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A pesquisa de clima organizacional é uma excelente aliada do RH e do DP. Afinal, um dos elementos mais importantes que todas as empresas têm são as pessoas. 

São elas quem dão vida ao negócio, tomam as decisões e executam as tarefas do dia a dia

O grande desafio está na gestão das relações entre essas pessoas, por isso saber o que é pesquisa de clima organizacional.

Neste artigo, vamos falar sobre a pesquisa de clima, trazendo a explicação do seu conceito e de seus principais objetivos

Além disso, também vamos abordar os benefícios de aplicá-la, quando isso deve ser feito e a importância de contar com uma consultoria especializada nessa empreitada. 

Confira.

O que é pesquisa de clima organizacional?

pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta de investigação utilizada pelo RH para entender o ambiente de trabalho e identificar seus efeitos nos colaboradores. Para entender melhor a pesquisa, antes é preciso entender o que é o clima organizacional

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No livro Comportamento Organizacional, Idalberto Chiavenato traz a seguinte definição:

A qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e que influencia poderosamente o seu comportamento”.

Por meio dessa definição, podemos observar que o clima organizacional não é tão simples de ser tangibilizado

Sabemos se o clima está bom ou ruim pelas consequências que ele causa nas pessoas e na forma como elas se relacionam entre si. 

A pesquisa proporciona uma forma de identificar os elementos que estão provocando qualquer tipo de influência e como fazer para que tudo isso seja usado a favor do negócio.

Quais são os principais objetivos da pesquisa de clima organizacional?

O objetivo principal da pesquisa de clima organizacional é identificar a qualidade do ambiente de trabalho e da relação entre as pessoas, bem como os componentes que exercem qualquer tipo de influência sobre isso. 

Podemos destrinchar esse macro objetivo nos seguintes pontos.

Analisar o ambiente interno da empresa

A pesquisa de clima permite compreender melhor o ambiente interno da empresa, em especial no que diz respeito às relações entre as pessoas

As ferramentas de investigação e análise utilizadas durante o processo ajudam a entender os comportamentos apresentados pelos colaboradores diante de determinadas situações e, assim, encontrar os principais gatilhos positivos e negativos.

Com isso, é possível encontrar, inclusive, alguns motivos de conflitos internos, que podem ser mapeados como as do infográfico abaixo.

Avaliar a qualidade da comunicação

A comunicação interna é uma preocupação latente nas empresas, visto que, quando ela não vai bem, muitos contratempos acabam acontecendo. 

Por meio da pesquisa de clima organizacional é possível avaliar, de forma mais detalhada, como a comunicação entre os colaboradores está estabelecida.

Fazendo as perguntas certas, é bastante comum descobrir que um problema na linha de produção ou mesmo um desentendimento entre áreas se trata, na verdade, de uma falha na comunicação. 

Identificar esses pontos e suas origens é fundamental para ter equipes mais entrosadas e motivadas, que trabalhem juntas em prol do sucesso da organização.

Conhecer os pontos fortes

A pesquisa de clima costuma ser demandada pela empresa quando a sensação é de que algo não vai bem e precisa ser investigado

Porém, essa ferramenta não se limita a investigar problemas, ela também é capaz de apontar pontos positivos importantes que podem ser potencializados e melhor explorados.

A identificação de pontos fortes mostra o potencial de crescimento das pessoas e o quanto isso pode beneficiar a todos. 

A partir dessa identificação, é possível criar planejamentos mais integrados de desenvolvimento dos profissionais, aproveitando o que cada um tem de melhor a oferecer.

Identificar os pontos de melhoria

Da mesma forma que os pontos fortes devem ser exaltados e potencializados, os pontos de melhoria devem ser reconhecidos e mitigados. 

A pesquisa de clima garante uma análise aprofundada, na qual são localizadas as raízes de cada situação encontrada. Isso faz com que o tratamento desses pontos seja mais eficiente, trazendo soluções definitivas.

Entender o que precisa ser alterado

Como diz um velho ditado, “nem tudo que reluz é ouro”. Nem tudo o que parece estar indo bem em uma empresa, realmente está, assim como nem tudo que parece caótico está assim tão desorganizado. 

A pesquisa de clima é uma ferramenta excelente para entender e analisar melhor o cenário antes de tomar qualquer tipo de decisão.

Em muitos casos, algo que parecia ser o grande problema da organização, na verdade é só um reflexo de algo que ninguém tinha observado e que é mais simples de ser resolvido.

Dessa forma, fica mais fácil determinar quais serão as reais ações a serem realizadas e o que deve ou não sofrer alterações.

Descobrir os pontos de insatisfação

Lidar com pessoas é lidar com questões mais subjetivas e delicadas. Além dos pontos fortes e fracos, que são características mais técnicas e tangíveis, é necessário compreender o viés comportamental da questão. 

A forma como cada colaborador reage a determinados estímulos diz muito sobre sua satisfação ou insatisfação com a empresa e as pessoas com as quais ele convive em sua rotina.

Sendo assim, além das análises mais generalizadas, a pesquisa de clima organizacional também contribui para o entendimento de microcenários, que podem estar refletidos em algumas equipes ou em algumas pessoas. 

Os pequenos pontos de insatisfação, quando devidamente corrigidos, podem gerar efeitos mais impactantes que algumas ações mais gerais.

Confira também:
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Quais os benefícios de aplicar uma pesquisa de clima organizacional?

A aplicação de uma pesquisa de clima organizacional proporciona vários benefícios, tanto para a empresa quanto para os colaboradores

Veja quais são os principais deles abaixo.

Aumento no nível de compreensão do cenário interno atual da empresa

Como mencionamos anteriormente, o clima organizacional tem muitas características subjetivas. 

