Tempo de Leitura: 10 minutos

Uma das principais dificuldades do RH das empresas é garantir que todos os colaboradores registrem as suas jornadas de trabalhos corretamente. 

Seja por desconhecimento, medo de usar os sistemas ou até mesmo por não conhecer a importância, muitos funcionários negligenciam o registro do ponto

Mas quando a empresa utiliza os recursos certos, esse problema pode ser minimizado, como é o caso daquelas que utilizam o aplicativo de ponto eletrônico. 

Neste conteúdo, você vai descobrir como funciona esse sistema de controle de jornada de trabalho, vai conhecer as principais vantagens e também descobrir qual é o melhor aplicativo de ponto eletrônico do mercado.  

Para facilitar a sua leitura, veja todos os assuntos que serão abordados:

O que é aplicativo de ponto eletrônico?

o que é app de ponto eletrônico

O aplicativo de ponto eletrônico é um sistema digital de controle de jornada de trabalho, sendo a ferramenta mais segura, rápida e prática de realizar esse acompanhamento

Com o app de ponto eletrônico, todos os horários de entrada, saída e intervalos são registrados por meio de equipamentos eletrônicos, pessoais ou cedidos pela empresa, como celular, tablet e computadores. 

Banner com fundo claro escrito: Kit de planilhas de RH e DP, controle e cálculos efetivos 
de ponto, férias e hora extra, avaliação de desempenho, PDI, pesquisa de clima. e um botão escrito baixe agora.

É um sistema que garante a veracidade e fidelidade das informações, minimizando ou até mesmo excluindo a possibilidade de fraudes. 

O que diz a lei sobre aplicativo de ponto eletrônico? 

De acordo com a lei, o registro da jornada de trabalho é obrigatório para empresas com mais de 20 empregados. Esse registro pode ser feito de diversas maneiras, sendo manual, mecânico ou eletrônico. 

Embora existam essas possibilidades mais simples, sem dúvidas o ponto eletrônico por aplicativo é a ferramenta mais eficiente e segura do mercado, que contribui para o aumento da produtividade das empresas. 

Até pouco tempo, esses recursos eram considerados alternativos, porém foram incluídos na norma legal com a publicação da Portaria 671, em 2021. 

Esse normativo atualizou as regras das Portarias 1510 e da 373, incluindo novas modalidades de sistema de ponto eletrônico disponíveis no mercado. 

Ele segue o Programa de Consolidação, Simplificação e Desburocratização de Normas Trabalhistas Infralegais, uma iniciativa do Governo Federal que amplia a transparência das normas trabalhistas, simplificando e desburocratizando a legislação relativa ao trabalho. 

Na Portaria 671, existe uma seção específica para tratar sobre a jornada de trabalho dos funcionários, e uma subseção determinando como devem ser os registros de ponto.

A maior mudança trazida pela Portaria 671 foi a consolidação das modalidades de registro eletrônico de ponto em “REP”. Com a Portaria 671, agora existem três modelos oficiais de REP – Registrador de Ponto Eletrônico, são eles:

  • REP-C – Registrador Eletrônico de Ponto Convencional
  • REP-A – Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo
  • REP-P – Registrador Eletrônico de Ponto via Programa

O que a Portaria 671 diz sobre comprovante de registro de ponto?

Outra mudança relevante trazida pela Portaria 671 diz respeito ao comprovante de registro de ponto. Ela prevê que o documento pode ser impresso ou emitido em arquivo eletrônico. 

Entretanto, no caso do arquivo eletrônico, é preciso respeitar alguns requisitos:

  • Deve ser em PDF e assinado eletronicamente.
    • No REP – C, devem seguir as normas do INMETRO; 
    • Nos REP – A e REP – P, devem ser assinaturas qualificadas, com certificado emitido pelo ICP-BRASIL), conforme previsto na Lei 14.063/2020.
  • O trabalhador deve ter acesso, por meio eletrônico, como e-mail, por exemplo, ao comprovante de seu registro de ponto a cada marcação, independente de prévia aprovação ou solicitação. 
  • Esses comprovantes devem estar disponíveis para extração por um prazo de pelo menos 48 horas.

A Portaria 671 do MTP dispõe de uma regra que não era prevista na 373/2011: todos os sistemas devem disponibilizar arquivos em formato AFD (Arquivo Fonte de Dados). 

No caso do REP–C, devem ser extraídos por USB e nos REP–A e REP–P, devem ser disponibilizados imediatamente ao Auditor-Fiscal do Trabalho. 

