Tempo de Leitura: 3 minutos

Apesar de ter se desenvolvido tecnológica e financeiramente nos últimos anos, o Brasil ainda permanece atrás de muitos países no que se diz respeito ao índice de produtividade no trabalho

É por isso que cada vez mais os profissionais se preocupam em alterar esta realidade! Entretanto, você sabia que há uma ligação direta entre produtividade e planejamento estratégico?

Neste conteúdo, você vai ler sobre:

  • a relação entre produtividade e planejamento;
  • quais as vantagens da produtividade no trabalho;
  • como ser produtivo com o planejamento.

Conheça a relação entre produtividade e planejamento

Partindo do pressuposto de que a produtividade é sinônimo de eficiência, uma rotina de trabalho mais produtiva consiste em um ambiente profissional capaz de gerar melhores resultados. Em menor tempo e com custos reduzidos, concorda?

Mas, como atingir esses objetivos? A resposta é simples: com planejamento estratégico!

Quando a empresa torna suas atividades claras em relação às metas almejadas; oferece os recursos necessários para seus colaboradores trabalharem e proporciona um ambiente organizacional harmonioso, a tendência é que os profissionais sejam muito mais produtivos!

Ou seja, quanto mais bem planejada a rotina, muito maior é a produtividade do negócio

Banner com uma foto escrito em roxo

Confira as vantagens da produtividade no trabalho

A geração que domina o mercado de trabalho atual tem algumas características específicas. Diferentemente das gerações anteriores, os millennials dão muita prioridade à realização profissional.

Isso significa que eles não trabalham apenas pelo salário, mas também para se sentirem úteis e realizados no que fazem!

Dessa forma, a produtividade no trabalho é altamente benéfica à organização, pois garante a satisfação pessoal dos colaboradores. Isso está diretamente ligado à sua saúde mental, emocional e, é claro, profissional.

Além disso, uma empresa que conta com funcionários mais produtivos tem uma equipe forte à sua disposição.

Profissionais que trabalham vestindo a camisa do negócio são capazes de identificar falhas de produção e melhorarem suas metas, o que ajuda a reduzir custos operacionais e reflete diretamente nos resultados financeiros!

Como ser produtivo com planejamento?

Agora, você já tem uma ampla perspectiva sobre a relação entre o planejamento estratégico e um ambiente organizacional produtivo. Sendo assim, confira algumas dicas importantes que podem ser aplicadas no seu dia a dia.

Defina um objetivo

Um bom planejamento deve ser desmembrado em metas claras e atingíveis. Para os colaboradores tenham facilidade na hora de visualizar suas funções e seu progresso, considere organizar os objetivos separadamente (mensal, semestral ou anual). 

Banner escrito kit gestão contábil: 4 ferramentas essenciais para agilizar suas rotinas, baixe o kit gratuito

Isso também ajudará os gestores na análise dos resultados obtidos pela organização em cada período.

Planeje

Com base no objetivo central do negócio, planeje-se para que as tarefas e processos sejam realizados com um considerável tempo de antecedência. 

Ter uma margem de pelo menos 20% de tempo livre para imprevistos pode fazer toda a diferença no cotidiano operacional de uma empresa!

Acompanhe

Com o planejamento da semana em mãos, a tarefa de acompanhar o andamento de cada ação se torna muito mais simples.

Além de proporcionar uma sensação de bem-estar geral ー já que toda a equipe estará sendo mais produtiva ー também ajuda a atingir as metas com muito mais segurança.

Atualmente, existem soluções tecnológicas que oferecem recursos indispensáveis para o acompanhamento de processos. 

Nesse tipo de sistema, é possível cadastrar todas as informações pertinentes à rotina laboral da empresa e utilizar métricas para mensurar o desempenho. Assim como o workflow das ações a serem realizadas.

Mensure

Por falar em mensurar o desempenho, um dos pontos imprescindíveis em um bom planejamento estratégico é a análise e medição dos resultados

Considere tirar um período para analisar o que foi feito e como anda o desempenho diante do objetivo geral. Afinal, essas informações servirão como ponto de partida para a próxima semana!

Como você pode observar, há uma relação direta entre a produtividade e a forma como os gestores organizam estrategicamente os setores, atividades e processos de uma empresa.

Além disso, a produtividade no trabalho reflete nos resultados do negócio e na satisfação dos integrantes de sua equipe de colaboradores.

Resumindo, o planejamento é a chave para ter uma rotina agradável e continuar crescendo no mercado!

Este artigo foi desenvolvido pelo Scopi: o software para criar e executar o seu planejamento estratégico, uma empresa de tecnologia B2B cuja solução reúne canvas de modelo de negócios, diagnósticos, definição de objetivos, gestão de indicadores, projetos, processos e outras funcionalidades em um só lugar.

Banner com fundo roxo e o texto