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O modelo de trabalho no qual os colaboradores vão para o escritório e ficam alocados por 8 horas está longe de acabar, se é que um dia irá. Contudo, outras modalidades de trabalho estão cada vez mais comuns e é aí que entra o ponto mobile.

O controle de ponto remoto, ou seja, fora das dependências da empresa é uma verdadeira tendência à medida que modelos como home office e teletrabalho se popularizam.

Desde a publicação da Portaria MTP No 373 de 2011, os empregadores podem utilizar métodos alternativos para o fechamento da folha de ponto.

Isso tem facilitado inúmeros processos e diminuído a burocracia ao permitir que plataformas modernas assumam essa função. 

Confira agora o que é o mobile e suas vantagens para a sua empresa. 

O que é registro de ponto mobile?

Imagem de celular centralizado com sistema de ponto mobile do Tangerino by Sólides em sua tela e formas geométricas decorativas ao fundo.

O ponto mobile nada mais é do que o registro da jornada de trabalho do colaborador utilizando dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Essa é uma realidade bem diferente do que temos como padrão do ponto eletrônico. Este é um equipamento fixo instalado na empresa no qual os colaboradores registram o horário de chegada e saída, incluindo suas pausas.

Para modernizar seu DP sem complicações, Sólides Ponto

Assim, registro de ponto mobile foi uma inovação que permitiu que modelos de trabalho remoto pudessem se estabelecer com mais facilidade, mantendo a segurança dos dados.

Contudo, a sua aplicação não para por aí, empresas que exigem ou precisam dos colaboradores presencialmente também podem aproveitar os inúmeros benefícios desta tecnologia.

Falaremos mais à frente sobre todas as vantagens do ponto mobile. Continue lendo.

Agora que você já sabe o que é registro de ponto mobile, o que será que diz a lei sobre a sua implementação?

Atualmente, a Portaria em vigência é a MTP 671 de 2021, que passou a regulamentar disposições relativas à legislação trabalhista, dentre elas os sistemas de controle de ponto.

Contudo, esta não foi a primeira legislação e vale a pena resumir as suas portarias que a mesma substituiu:

Portaria MTP 1510 de 2009

Primeira disposição legal a disciplinar o ponto eletrônico utilizando o Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP).

Esta portaria versa principalmente a respeito dos relógios eletrônicos. Contudo, a forma de controle de jornada foi se modernizada e necessitou de uma nova definição.

Desta forma, nasceu a portaria abaixo descrita.

Portaria MTP 373 de 2011

A partir desta legislação foi implementado o conceito de sistemas alternativos de controle de jornada de trabalho, desde que autorizados por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.

Desta forma, as empresas começaram a implementar sistemas mais inteligentes e que poderiam tirar proveito de celulares, tablets ou mesmo computadores.

Portaria MTP 671 de 2021

Uma das principais alterações desta portaria é a padronização dos tipos de Registradores Eletrônicos de Ponto (REPs).

Confira como ficou:

  • REP-C (convencional): trata-se dos registradores de ponto que normalmente ficam instalados nas empresas;
  • REP-A (alternativo): este é o “conjunto de equipamentos e programas de computador que tem sua utilização destinada ao registro da jornada de trabalho”, o que normalmente significa um sistema próprio e offline;
  • REP-P (programa): o REP-P representa uma evolução por tratar-se de um software que funciona em servidor dedicado ou em nuvem, sendo possível acessar suas funcionalidades de qualquer lugar.

Desta forma, a adoção de sistemas de controle de ponto inteligentes como o Tangerino ficou mais simples. 

Confira as sugestões de leitura sobre esse tema!

Como funciona o ponto mobile?

Uma dúvida muito comum para as pessoas que estão se deparando com esta tecnologia pela primeira vez é como funciona o ponto mobile.

Trata-se de um sistema que funciona em diversos dispositivos, feito exclusivamente para o registro dos horários de entrada e saída dos colaboradores.

O seu grande diferencial é funcionar em qualquer aparelho que tenha acesso à internet, como smartphones, tablets ou mesmo computadores, sendo possível acessar a plataforma através de navegadores ou aplicativos.

Assim, o colaborador pode marcar o seu ponto de onde estiver, esteja ele trabalhando alocado ou em home office.

Quando a plataforma empregada é realmente inteligente, ainda permite que os RH,  DP e gestores possam acessar os dados em tempo real e ainda emitir relatórios personalizados.

Isto permite um maior dinamismo da gestão de pessoas e diversas outras vantagens que falaremos a seguir.

Quais as vantagens do ponto mobile para a empresa? 

Como você viu até aqui, o ponto mobile tem diversas funcionalidades que trazem benefícios para a empresa. 

Nesta seção, entraremos em detalhes sobre os principais motivos pelos quais você precisa considerar uma solução inteligente para sua empresa.

