Tempo de Leitura: 6 minutos

Nos últimos anos, com o crescimento acelerado dos e-commerces, a gestão de logística se mostrou um setor necessário aos negócios, contribuindo para o sucesso das marcas e para a satisfação dos clientes. 

Afinal, a logística tem papel fundamental na economia, sendo um ponto estratégico para empresas que fabricam ou entregam produtos físicos, mesmo que vendam online. 

Cada vez mais empresas percebem essa lacuna em seus processos de produção e entrega e buscam soluções para otimizar suas operações, encontrando maneiras de aumentar a produtividade e reduzir os custos. 

Se você ainda não sabe o que é gestão de logística ou como otimizar os processos da sua empresa, aproveitando esses benefícios, continue acompanhando esse conteúdo até o final.  

Para facilitar a sua leitura, veja tudo o que vai ser abordado nesse artigo:

O que é gestão de logística?

Gestão de logística

A gestão de logística é o gerenciamento das informações e recursos relacionados à produção de insumos e de serviços.

Envolve desde a compra da matéria-prima, o transporte, o armazenamento e a entrega para o consumidor final

Pesquisa de Clima Organizacional

Quando é feito um trabalho de excelência, o resultado esperado é o uso adequado dos suprimentos, a entrega rápida dos produtos e a satisfação dos clientes, tudo isso sem perder a qualidade e com o menor custo possível. 

O que é logística?

Logística é o processo de transporte e armazenamento de mercadorias de forma eficaz, envolvendo desde a produção até a entrega do produto, atendendo as expectativas do cliente de maneira satisfatória. 

Ela é dividida em duas etapas, o transporte e a armazenagem

Os processos de transporte estão relacionados ao uso dos veículos para os deslocamentos dos produtos, tanto entre o local de estoque e o ponto de venda, quanto na entrega ao cliente final.

E esse transporte pode ser feito de diversas maneiras como por meio de aviões, navios, caminhões e outros veículos de entrega.

Já na armazenagem, os processos envolvem a organização e a funcionalidade do depósito, a gestão do estoque e os processos de separação e embalagem.   

Aproveite a visita e confira também:
👉 Monitoramento de Frotas: o Que é e Por Que é Importante?
👉 Organizar Monitoramento de Transporte: Veja Como Fazer em Sua Empresa
👉 7 Direitos do Motorista Para Você Ficar de Olho

O que faz a gestão de logística?

O setor de gestão de logística é responsável por gerenciar todas essas etapas e processos da melhor maneira, buscando sempre o melhor resultado com o menor custo possível.

A gestão de logística eficiente permite que os projetos sejam personalizados, levando sempre em consideração o perfil de consumo, as demandas e preferências envolvidas. 

Essa é a conhecida “Visão 360°” que oferece a possibilidade de monitorar todas as fases da cadeia de suprimentos.

E é somente dessa maneira que o gestor consegue analisar o mercado e desenvolver estratégias de controle que realmente sejam eficientes, reduzindo gastos desnecessários, sem perder a qualidade final do produto ou serviço. 

Vantagens de fazer a gestão de logística

Essa visibilidade da cadeia de suprimentos oferece oportunidades que podem ser vistas como benefícios por executar a gestão de logística. Veja alguns:

  • redução de custos e eliminação de desperdícios;
  • melhor organização do fluxo reverso dos produtos;
  • customização de projetos;
  • mais eficiência nos processos internos;
  • possibilidade de acompanhar em tempo real;
  • total controle sobre a distribuição das mercadorias e do estoque;
  • melhor comunicação interna e externa. 

Principais características da gestão de logística de uma empresa

1. Alta disponibilidade

Um sistema de gestão de logística eficiente garante velocidade e precisão aos processos, aumentando a agilidade e a qualidade do serviço.

Essa eficácia vem da disponibilidade de uma frota completa, do uso espaços e de sistemas de armazenamento adequados e de profissionais treinados para o serviço. 

2. Dinamismo

O mercado de logística muda muito rápido e as empresas precisam se adequar às diversas situações em tempo real. Para isso, é preciso dinamismo e proatividade

Empresas que utilizam transporte rodoviário, por exemplo, precisam ter resposta rápida diante da interdição de uma via, reportando a situação e encontrando outras soluções de imediato. 

3. Inovação

A eficiência na logística, muitas vezes, é alcançada por meio do uso de ferramentas tecnológicas que facilitam o monitoramento, o rastreio e o direcionamento correto dos produtos

Para isso são utilizados sistemas online interligados, que organizam todas as etapas desse processo, garantindo que a empresa tome decisões assertivas sempre. 