Baixe os materiais ricos a seguir gratuitamente!

Como funciona o aplicativo de ponto eletrônico?

O app de ponto eletrônico é um sistema totalmente digital de controle de ponto. Oferece armazenamento na nuvem, e por isso pode ser instalado em qualquer dispositivo eletrônico, como celulares, tablets e computadores. 

Dessa forma, não há instalação de equipamentos físicos dentro da empresa. Cada funcionário faz o download do aplicativo em seu celular e pode começar a registrar sua jornada de trabalho imediatamente. 

E, por ser um sistema automatizado e online, o departamento pessoal tem acesso em tempo real à presença dos funcionários no local de trabalho, facilitando o controle de faltas e atrasos. 

Como o funcionário registra o ponto no aplicativo Sólides Tangerino? 

Tempo necessário: 3 minutos

Fazer o registro de ponto pelo Sólides Tangerino é bem fácil, veja abaixo:

  1. Baixe o Sólides Tangerino

    Abrir a loja de aplicativos do seu celular, Apple Store ou Play Store, procure por Sólides Tangerino – Controle de Ponto e iniciar a instalação.

  2. Navegue pelo app

    Abra o app e escolha entre as opções disponíveis na primeira tela do aplicativo: “Sou empresa”, “Teste grátis por 14 dias” e “Sou funcionário”. Clique em “Sou funcionário para fazer o primeiro acesso.

  3. Faça o primeiro acesso

    Insira as informações de acesso recebidas por e-mail, como login, senha (PIN) e código do empregador. Se tiver alguma dúvida, consulte o RH da empresa. Com isso você entrará no sistema Sólides Tangerino. 

  4. Registre o ponto

    Na tela inicial, clique em “Registrar Ponto”. Em seguida, posicione o seu rosto em frente à câmera e tire uma selfie. Pronto, o seu ponto foi registrado com sucesso! 

O comprovante de registro de ponto será enviado por e-mail, mas você também pode acessar pelo aplicativo sempre que precisar. Para isso, você deve acessar o menu superior no lado direito da tela e clicar em “Históricos’‘. Selecione a data desejada e clique em “Ver Comprovantes”. O arquivo ainda pode ser compartilhado, se você quiser. 

Controlar ponto pelo celular é permitido?

Sim! De acordo com a Portaria 671, o aplicativo de controle de ponto está entre os softwares que podem ser utilizados para registro de jornada. Oferece inclusive, diversas vantagens que podem ser importantes para registro de jornada de trabalhadores externos ou em regimes de trabalho remotos.

Uma das funcionalidades que um aplicativo de ponto eletrônico pode ter, por exemplo, é permitir que os funcionários batam ponto diretamente do seu celular quando estiverem fazendo home office ou trabalho remoto.

Além disso, alguns desses apps permitem que o ponto seja registrado mesmo sem conexão com a internet. A informação é recolhida offline e armazenada. Assim que se reestabelece a conexão, o ponto registrado é sincronizado ao registro de jornada do colaborador.

Podemos apontar também a funcionalidade de ponto móvel, que é bastante útil para os casos em que a localização em tempo real do colaborador é necessária para registro de jornada. Isso é possível por conta da integração com as funcionalidade de geolocalização.

Quais as vantagens do aplicativo de controle de ponto?

O aplicativo de controle de ponto oferece inúmeras vantagens, conheça algumas:

Facilidade no controle da jornada

O app de ponto eletrônico torna muito mais fácil o registro da jornada de trabalho, já que pode ser realizado com ou sem o acesso à internet, por meio de tablets, computadores ou celulares.

Além disso, a ferramenta garante mais segurança a autenticidade dos pontos coletados, pois o registro é feito pela apresentação de um QR code e pela biometria facial.

Muito mais segurança

O app de ponto eletrônico garante que as fraudes não aconteçam, já que o sistema de biometria exige que a própria pessoa registre a sua jornada nos locais autorizados. Além disso, todas as informações são armazenadas na nuvem, e podem ser consultadas a qualquer momento, tanto pelo funcionário como pelos gestores

Redução de ociosidade e atrasos

Os sistema de controle de ponto oferece uma ferramenta conectada com o GPS, que permite o monitoramento dos deslocamentos e das paradas para descanso.

Além disso, com os relatórios online, o gestor pode acompanhar o saldo de horas trabalhadas, permitindo que haja um maior controle sobre as horas extras ou a defasagem de horas, possibilitando a compensação. 

Facilidade no uso

A interface do aplicativo de controle de ponto eletrônico é bastante intuitiva e simples, garantindo que o registro seja realizado com poucos cliques.  