Registro de ponto online e offline

Apesar de ser uma ferramenta que funciona online, as melhores soluções em controle de ponto remoto oferecem a opção de registrar o ponto offline.

Imagine que um colaborador está trabalhando alocado em uma obra distante da cidade. Nesta localidade não há sinal da provedora de telefonia dele.

Ao finalizar o seu turno, ele pode abrir o aplicativo do ponto mobile e selecionar a opção de bater o ponto e, ao se conectar a uma rede (seja móvel ou Wi-Fi) o aplicativo automaticamente envia as informações para o banco de dados.

Caso isso não fosse possível, seria necessário realizar o controle de ponto manual ou acionar o DP para realizar alterações constantes em sua folha de ponto. Claro, que eventualmente isso poderia ocasionar um erro e gerar transtornos para o colaborador e empresa.

Fácil configuração de jornada de trabalho do colaborador

Outra característica dos softwares de registro de ponto mobile é que eles podem ser facilmente personalizados para atender as necessidades específicas da sua empresa.

Independentemente se a empresa adota a jornada de trabalho mais comum (5×2) ou esquemas de plantão (12×36).

Ainda é possível personalizar por área, mas claro, que para isso é necessário contar com uma equipe de suporte presente e pronta para te ajudar.

Fechamento de folha é facilitada

Já imaginou fazer o fechamento da folha de ponto com somente alguns cliques?

Dar adeus a trabalhar com diversas planilhas, os inúmeros ajustes necessários todo fim de mês e aos erros quase inevitáveis quando se trabalha sem ferramentas inteligentes.

Quando se utiliza uma plataforma de ponto mobile todos os dados ficam concentrados no mesmo lugar, ou seja, não é necessário importar os dados do relógio de ponto, por exemplo.

Além disso, os dados ficam disponíveis em tempo real, sendo possível enviar os dados imediatamente para o setor financeiro, por exemplo.

Assim, evitando atrasos e seus impactos negativos na motivação dos colaboradores. 

Planilha de controle da escala de trabalho

Assinatura eletrônica da folha de ponto

Uma das exigências da Portaria MTP 671 de 2021 é que os sistemas informatizados de controle de ponto possibilitem que a folha de ponto seja eletronicamente assinada pelos colaboradores.

Assim, nada mais simples do que ter essa possibilidade dentro do serviço de ponto mobile contratado, não é mesmo?

Fique atento para sistemas que não oferecem esse tipo de facilidade, afinal de contas, essa é uma exigência legal e o não cumprimento pode acarretar problemas com a justiça do trabalho.

Dados em nuvens

Uma das maiores vantagens do ponto mobile é ser um sistema baseado na nuvem. Ou seja, os dados não ficam armazenados no dispositivo do colaborador ou mesmo num computador na empresa, eles ficam salvos nas centrais de dados da empresa prestadora de serviço.

Desta forma, os dados estão sempre disponíveis para serem acessados de qualquer lugar e por qualquer periférico com acesso à internet.

Essa característica também permite que os dados fiquem seguros, afinal de contas, a empresa que fornece o armazenamento em nuvem garante a qualidade técnica da segurança da informação.

Geolocalização e determinação de locais de interesse

Permitir que os colaboradores marquem o ponto remotamente deixa a empresa vulnerável se o serviço foi realmente entregue? 

Este é um dos principais medos dos gestores ao se deparar com essa situação. Contudo, não precisa ser assim.

É possível contar com o GPS do smartphone para identificar onde o colaborador estava quando o ponto foi registrado. Digamos que ele trabalhe alocado, é possível conferir se o ato ocorreu no local de trabalho e até mesmo notificá-lo caso não.

Esta é uma ferramenta de segurança importante para as empresas, o que nos leva à próxima vantagem.

Reconhecimento facial

Garantir a segurança dos dados deve ser uma prioridade para todo o time de DP e RH, pois, como já falamos anteriormente, a folha de ponto é um assunto sério e pode resultar em problemas judiciais.

Assim, a possibilidade de utilizar reconhecimento facial garante que a pessoa realizando o registro do ponto é realmente o colaborador.

Econômico

Não precisar emitir documentos ou fazer com que o colaborador se desloque até a empresa para assinar é algo que não só reduz o custo com papel como o de armazenamento.

Todos esses documentos precisariam ser armazenados pela empresa por no mínimo 5 anos. Imagine só o quanto de espaço um arquivo como esse pode tomar em uma empresa de grande porte.

Sendo assim, ao contar com uma solução que digitaliza o armazenamento acaba sendo mais econômico.

Outro ponto que ainda pode ser levado em consideração aqui é a economia de manutenção e troca, já que não é preciso adquirir hardware para que o sistema funcione, utilizando o próprio smartphone ou computador do colaborador. 