É comum que as pessoas comecem a perceber que algo não está indo bem, mas sem conseguir definir muito bem de onde vem essa sensação. 

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Isso impede que providências sejam tomadas, já que não se sabe ao certo o que atacar.

A pesquisa de clima atua no esclarecimento dessas questões. Ela investiga a fundo o cenário apresentado e encontra os elementos-chave responsáveis pelas impressões percebidas pelos colaboradores e gestores. 

Dessa forma, a organização passa a compreender melhor o que se passa para, com isso, tomar melhores decisões.

Embasamento para definição de ações de engajamento

Problemas no clima organizacional afetam diretamente o engajamento dos profissionais. O RH precisa estar atento a isso para que a situação não se agrave, intervindo com ações bem direcionadas. 

Com base nos resultados obtidos na pesquisa de clima, fica muito mais fácil compreender os gatilhos de cada contratempo. 

Isso permite a criação de um planejamento de ações mais direcionado, que atue diretamente na raiz de cada problema.

Direcionamento para o desenvolvimento de soft skills

As soft skills são parte fundamental para o bom desempenho dos colaboradores. Quando existe algo de errado com o clima organizacional, são elas as principais responsáveis por restabelecer a ordem. 

A pesquisa de clima ajuda a identificar quais são as soft skills que precisam de mais atenção, para assim, criar um plano de recuperação mais eficaz.

Melhoria na produtividade dos times

Por fim, a pesquisa de clima contribui para a melhoria na produtividade dos times, visto que ela possibilita uma visão mais apurada sobre os pontos que mais afetam os colaboradores. 

Com base nas descobertas encontradas durante o processo, tanto o RH quanto os gestores são capazes de compreender melhor os impactos de tudo o que é realizado na empresa para agir de forma mais inteligente.

Quando aplicar uma pesquisa de clima na empresa?

Em geral, as empresas aplicam a pesquisa de clima quando começam a perceber algumas mudanças no comportamento e na entrega dos colaboradores. 

O aumento em índices como turnover e absenteísmo costumam ser sinal de que algo não vai bem e precisa ser corrigido. 

Nesses casos, a aplicação de uma pesquisa de clima é urgente, para evitar que um problema já identificado se agrave.

Contudo, o ideal é que se implemente uma rotina de avaliação do clima. Isso garante uma ação preventiva, impedindo que a situação chegue ao ponto de influenciar na permanência ou não das pessoas na empresa

Ao agir dessa maneira, a organização também mostra que se importa com o bem-estar de seus colaboradores, o que aumenta o engajamento e ajuda na retenção dos talentos.

Que tal saber mais sobre turnover? Esse vídeo do Me Explica Aí te ajuda com isso!

É preciso contratar uma consultoria especializada para aplicar uma pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima pode muito bem ser realizada internamente pelos próprios profissionais do setor de RH. 

Contudo, essa prática pode gerar alguns percalços que são melhor contornados por uma consultoria externa independente. 

Veja quais são os principais motivos para contratar uma empresa especializada.

Maior expertise no assunto

Uma empresa cujo foco é a consultoria em RH conta com todo um arcabouço de experiência que é bastante valioso para a aplicação de uma pesquisa de clima organizacional. 

Além do tempo de mercado, a consultoria também traz consigo a diversificação de vivências.

Essa variedade no atendimento permite que ela tenha contato com diferentes tipos de situações e, com isso, acumule conhecimentos muito valiosos. 

Esses elementos são essenciais para definir uma investigação mais aprofundada, bem como uma análise de resultados mais eficiente e precisa.

Melhor direcionamento dos planos de ação

Ainda com base em toda a bagagem da consultoria, o direcionamento das ações é muito mais eficaz do que se a empresa decidir realizar a pesquisa por conta própria

Estamos falando de profissionais que vivem isso diariamente em sua rotina e que identificam facilmente a relação entre as consequências visualizadas e suas possíveis causas.

A contratação de uma consultoria garante que os detalhes, por menores que sejam, possam ser percebidos e considerados na montagem da solução. 

Os planos de ação se tornam mais eficientes, com direcionamentos mais personalizados, conforme cada time e cada situação.

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? [Planilha e checklist] Pesquisa de clima organizacional
? [Ebook] Guia: como engajar colaboradores para diminuir as taxas de absenteísmo e turnover?
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Imparcialidade no processo

Esse é o ponto mais importante na decisão de contratar uma consultoria externa para a realização da pesquisa de clima. 

A fase de investigação e coleta de dados é bastante sensível para os colaboradores. 

Principalmente quando o clima organizacional não está bom, não são todas as pessoas que se arriscarão a dizer a verdade sobre um colega ou um gestor, por medo de retaliação.

A consultoria externa cumpre um papel de imparcialidade que é fundamental nesse sentido. 

Sua experiência proporciona o uso de metodologias mais eficazes na coleta dos dados, o que gera maior sigilo e sensação de segurança aos colaboradores. 

Eles sabem que seu anonimato estará garantido e que um plano de ação concreto será elaborado com base naquilo que eles disserem.

Por isso o papel da consultoria é tão relevante

Ela possibilita que a pesquisa não fique enviesada ou limitada pelo medo das pessoas em se expor. 

A organização demonstra mais cuidado e atenção aos seus colaboradores, aumentando seu nível de confiabilidade.

Agora que você já sabe o que é pesquisa de clima organizacional e todos os impactos que ela proporciona à empresa, talvez tenha identificado que é justamente disso que está precisando para melhorar seus resultados atuais. 

Lembre-se de buscar ajuda de uma consultoria experiente no assunto e garanta a realização de um processo com máxima excelência.

Esse artigo foi produzido pela Sociis RH – Consultoria Estratégica em Gestão de Pessoas

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