A concorrência não chega nem perto: Sólides otimiza + de 50 processos do seu DP

Atualização automática e integração com a folha de pagamento

Nunca mais seu RH vai precisar passar dias para fechar a folha de pagamento dos funcionários. Com todos os dados atualizados automaticamente e a integração desse sistema com o de folha de pagamento, o cálculo é realizado rapidamente e sem erros.

Permite a criação e gestão de escalas de trabalho

Para as empresas que trabalham com jornada de trabalho flexível, é possível criar novas escalas com rapidez e facilidade. Além disso, estabelecer pontos de registro alternativos, atendendo a demanda de equipes externas, por exemplo. 

Com o app de ponto eletrônico também é possível fazer checklists de tarefas, cálculos de quilometragem e controle de reembolsos. Dessa forma, sua gestão financeira fica muito mais organizada!

Como funciona o tratamento de ponto no aplicativo de ponto eletrônico?

O aplicativo de ponto eletrônico normalmente gera um relatório de frequência, mostrando a jornada de trabalho cumprida pelo colaborador, ou seja, seus pontos registrados.

O relatório deve entregar todas as informações que a legislação exige que esteja contindas no espelho de ponto. Os arquivos gerados também depender do tipo de Registrador Eletrônico de Ponto a que o software do app se refere.

No aplicativo de ponto eletrônico, o profissional de DP consegue otimizar a revisão dos registros de ponto, mitigar erros humanos na conferência, fazer ajustes de forma facilitada e legal, além de ter garantias sobre a segurança das informações prestadas.

Aplicativo e relógio de ponto: qual a diferença?

O relógio de ponto é geralmente a forma a que os profissionais de departmento pessoal se referem aos registradores de ponto mecânicos, ou até mesmo alguns eletrônicos, como os primeiros equipamento com biometria que surgiram no mercado.

Já o aplicativo de ponto eletrônico se trata do software utilizado em dispositivos eletrônicos para a mesma finalidade de registro de ponto.

Principais dúvidas sobre aplicativo de ponto eletrônico

O que é um aplicativo de ponto eletrônico?

É um sistema digital de controle de jornada de trabalho instalado em dispositivos móveis.

Como funciona um aplicativo de ponto eletrônico?

O app de ponto eletrônico é um sistema totalmente digital próprio para qualquer dispoisitivo eletrônico, como celulares, tablets e computadores. Cada funcionário faz o download do ap
licativo em seu celular e pode começar a registrar sua jornada de trabalho imediatamente.

Como funciona o ponto pelo celular?

O ponto pelo celular funciona via aplicativo e pode apresentar diversas funcionalidades como ponto móvel, ponto offline, reconhecimento facil e geolocalização.

Qual o melhor aplicativo de controle de ponto? 

Sem dúvida nenhuma, o app Sólides Tangerino é o sistema mais completo e seguro para controle e gestão da jornada de trabalho. Veja algumas características que fazem toda a diferença para quem já escolheu o Sólides Tangerino como parceiro:

Controle de ponto offline

Com o app Sólides Tangerino os funcionários nem precisam estar online para registrar o ponto. O sistema faz o registro de ponto online e offline. Isso é possível porque o app armazena as informações no seu banco de dados interno e, quando se conecta à internet, todas as informações são transferidas para o servidor online, tornando-se disponíveis a todos os gestores. 

Isso é positivo porque permite ao gestor conferir onde o trabalhador estava quando fez o registro de ponto, conferindo se estava, de fato, onde deveria estar para as tarefas do dia.

Além disso, não existe forma de editar ou excluir o registro realizado, tornando o sistema imune às fraudes.

Envio de mensagens para os funcionários

O aplicativo de ponto eletrônico Sólides Tangerino envia mensagens em horários programados aos colaboradores, para que eles não se esqueçam de bater o ponto.

Já a empresa, pode usar o sistema para enviar mensagens individuais, para grupos ou para todos os funcionários. É um canal eficiente de comunicação, que não gera nenhum custo adicional para a companhia.

O Sólides Tangerino foi criado como uma solução simples e eficiente para que colaboradores e gestores pudessem desfrutar de uma plataforma descomplicada, sem abrir mão da eficiência.

Com diversas versões e softwares interconectados, o Sólides Tangerino dá valor à liberdade dos gestores em escolher aquilo que aumenta a produtividade de suas equipes. 

Com uma interface intuitiva e simples, os funcionários e a empresa conseguem aproveitar o melhor da tecnologia em benefício próprio.