Relatórios automatizados

Uma das grandes vantagens de contar com um sistema informatizado é que os dados captados em tempo real podem ser tratados com somente alguns cliques.

Um software completo para departamento pessoal como o Tangerino é capaz de gerar mais de 20 relatórios automaticamente. Confira alguns exemplos:

  • Relatório sintético;
  • Ponto com endereço;
  • Horas extras e Banco de horas;
  • Informações adicionais do ponto;
  • Faltas e atrasos;
  • Visitas e locais de interesse;
  • Coleta de pontos originais;
  • Absenteísmo;
  • Motivos de ajuste.

Integrações com vários softwares

Outra questão que os pontos mobile saem na frente é a possibilidade de ser integrado com diversas outras plataformas.

Assim, é possível enviar todos os dados da folha de ponto para a folha de pagamento de forma automática, evitando erros humanos e atrasos.

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Quais as vantagens do ponto mobile para o funcionário?

Já falamos das vantagens para a empresa e ficou claro que são diversas. Então, resta saber quais as vantagens para os colaboradores. 

Confira abaixo.

Fácil de usar

Os melhores sistemas de ponto mobile são simples de usar, basta abrir o aplicativo ou o site da solução e realizar a marcação do ponto. Tão simples quando colocar a digital no leitor quando chega na empresa, só que pode ser feito de qualquer lugar.

É possível que tenha alguns passos de segurança a mais, como, por exemplo, o reconhecimento facial. Contudo, na maioria dos casos é tudo auto explicativo e simples. 

Pode bater ponto de qualquer lugar (desde que determinado pela empresa)

O home office tem sido cada vez mais pedido entre os colaboradores, sendo uma verdadeira tendência da gestão de pessoas.

Sendo assim, ser capaz de registrar o ponto remotamente é um grande facilitador desta realidade.

Claro, existem alguns casos em que há a necessidade de bater o ponto em um local específico, contudo, certamente ainda é muito mais simples do que preencher um livro de ponto, por exemplo. 

Não precisa de internet

Uma facilidade de contar com uma solução inteligente é a possibilidade de bater o ponto mesmo quando não há internet. Desta forma, não é necessário enviar solicitações de correção para o DP e ainda contar com toda a segurança de dados.

Esta também é uma forma de desafogar o DP e RH de pedidos que podem ser facilmente automatizados.

Fácil de pedir ajustes

Claro que eventualmente, algum ajuste será necessário, certo? Sendo assim, é importante que a solução de ponto mobile permita o pedido de ajustes de forma simples e direta.

Assim, tudo pode ser feito diretamente na plataforma de ponto, evitando demoras ou até mesmo perda de informações importantes.

Pode conferir a folha de ponto pelo celular

A transparência é uma virtude fundamental na relação trabalhista, sendo assim, permitir ao colaborador conferir a folha de ponto, assim como o seu banco de horas de maneira simplificada, é primordial para que o mesmo tenha responsabilidade pela gestão do seu próprio tempo.

O ponto mobile facilita essa troca de informações.

Registro de banco de horas em tempo real

Imagine ser um analista de RH ou DP em uma empresa com centenas de colaboradores. Agora, imagine precisar conferir o saldo de banco de horas para tomar decisões estratégicas sem uma plataforma que compile esses dados de forma inteligente. Complexo, não é mesmo?

Ao contar com o ponto mobile, é possível dar adeus a esse tipo de pedido e investir este tempo em tarefas realmente estratégicas.

Outras dúvidas sobre Ponto Mobile

Confira agora as respostas para algumas das principais dúvidas sobre o ponto mobile.

O que é ponto mobile?

O ponto mobile é um software de registro da jornada de trabalho que pode ser utilizado através de dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Ele é legal?

Sim, o ponto mobile foi devidamente regulamentado e a legislação responsável é a Portaria MTP 671 de 2021.

Como funciona o ponto mobile?

O ponto mobile é um serviço baseado na nuvem, ou seja, ele pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso a internet e os dados ficam registrados nos servidores da empresa prestadora de serviço.
O colaborador pode usar o próprio smartphone ou mesmo seu computador de trabalho para marcar o ponto.

Quais as principais vantagens do ponto mobile?

Contar com um bom serviço de ponto mobile tem diversas vantagens como:
• Registro de ponto online e offline
• Fácil configuração de jornada de trabalho e uso pelo colaborador
• Fechamento de folha simplificada com integrações
• Assinatura eletrônica da folha de ponto
• Dados em nuvens
• Segurança via geolocalização e reconhecimento facial
• Reconhecimento facial
• Economia com papel, impressão e manutenção
• Relatórios automatizados
• Marcação de ponto online e offline
• Acesso a banco de horas em tempo real.

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