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Por mais que a tecnologia já seja uma grande aliada dos empreendedores em diversos aspectos da empresa, muitos ainda são relutantes em ver os benefícios que as inovações tecnológicas trazem para o setor de RH. E é aí que surge um dos maiores desafios dos gestores e colaboradores dessa área: provar que o controle de ponto eletrônico é vantajoso.

Como comprovar para a diretoria todos as vantagens oferecidas pelos aplicativos de ponto? Mais importante do que saber como funciona o relógio de ponto biométrico é ter a capacidade de validar em números que a adoção dessa tecnologia vale o investimento!

Quer aprender argumentos matadores para provar o ROI do ponto eletrônico para a sua diretoria? Então continue lendo!

O que é o ROI do ponto eletrônico?

A sigla ROI provém do inglês Return on Investment, que em tradução livre quer dizer o retorno obtido no investimento feito. Essa métrica é muito útil para comprovar a eficiência de alguma mudança na empresa, desde a adoção de um software para ponto eletrônico até a contratação de novos colaboradores.

Para calcular o ROI do ponto eletrônico é preciso considerar diversos aspectos do RH da empresa, como o tempo investido no fechamento das folhas de ponto todo mês, os problemas trabalhistas derivados de falhas no controle manual e o tempo que os colaboradores gastam para bater o ponto diariamente.

A partir desses dados é possível calcular quanto a empresa está perdendo por mês com o uso do controle manual da jornada de trabalho. Ao cruzar esse dado com o orçamento da implementação do controle eletrônico de ponto é possível provar que a adoção da tecnologia vale a pena.

Mais que dinheiro, tempo

Comprovar o ROI do ponto eletrônico é um passo importante para que a sua diretoria invista nessa tecnologia, mas pode não ser o suficiente. Por isso é fundamental que você também fale sobre todo o tempo que você e sua equipe economizarão com a adoção de um software de ponto eletrônico.

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Mais importante do que falar quanto tempo será economizado é exemplificar o que pode ser feito com ele. Por isso, pense nos projetos que já quis implementar na empresa, na evolução que sonha para o setor de RH e apresente as ideias para os diretores.

Além de demonstrar tudo o que pode ser feito com o tempo economizado, você ainda terá a oportunidade de demonstrar para os gestores que o setor de RH vai muito além do fechamento da folha de ponto, contratação e demissão de funcionários. O RH pode deve fazer a diferença em uma empresa!

Aumento da produtividade dos funcionários

Outro benefício direto da adoção do controle eletrônico de ponto é o aumento da produtividade dos funcionários do RH. Isso porque eles não perderão mais tempo fechando manualmente a folha de ponto, uma vez que todos os dados são automaticamente consolidados pelo sistema.

Além disso, caso haja necessidade de analisar o ponto de uma pessoa ou setor específicos, é possível adicionar filtros no software e gerar relatórios praticamente em tempo real. E a questão da produtividade também se estende para os outros setores da empresa, principalmente das grandes companhias.

Pode parecer pouco, mas se cada colaborador perder meia hora por dia (quinze minutos para entrar e quinze na hora de sair) na fila para bater o ponto, ele deixará de trabalhar cerca de 10 horas por mês. Se multiplicarmos isso pelo número de colaboradores, fica clara a necessidade de atualizar esse controle.

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RH estratégico

As vantagens do ponto eletrônico que citamos acima também podem se desdobrar na criação de um RH estratégico. Isso porque, com o fechamento da folha de ponto online e a geração automática de relatórios sobrará tempo que pode ser reinvestido em outras frentes.

O RH estratégico é aquele conectado aos objetivos macro da empresa. É um setor que participa das discussões gerenciais entendendo as necessidades dos funcionários e levando para a diretoria e, também, fazendo o caminho oposto, dialogando com os funcionários sobre as decisões da alta gestão.

Mas, para que você consiga provar o valor do setor e fazer com que ele se torne estratégico é preciso automatizar as tarefas cotidianas que mais roubam o tempo de sua equipe. Nesse contexto, apenas a adoção de um bom software para ponto eletrônico pode ajudá-lo.

Otimização do time de RH

Tornar o setor de Recursos Humanos de uma empresa estratégico não é simples, principalmente se o seu time não for especializado. Mas, como você já sabe mão de obra especializada não é barata, pelo contrário. Nesse contexto a tecnologia se torna mais uma vez uma importante aliada.

Com a automação de processos que são normalmente demorados, como o fechamento da folha de ponto e a geração de relatórios, você pode enxugar a folha de pagamento de seu time, realocando o orçamento disponível para a contratação de pessoal especializado.

Dessa forma, além de contribuir diretamente com os resultados da empresa — uma vez que o RH estratégico é uma importante evolução para a organização — você ainda demonstra para a diretoria que está antenado com as tendências do mercado e deseja crescer junto com o negócio.

Redução de custos no longo prazo

Outra possibilidade que você pode explorar na hora de provar o ROI do ponto eletrônico para a sua diretoria é a redução dos custos fixos da empresa. Todos os aspectos que citamos até aqui geram resultados quase que imediatos para a empresa, mas nem sempre os números impressionam.

Quando aumentamos o tempo de referência para, por exemplo, cinco anos, chegamos a um resultado mais impactante. Além disso, é fundamental para o gestor entender que os benefícios da adoção do controle eletrônico de ponto são ainda mais óbvias quando apresentadas no longo prazo.

Por isso, considere apresentar o ROI tanto no curto prazo (um ano), quanto no longo prazo (cinco anos ou mais). Essa noção será fundamental para que a diretoria entenda que o benefício não é imediato, mas que com o tempo ele se justifica.

Independentemente do porte e segmento de sua empresa, o ROI do ponto eletrônico certamente será positivo. Entender como comprovar essas vantagens para a diretoria é um importante primeiro passo na hora de tornar o setor de RH estratégico.

Sua equipe está pronta para provar o retorno que o ponto eletrônico pode trazer? Saiba como escolher o melhor ponto eletrônico para a sua empresa!

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