo de personalidade mais comum é o “Leal” (Tipo 6).

Qual o tipo de personalidade é o mais raro?

O tipo de personalidade mais raro é o “confrontador” (Tipo 8).

Quem aplica o eneagrama na empresa?

O eneagrama na empresa geralmente é aplicado por especialistas em desenvolvimento humano ou equipes de recursos humanos.

Próximos passos…

O eneagrama, uma ferramenta de classificação de personalidades, revela nove tipos psicológicos básicos, fornecendo insights profundos sobre as interações humanas. 

Sua aplicação empresarial promove autoconhecimento e melhora a comunicação entre equipes, identificando padrões construtivos e destrutivos. 

Especialistas em desenvolvimento humano ou equipes de RH geralmente aplicam o eneagrama nas empresas, visando o crescimento pessoal e organizacional. E por falar em desenvolvimento profissional, você já sabe como funciona o plano de desenvolvimento individual numa corporação? Descubra agora!

Com a Sólides Ponto o fechamento da folha é: rápido e seguro