Comunicação Interna

Como otimizar os processos de gestão de logística?  

1. Mapeie seus processos

O ponto de partida para qualquer mudança é entender como os processos já são realizados e desenhar esse fluxo, interligando as etapas e identificando as falhas e melhorias necessárias. Somente com essa primeira análise será possível planejar a mudanças.  

2. Adote o método de melhoria contínua

Nesse método, os processos estão em constante revisão e as equipes sempre buscam formas de aprimorar os resultados.

Dessa maneira, busca-se a excelência nos processos de logística

3. Tenha um sistema de armazenagem eficiente e um espaço adequado

Cada tipo de produto, seja ele a matéria-prima ou o produto final, precisa de um local adequado e, dependendo do caso, pode precisar também de cuidados especiais.

Além disso, dependendo da rotatividade, alguns tipos de sistemas de armazenagem são mais indicados, pois tornam a movimentação de recebimento ou entrega mais ágeis

É importante conhecer bem as características dos produtos e utilizar um sistema de estoque eficiente para o dia a dia do setor

4. Integre setores e sistemas e melhore a comunicação

Os dados são o bem mais valioso de qualquer empresa, principalmente no que diz respeito à logística. Com isso, setores relacionados devem estar interligados para facilitar a troca de informações. 

O setor de vendas, por exemplo, precisa ser integrado ao de estoque ao de pacote, e ainda ao de transporte e entrega, para haver previsão e planejamento, e assim tornar o processo todo mais eficiente.

Confira mais esses artigos em nosso blog!
👉 Gestão de Desempenho: Como Estruturar um Sistema Eficiente?
👉 Descubra os Melhores ERP Para Pequenas Empresas do Mercado!
👉 Gestão de Pequenas Empresas: Por Onde Começar? 

5. Otimize o planejamento de rotas

O planejamento de rotas é um ponto-chave para a eficiência da logística. Identifique os caminhos mais curtos, com menos pedágios, com melhores condições e tráfego menos intenso. 

Com essas informações a empresa consegue criar um sistema próprio, minimizando os custos e o tempo das entregas. 

6. Monitore e mensure os indicadores

Indicadores de desempenho devem ser analisados constantemente para verificar os resultados das operações. Eles indicam o que tem funcionado e permite que o setor identifique o que precisa ser mudado. 

Eles são a fonte de dados mais precisa para a tomada de decisões assertivas e devem ser usados tanto nos processos internos, como nos externos. 

Qual a importância da gestão de logística para uma transportadora?

Quando a empresa trabalha diariamente com entregas e transporte de mercadorias sabe que existem muitos desafios, principalmente quando não tem um planejamento e estratégias bem definidos. 

A gestão de logística é, com certeza, um dos fatores que mais afetam os resultados de uma transportadora e também dos profissionais que trabalham nas estradas. 

Os custos envolvidos nesses processos impactam diretamente o preço dos produtos e o lucro do negócio, por isso realizar a gestão eficiente desses processos pode ser a virada de chave para empresas desse ramo. 

A gestão de logística tem a responsabilidade de encontrar formas assertivas para otimizar o tempo, aumentar a produtividade, reduzir os custos e também as perdas de mercadorias. 

Para que tudo isso seja possível, é fundamental contar com ferramentas que facilitem o monitoramento dos veículos e do estoque, assim como garantir que os funcionários estejam seguindo todas as normas de segurança necessárias

Hoje a tecnologia já oferece recursos que ajudam o gestor a realizar diversas tarefas do cotidiano de maneira mais fácil, como o planejamento de rotas, a organização de estoque e também o controle da jornada de trabalho dos motoristas, que foi sempre  um dos maiores desafios.

Contar com sistemas confiáveis e seguros para ajudar nessas atividades é uma das maneiras de garantir a melhor gestão de logística. 

Temos alguns materiais relacionados ao assunto, confira:
📚 Aprenda a vencer os desafios de gestão com tecnologia!
📚 Educação corporativa: tudo que você precisa saber sobre o assunto
📚 O uso da tecnologia para aumentar a produtividade

Agora você já conhece a importância da gestão de logística para as empresas, em especial para as transportadoras, e também descobriu algumas dicas sobre o que pode ser feito na sua empresa para otimizar os processos. 

E sabemos que um dos maiores desafios da gestão tanto da logística, quanto do DP e RH de uma empresa, é o controle de jornada do motorista.

Se você quiser saber mais sobre um dos principais desafios, já comentados no artigo, dos gestores de logística, convido a continuar a leitura e descobrir Como fazer o Controle de Jornada de Motorista?

Conheça o Kit de Férias