5 ferramentas de RH para otimizar a sua gestão
Tempo de Leitura: 2 minutos A otimização das tarefas e processos é fundamental na vida do gestor de pessoas e, neste momento, muitas ferramentas de RH podem ser utilizadas com sucesso.
Empresas de pequeno, médio e grande porte têm algo em comum: a necessidade de manter um gerenciamento de pessoas eficiente e, com isso, melhorar a produtividade e incentivar o relacionamento interpessoal. Por esse motivo, as ferramentas de RH estão cada dia mais presentes nas organizações.
E o motivo é simples: além de diminuir consideravelmente possíveis erros no banco de dados funcional, as ferramentas de RH otimizam o tempo dos profissionais que lidam com essas informações diariamente. Assim, o setor de Recursos Humanos passa menos tempo em meio a papéis e ganha mais prazo para desenvolver ações de valorização dos trabalhadores.
As ferramentas de RH são importantes para as organizações e devem ser implantadas na cultura organizacional. Listamos algumas delas aqui. Confira!
Contratação
O primeiro passo para ter uma equipe qualificada é contratar funcionários que atendam ao perfil da empresa. Algumas características são constantemente repetidas pelos candidatos durante as entrevistas. Entretanto, para determinadas funções, o profissional deve reunir habilidades específicas.
Uma boa ferramenta de RH para identificar a aptidão de cada profissional é o teste de mapeamento comportamental. Com ele, a empresa define o perfil adequado para cada função, facilitando o processo seletivo e permitindo a criação de equipes integradas e qualificadas.
Folha de Pagamento
É comum os funcionários ganharem por horas extras trabalhadas ou mesmo receberem algum benefício, o que faz com que cada profissional tenha um valor variável a receber.
Por esse motivo, apostar em uma ferramenta de RH que calcule automaticamente os bônus e descontos discriminados no contracheque – como valor da hora trabalhada, descontos sobre impostos e tickets – permite não só o cumprimento de prazos como, também, clareza na descrição dos valores.
Gerenciamento de tarefa e equipe
Para uma empresa evoluir como um todo, é necessário que seus setores tenham tarefas bem definidas e, ao mesmo tempo, integração entre as diversas equipes. O setor financeiro, por exemplo, precisa estar em contato com os profissionais de RH. Já o de vendas deve conversar com as equipes de marketing e financeiro.
E para controlar toda essa demanda, nada melhor do que apostar em uma plataforma que ofereça divisão de equipes e controle de tarefas. Inclusive, muitas ferramentas de RH possibilitam gerenciar o tempo gasto em cada trabalho e têm a opção de feedbacks.
Pesquisa de satisfação e avaliação de desempenho
Esperar que as críticas feitas pelos funcionários cheguem até o responsável pela empresa não é uma boa estratégia. Ao invés disso, os profissionais de Recursos Humanos têm a opção de realizar, periodicamente, pesquisas de satisfação e percepções sobre o trabalho.
Com elas, é possível antecipar problemas de comunicação e relação interpessoal, além de contribuir para o desenvolvimento profissional de cada funcionário.
Existem ferramentas online, algumas gratuitas, que permitem elaborar pesquisas completas, inclusive com opção de resposta de modo anônimo, o que estimula a participação dos trabalhadores.
Controle de Ponto
De acordo com o Ministério do Trabalho, somente empresas com mais de 10 funcionários são obrigadas a usar um sistema de ponto, seja de forma manual, eletrônica ou mecânica. Para as demais, a marcação é facultativa.
Monitorar horário de entrada e saída, pausas e faltas de cada funcionário ocupa grande parte do tempo dos profissionais de RH. Por isso, adotar um sistema automatizado de controle de ponto é forma mais eficiente e transparente de manter as informações organizadas.
Um bom exemplo é o Tangerino, que computa as marcações em tempo real e registra os horários de entrada e saída de funcionários nos modos on e offline. Quer experimentar essa tecnologia? Faça um teste grátis por 14 dias!
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.