Tempo de Leitura: 5 minutos

O planejamento de carreira é uma grande ajuda para garantir que as pessoas da sua empresa possam avançar na direção certa e alinhá-las com a missão da sua empresa. Nada melhor do que ter alguns modelos de plano carreira para aplicar em sua empresa!

Porque, não. Não existe apenas um tipo de planejamento, por isso, antes de determinar algum, conhecer os modelos de planos de carreiras é fundamental.

Os modelos de plano de carreiras são diferentes uns dos outros e trazem benefícios diferentes também. E por isso, existem algumas percepções a respeito do motivo que você deve escolher uma abordagem em vez de outra. 

Por esse motivo, nós do Tangerino e a abler elaboramos este artigo que ajudará você a entender mais sobre os tipos de modelo de carreira.

Continue lendo e confira!

O que é um plano de carreira e por que você precisa de um?

modelos de plano de carreira

O plano de carreira é uma estratégia utilizada pelas empresas para estabelecer uma sequência lógica de evolução para cada profissional.

Logo, esse plano mostra aos colaboradores para onde suas carreiras podem ir dentro da empresa.

Kit Gestão de Pessoas

Ou seja, é uma expectativa de avanço e crescimento do profissional juntamente com a organização

Dessa forma, cada cargo tem suas etapas definidas para que os profissionais entendam seus lugares na empresa e possam entender que podem ter uma evolução na carreira.

Assim, esse planejamento deve mapear as possibilidades de carreira na empresa e encontrar o caminho para que os profissionais possam alcançá-las.

Dessa forma, as pessoas da sua empresa podem experimentar diferentes níveis de sucessos e assim beneficiando com:

  • mais motivação;
  • satisfação na vida pessoal e profissional;
  • mais qualidade nas entregas;
  • melhores resultados.

Portanto, o plano de carreira é uma ideia muito interessante para ser implementada na sua empresa para contratar e reter os melhores profissionais. 

Inclusive, esse tema passou pelo nosso debate no Tangeirno Talks 29. Confira!

Qual a importância de implantar um plano de carreira? 

Toda organização, independentemente de seu tamanho, tem algo em comum: todas elas têm funcionários. Seja uma organização de grande ou pequeno porte. Dessa forma, a empresa precisa e quer crescer

Mas é importante lembrar que um dos principais meios de crescimento e expansão da empresa é por meio de seus colaboradores. Por isso, sem pensar no fator humano você pode comprometer seu avanço. 

Com um plano de carreira eficaz, é possível manter bons profissionais na empresa, fazendo a máquina de oportunidades funcionar e gerar melhores resultados.

Quando se trata de desenvolvimento dos colaboradores, ter um modelo de plano de carreira é a primeira coisa em que todos devem pensar.

Pois uma das maneiras mais simples de reter os funcionários é ajudá-los a crescer e ter sucesso. Isto pode ser feito criando oportunidades de crescimento na empresa além de ganhar mais dinheiro.

Assim, oferecer o que os colaboradores precisam, fará com que eles se sintam satisfeitos, além de criar uma relação harmoniosa entre a empresa e os profissionais, e isto certamente fará com que o negócio cresça. 

O planejamento de carreira permitirá que os funcionários sejam mais felizes, com melhor qualidade de vida, e assim invistam mais do seu tempo em seu trabalho e produzam melhores resultados.

De modo geral, os modelos de plano de carreira podem ser usados como um método para aumentar a produtividade, cuidar do capital humano, motivar os funcionários e permanecer focado no crescimento e bem-estar deles, adicionando outra dimensão ao negócio.

5 modelos de plano de carreira

Para implementar um plano de carreira na sua empresa é importante conhecer bem os modelos de plano de carreira e identificar qual deles se adequa melhor a cultura organizacional, missão, visão e valores da sua empresa.

Por isso, separamos aqui 5 modelos mais utilizados e populares para você analisar e escolher o seu. Confira.

Plano de carreira horizontal

O primeiro modelo de plano de carreira que iremos apresentar é o horizontal. Na verdade, para alguns ele nem é considerado como tal.

No entanto, conforme vamos apresentar você vai perceber que é sim, além de ser importante para várias empresas.