Reduz custos

Por ser digital e não exigir instalação física de equipamentos, a manutenção é realizada pela empresa fornecedora do serviço, eliminando esse tipo de custo. Além disso, o comprovante do registro é enviado por e-mail, evitando também a necessidade de gastos com bobinas de papel. 

Reconhecimento facial

O sistema de reconhecimento facial identifica as características do rosto de uma pessoa e a armazena como uma impressão digital. Depois, ele usa algoritmos para comparar a imagem real, tirada na selfie com o aplicativo, com a imagem digital armazenada e, assim, verificar a identidade.

No rosto humano é possível identificar cerca de 80 pontos usados para medir variáveis. 

A principal vantagem de usar essa tecnologia é a alta precisão da biometria, que garante a segurança da empresa contra um invasor que deseja sequestrar seus dados, por exemplo. 

Além disso, essa é uma tecnologia que está em constante aprimoramento e desenvolvimento, sempre buscando novas formas de garantir a veracidade dos dados e a segurança das informações.

Geolocalização

A geolocalização é uma tecnologia por GPS, GSM ou wi-fi que permite determinar a localização geográfica exata de um dispositivo. 

Com a solução certa, os gestores de uma empresa e o RH conseguem saber onde cada funcionário estava quando fez os registros de sua jornada. Ela pode ser usada para acompanhar trabalhadores externos ou em home office, por exemplo.

E, antes que você pergunte, já adiantamos que os aplicativos de ponto mobile não representam uma invasão de privacidade, desde que ambas as partes concordem com seu uso.

Basta pensar que, se há um contrato de trabalho assinado, que estabelece o cumprimento de uma jornada de trabalho, o empregador tem direito de saber se o funcionário está honrando esse acordo. Mas, é claro, convém evitar ações abusivas.

Os principais diferenciais do app Sólides Tangerino no quesito geolocalização é a possibilidade de criar locais de interesse, como a residência do colaborador, por exemplo, autorizando as marcações de ponto feitas em casa, e também a permissão de marcação de ponto em qualquer lugar, desde que seja autorizado pelo gestor. 

Além desses benefícios, o Sólides Tangerino ainda oferece módulos adicionais que facilitam ainda mais a gestão da jornada de trabalho da empresa, confira:

Sólides Tangerino Férias 

Com o módulo Sólides Tangerino Férias, você faz o controle de férias automatizado. Ou seja, faz a validação de férias dos funcionários conforme a legislação trabalhista e assegura transparência nos processos.

O colaborador registra a sua solicitação de férias e o administrador é automaticamente notificado, podendo deferir na mesma hora. Além disso, o sistema também envia avisos sobre vencimentos de férias para garantir que a empresa não sofra penalidades jurídicas pelo não cumprimento desse direito trabalhista.  

Sólides Tangerino Clube

O Sólides Tangerino Clube é uma solução que tem como objetivo ajudar o empregador a melhorar a experiência e satisfação dos seus colaboradores de forma ágil, prática e fácil. entre as principais vantagens está a redução do turnover, o aumento da retenção do colaborador e da adesão ao registro de ponto. 

É uma solução indicada para PMEs, portátil e que não necessita de outros aplicativos para aproveitar todos os seus benefícios. Com ele, tudo fica em um só lugar e direto no seu celular, e dessa forma, aumenta a economia no dia a dia. E o melhor, você pode testar gratuitamente.

Sólides Tangerino Admissão 

O Sólides Tangerino Admissão é uma ferramenta que otimiza o processo admissional das pequenas e médias empresas, tornando o procedimento totalmente digital, simples e interativo para todas as partes envolvidas. 

A ferramenta notifica o colaborador sobre as etapas do processo, garantindo a interatividade necessária entre o departamento pessoal e novo colaborador de forma muito mais fácil, deixando a jornada linear no processo, sem perder prazos, pular etapas, ou documentos.

Com o Sólides Tangerino Admissão o processo de contratação se torna mais transparente e prático, além de ser uma solução “All in One” para o Departamento Pessoal.  

Próximos passos…

Agora você já sabe o que é o aplicativo de ponto eletrônico, quais são as principais vantagens e benefícios e já conhece também as funcionalidades do App Sólides Tangerino que fazem dele a melhor escolha do mercado. 

Então chegou a hora de experimentar essa tecnologia. Solicite um teste gratuito, entenda melhor como o app favorece o controle de horas extras e conheça suas outras funcionalidades!

Para modernizar seu DP sem complicações, Sólides Ponto