Planejamento e produtividade: entenda como eles andam lado a lado
Tempo de Leitura: 3 minutos A produtividade de um setor depende dos processos que estão sendo executados e de conhecer a capacidade de cada colaborador e, por isso, é importante investir em um planejamento adequado.
Apesar de ter se desenvolvido tecnológica e financeiramente nos últimos anos, o Brasil ainda permanece atrás de muitos países no que se diz respeito ao índice de produtividade no trabalho.
É por isso que cada vez mais os profissionais se preocupam em alterar esta realidade! Entretanto, você sabia que há uma ligação direta entre produtividade e planejamento estratégico?
Neste conteúdo, você vai ler sobre:
- a relação entre produtividade e planejamento;
- quais as vantagens da produtividade no trabalho;
- como ser produtivo com o planejamento.
Conheça a relação entre produtividade e planejamento
Partindo do pressuposto de que a produtividade é sinônimo de eficiência, uma rotina de trabalho mais produtiva consiste em um ambiente profissional capaz de gerar melhores resultados. Em menor tempo e com custos reduzidos, concorda?
Mas, como atingir esses objetivos? A resposta é simples: com planejamento estratégico!
Quando a empresa torna suas atividades claras em relação às metas almejadas; oferece os recursos necessários para seus colaboradores trabalharem e proporciona um ambiente organizacional harmonioso, a tendência é que os profissionais sejam muito mais produtivos!
Ou seja, quanto mais bem planejada a rotina, muito maior é a produtividade do negócio.
Confira as vantagens da produtividade no trabalho
A geração que domina o mercado de trabalho atual tem algumas características específicas. Diferentemente das gerações anteriores, os millennials dão muita prioridade à realização profissional.
Isso significa que eles não trabalham apenas pelo salário, mas também para se sentirem úteis e realizados no que fazem!
Dessa forma, a produtividade no trabalho é altamente benéfica à organização, pois garante a satisfação pessoal dos colaboradores. Isso está diretamente ligado à sua saúde mental, emocional e, é claro, profissional.
Além disso, uma empresa que conta com funcionários mais produtivos tem uma equipe forte à sua disposição.
Profissionais que trabalham vestindo a camisa do negócio são capazes de identificar falhas de produção e melhorarem suas metas, o que ajuda a reduzir custos operacionais e reflete diretamente nos resultados financeiros!
Como ser produtivo com planejamento?
Agora, você já tem uma ampla perspectiva sobre a relação entre o planejamento estratégico e um ambiente organizacional produtivo. Sendo assim, confira algumas dicas importantes que podem ser aplicadas no seu dia a dia.
Defina um objetivo
Um bom planejamento deve ser desmembrado em metas claras e atingíveis. Para os colaboradores tenham facilidade na hora de visualizar suas funções e seu progresso, considere organizar os objetivos separadamente (mensal, semestral ou anual).
Isso também ajudará os gestores na análise dos resultados obtidos pela organização em cada período.
Planeje
Com base no objetivo central do negócio, planeje-se para que as tarefas e processos sejam realizados com um considerável tempo de antecedência.
Ter uma margem de pelo menos 20% de tempo livre para imprevistos pode fazer toda a diferença no cotidiano operacional de uma empresa!
Acompanhe
Com o planejamento da semana em mãos, a tarefa de acompanhar o andamento de cada ação se torna muito mais simples.
Além de proporcionar uma sensação de bem-estar geral ー já que toda a equipe estará sendo mais produtiva ー também ajuda a atingir as metas com muito mais segurança.
Atualmente, existem soluções tecnológicas que oferecem recursos indispensáveis para o acompanhamento de processos.
Nesse tipo de sistema, é possível cadastrar todas as informações pertinentes à rotina laboral da empresa e utilizar métricas para mensurar o desempenho. Assim como o workflow das ações a serem realizadas.
Mensure
Por falar em mensurar o desempenho, um dos pontos imprescindíveis em um bom planejamento estratégico é a análise e medição dos resultados.
Considere tirar um período para analisar o que foi feito e como anda o desempenho diante do objetivo geral. Afinal, essas informações servirão como ponto de partida para a próxima semana!
Como você pode observar, há uma relação direta entre a produtividade e a forma como os gestores organizam estrategicamente os setores, atividades e processos de uma empresa.
Além disso, a produtividade no trabalho reflete nos resultados do negócio e na satisfação dos integrantes de sua equipe de colaboradores.
Resumindo, o planejamento é a chave para ter uma rotina agradável e continuar crescendo no mercado!
Este artigo foi desenvolvido pelo Scopi: o software para criar e executar o seu planejamento estratégico, uma empresa de tecnologia B2B cuja solução reúne canvas de modelo de negócios, diagnósticos, definição de objetivos, gestão de indicadores, projetos, processos e outras funcionalidades em um só lugar.
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.