Flexibilização do trabalho

O modelo de carreira horizontal é aquele que não conta níveis hierárquicos. Na verdade, ele pode ser considerado um modelo de cultura organizacional horizontal, em que todos os colaboradores trabalham em colaboração, e não é preciso ter chefes e subordinados.

Dessa forma, o que acontece nesse modelo de plano de carreira é que as equipes possuem líderes para acompanhar o desenvolvimento de projetos, não chefes.

Veja esses artigos em nosso blog para complementar o assunto!
👉 Diferença Entre Líder e Chefe: Saiba Tudo Sobre Esses Dois Cargos
👉 Liderança 4.0: o Que é e Como Desenvolver?
👉 Liderança nas organizações: mais indispensável do que nunca
👉 O que É Liderança? Entenda Quais São as Características de um Líder

Isso porque é preciso que alguém esteja na liderança para garantir que as decisões tomadas estejam de acordo.

De modo geral, os colaboradores estão no mesmo nível, por isso, existe a evolução das responsabilidades em determinada posição e do salário.

O que pode acontecer também são promoções de junior para pleno, e assim por diante, conforme os cargos.

Por isso, é importante desenvolver bem as metas e objetivos, bem como alinhar seus colaboradores para que todos tenham a chance de alcançar outros níveis.

Plano de carreira em linha

Esse modelo possui níveis hierárquicos padronizados e por isso, pode ser bem difícil mudar de área dentro de uma empresa que possui esse tipo de plano de carreira.

Por isso, em muitos casos, as promoções são automáticas, em função do tempo de serviço.

Esse tipo de carreira acontece geralmente no serviço público e em instituições militares, por exemplo. Então, por ter uma característica mais engessada não é tão utilizado por empresas mais novas e com uma cultura mais flexível. 

Modelo de plano de carreira em Y

Os diferentes tipos de plano de carreira
Os diferentes tipos de plano de carreira

O plano de carreira em Y presa por colocar nos cargos de liderança pessoas que tenham esse perfil. Dessa forma, aquela ideia de que pessoas se tornarem gestores dentro das empresas apenas por tempo de casa não ocorre aqui.

Mas como ficam essas pessoas que têm um bom desempenho e tempo na empresa, não há promoção? Claro que sim!

Nesse caso, esses profissionais podem ser promovidos a especialista. Isso é ótimo para pessoas que possuem conhecimento técnico e bom desempenho possam continuar avançando

Afinal de contas, quem tem um perfil de liderança deve desempenhar melhor as atividades que um gestor deve cumprir. 

Carreira em W 

Outro plano muito interessante para a carreira das pessoas da sua empresa é a carreira em W.

Ele é um pouco parecido com o anterior, que oferece a oportunidade da carreira ir para  especialista ou gerência. Mas além disso, ele inclui carreira de gestor de projetos

Dessa forma, é possível desenvolver pessoas para os cargos de liderança que devem se dedicar em projetos específicos do setor. 

Plano de carreira em rede

No modelo de plano de carreira em rede, é possível ver alguma semelhança com o modelo Y. Só que, diferente desta, o colaborador pode escolher seguir por outros cargos existentes na empresa.

Esse modelo é muito interessante para os colaboradores, pois eles podem entrar em determinada função, mas não seguir carreira naquela área. Isso incentiva que as pessoas procurem o que realmente as estimulem e que queiram desenvolver na organização. 

Baixe esses materiais ricos do Tangerino!
📚 Desenvolvimento de lideranças: invista em uma equipe de sucesso!
📚 Pesquisa de clima organizacional
📚 Novos modelos de trabalho: a evolução do mundo corporativo

Conclusão

Estes foram os 5 tipos de modelos de plano de carreira que separamos para você. Algum faz sentido para a sua organização?

Antes de decidir, é necessário estudar a cultura da sua empresa, além dos valores, metas e missão da empresa. Pois só assim você consegue enxergar com mais clareza o que pode ser aplicado.

Para você ver de maneira prática, pode conferir essa planiha de plano de carreira, elaborado pela abler, como exemplo.

Portanto, uma vez escolhido e implantado um plano de carreira, os colaboradores da sua empresa vão sentir-se mais seguros e motivados a manter-se na empresa, sabendo que tem sucesso para construir com a sua organização. 

Teste Grátis Tangerino